Como é trabalhar na SulAmérica?

Tem muito o que melhorar...

Gerente

Prós: Flexibilidade de horário e autonomia para atuação.

Contras: Não há investimento na atualização dos funcionários, não é dado nenhum incentivo para estudos. A distribuição da participação nos lucros não é clara, pessoas são privilegiadas independente de resultados. A maioria dos gestores não tem capacidade para gestão. Precisa investir mais na saúde dos funcionários, montando estruturas para exercício, com locais para banho. O RH deve ser mais ativo, tem que perder a mentalidade de DP, deve monitorar o gestores evitando favorecimentos e injustiças. Não há uma preocupação com os desníveis salariais, pessoas são promovidas para o mesmo tipo de cargo, com salários diferentes.

Conselhos para presidência: A empresa precisa mudar a mentalidade relação a seus funcionários, se espelhar em empresas como a Coca-cola e a Ipiranga, as quais possuem solidos programas para cuidar da saúde e educação de seus funcionários, elas não consideram estes gastos como despesas, mas sim como investimento.

Ótima empresa, mas pode melhorar o perfil das lideranças.

Ex-funcionário, saiu em 2011

Prós: Empresa bem estruturada, bons salários e ótimos benefícios.

Contras: Peca na gestão de pessoas. Gerentes, supervisores, coordenadores e outros lideres, poderiam ser melhor acompanhados, orientados e treinados, para exercerem funções de liderança. Afim de evitar destrato profissional, injustiças e assim proporcionar uma melhorar a qualidade de vida no ambiente profissional.

Conselhos para presidência: As pessoas são o maior patrimônio de uma empresa, portanto, acho que a empresa deve não somente analisar as qualificações de um profissional, mas também, as suas habilidades em lidar com pessoas, principalmente nos cargos de liderança.

Excelente ambiente para crescimento profissional

Prós: Ótima empresa para inciar a carreira profissional, oferece muitos treinamentos e oportunidades de crescimento para o estagiário, temos contato com executivos...

Contras: A empresa pode ser um pouco hierrarquica e por isso torna o trabalho um pouco mais lento, fora isso eu tive uma experiência muito positiva e cresci muito.

Empresa maravilhosa,gestão péssima.

RepresentanteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Bons benefícios,ambiente agradável porém a gestão da equipe poderia ser muito melhor,talvez a liderança ser mais receptiva com os colaboradores ajudasse.

Contras: Justamente a gestão da equipe,são pessoas que estão a muito tempo no cargo ou muitas vezes foram seus primeiro emprego e não tem uma visão mais ampla e não aceitam mudar.

Conselhos para presidência: Acredito que o presidente está no caminho certo mas infelizmente a empresa segue um padrão tão rígido que se fosse um pouco mais maleável poderia ir muito mais além.

Prós: Salário, benefícios, e infraestrutura de trabalho.

Contras: Os gestores pelo fato de estarem a 15, 20 anos ou mais na empresa, conhecem somente o que acontece ali, não há uma reciclagem profissional, muitos deles têm receio de mudanças, trabalham com base em processos definidos a anos e que visivelmente estão ultrapassados e não refletem a realidade do mercado. Alguns deveriam ter aulas de éticas, de como se portar em um ambiente de trabalho. Infelizmente, eu NÃO indico a ninguém.

Conselhos para presidência: Os gestores pelo fato de estarem a 15, 20 anos ou mais na empresa, conhecem somente o que acontece ali, não há uma reciclagem profissional, muitos deles têm receio de mudanças, trabalham com base em processos definidos a anos e que visivelmente estão ultrapassados e não refletem a realidade do mercado. Alguns deveriam ter aulas de éticas, de como se portar em um ambiente de trabalho, assim evitariam diversas situações de exposição da empresa. Infelizmente, eu NÃO indico a ninguém.

Experiência Ruim

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: O ambiente de trabalho é, no geral, bom. É uma empresa de funcionários jovens, não há muita resistência à mudanças e os funcionários mais antigos, quando são questionados sobre algum assunto, se demonstram interessados em ajudar. Muitos funcionários "vestem a camisa".

Contras: Dos funcionários que fizeram carreira na empresa, a maioria demonstra saber muito pouco sobre gestão de pessoas, gestão de processos e gestão de projetos. Entendem muito do negócio da empresa, mas não foram capacitados ou não tem perfil para ocupar cargos de gestão.
    O resultado é que existem muitos gestores despreparados, o que acaba por prejudicar o desempenho da equipe.
    Não há processo seletivo interno para ocupação das vagas em aberto. As vagas são ocupadas por indicação.
    Plano de metas individual e avaliação de desempenho não são processos muito claros.
    Extrema rigidez na marcação das férias, que podem ser alteradas pelo gestor a qualquer momento.

Conselhos para presidência: Estude a contratação de uma empresa de consultoria para otimizar os processos da empresa.
    Repense o treinamento aplicado aos gestores.

Uma grande escola

Estagiário Superior

Prós: Bons benefícios, clima ótimo e boas oportunidades de crescimento dentro da empresa. Valorização dos estagiários, que são na grande maioria das vezes efetivados em diversas aéreas.

Contras: Empresa um pouco engessada para determinados assuntos, talvez por ser uma empresa com mais de 100 anos de existência.

Conselhos para presidência: Avaliar métodos de trabalho mais modernos como home Office, que está presente em muitas empresas atualmente.

Empresa solida e que oferece oportunidades as seus colaboradores

SuperintendenteEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa nacional de mais 100 anos, confiável, que procura dar oportunidades e praticar a meritocracia. Destaca-se pela confiabilidade e solidez da marca

Contras: Demora na tomada de decisão, governança corporativa engessada e cultura organizacional em processo de maturação. Visão do mercado é que uma empresa tradicional

Conselhos para presidência: Agilidade na tomada de decisão, suavizar a governança e reforçar a imagem interna e externa que de que é uma empresa de vanguarda e que determina tendências

Bons benefícios e oportunidades de crescimento.

Estagiário Superior

Prós: Os benefícios são ótimos e a empresa investe muito em treinamentos para cada profissional. O plano de carreira parece ser bom também, mas ainda não tive experiências.

Contras: Não consigo pensar em pontos negativos específicos, algumas políticas ainda são um pouco empedradas. Somente posso dizer isso. De resto a empresa é muito agradável

Eu acredito na evolução desta empresa!

Prós: Flexibilidade, facilidade de acesso a todos os niveis hierarquicos, beneficios, comunicacao, transparencia, relacionamento entre as areas. Uma excelente organização!

Contras: não tem plano de carreira, gestores pouco preparados para lidar com pessoas, muita vaidade, modelo de avaliacao distorce da pratica dia a dia.

Conselhos para presidência: Treinar, treinar, treinar gestores.

SulAmérica