Como é trabalhar na Superior Tribunal de Justiça (STJ)?

Já foi muito melhor mas ainda se destaca

Brasília, DF

Prós: O Superior Tribunal de Justiça oferece o melhor do serviço público federal em termos de estrutura física e organizacional excelentes, ambiente muito bom, comodidades como flexibilidade de horário de trabalho (apesar de serem 7 horas diárias obrigatórias com controle de ponto eletrônico), restaurante, agências bancárias, serviço médico e possibilidade de tratamento fisioterápico no próprio local de trabalho. O que está ao alcance da Administração para a melhoria das condições de trabalho tem sido feito e a gestão atual se empenhou na melhoria do clima organizacional.
    Como em todo o serviço público federal, são pontos positivos a estabilidade e jornada de trabalho corrida do poder judiciário.

Contras: O maior problema atual no STJ atinge na verdade todo o Poder Judiciário e se refere às perdas salariais acumuladas pela carreira dos servidores desde 2006. O poder de compra caiu abruptamente e não há um horizonte de melhoria nem a longo prazo, o que tem resultado em alta evasão e desmotivação do corpo funcional.
    Outro problema verificado é a rigidez das normas internas, especialmente no que diz respeito à avaliação de critérios para concessão de Adicional de Qualificação (especialização, mestrado e doutorado), concessão de licenças, afastamentos e cessão de servidores. Também merece ser citada a diferença de tratamento entre servidores da área meio e área fim, o que cria conflitos na organização.
    Também merece destaque problemas estruturais do serviço público: estanqueidade da carreira, reduzida possibilidade de novas oportunidades dentro da instituição (restrita a cargos de direção, chefia ou assessoramento) e servidores trabalhando em atividades desconectadas de sua formação acadêmica.

Conselhos para presidência: Revisão de normas internas visando melhoria do clima organizacional, maior interação na escuta dos servidores, maior empenho para liderar campanha salarial no Poder Judiciário.

Prós: Estrutura do ambiente de trabalho

Contras: remuneracao inferior à média de cargos similares

Conselhos para presidência: valorizacao

Regular

Técnico JudiciárioEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Horário Reduzido. Assistência Médica. Lembrando que trabalho no TJ, mas não havia essa opção para selecionar. O salário aumentou, vai para 9 mil.

Contras: O horário é reduzido, mas o salário não é tão alto. O pessoal de TI costuma ser mal remunerado em Brasília, então acredito que os concursos são mais vantajosos em Brasília.

Conselhos para presidência: Interação Social.

Vale completamente a pena

Prós: Entrosamento dos funcionários poucas horas de trabalho e salário em dia trabalho apenas em.dias comerciais e não é nescessário levar trabalho para casa

Contras: Não presenciei nada preocupante em.meu tempo de trabalho na empresa e apenas tiver resultados positivos em relação a todo o meu tempo na organização

Muitas oportunidades, mas poucos incentivos à produtividade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: Bom ambiente de trabalho, com muitas oportunidades para aprendizado. Lá o estagiário de direito pode ter contato com muitos tipos de processos.

Contras: Não há incentivos à alta produtividade por se tratar de órgão público (que não atrela a remuneração à produtividade). Além disso, acredito que a bolsa estágio poderia ser um pouco mais alta.

Ótima

Brasília, DF

Prós: Ambiente saudável, flexibilidade, negociação de horários, programa de metas diárias que motivam o trabalho, pressão na medida certa, proximidade com pessoas hierarquicamente superiores.

Contras: Por ser órgão público, não há a possibilidade de efetivação, independente do seu rendimento. Cursos de atualização somente disponíveis a servidores.

Como é minha vida de estagiário.

Estagiário Superior

Brasília, DF

Prós: A continuidade e relação direta entre os serviços executados no Tribunal e as disciplinas ministradas na Universidade são o principal aspecto positivo a ser realçado.

Contras: Apesar de a rotina ser algo essencial para a organização individual e, contribuir para realização das tarefas corriqueiras, deve ser um fator a ser considerado no que tange aos aspectos negativos do cotidiano de um tribunal.

Excelente local de trabalho, mas ainda há espaço para indicações políticas

Assistente Técnico Judiciário

Brasília, DF

Prós: Tem programa de qualidade de vida para o servidor com aulas de yoga e meditação de graça, além de clube de corrida, funcional, dança de salão... Tem quadro próprio de médicos e dentistas, além de berçário.

Contras: Apesar da elevada valorização do perfil técnico-jurídico, ainda há bastante espaço para cargos ocupados por profissionais pouco experientes/interessados mas com indicação política

Conselhos para presidência: Exigir reciclagem profissional de todos os profissionais ocupantes de cargos de assessoria jurídica devidamente comprovada por meio de certificados de cursos

Um ótimo local de trabalho que ainda pode melhorar.

Analista Judiciário

Brasília, DF

Prós: O benefício mais óbvio é a estabilidade no emprego (desde que você seja concursado), o que elimina grande parte do estresse da vida moderna, que é gerado pela perspectiva de perder o emprego. Mas no caso do STJ também posso citar as boas instalações, equipamentos modernos, plano de saúde, serviço médico, odontológico e fisioterápico na própria sede do tribunal. Estímulo à capacitação dos servidores com adicionais financeiros (pequenos) por treinamentos realizados e treinamentos oferecidos e bancados pela Administração.

Contras: O que poderia ser melhorado é a política de transporte de servidores. No passado havia linhas de ônibus que levavam os servidores a alguns bairros mais distantes. Hoje esse serviço está restrito ao trajeto STJ-Rodoviária do Plano Piloto-STJ. Para um órgão que se intitula o Tribunal da Cidadania seria necessária fazer uma força maior no sentido de prover transporte coletivo corporativo, o que beneficiaria tanto quem utilizasse o transporte como aqueles que preferissem ir de carro, pois aumentaria as vagas no estacionamento.

Conselhos para presidência: Restabelecimento do serviço de transporte de servidores.

Ótima estrutura e atividade estimulante

AssessorEx-funcionário, saiu em 2013

Brasília, DF

Prós: Boa estrutura para trabalhar e, além disso, a atividade é extremamente estimulante, pois envolve a elaboração de minutas de decisões e votos.

Contras: O cargo de assessor é de livre exoneração, o que faz com que seja imprevisível o período em que você permanecerá no Tribunal, não sendo interessante para quem quer estabilidade.

Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Descrição:O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é um dos órgãos máximos do Poder Judiciário do Brasil. Sua função primordial é zelar pela uniformidade de interpretações da legislação federal brasileira. O STJ também é chamado de "Tribunal da Cidadania", por sua origem na "Constituição Cidadã". É de responsabilidade do STJ julgar, em última instância, todas as matérias infra-constitucionais não-especializadas, que escapem à Justiça do Trabalho, Eleitoral e Militar, e não tratadas na Constituição Federal, como o julgamento de questões que se referem à aplicação de lei federal ou de divergência de interpretação jurisprudencial.