Como é trabalhar na SYDLE?

Empresa moderna, ótima qualidade de vida

Desenvolvedor Trainee

Prós: A empresa é moderna e tem valores que são importantes. O colaborador é valorizado e respeitado, tem suas ideias sempre levadas em conta. O horário é flexível e o ambiente é ótimo, a empresa permite conciliar bem a vida pessoal com a vida profissional.

Contras: A empresa as vezes foca muito nos clientes a curto prazo e as tecnologias usadas já poderiam ter sido trocadas por outras mais modernas e mais fáceis de se trabalhar. O salário em média na empresa não parece ser alto, pois acontece de se perder funcionários que saem por propostas melhores.

Informal e descontraída

Desenvolvedor Trainee

Prós: Empresa informal e moderna, possui um ambiente bastante descontraído, especialmente para estagiários, ótimo lugar para se começar

Contras: A cobrança às vezes é demasiada alta, o salário é relativamente baixo depois de se contratado

Excelente ambiente com equipes qualificadas

Engenheiro de Software

Prós: A empresa tem um ambiente interno muito bom, descontraído e com muita liberdade. O diálogo é muito incentivado e existe um apoio a autogestão, o que demonstra confiança em seus profissionais. As contratações são sempre seletivas tanto na parte técnica quanto na adequação a cultura da empresa. Assim sendo, a equipe é extremamente competente, bem humorada e agradável de se trabalhar. É um bom local para se desenvolver profissionalmente. Todos tem muita liberdade de propor ideias e são sempre bem ouvidos e incentivados a isso. Todos são bem abertos a ajudar e isso é parte da cultura da empresa. Além disso, a empresa procura profissionais mais completos e oferece oportunidades para trabalhar com tecnologias novas de mercado. Por exemplo, os cargos de Engenheiro de Software e Desenvolvedor Java não somente desenvolvem em Java, mas também desenvolvem para frontend e até mesmo modelam e automatizam processos.

Contras: O salário não é um diferencial da empresa. O atrativo é muito mais a cultura, liberdade e bom ambiente do que o lado financeiro, e isso é deixado claro. Devido a isso, a empresa parece perder bons profissionais por falta de maior competitividade financeira. Os feedbacks são raros devido a falta de tempo e os prazos apertados. Esses prazos na maioria das vezes são muito curtos, pela sobrecarga de projetos e número limitado de mão de obra, o que acarreta em várias horas extras e trabalhos em feriados e finais de semana. Essa situação não é incomum. Apesar de existirem justificativas plausíveis, a empresa entra em férias nos últimos dias do ano e no começo de janeiro, o que pode comprometer algum planejamento de férias mais longas em outras datas. Apesar de ter apontado como ponto positivo, a aposta da empresa em profissionais completos também tem seu lado negativo, pois se existissem mais profissionais especializados a qualidade dos produtos e a troca de conhecimentos poderia ser melhor.

Conselhos para presidência: Manter a cultura da empresa. Continuar o bom trabalho no processo de seleção para que a identidade seja mantida e o nível técnico também. Estudar a possibilidade de contratar pelo menos um profissional mais especializado, como por exemplo, na parte de qualidade e testes e desenvolvedor frontend. Talvez o alinhamento entre profissionais mais especializados junto ao perfil mais completo da empresa seja benéfico principalmente para melhora da qualidade do que é produzido e para a troca de conhecimentos. É algo a se considerar.

Ambiente muito bom e ótimas pessoas.

Prós: Ambiente muito colaborativo, ótimas pessoas. Localização muito boa, oferece um ambiente tranquilo pra trabalhar. Horário flexível e gestão transparente em relação aos objetivos da empresa.

Contras: Os benefícios poderiam ser melhores em relação a refeição. O salário está abaixo da média de mercado. Gestão ainda informal em relação a expectativas e feedback.

Excelente ambiente para crescimento profissional

Prós: Ambiente saudável, boa localização, profissionais altamente capacitados, flexibilidade no horário de trabalho, bons benefícios como plano de saúde e odontológico.

