Como é trabalhar na Suati?

Empresa promete muito mas a realidade é outra.

Analista PlenoEx-funcionário, saiu em 2014

Recife, PE

Prós: Infraestrutura em dia (copa, sala de descanso, sala de jogos). Manicure na sexta para as mulheres. Vista bonita. Funcionários inteligentes.

Contras: Empresa sem plano de carreira. Pressão desproporcional. Os donos da empresa são despreparados para gerir pessoas. Fazem promeças, depois desfazem e não explicam o motivo. Rotatividade alta. Nunca assumem os problemas - a culpa sempre é dos funcionários, não da falta de planejamento estratégico. Falta de confiança nos funcionários, como se os únicos que se importassem com a empresa fossem os donos. O pensamento é em "faturar", não em assumir o pepino e propor prazos reais. Não há treinamento algum. Falsa flexibilidade de horário. Muita fantasia, pouca realidade.

Conselhos para presidência: A presidência deve estudar como gerir pessoas. Confiar mais no bom corpo de funcionários que tem. Implantar um CMMI ou MPS.BR seria interessante para diminuir a bagunça que é o processo na empresa. Bancar treinamentos, desde para aprendizado de tecnologias até de como falar com clientes no telefone. Ser verdadeiramente flexível com os horários, baseando-se na produtividade ao invés de estar só de corpo presente para bater as 8 horas diárias.

Excelentes colaboradores sendo liderados por péssima diretoria

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2015

Recife, PE

Prós: Colegas de trabalho são boas pessoas, inteligentes e proativos. Isso torna o ambiente ao menos descontraído, para aliviar a pressão por parte dos diretores e líderes.

Contras: Diretores medíocres. Pressão por parte dos líderes, que também devem sofrer muita pressão por parte dos diretores. Falta de planejamento pra quase tudo. As poucas coisas que são decididas, normalmente são deixadas de lado (diretores mudam de foco a toda hora baseados em absolutamente nada). Falta de feedback, seja positivo ou negativo. Não informam resultados nos clientes, somente quando é muito negativo e querem por sempre a culpa nos colaboradores, nunca no "planejamento".

Conselhos para presidência: - Aprender a lidar com pessoas. Façam cursos. Leiam livros. Saiam de casa com amigos e conheçam novas pessoas. - Manter promessas ou, quando não for possível, ir atrás e explicar o por que não foi possível manter. E não esperar que o colaborador vá atrás da do que está acontecendo, tendo em vista que o erro é seu e não do colaborador - Aprender a manter o foco em objetivos planejados e não mudar a cada semana Dica de leitura: Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie

Algumas pessoas gostam e muitas não

Recife, PE

Prós: Você é tratado como CLT mesmo sendo estagiário. Pessoas muito inteligentes, legais e sempre ajudam quando você pede. Da para aprender muito dependendo do time que você entra.

Contras: Prazos impossíveis de serem completados. Não existe cultura de feedback, você só recebe críticas. Dependendo do time que você entra, aprende muito pouco. O clima muitas vezes é de total estresse.

Gerenciamento ruim, muita pressão, nenhum feedback

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2015

Recife, PE

Prós: Estrutura física, colegas de trabalho, frutas no café da manhã, videogame na hora do almoço e manicure para as mulheres nas sextas-feiras.

Contras: Expectativas desleais com os funcionários, muita pressão (muita!!) e péssimo gerenciamento. Funcionários são frequentemente realocados para outras atividades, quase sempre sempre aviso prévio. Relação com o líder fraca, pouco ou nenhum feedback. Processos e projetos desorganizados. Não há plano de carreira. Rotatividade muito alta.

Conselhos para presidência: Buscar uma forma de organizar os processos e projetos da empresa, dar liberdade aos times e modularizar as áreas da empresa, reduzir as pressões, criar um programa de feedback.

Ótimos funcionários liderados por uma diretoria fraca

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2017

Recife, PE

Prós: Boa estrutura do escritório com copa, sala de descanso e sala com video game. Colegas de trabalho são receptivos, atenciosos e competentes. Possui uma certa flexibilidade nos horários. Salários são pagos em dia.

Contras: Cobranças excessivas. Os colaboradores são competentes e capazes de lidar com os problemas do dia-a-dia, mas a diretoria não confia nos funcionários nem nos líderes. Grande parte das decisões, inclusive algumas pequenas decisões operacionais (do dia-a-dia) passam pelos diretores, o que gera gargalos e atritos com os colaboradores. As sugestões dos funcionários quase nunca são aceitas. Os funcionários estão o tempo todo "apagando incêndios". A impressão que passa é que o negócio é levado sem nenhuma organização e as decisões parecem ser feitas conforme a pressão que cada cliente da empresa exerce. A diretoria não se preocupa em passar uma visão estratégica do negócio para os colaboradores. O bem estar dos funcionários parece se tornar cada vez menos prioridade, pois vários pequenos benefícios foram cortados. Não há plano de cargos e carreira. Não fica claro para o funcionário o que ele deve fazer para melhorar na empresa.

Grande potencial, péssimo direcionamento.

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2016

Recife, PE

Prós: Ambiente fisico, funcionários, localização, horário flexível, alguns benefícios são interessantes, clientes grandes que dao visibilidade ao trabalho.

Contras: Líderes imaturos que mudam a prioridade da empresa como quem muda de roupa, deixando projetos a ver navios, não.pagam horas extras regularmente apesar de exigirem, gestão péssima, infantil.

Muita falação, pouca ação. Muita imagem, pouca atitude. Muita fantasia, pouca realidade.

Analista de Negócios

Recife, PE

Prós: Ambiente descontraído, dress code informal, colegas dispostos a ajudar, com vontade de entregar um bom trabalho e fazer diferença, infraestrutura e instalações razoáveis.

Contras: Liderança fraca, mal treinada, egocêntrica, panelista, elitista. Zero treinamento e capacitação. Colocam toda a responsabilidade nos ombros do funcionário e não assumem absolutamente nada. O funcionário é cobrado por entregar resultado acima do esperado, ser fora da curva, fazer mais do que se pede, mas a empresa não faz absolutamente nada como contrapartida e ainda prega a imagem de "empresa do futuro", "inovadora", completamente oposto do que pratica na realidade.

Colegas incríveis - Diretoria precisa aprender a gerir pessoas

ColaboradorEx-funcionário, saiu em 2016

Recife, PE

Prós: Colaboradores extremamente qualificados e super prestativos, manicure para as mulheres, frutas à disposição, flexibilidade de horário, boa localização.

Contras: Diretoria extremamente imatura, ninguém sabe as expectativas da empresa, fazem happy hour para mascarar as reclamações que virão, sugam a pessoa ao máximo e no final não reconhecem o trabalho feito, pressão desordenada.

Conselhos para presidência: Entender que não são só eles que trabalham duro para o crescimento da empresa, muita gente deixa de estar com a família e amigos para estar lá, fazendo hora extra, pra no final ouvir que são incompetentes.

A presidência precisa evoluir junto com a empresa

Ex-funcionário, saiu em 2015

Recife, PE

Prós: Infraestrutura excelente, benefícios atrativos como: estacionamento, frutas disponíveis, manicure para as mulheres, videogame. Capital Humano sempre disposto a ouvir (apesar de esbarrar no jeito muito difícil da presidência).

Contras: A maior dificuldade é a presidência, que anda na contramão do estilo leve da empresa; se envolve nas menores questões e faz cobranças o tempo todo. Você nunca fez o suficiente ou de modo que ele fique satisfeito. O capital humano até tenta amenizar as coisas, mas a mentalidade dele é bem fechada.

Conselhos para presidência: Delegar tarefas, parar de se envolver até no preço do picolé e do café! Falta confiar mais nos líderes e parar de achar que o único que se esforça de verdade na empresa é ele.

Boa estrutura, cobranças desleais

Recife, PE

Prós: Excelente infraestrutura, possui mimos como frutas e café gratuitos durante a semana, além de videogames de segunda a quinta e manicure às sextas. Investimento em ferramentas de apoio para diversas áreas da empresa.

Contras: Empresa muito horizontal, não possui plano de carreira. Cobrança e expectativas desleais com os funcionários. Não possui programas de valorização dos funcionários, como PLR, bônus por participação em projetos ou mesmo um programa de feedback. Plano guia da empresa não é passado aos funcionários, que são desalocados de atividades ou projetos diversas vezes e sem aviso prévio. Rotatividade alta de funcionários.

Conselhos para presidência: Modularizar as áreas da empresa e dar mais liberdades à elas. Valorizar mais os funcionários, buscando uma forma de reduzir as pressões e reconhecer os esforços.

Suati