Como é trabalhar na Superior Tribunal de Justiça (STJ)?

Já foi muito melhor mas ainda se destaca

Brasília, DF

Prós: O Superior Tribunal de Justiça oferece o melhor do serviço público federal em termos de estrutura física e organizacional excelentes, ambiente muito bom, comodidades como flexibilidade de horário de trabalho (apesar de serem 7 horas diárias obrigatórias com controle de ponto eletrônico), restaurante, agências bancárias, serviço médico e possibilidade de tratamento fisioterápico no próprio local de trabalho. O que está ao alcance da Administração para a melhoria das condições de trabalho tem sido feito e a gestão atual se empenhou na melhoria do clima organizacional.
    Como em todo o serviço público federal, são pontos positivos a estabilidade e jornada de trabalho corrida do poder judiciário.

Contras: O maior problema atual no STJ atinge na verdade todo o Poder Judiciário e se refere às perdas salariais acumuladas pela carreira dos servidores desde 2006. O poder de compra caiu abruptamente e não há um horizonte de melhoria nem a longo prazo, o que tem resultado em alta evasão e desmotivação do corpo funcional.
    Outro problema verificado é a rigidez das normas internas, especialmente no que diz respeito à avaliação de critérios para concessão de Adicional de Qualificação (especialização, mestrado e doutorado), concessão de licenças, afastamentos e cessão de servidores. Também merece ser citada a diferença de tratamento entre servidores da área meio e área fim, o que cria conflitos na organização.
    Também merece destaque problemas estruturais do serviço público: estanqueidade da carreira, reduzida possibilidade de novas oportunidades dentro da instituição (restrita a cargos de direção, chefia ou assessoramento) e servidores trabalhando em atividades desconectadas de sua formação acadêmica.

Conselhos para presidência: Revisão de normas internas visando melhoria do clima organizacional, maior interação na escuta dos servidores, maior empenho para liderar campanha salarial no Poder Judiciário.

Prós: Estrutura do ambiente de trabalho

Contras: remuneracao inferior à média de cargos similares

Conselhos para presidência: valorizacao

Benefícios do estágio.

Estagiário de Nível MédioEx-funcionário, saiu em 2014

Brasília, DF

Prós: Os chefes eram bem flexíveis quanto ao horário no meu setor, a carga horária era reduzida em períodos de prova. Lugar agradável e bonito, transporte gratuito para a rodoviária.

Contras: Trabalho um pouco pesado dependendo da demanda, acumulativo, não oferece auxilio refeição nem alimentação e não oferece refeitório gratuito no local.

Regular

Técnico JudiciárioEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Horário Reduzido. Assistência Médica. Lembrando que trabalho no TJ, mas não havia essa opção para selecionar. O salário aumentou, vai para 9 mil.

Contras: O horário é reduzido, mas o salário não é tão alto. O pessoal de TI costuma ser mal remunerado em Brasília, então acredito que os concursos são mais vantajosos em Brasília.

Conselhos para presidência: Interação Social.

Excelente ambiente de trabalho

Analista Administrativo

Brasília, DF

Prós: Ambiente de trabalho sensacional, estabilidade no cargo, muitas possibilidades de conteúdo pela abrangência dos temas que o Tribunal analisa, bem como estrutura de trabalho ótima, além de permitir teletrabalho.

Contras: Rigidez no salário, uma vez que depende de lei e há sempre a desculpa das crises econômicas, há dificuldade de ascensão na carreira e burocracia para resolver todo tipo de problemas.

Fórum

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Ribeirão Preto, SP

Prós: Oportunidades e reconhecimentos no tribunal, ver a justiça sendo feita na grande maioria das vezes, trabalhar com bons juízes de direito, oportunidades de conhecer vários advogados competentes.

Contras: Convivência com alguns funcionários que não mereciam estar ali, muitas vezes não fazem nada e por ser concursado nada é feito, demora nos pedidos feitos na defensoria publica.

Assessor jurídico

Analista Judiciário

Brasília, DF

Prós: Conhecimento jurídico , horário flexível, espaço físico , biblioteca ampla. Bom convívio. Excelente plano de saúde . Bom restaurante .Gosto muito de trabalhar no STJ.

Contras: Falta de possibilidade de ascender. Não se mede o conhecimento jurídico e não se avalia os títulos que possuímos . Sinto-me pouco reconhecida pelos meus estudos .

Conselhos para presidência: Reconhecimento e seleção pelo currículo

Intermediária

Estagiário de Direito

Brasília, DF

Prós: Empresa grande,boas oportunidades de conhecimento.

Contras: Não valorizam tanto quanto deveria os estagiários.

Conselhos para presidência: Que passe a dar mais valor e que os estagiários possam ter o reconhecimento merecido.

Um dos melhores lugares para trabalhar no Brasil

Técnico

Brasília, DF

Prós: Ótimo clima organizacional, boa mobilidade entre funções, ótima localização, bons salários, oportunidades de crescimento, cursos de capacitação.

Contras: Poucos convênios, falta padrão de qualidade, muita cobrança para bater as metas, alto nível de estresse durante o trabalho, não emenda os feriados.

Vale completamente a pena

Prós: Entrosamento dos funcionários poucas horas de trabalho e salário em dia trabalho apenas em.dias comerciais e não é nescessário levar trabalho para casa

Contras: Não presenciei nada preocupante em.meu tempo de trabalho na empresa e apenas tiver resultados positivos em relação a todo o meu tempo na organização

Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Descrição:O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é um dos órgãos máximos do Poder Judiciário do Brasil. Sua função primordial é zelar pela uniformidade de interpretações da legislação federal brasileira. O STJ também é chamado de "Tribunal da Cidadania", por sua origem na "Constituição Cidadã". É de responsabilidade do STJ julgar, em última instância, todas as matérias infra-constitucionais não-especializadas, que escapem à Justiça do Trabalho, Eleitoral e Militar, e não tratadas na Constituição Federal, como o julgamento de questões que se referem à aplicação de lei federal ou de divergência de interpretação jurisprudencial.