Como é trabalhar na Suzano Papel e Celulose?

Sem oportunidades de crescimento

Eletricista de ManutençãoEx-funcionário, saiu em 2017

Suzano, SP

Prós: A empresa é boa mais as pessoas que fazem a gestão são muitos ruins não sabem nada

Contras: Falta gestão dos supervisores o ambiente é de amizade e não profissionais muitos parentes que entram sem fazer prova

Conselhos para presidência: Rever a gestão dos gerentes é principalmente dos supervisores das unidades menores hoje está um local de parentes a maioria dos funcionários e não ambiente profissional

Limeira, SP

Prós: Salário acima do mercado de trabalho

Contras: Falta de investimento em treinamento para os usuários e uma política adequada de promoção dentro da empresa

Péssimo lugar, o pior até hoje que trabalhei

Analista AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2015

Suzano, SP

Prós: os benefícios são bons, cartão alimentação, seguro de vida, plano de saúde Bradesco.
    salário é compatível com a região (Estado de São Paulo)

Contras: É uma péssima empresa para se trabalhar. Na entrevista te falam sobre plano de carreira, expansão, e na prática não é nada disso. Há funcionários que são bem avaliados durante anos e não recebem promoção. Segundo os gestores a avaliação é por meritocracia, que é feita anualmente, um dia específico que os funcionários são avaliados e recebem notas entre A, B ou C, mas é uma curva forçada, cada departamento precisa ter um percentual de cada nota. Não é claro o critério que vc recebe essa nota. O ano de 2014 foi proposto pela empresa dissídio por meritocracia para salários acima de 5.500,00, que foi vetado pelo sindicato, mas não se sabe se para 2015 será aceito ( estado de SP, na BA já é assim). Veja, dissídio é correção salarial, e não aumento, e a avaliação é a mesma avaliação nebulosa das notas.
    De tempos em tempos há cortes, e os funcionários que ficam acumulam a função sem aumento de remuneração. Tive momentos bem complicados, de ter medo de abrir a caixa de e-mails por saber q mesmo que fizesse hora extra não conseguiria ter minhas atividades em dia.

Trabalhei na unidade de Suzano, e SP que são as mais privilegiadas, as unidades da Bahia e Maranhão tem condições ainda piores, pq nessas regiões o emprego é escasso e o sindicato menos ativo.
    Enfim, pensem MTO bem antes de aceitarem trabalhar na Suzano, embora seja uma empresa grande, a estrutura e a mentalidade é de uma empresa familiar ainda, que expandiu sem planejamento

Alguns gestores não tem escolaridade, e o crescimento lá é praticamente nulo, demora anos e anos a fio sem nenhuma certeza

Conselhos para presidência: Pensem seriamente em como reter talentos, a rotatividade é absurda e a perda de dinheiro nos processos se dá justamente pela falta de maturidade dos profissionais que saem por oportunidades melhores e insatisfação dos que ficam, por não ter nada em vista ou por ter tanto tempo de casa e que não pedem demissão. A carga de trabalho é superdimensionada em diversos departamentos
    A meritocracia tanto falada é obscura, sem critérios definidos.

Melhoria

Consultor AmbientalEx-funcionário, saiu em 2011

Mucuri, BA

Prós: Empresa de grande porte, com sistemas estruturados e boas condições de trabalho (transporte, refeitório).

Contras: Muita insegurança por parte da Alta administração, cada novo Gestor Florestal tem uma diretriz diferente principalmente o atual da BA, demitindo pessoas sem critérios e injustamente. Ações que causam desmotivação em profissionais competentes e que se dedicaram muito a empresa.

Cobra muito e retribui pouco aos funcionários

Imperatriz, MA

Prós: Metas desafiadoras e alta exigência por desempenho.

Contras: Baixa consideração por meta atingida, média de remuneração abaixo das demais empresas do ramo, RH pouco preparado e alta tolerância por admissões de pessoas menos qualificadas em detrimento de baixo salário.

Conselhos para presidência: Reavaliar desempenho dos gestores e exercitar o RH da empresa para reconhecerem os funcionários por méritos alcançados. É possível que esteja perdendo bons funcionários por má preparação de gestores e RH.

Empresa que muda constantemente de gerentes e muito instável.

Prós: salários são pagos pontualmente, plano de saúde razoável, segurança trabalha de forma adequada.

Contras: Plano de carreira muito ruim, principalmente na área de planejamento.
    Formação das famosas panelinhas, não tem plano de carreira por meritocracia.
    Tem como característica principal a punição ao invés da correção.

Conselhos para presidência: Ao fazer um trabalho com materiais notei que muitos dados são manipulados por quem deveria cobrar isenção.
    Dar treinamentos os gerentes e superiores sobre efeitos punitivos e também sobre promoções.

trabalhar sobre pressão e sem reconhecimento

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Mucuri, BA

Prós: Seus benefícios são compatíveis a outras empresas.

Contras: A empresa após alguns anos formou um quadro de pessoas em que para ser contratado não basta apenas ter qualificações profissionais, e necessário ter um "QI" quem indica muito forte, apesar de saber que isso é uma politica muito usada em outros grupos na suzano é fundamental.
    A área de planejamento da manutenção é um exemplo.

Empresa tradicional e muito hierárquica

GerenteEx-funcionário, saiu em 2016

Suzano, SP

Prós: Engajamento de alguns gestores na mudança de cultura da companhia é existente; empresa com ampla atuação de mercado; tentativa de renovação de quadro de funcionários oriundos de empresas de outros segmentos de atuação.

Contras: Centralização exacerbada e presença massiva de gestores que ainda pertencem ao sistema de chefia e não de liderança; Grande resistência à mudança e baixa preocupação com o bem estar do funcionário; Gestores com baixa ou nenhuma receptividade à novas ideias.

Conselhos para presidência: Preste atenção nas áreas que estão fora do escritório central e que possuem espécies de "coronéis" como chefes. Este tipo de profissional impede o crescimento das equipes e faz com que muita informação não chegue até o conhecimento da alta gestão, maquiando muito os resultados negativos.

Grande companhia, com cabeça pequena

Analista de Planejamento e Logística Júnior

Limeira, SP

Prós: Pessoas são amigas e acolhedoras. Instalações e condições físicas são satisfatórias. Possibilidade de viagens a outros locais da empresa de acordo com a função. Alguns locais contam com home office, mas depende da unidade.

Contras: Existem mais gestores do que pessoas de frente. Muitos mandam, poucos fazem. Altíssima rotatividade de gestão. Não há como consolidar o próprio desempenho. Difícil crescimento profissional. Aposta em jovens talentos sem experiência, mas com formação em universidade pública e/ou intercambio, e não apostam nos talentos internos.

Conselhos para presidência: Reduzir as trocas de gestão. Não é possível mostrar o potêncial quando há pelo menos 2 trocas de gestão por ano. Estou há 2 anos e meio na companhia e na área logística, já houve ao menos de 4 a 5 trocas no níveis de coordenação e gerencia. Isto é válido para todas as outras áreas também. Olha melhor aos talentos internos. Priorizar quem nunca trabalhou mas tem intercâmbio ou escola pública não é sinônimo de profissional melhor que aqueles que trabalharam para pagar seus próprios estudos.

Uma ótima empresa, mas que ainda peca nos detalhes

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Suzano, SP

Prós: - Bolsa Auxílio e benefícios condizentes ao mercado - Empresa respeitada no segmento, com grande potencial de crescimento a nível global - Maior autonomia ao colaborador com o uso de notebooks

Contras: Falando apenas setorialmente e não a empresa como um todo: Infelizmente tentam passar a imagem de ser uma das melhores a se estagiar, mas na prática não é bem assim. O meu plano de estágio era apenas uma cópia de um plano de estágio que não era do meu perfil e nem isso o setor foi capaz de cumprir. Não houve treinamento específico de minhas atividades, teria que combinar um horário com a área e esse treinamento nunca ocorreu, pois sempre postergavam as datas. Resumindo, a Suzano (instituição) quer valorizar os estagiários, mas os colaboradores, não.

Conselhos para presidência: Infelizmente isso não deveria ser conselho para presidência, mas a empresa precisa mudar a mente com relação aos estagiários. Fazer o marketing quando abrem processo acontecer internamente. Hoje alguns setores o tratam como mão-de-obra barata e na primeira oportunidade o dispensam por um estagiário mais "barato". E colaboradores que poderiam dar algum auxílio, simplesmente o tratam com pouco caso, esquecendo que esse estagiário poderia contribuir com a área muito mais se houvesse maior sinergia. Proponho a diretoria verificar com todas as gerências de área quais treinamento elas oferecem ao estagiário e qual a disposição da área em querer ajudar. Em alguns setores o desempenho é fraco. Se hoje me pedissem pra recomendar a Suzano para estagiar, eu não recomendaria.

Suzano Papel e Celulose

Descrição:A Suzano Papel e Celulose é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto no mundo e uma das maiores de celulose de mercado. Possui sede em São Paulo (SP), além de seis unidades industriais, em Limeira (SP), Embu (SP), Rio Verde (SP), Mucuri (BA), Imperatriz (MA) e Suzano (SP), onde emprega seis mil profissionais próprios e 11 mil tercerizados. Possui escritórios na China, Suíça e Estados Unidos, e subsidiárias na Inglaterra (Sun Paper) e Argentina (Stefar). Opera, atualmente, em mais de 60 países ao redor do globo.