Como é trabalhar na Suzano S A?

Empresa boa mas precisa de reformulação de cima para baixo

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Desafios diários e diferentes que nos fazem crescer profissionalmente. Também o pacote de benefícios está, em alguns aspectos, acima da média de mercado. Plano de saúde muito bom

Contras: Chefia imediata, Gerência e Diretoria, em sua maioria, despreparados. Verdadeiros engenheiros de obra pronta os quais não conseguem captar o que a Presidência da empresa aponta como norte e repassar aos subordinados. No final, colocam a culpa nos subordinados e estes sentem que estão num ambiente de agradar o Rei.

Conselhos para presidência: Fazer com que a avaliação "nine box" não seja um mero pretexto para demitir o empregado

Uma ótima empresa, mas que ainda peca nos detalhes

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Suzano, SP

Prós: - Bolsa Auxílio e benefícios condizentes ao mercado - Empresa respeitada no segmento, com grande potencial de crescimento a nível global - Maior autonomia ao colaborador com o uso de notebooks

Contras: Falando apenas setorialmente e não a empresa como um todo: Infelizmente tentam passar a imagem de ser uma das melhores a se estagiar, mas na prática não é bem assim. O meu plano de estágio era apenas uma cópia de um plano de estágio que não era do meu perfil e nem isso o setor foi capaz de cumprir. Não houve treinamento específico de minhas atividades, teria que combinar um horário com a área e esse treinamento nunca ocorreu, pois sempre postergavam as datas. Resumindo, a Suzano (instituição) quer valorizar os estagiários, mas os colaboradores, não.

Conselhos para presidência: Infelizmente isso não deveria ser conselho para presidência, mas a empresa precisa mudar a mente com relação aos estagiários. Fazer o marketing quando abrem processo acontecer internamente. Hoje alguns setores o tratam como mão-de-obra barata e na primeira oportunidade o dispensam por um estagiário mais "barato". E colaboradores que poderiam dar algum auxílio, simplesmente o tratam com pouco caso, esquecendo que esse estagiário poderia contribuir com a área muito mais se houvesse maior sinergia. Proponho a diretoria verificar com todas as gerências de área quais treinamento elas oferecem ao estagiário e qual a disposição da área em querer ajudar. Em alguns setores o desempenho é fraco. Se hoje me pedissem pra recomendar a Suzano para estagiar, eu não recomendaria.

Mediana

Consultor

Limeira, SP

Prós: Por enquanto a remuneração é boa, bom plano de saúde, investimento em qualidade parece que saiu do papel e esta virando uma realidade. Boa infraestrutura da ADC.

Contras: Avaliação incompetente devido ao grande número de cargos serem avaliados concomitantemente por gestores que o colaborador pode nem ter contato. A avaliação dentro das áreas começa sempre pelo mesmo gestor, que por motivos óbvios ira preterir colaboradores de outro departamento e elevar a avaliação dos seus subordinados, salvo raras exceções e interesses próprios.

Conselhos para presidência: Rever a política de carreira, principalmente oportunidades internas. Pois o discurso de quem tem mais tempo de casa não é discriminado não convence mais ninguém, acredito que deveria haver transparência quanto ao plano de carreira, que é direcionado para pessoas mais jovens e advindas do mercado.

Oferece diversas oportunidades de crescimento.

Vendedor Interno

Campinas, SP

Prós: A empresa valoriza muito o funcionário no sentido de que, sempre que abre uma nova vaga, procura de início internamente alguém que possa preencher essa vaga antes de ir procurar no mercado.

Contras: A cultura da empresa faz com que as coisas só funcionem muitas vezes na base da pressão ou quando o assunto é escalado para alguém de cargo superior ao seu.

Falta de reconhecimento profissional.

Operador

Três Lagoas, MS

Prós: Uma empresa com ampla Visão de mercado global com o convívio sócio ambiental.

Contras: Falta oportunidade de crescimento profissional. Falta reconhecimento profissional

Conselhos para presidência: Uma melhor gerência. Que saiba reconhecer um verdadeiro profissional.

Ótimo ambiente de trabalho, mas precisa focar mais em desenvolvimento estratégico de pessoas

Trainee

Imperatriz, MA

Prós: Oportunidades de crescimento; Matriz organizacional bem dividida; Ótimo ambiente de trabalho

Contras: Em algumas unidades (Imperatriz por exemplo) a gestão de pessoas é muito falha, ainda carece de uma visão humana para com os funcionários. Sente-se de forma geral que assuntos estratégicos são deixados de lado, priorizando somente causas imediatistas

Conselhos para presidência: Para sanar com o alto índice de turnover, principalmente na planta de imperatriz, comecem a REALMENTE ouvir seus funcionários. Entendam que mandando diretores para entrevistarem funcionários selecionados vocês nunca irão saber os reais problemas que estamos enfrentando. A gestão de pessoas é super falha e baseia-se no "medo". Estamos vivendo uma crise em relação à pessoas aqui, e é muito difícil encontrar alguém que queira continuar em imperatriz. Não se iludam achando que é por causa de falta de infraestrutura da cidade ou distância da família: quando um funcionário está desmotivado em seu trabalho, qualquer coisa vira motivo para ir embora. Abram os olhos! Vocês estão perdendo grandes talentos. E mais ainda irão sair.

uma empresa de interesses pessoais

Gerente

Aracruz, ES

Prós: Importancia da empresa no setor florestal

Contras: Oportunidade de carreira so acontece para politicos e nao para os mais competentes

Conselhos para presidência: Rever o sistema de avaliação de desempenho

Grande empresa, com um longo caminho de gestão.

Prós: Maior empresa do mundo no setor.

Contras: Modelo de gestão antiquado, não pratica suas próprias crenças de gestão.

Empresa de respeito,respeita seus colaboradores

Auxiliar de Abastecimento

Imperatriz, MA

Prós: Não atrasa salários Temos participação nos lucros

Contras: Gestores indiferentes as necessidades do colaborador Comida de péssima qualidade Não temos sindicado que represente a classe Entre outros

Conselhos para presidência: Não precisa muita coisa, só fazer uma auditoria seria de pessoas, saber do colaborador a visão dele de empresa. Contratar gestores sérios e compromissados com a empresa e seus colaboradores

Pouco reconhecimento.

Auditor Interno Pleno

Prós: Bom clima, bons relacionamentos, boa qualidade de vida.

Contras: A área não possui plano de carreira e prioriza os colaboradores externos.

Conselhos para presidência: É preciso dar mais reconhecimento e limitar os poderes do RH.

Suzano S A

Descrição:A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países. A partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Isso é possível a partir do trabalho realizado pelos mais de 35 mil colaboradores, entre próprios e terceiros, que atuam em onze fábricas instaladas no Brasil. A Suzano investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, buscando, assim, a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável.