Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Suzano Papel e Celulose?

249 postagens (89 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

3.90
  • Remuneração e benefícios
    3.82
  • Oportunidade de carreira
    3.36
  • Cultura da empresa
    3.79
  • Qualidade de vida
    3.67

Recomendam a empresa a um amigo



  • Há quase 3 anos

    Crescimento acelerado

    Gestor Sênior de Recursos Humanos (RH)Ex-funcionário, saiu em 2013

    São Paulo, SP


    Prós: É uma excelente empresa para quem quer enfrentar desafios de carreira para crescer. Muito diferente de uma multinacional. Se você está procurando "glamour", não é a empresa certa. Mas se você está procurando desafios reais, vá em frente. Mas tome cuidado para ver se vocês está realmente preparado para viver a frase "no pain no gain" e "high risk high return".

    Contras: Algumas constantes mudanças de foco e a busca por resultados superiores criam um clima de tensão que pode não ser percebido como positivo para algumas pessoas.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 3 anos

    Apesar de pouco tempo estou satisfeita na empresa, admiro sua estrutura

    Promotor de Vendas

    São Paulo, SP


    Prós: Benefícios, qualidade de vida (até porque moro próximo da empresa(, as pessoas são gentis, a empresa tem uma grande estrutura.

    Contras: Remuneração aos promotores de vendas poderia ser melhor, porque nós também vendemos, as oportunidades de carreira deveriam ser menos de 1 ano e 8 meses de casa, falta na minha opinião treinamentos.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 2 anos

    Péssimo lugar, o pior até hoje que trabalhei

    Analista AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2015

    Suzano, SP


    Prós: os benefícios são bons, cartão alimentação, seguro de vida, plano de saúde Bradesco.
    salário é compatível com a região (Estado de São Paulo)

    Contras: É uma péssima empresa para se trabalhar. Na entrevista te falam sobre plano de carreira, expansão, e na prática não é nada disso. Há funcionários que são bem avaliados durante anos e não recebem promoção. Segundo os gestores a avaliação é por meritocracia, que é feita anualmente, um dia específico que os funcionários são avaliados e recebem notas entre A, B ou C, mas é uma curva forçada, cada departamento precisa ter um percentual de cada nota. Não é claro o critério que vc recebe essa nota. O ano de 2014 foi proposto pela empresa dissídio por meritocracia para salários acima de 5.500,00, que foi vetado pelo sindicato, mas não se sabe se para 2015 será aceito ( estado de SP, na BA já é assim). Veja, dissídio é correção salarial, e não aumento, e a avaliação é a mesma avaliação nebulosa das notas.
    De tempos em tempos há cortes, e os funcionários que ficam acumulam a função sem aumento de remuneração. Tive momentos bem complicados, de ter medo de abrir a caixa de e-mails por saber q mesmo que fizesse hora extra não conseguiria ter minhas atividades em dia.

    Trabalhei na unidade de Suzano, e SP que são as mais privilegiadas, as unidades da Bahia e Maranhão tem condições ainda piores, pq nessas regiões o emprego é escasso e o sindicato menos ativo.
    Enfim, pensem MTO bem antes de aceitarem trabalhar na Suzano, embora seja uma empresa grande, a estrutura e a mentalidade é de uma empresa familiar ainda, que expandiu sem planejamento

    Alguns gestores não tem escolaridade, e o crescimento lá é praticamente nulo, demora anos e anos a fio sem nenhuma certeza

    Conselhos para presidência: Pensem seriamente em como reter talentos, a rotatividade é absurda e a perda de dinheiro nos processos se dá justamente pela falta de maturidade dos profissionais que saem por oportunidades melhores e insatisfação dos que ficam, por não ter nada em vista ou por ter tanto tempo de casa e que não pedem demissão. A carga de trabalho é superdimensionada em diversos departamentos
    A meritocracia tanto falada é obscura, sem critérios definidos.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há 4 meses

    Grande oportunidade de aprendizado em uma empresa em constante mudança

    Estagiário

    São Paulo, SP


    Prós: A Suzano é uma empresa que passa por transformações bruscas atualmente e que tem como foco principal o protagonismo do colaborador e a abertura da gerência na proposição de ideias e conhecimento de outras áreas, mesmo dos níveis mais baixos. Como integrante do programa de estágio, tenho liberdade e autonomia para conhecer outras áreas, aprender e propor ideias, o desenvolvimento é rápido e o aprendizado é enriquecedor. A localização é excelente e os benefícios para estagiário são bons frente ao mercado.

    Contras: No escritírio central a empresa não possui variedade em seus funcionários, há poucas mulheres em cargo de gerência, nenhuma mulher em cargo de gerência executiva, pouquíssimos negros e uma massiva população de pessoas com um background semelhante, o que não promove a diversidade. A rotação de funcionários é exagerada e mal estruturada, perde-se o know how de funcionários mais velhos e coloca-se em cargos elevados pessoas ainda despreparadas para cargos de liderança. Não há uma mentoria e treinamento de funcionários efetivos, funcionários são demitidos de um dia para o outro ao invés de se pensar em uma realocação profissional. Casos de demissão de mulheres grávidas após o período de licença maternidade. Há uma falta crônica de processos e diferenças de cultura acentuadas entre as unidades da empresa. As mudanças constantes geram instabilidade e a falta de processos agrava a deficiência da Suzano de realizar suas atividades com rapidez e qualidade.

    Conselhos para presidência: Investir na orientação profissional de seus funcionários, investir em políticas que promovam a criação de processos em todas as áreas da empresa, repensar em estratégias para que sejam aplicadas apenas uma vez que um planejamento das consequencias futuras for estruturado, uma diretoria que valorize sua orientação junto à cobrança de resultados.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 3 anos

    trabalhar sobre pressão e sem reconhecimento

    AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

    Mucuri, BA


    Prós: Seus benefícios são compatíveis a outras empresas.

    Contras: A empresa após alguns anos formou um quadro de pessoas em que para ser contratado não basta apenas ter qualificações profissionais, e necessário ter um "QI" quem indica muito forte, apesar de saber que isso é uma politica muito usada em outros grupos na suzano é fundamental.
    A área de planejamento da manutenção é um exemplo.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 3 anos

    Cobra muito e retribui pouco aos funcionários

    Analista

    Imperatriz, MA


    Prós: Metas desafiadoras e alta exigência por desempenho.

    Contras: Baixa consideração por meta atingida, média de remuneração abaixo das demais empresas do ramo, RH pouco preparado e alta tolerância por admissões de pessoas menos qualificadas em detrimento de baixo salário.

    Conselhos para presidência: Reavaliar desempenho dos gestores e exercitar o RH da empresa para reconhecerem os funcionários por méritos alcançados. É possível que esteja perdendo bons funcionários por má preparação de gestores e RH.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há 7 meses

    Empresa regular para se trabalhar.

    Analista Júnior

    Mucuri, BA


    Prós: Há muita oportunidade para crescimento na empresa, muitos desafios que te fazem aprender sempre algo novo e também propor novas formas de fazer ou melhorias. Pacote de benefícios bom.

    Contras: Ambiente muito hostil nas áreas, deixando o clima desconfortável e as pessoas desmotivadas. Fala-se muito em qualidade de vida e segurança na área, mas se vê pouco investimento em equipamentos que cumpram com as metas de produção exigindo muito da equipe de trabalho (Ex.: horas extras, plantão).

    Conselhos para presidência: Conscientizar os funcionários que trabalhamos por um único objetivo, que é o da Suzano Papel e Celulose e não por objetivos setoriais em que precisamos sempre jogar a culpa para outro lado. Precisamos aprender a esquecer quem foi o culpado, olhar pra frente e trazer soluções para o problema.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 1 ano

    Melhor empresa para trabalhar

    Estagiário

    São Paulo, SP


    Prós: É um excelente local para estagiar. Os gestores são muito atenciosos, o RH da empresa é de altíssima qualidade, fora as outras áreas que são excepcionais. A empresa é maravilhosa. Os benefícios são acima do valor do mercado e a chance de crescimento é muito elevada.

    Contras: Até hoje não vi nenhum ponto negativo na Suzano. Sou apaixonada pela minha empresa e espero ser efetivada. Realmente não tenho do que reclamar.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 1 ano

    Precisa Melhorar

    Funcionário


    Prós: Boa remuneração, horários flexíveis, liberdade para expor projetos e ideias. Empresa vem mudando bastante a sua cultura para o melhor com algumas iniciativas semelhantes à empresas de tecnologia (Google, Youtube etc)

    Contras: Alguns processos de contratação e promoção não são claros. A grande parte das contratações de níveis de gerência média e alta vieram de fora da empresa. Não existe um plano de carreira bem definido.

    Conselhos para presidência: Implementar o modelo de avaliação 360. Alguns gerentes acreditam estar em décadas passadas aonde a hierarquia era absoluta. Não se ganha mais as coisas no grito e muitas vezes parece que o RH faz vista grossa.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 3 anos

    Melhoria

    Consultor AmbientalEx-funcionário, saiu em 2011

    Mucuri, BA


    Prós: Empresa de grande porte, com sistemas estruturados e boas condições de trabalho (transporte, refeitório).

    Contras: Muita insegurança por parte da Alta administração, cada novo Gestor Florestal tem uma diretriz diferente principalmente o atual da BA, demitindo pessoas sem critérios e injustamente. Ações que causam desmotivação em profissionais competentes e que se dedicaram muito a empresa.

    Recomenda a empresa: Não


Informações da empresa

Suzano Papel e Celulose

Descrição:A Suzano Papel e Celulose é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto no mundo e uma das maiores de celulose de mercado. Possui sede em São Paulo (SP), além de seis unidades industriais, em Limeira (SP), Embu (SP), Rio Verde (SP), Mucuri (BA), Imperatriz (MA) e Suzano (SP), onde emprega seis mil profissionais próprios e 11 mil tercerizados. Possui escritórios na China, Suíça e Estados Unidos, e subsidiárias na Inglaterra (Sun Paper) e Argentina (Stefar). Opera, atualmente, em mais de 60 países ao redor do globo.

Site

RH: quer atrair bons talentos?