Como é trabalhar na Suati?

Empresa com boa estrutura mas com problemas de gestão.

Analista de NegóciosEx-funcionário, saiu em 2013

Recife, PE

Prós: O principal ponto positivo da empresa é a sua estrutura física. A empresa possui um ótimo espaço para descanso, lazer, etc. Outro ponto positivo são os funcionários que são muito competentes e deixam o ambiente mais agradável.

Contras: O principal ponto negativo da empresa é a falta de uma boa gestão por parte dos donos. Cronogramas dos clientes não são cumpridos e os funcionários não são reconhecidos pelo seu trabalho.

Ótimos funcionários liderados por uma diretoria fraca

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2017

Recife, PE

Prós: Boa estrutura do escritório com copa, sala de descanso e sala com video game. Colegas de trabalho são receptivos, atenciosos e competentes. Possui uma certa flexibilidade nos horários. Salários são pagos em dia.

Contras: Cobranças excessivas. Os colaboradores são competentes e capazes de lidar com os problemas do dia-a-dia, mas a diretoria não confia nos funcionários nem nos líderes. Grande parte das decisões, inclusive algumas pequenas decisões operacionais (do dia-a-dia) passam pelos diretores, o que gera gargalos e atritos com os colaboradores. As sugestões dos funcionários quase nunca são aceitas. Os funcionários estão o tempo todo "apagando incêndios". A impressão que passa é que o negócio é levado sem nenhuma organização e as decisões parecem ser feitas conforme a pressão que cada cliente da empresa exerce. A diretoria não se preocupa em passar uma visão estratégica do negócio para os colaboradores. O bem estar dos funcionários parece se tornar cada vez menos prioridade, pois vários pequenos benefícios foram cortados. Não há plano de cargos e carreira. Não fica claro para o funcionário o que ele deve fazer para melhorar na empresa.

Grande potencial, péssimo direcionamento.

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2016

Recife, PE

Prós: Ambiente fisico, funcionários, localização, horário flexível, alguns benefícios são interessantes, clientes grandes que dao visibilidade ao trabalho.

Contras: Líderes imaturos que mudam a prioridade da empresa como quem muda de roupa, deixando projetos a ver navios, não.pagam horas extras regularmente apesar de exigirem, gestão péssima, infantil.

Loca muito bom pra se aprender e crescer. Estrutura excelente. Algumas instabilidades de hierarquia.

Desenvolvedor

Recife, PE

Prós: A cultura é ótima, a empresa tem ótimos processos bem estabelecidos e pessoas competentes para se aprender com elas. O horário é flexível, o que é muito bom. Tem uma estrutura muito boa materialmente como espaço pra trabalhar, cadeiras, área de descanso com sofas e videogame quanto computadores, sala de reunião e cadeiras.

Contras: Poderia ter um plano de carreira mais bem divulgado. Em alguns momentos um novato não entende bem como as coisas funcionam e os processos, apesar de que os lideres são pessoas disponíveis. A empresa passa por várias reestruturações de times, projetos e hierarquia constantemente e isso causa certa insegurança.

Empresa promete muito mais do que cumpre

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Recife, PE

Prós: Ambiente de trabalho descontraído. Bolsa de estágio satisfatória. Colegas de trabalho tem relação de ajuda mútua e ótima receptividade. Ótima organização e infraestrutura.

Contras: Cobrança desnecessária que causa estafa. Funcionários não tem autonomia para cumprir suas funções. A orientação e treinamento para estagiários é péssima. Atividades das quais espera-se que sejam cumpridas com excelência são passadas sem muita explicação a respeito. Funcionários são induzidos a viver em função da empresa para cumprir metas e objetivos.

Empresa legal, mas com seus defeitos

Recife, PE

Prós: A empresa possui um ambiente legal e descontraído. Oferece uma boa flexibilidade no horário do trabalho. As pessoas que trabalham lá são altamente capacitadas e sempre estão disponíveis para ajudar.

Contras: Existe uma cultura centralizadora dentro da empresa, o que acaba acarretando em uma falta de autonomia dos funcionários. Poderia ser melhorado escutando e dando maior voz ao seus funcionários.

