Como é trabalhar na SulAmérica?

Tem muito o que melhorar...

Gerente

Prós: Flexibilidade de horário e autonomia para atuação.

Contras: Não há investimento na atualização dos funcionários, não é dado nenhum incentivo para estudos. A distribuição da participação nos lucros não é clara, pessoas são privilegiadas independente de resultados. A maioria dos gestores não tem capacidade para gestão. Precisa investir mais na saúde dos funcionários, montando estruturas para exercício, com locais para banho. O RH deve ser mais ativo, tem que perder a mentalidade de DP, deve monitorar o gestores evitando favorecimentos e injustiças. Não há uma preocupação com os desníveis salariais, pessoas são promovidas para o mesmo tipo de cargo, com salários diferentes.

Conselhos para presidência: A empresa precisa mudar a mentalidade relação a seus funcionários, se espelhar em empresas como a Coca-cola e a Ipiranga, as quais possuem solidos programas para cuidar da saúde e educação de seus funcionários, elas não consideram estes gastos como despesas, mas sim como investimento.

Ótima empresa, mas pode melhorar o perfil das lideranças.

Ex-funcionário, saiu em 2011

Prós: Empresa bem estruturada, bons salários e ótimos benefícios.

Contras: Peca na gestão de pessoas. Gerentes, supervisores, coordenadores e outros lideres, poderiam ser melhor acompanhados, orientados e treinados, para exercerem funções de liderança. Afim de evitar destrato profissional, injustiças e assim proporcionar uma melhorar a qualidade de vida no ambiente profissional.

Conselhos para presidência: As pessoas são o maior patrimônio de uma empresa, portanto, acho que a empresa deve não somente analisar as qualificações de um profissional, mas também, as suas habilidades em lidar com pessoas, principalmente nos cargos de liderança.

Excelente ambiente para crescimento profissional

Prós: Ótima empresa para inciar a carreira profissional, oferece muitos treinamentos e oportunidades de crescimento para o estagiário, temos contato com executivos...

Contras: A empresa pode ser um pouco hierrarquica e por isso torna o trabalho um pouco mais lento, fora isso eu tive uma experiência muito positiva e cresci muito.

Empresa maravilhosa,gestão péssima.

RepresentanteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Bons benefícios,ambiente agradável porém a gestão da equipe poderia ser muito melhor,talvez a liderança ser mais receptiva com os colaboradores ajudasse.

Contras: Justamente a gestão da equipe,são pessoas que estão a muito tempo no cargo ou muitas vezes foram seus primeiro emprego e não tem uma visão mais ampla e não aceitam mudar.

Conselhos para presidência: Acredito que o presidente está no caminho certo mas infelizmente a empresa segue um padrão tão rígido que se fosse um pouco mais maleável poderia ir muito mais além.

Prós: Salário, benefícios, e infraestrutura de trabalho.

Contras: Os gestores pelo fato de estarem a 15, 20 anos ou mais na empresa, conhecem somente o que acontece ali, não há uma reciclagem profissional, muitos deles têm receio de mudanças, trabalham com base em processos definidos a anos e que visivelmente estão ultrapassados e não refletem a realidade do mercado. Alguns deveriam ter aulas de éticas, de como se portar em um ambiente de trabalho. Infelizmente, eu NÃO indico a ninguém.

Conselhos para presidência: Os gestores pelo fato de estarem a 15, 20 anos ou mais na empresa, conhecem somente o que acontece ali, não há uma reciclagem profissional, muitos deles têm receio de mudanças, trabalham com base em processos definidos a anos e que visivelmente estão ultrapassados e não refletem a realidade do mercado. Alguns deveriam ter aulas de éticas, de como se portar em um ambiente de trabalho, assim evitariam diversas situações de exposição da empresa. Infelizmente, eu NÃO indico a ninguém.

Experiência Ruim

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: O ambiente de trabalho é, no geral, bom. É uma empresa de funcionários jovens, não há muita resistência à mudanças e os funcionários mais antigos, quando são questionados sobre algum assunto, se demonstram interessados em ajudar. Muitos funcionários "vestem a camisa".

Contras: Dos funcionários que fizeram carreira na empresa, a maioria demonstra saber muito pouco sobre gestão de pessoas, gestão de processos e gestão de projetos. Entendem muito do negócio da empresa, mas não foram capacitados ou não tem perfil para ocupar cargos de gestão.
    O resultado é que existem muitos gestores despreparados, o que acaba por prejudicar o desempenho da equipe.
    Não há processo seletivo interno para ocupação das vagas em aberto. As vagas são ocupadas por indicação.
    Plano de metas individual e avaliação de desempenho não são processos muito claros.
    Extrema rigidez na marcação das férias, que podem ser alteradas pelo gestor a qualquer momento.

Conselhos para presidência: Estude a contratação de uma empresa de consultoria para otimizar os processos da empresa.
    Repense o treinamento aplicado aos gestores.

Ótima empresa

Prós: Organização, pessoas, serviço oferecido, treinamentos, benefícios. É uma ótima empresa para trabalhar em todos os sentidos, principalmente nos benefícios.

Contras: Não considero que tenham pontos negativos. A empresa é boa de trabalhar, te entende, te treina da melhor forma possível e sempre se importa com você.

Uma boa empresa para se trabalhar!

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente agradável, máquinas atualizadas, ótima oportunidade de se desenvolver como profissional e de crescimento pessoal, excelentes benefícios para os funcionários registrados em CLT, como: PLR, planos de saúde e odontológico Sulamérica, seguro de vida entre outros.

Contras: Não possui um plano de carreira estruturado que valorize a hierarquia, o conhecimento e o tempo de casa. Os critérios de promoções e demissões são escusos.

Conselhos para presidência: Investir em pessoas, ser mais transparente nas tomadas de decisões quanto a demissões, promoções e contratações, estruturar plano de carreira e valorizar o profissional.

Uma boa escola.

TeleatendenteEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Os benefícios são muito bons! O salário é bom para o cargo de telemarketing. É uma boa empresa, aprendi e cresci muito tanto profissional quanto profissionalmente.

Contras: Ambiente um pouco competitivo. Tive a impressão que você só cresce na empresa, caso tenha algum contato, dificilmente você tem seu trabalho reconhecido, ao menos na área que eu trabalhava. Os procedimentos são um pouco obsoletos, bem antiquados e não temos muita autonomia para ajudar o cliente. Precisam se adequar ao mercado o mais rápido possível.

Conselhos para presidência: Melhorar os procedimentos da empresa dar mais autonomia para os funcionários, principalmente do call center; se adequar as outras seguradoras, a SAS está perdendo bastante espaço devido ao procedimentos antiquados.

Uma grande escola

Estagiário Superior

Prós: Bons benefícios, clima ótimo e boas oportunidades de crescimento dentro da empresa. Valorização dos estagiários, que são na grande maioria das vezes efetivados em diversas aéreas.

Contras: Empresa um pouco engessada para determinados assuntos, talvez por ser uma empresa com mais de 100 anos de existência.

Conselhos para presidência: Avaliar métodos de trabalho mais modernos como home Office, que está presente em muitas empresas atualmente.

SulAmérica