Contras: Valor do vale refeição e alimentação estão bem abaixo de todos oferecidos por empresas da mesma área que tem escritórios na região onde está localizada a Sydle.

SYDLE - Prós e contras

Engenheiro de Software Pleno

Prós: Horário flexível; Gestão horizontal, sem que haja uma hierarquia explícita e imposta o tempo todo, dando mais liberdade aos funcionários; Ambiente e pessoas agradáveis;

Contras: Não há incentivo e liberdade de uso de novas tecnologias; Não paga hora extra, sendo que é comum acúmulo de horas pois há muito trabalho e a equipe é reduzida (sobrecarga); Férias coletivas impostas com pouca flexibilidade e sempre incluindo a maioria dos feriados de fim de ano e finais de semana (isso não é comum em outras empresas de TI). A empresa normalmente contrata profissionais com perfil mais junior e com salário mais baixo e talvez por isso os salários não sejam um atrativo, nem depois de certo tempo de casa.

Conselhos para presidência: Incentivar e dar liberdade para introdução de novas tecnologias; Valorizar mais os profissionais

Boa empresa para trabalhar, mas a presidência precisa ter cuidado

Engenheiro de Software

Prós: O ambiente é agradável, propiciando o aprendizado. Tem bastante vocação para a formação de profissionais. Há metodologia de desenvolvimento de software definida. A gestão é praticamente horizontal. Não há excesso de cobrança. Os horários são flexíveis. A gestão do RH é preocupada com as pessoas. É possível conversar com o RH e o gestor do projeto sobre seus problemas e visões. A empresa oferece frutas aos funcionários. A empresa também oferece ginástica laboral e blitz de saúde. Os profissionais da empresa acabam ganhando bastante expertise, pois um engenheiro de software trabalha com frontend, backend e devops.

Contras: Os salários estão abaixo da média, se comparado a empresas com a mesma reputação. Há muito tempo os benefícios não tem reajuste, como o vale-alimentação. O plano de saúde é co-participativo. Há excesso de trabalho, e as equipes são enxutas. Não há, por isso, tanto investimento em novas tecnologias e processos. Faz-se o que é possível. Também falta diversidade à empresa; há muitas pessoas com o mesmo estereótipo. Não há a possibilidade de trabalho remoto, salvo exceções.

Conselhos para presidência: Investir nos talentos, melhorando os salários e benefícios. Investir na diversidade humana. Muitos profissionais tem saído buscando salários melhores e projetos que usem novas tecnologias.

Melhor empresa

Engenheiro de SoftwareEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Muita Liberdade e compromisso com os clientes e equipe. Foram muito corretos comigo e sempre me apoiaram mesmo quando falhei. Saí por motivos pessoais e espero voltar em breve. Foi a melhor empresa que já trabalhei, vai ser difícil superar

Contras: Poderia ter mais comemorações e permitirem mais home-office. Senti falta de rodar mais em outras áreas para conhecer a empresa toda, pode ser uma forma de trocar experiência também.

Conselhos para presidência: Não percam sua cultura com o tempo

Ótima empresa para trabalhar

Prós: Política da empresa, horário flexível, benefícios, ambiente muito agradável, qualidade de vida, equipe bem qualificada e um ótimo relacionamento entre os funcionários.

Contras: Poderia ter um plano de carreira mais bem definido e o valor do vale refeição é um pouco baixo, em comparação com as outras empresas da região onde ela está localizada.

Boa empresa para crescimento profissional

Prós: Excelente ambiente de trabalho, equipe interessada e disposta a auxiliar na aprendizagem, bons benefícios, horário flexível, valorização da qualidade de vida, respeito pelos funcionários.

Contras: Remuneração abaixo da média de mercado, sobrecarga de projetos torna difícil dar o melhor de si e focar em uma coisa só, plano de carreira mal definido, feedbacks raros.

SYDLE

Descrição:A SYDLE Systems, também conhecida apenas como SYDLE, é uma empresa brasileira que atua na área de Tecnologia da Informação (TI), trabalhando no desenvolvimento de software de automação e gestão de processos, energia e de produtos e serviços pagos. Foi criada em 2005 e tem sede em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais.