Como é trabalhar na Suzano Papel e Celulose?

Péssimo lugar, o pior até hoje que trabalhei

Analista AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2015

Suzano, SP

Prós: os benefícios são bons, cartão alimentação, seguro de vida, plano de saúde Bradesco.
    salário é compatível com a região (Estado de São Paulo)

Contras: É uma péssima empresa para se trabalhar. Na entrevista te falam sobre plano de carreira, expansão, e na prática não é nada disso. Há funcionários que são bem avaliados durante anos e não recebem promoção. Segundo os gestores a avaliação é por meritocracia, que é feita anualmente, um dia específico que os funcionários são avaliados e recebem notas entre A, B ou C, mas é uma curva forçada, cada departamento precisa ter um percentual de cada nota. Não é claro o critério que vc recebe essa nota. O ano de 2014 foi proposto pela empresa dissídio por meritocracia para salários acima de 5.500,00, que foi vetado pelo sindicato, mas não se sabe se para 2015 será aceito ( estado de SP, na BA já é assim). Veja, dissídio é correção salarial, e não aumento, e a avaliação é a mesma avaliação nebulosa das notas.
    De tempos em tempos há cortes, e os funcionários que ficam acumulam a função sem aumento de remuneração. Tive momentos bem complicados, de ter medo de abrir a caixa de e-mails por saber q mesmo que fizesse hora extra não conseguiria ter minhas atividades em dia.

Trabalhei na unidade de Suzano, e SP que são as mais privilegiadas, as unidades da Bahia e Maranhão tem condições ainda piores, pq nessas regiões o emprego é escasso e o sindicato menos ativo.
    Enfim, pensem MTO bem antes de aceitarem trabalhar na Suzano, embora seja uma empresa grande, a estrutura e a mentalidade é de uma empresa familiar ainda, que expandiu sem planejamento

Alguns gestores não tem escolaridade, e o crescimento lá é praticamente nulo, demora anos e anos a fio sem nenhuma certeza

Conselhos para presidência: Pensem seriamente em como reter talentos, a rotatividade é absurda e a perda de dinheiro nos processos se dá justamente pela falta de maturidade dos profissionais que saem por oportunidades melhores e insatisfação dos que ficam, por não ter nada em vista ou por ter tanto tempo de casa e que não pedem demissão. A carga de trabalho é superdimensionada em diversos departamentos
    A meritocracia tanto falada é obscura, sem critérios definidos.

Suzano Papel e Celulose

Descrição:A Suzano Papel e Celulose é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto no mundo e uma das maiores de celulose de mercado. Possui sede em São Paulo (SP), além de seis unidades industriais, em Limeira (SP), Embu (SP), Rio Verde (SP), Mucuri (BA), Imperatriz (MA) e Suzano (SP), onde emprega seis mil profissionais próprios e 11 mil tercerizados. Possui escritórios na China, Suíça e Estados Unidos, e subsidiárias na Inglaterra (Sun Paper) e Argentina (Stefar). Opera, atualmente, em mais de 60 países ao redor do globo.