Olá! Love Mondays irá virar Glassdoor em 26 de junho. Saiba mais
  • Empresas
  • Salários
  • Entrevistas
  • Vagas
Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Suzano S A?

626 postagens (179 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

4.32
  • Remuneração e benefícios
    4.23
  • Oportunidade de carreira
    3.62
  • Cultura da empresa
    4.10
  • Qualidade de vida
    3.78

Recomendam a empresa a um amigo


  • Há quase 2 anos

    Empresa tradicional e muito hierárquica

    GerenteEx-funcionário, saiu em 2016

    Suzano, SP


    Prós: Engajamento de alguns gestores na mudança de cultura da companhia é existente; empresa com ampla atuação de mercado; tentativa de renovação de quadro de funcionários oriundos de empresas de outros segmentos de atuação.

    Contras: Centralização exacerbada e presença massiva de gestores que ainda pertencem ao sistema de chefia e não de liderança; Grande resistência à mudança e baixa preocupação com o bem estar do funcionário; Gestores com baixa ou nenhuma receptividade à novas ideias.

    Conselhos para presidência: Preste atenção nas áreas que estão fora do escritório central e que possuem espécies de "coronéis" como chefes. Este tipo de profissional impede o crescimento das equipes e faz com que muita informação não chegue até o conhecimento da alta gestão, maquiando muito os resultados negativos.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há aproximadamente 2 anos

    Grande companhia, com cabeça pequena

    Analista de Planejamento e Logística Júnior

    Limeira, SP


    Prós: Pessoas são amigas e acolhedoras. Instalações e condições físicas são satisfatórias. Possibilidade de viagens a outros locais da empresa de acordo com a função. Alguns locais contam com home office, mas depende da unidade.

    Contras: Existem mais gestores do que pessoas de frente. Muitos mandam, poucos fazem. Altíssima rotatividade de gestão. Não há como consolidar o próprio desempenho. Difícil crescimento profissional. Aposta em jovens talentos sem experiência, mas com formação em universidade pública e/ou intercambio, e não apostam nos talentos internos.

    Conselhos para presidência: Reduzir as trocas de gestão. Não é possível mostrar o potêncial quando há pelo menos 2 trocas de gestão por ano. Estou há 2 anos e meio na companhia e na área logística, já houve ao menos de 4 a 5 trocas no níveis de coordenação e gerencia. Isto é válido para todas as outras áreas também. Olha melhor aos talentos internos. Priorizar quem nunca trabalhou mas tem intercâmbio ou escola pública não é sinônimo de profissional melhor que aqueles que trabalharam para pagar seus próprios estudos.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 2 anos

    Empresa boa mas precisa de reformulação de cima para baixo

    AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

    São Paulo, SP


    Prós: Desafios diários e diferentes que nos fazem crescer profissionalmente. Também o pacote de benefícios está, em alguns aspectos, acima da média de mercado. Plano de saúde muito bom

    Contras: Chefia imediata, Gerência e Diretoria, em sua maioria, despreparados. Verdadeiros engenheiros de obra pronta os quais não conseguem captar o que a Presidência da empresa aponta como norte e repassar aos subordinados. No final, colocam a culpa nos subordinados e estes sentem que estão num ambiente de agradar o Rei.

    Conselhos para presidência: Fazer com que a avaliação "nine box" não seja um mero pretexto para demitir o empregado

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 2 anos

    Uma ótima empresa, mas que ainda peca nos detalhes

    EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

    Suzano, SP


    Prós: - Bolsa Auxílio e benefícios condizentes ao mercado - Empresa respeitada no segmento, com grande potencial de crescimento a nível global - Maior autonomia ao colaborador com o uso de notebooks

    Contras: Falando apenas setorialmente e não a empresa como um todo: Infelizmente tentam passar a imagem de ser uma das melhores a se estagiar, mas na prática não é bem assim. O meu plano de estágio era apenas uma cópia de um plano de estágio que não era do meu perfil e nem isso o setor foi capaz de cumprir. Não houve treinamento específico de minhas atividades, teria que combinar um horário com a área e esse treinamento nunca ocorreu, pois sempre postergavam as datas. Resumindo, a Suzano (instituição) quer valorizar os estagiários, mas os colaboradores, não.

    Conselhos para presidência: Infelizmente isso não deveria ser conselho para presidência, mas a empresa precisa mudar a mente com relação aos estagiários. Fazer o marketing quando abrem processo acontecer internamente. Hoje alguns setores o tratam como mão-de-obra barata e na primeira oportunidade o dispensam por um estagiário mais "barato". E colaboradores que poderiam dar algum auxílio, simplesmente o tratam com pouco caso, esquecendo que esse estagiário poderia contribuir com a área muito mais se houvesse maior sinergia. Proponho a diretoria verificar com todas as gerências de área quais treinamento elas oferecem ao estagiário e qual a disposição da área em querer ajudar. Em alguns setores o desempenho é fraco. Se hoje me pedissem pra recomendar a Suzano para estagiar, eu não recomendaria.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 2 anos

    Mediana

    Consultor

    Limeira, SP


    Prós: Por enquanto a remuneração é boa, bom plano de saúde, investimento em qualidade parece que saiu do papel e esta virando uma realidade. Boa infraestrutura da ADC.

    Contras: Avaliação incompetente devido ao grande número de cargos serem avaliados concomitantemente por gestores que o colaborador pode nem ter contato. A avaliação dentro das áreas começa sempre pelo mesmo gestor, que por motivos óbvios ira preterir colaboradores de outro departamento e elevar a avaliação dos seus subordinados, salvo raras exceções e interesses próprios.

    Conselhos para presidência: Rever a política de carreira, principalmente oportunidades internas. Pois o discurso de quem tem mais tempo de casa não é discriminado não convence mais ninguém, acredito que deveria haver transparência quanto ao plano de carreira, que é direcionado para pessoas mais jovens e advindas do mercado.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 3 anos

    Oferece diversas oportunidades de crescimento.

    Vendedor Interno

    Campinas, SP


    Prós: A empresa valoriza muito o funcionário no sentido de que, sempre que abre uma nova vaga, procura de início internamente alguém que possa preencher essa vaga antes de ir procurar no mercado.

    Contras: A cultura da empresa faz com que as coisas só funcionem muitas vezes na base da pressão ou quando o assunto é escalado para alguém de cargo superior ao seu.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 3 anos

    Falta de reconhecimento profissional.

    Operador

    Três Lagoas, MS


    Prós: Uma empresa com ampla Visão de mercado global com o convívio sócio ambiental.

    Contras: Falta oportunidade de crescimento profissional. Falta reconhecimento profissional

    Conselhos para presidência: Uma melhor gerência. Que saiba reconhecer um verdadeiro profissional.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 4 anos

    Ótimo ambiente de trabalho, mas precisa focar mais em desenvolvimento estratégico de pessoas

    Trainee

    Imperatriz, MA


    Prós: Oportunidades de crescimento; Matriz organizacional bem dividida; Ótimo ambiente de trabalho

    Contras: Em algumas unidades (Imperatriz por exemplo) a gestão de pessoas é muito falha, ainda carece de uma visão humana para com os funcionários. Sente-se de forma geral que assuntos estratégicos são deixados de lado, priorizando somente causas imediatistas

    Conselhos para presidência: Para sanar com o alto índice de turnover, principalmente na planta de imperatriz, comecem a REALMENTE ouvir seus funcionários. Entendam que mandando diretores para entrevistarem funcionários selecionados vocês nunca irão saber os reais problemas que estamos enfrentando. A gestão de pessoas é super falha e baseia-se no "medo". Estamos vivendo uma crise em relação à pessoas aqui, e é muito difícil encontrar alguém que queira continuar em imperatriz. Não se iludam achando que é por causa de falta de infraestrutura da cidade ou distância da família: quando um funcionário está desmotivado em seu trabalho, qualquer coisa vira motivo para ir embora. Abram os olhos! Vocês estão perdendo grandes talentos. E mais ainda irão sair.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 4 anos

    uma empresa de interesses pessoais

    Gerente

    Aracruz, ES


    Prós: Importancia da empresa no setor florestal

    Contras: Oportunidade de carreira so acontece para politicos e nao para os mais competentes

    Conselhos para presidência: Rever o sistema de avaliação de desempenho

    Recomenda a empresa: Não

  • Há aproximadamente 4 anos

    Grande empresa, com um longo caminho de gestão.

    Funcionário


    Prós: Maior empresa do mundo no setor.

    Contras: Modelo de gestão antiquado, não pratica suas próprias crenças de gestão.

    Recomenda a empresa: Sim


Informações da empresa

Suzano S A

Descrição:A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países. A partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Isso é possível a partir do trabalho realizado pelos mais de 35 mil colaboradores, entre próprios e terceiros, que atuam em onze fábricas instaladas no Brasil. A Suzano investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, buscando, assim, a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável.

Site