Empresa promete muito mas a realidade é outra.

Analista PlenoEx-funcionário, saiu em 2014

Recife, PE

Prós: Infraestrutura em dia (copa, sala de descanso, sala de jogos). Manicure na sexta para as mulheres. Vista bonita. Funcionários inteligentes.

Contras: Empresa sem plano de carreira. Pressão desproporcional. Os donos da empresa são despreparados para gerir pessoas. Fazem promeças, depois desfazem e não explicam o motivo. Rotatividade alta. Nunca assumem os problemas - a culpa sempre é dos funcionários, não da falta de planejamento estratégico. Falta de confiança nos funcionários, como se os únicos que se importassem com a empresa fossem os donos. O pensamento é em "faturar", não em assumir o pepino e propor prazos reais. Não há treinamento algum. Falsa flexibilidade de horário. Muita fantasia, pouca realidade.

Conselhos para presidência: A presidência deve estudar como gerir pessoas. Confiar mais no bom corpo de funcionários que tem. Implantar um CMMI ou MPS.BR seria interessante para diminuir a bagunça que é o processo na empresa. Bancar treinamentos, desde para aprendizado de tecnologias até de como falar com clientes no telefone. Ser verdadeiramente flexível com os horários, baseando-se na produtividade ao invés de estar só de corpo presente para bater as 8 horas diárias.

Muita falação, pouca ação. Muita imagem, pouca atitude. Muita fantasia, pouca realidade.

Analista de Negócios

Recife, PE

Prós: Ambiente descontraído, dress code informal, colegas dispostos a ajudar, com vontade de entregar um bom trabalho e fazer diferença, infraestrutura e instalações razoáveis.

Contras: Liderança fraca, mal treinada, egocêntrica, panelista, elitista. Zero treinamento e capacitação. Colocam toda a responsabilidade nos ombros do funcionário e não assumem absolutamente nada. O funcionário é cobrado por entregar resultado acima do esperado, ser fora da curva, fazer mais do que se pede, mas a empresa não faz absolutamente nada como contrapartida e ainda prega a imagem de "empresa do futuro", "inovadora", completamente oposto do que pratica na realidade.

Colegas incríveis - Diretoria precisa aprender a gerir pessoas

ColaboradorEx-funcionário, saiu em 2016

Recife, PE

Prós: Colaboradores extremamente qualificados e super prestativos, manicure para as mulheres, frutas à disposição, flexibilidade de horário, boa localização.

Contras: Diretoria extremamente imatura, ninguém sabe as expectativas da empresa, fazem happy hour para mascarar as reclamações que virão, sugam a pessoa ao máximo e no final não reconhecem o trabalho feito, pressão desordenada.

Conselhos para presidência: Entender que não são só eles que trabalham duro para o crescimento da empresa, muita gente deixa de estar com a família e amigos para estar lá, fazendo hora extra, pra no final ouvir que são incompetentes.

Excelentes colaboradores sendo liderados por péssima diretoria

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2015

Recife, PE

Prós: Colegas de trabalho são boas pessoas, inteligentes e proativos. Isso torna o ambiente ao menos descontraído, para aliviar a pressão por parte dos diretores e líderes.

Contras: Diretores medíocres. Pressão por parte dos líderes, que também devem sofrer muita pressão por parte dos diretores. Falta de planejamento pra quase tudo. As poucas coisas que são decididas, normalmente são deixadas de lado (diretores mudam de foco a toda hora baseados em absolutamente nada). Falta de feedback, seja positivo ou negativo. Não informam resultados nos clientes, somente quando é muito negativo e querem por sempre a culpa nos colaboradores, nunca no "planejamento".

Conselhos para presidência: - Aprender a lidar com pessoas. Façam cursos. Leiam livros. Saiam de casa com amigos e conheçam novas pessoas. - Manter promessas ou, quando não for possível, ir atrás e explicar o por que não foi possível manter. E não esperar que o colaborador vá atrás da do que está acontecendo, tendo em vista que o erro é seu e não do colaborador - Aprender a manter o foco em objetivos planejados e não mudar a cada semana Dica de leitura: Como fazer amigos e influenciar pessoas, Dale Carnegie

Suati