Como é trabalhar na Stone?

Não é a empresa dos sonhos

Analista Financeiro

Prós: Ao entrar na empresa tive a possibilidade de trabalhar com um projeto que eu mesma propus. O ambiente de trabalho por ser feito de pessoas novas acaba sendo divertido

Contras: Não foi deixado claro o trabalho que eu iria desempenhar, isso acarretou uma frustração. O salário é muito baixo para o grau de especialista que eles contratam. Os líderes são MT novos e em alguns casos levam questões pessoais para o ambiente profissional.

Conselhos para presidência: Melhorem os líderes e o RH, pois vocês perdem mts pessoas boas por erro interno

Ambiente descontraído e de liberdade não compensa a falta de desenvolvimento e descaso com o colaborador.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente físico descontraído e grande liberdade para trabalhar. Oportunidades de integração e contato com outras áreas assim como possíveis mudanças. Colaboradores jovens e dedicados.

Contras: Líderes muito júniores, inexperientes e despreparados. A falta de investimento no desenvolvimento de pessoas é um grande ponto de atenção. Dificuldade para diferenciar relações pessoais de profissionais afetam o reconhecimento e crescimento dentro da empresa. Alta rotatividade e sentimento de medo e injustiça entre os colaboradores.

Empresa expandindo sem direção

Consultor Comercial BI

Novo Hamburgo, RS

Prós: Boa recepção, bom treinamento. A empresa executa uma semana de boas vindas (welcome) em SP ou RJ, depois uma semana de treinamento em qualquer lugar do Brasil.

Contras: Dependendo o lugar que você for treinar e da equipe que lhe treinar, você pode ficar mais confuso do que preparado para sair sozinho para a rua. A empresa não é para estudantes, não recomendo para quem ainda está fazendo ou terminando a faculdade. O espirito de dono que eles pedem é muito cobrado, muitas vezes será necessário trabalhar depois das 8 hrs diárias. As metas são um pouco desleais dependendo da região, porque a empresa estipula metas a nível Brasil, e isso não se encaixa em algumas regiões. Ex: A média de vendas de um estabelecimento no interior da Bahia é totalmente diferente de um estabelecimento no interior de SP que tem bem mais habitantes.

Conselhos para presidência: Trabalhar com taxas de bandeiras analisando cada região, não querer competir apenas pq o serviço é melhor e com taxas lá en cima.

Muito boa, porém desorganizada!

Consultor Comercial

Porto Alegre, RS

Prós: Pessoal comprometidas, equipe dinamica. Missão e valores da empresa são excelentes e motivam. Estrutura voltada aos clientes. Chefes com auto grau de empenho.

Contras: Desorganização em diversos aspectos. Devido ao crescimento acelerado da empresa, alguns aspectos estão sendo esquecidos. Falta foco em gerenciamento e organização.

Um caos

Analista de Riscos II

Prós: Empresa com pessoas excelentes e possibilidades de diversas carreiras. Está crescendo em um ótimo ritmo e tem oportunidades para várias pessoas sem experiência.

Contras: Remuneração bem abaixo do mercado e abaixo da quantidade de trabalho que você faz, pouca oportunidade de crescimento fora da área de vendedores; apesar de ter pessoas inteligentes, existem várias brigas de ego que impedem a empresa de performar melhor. E pra mim a pior parte é o C-level da empresa tomando atitudes que mudam a vida de todos, como se estivessem lidando com uma empresa de 50 pessoas.

Conselhos para presidência: Contratem pessoas com uma vasta experiência pra diretoria pra conseguir focar no crescimento da empresa e ter confiança nos resultados. Estruturem melhor a área de desenvolvimento, e não jogar todos eles pro RJ do dia pra noite.

Boa empresa para adquirir experiência por curto prazo

Estagiário de TIEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa mão na massa. Muita liberdade para resolver suas atribuições, mesmo que isso envolva outros times. Crescimento e amadurecimento acelerado. Líderes que confiam no cumprimento da sua tarefa e incentivam ao desenvolvimento e ousadia em metas posteriores.

Contras: Cresceu muito mas continua startup em alguns pontos. Muita gente empregada por indicação, consideração e amizade. Isso faz com que a meritocracia que eles tanto prezam seja comprometida. Contratavam um número absurdo de pessoas, normal para uma empresa que projeta um crescimento exponencial, mas quando se fala em quantidade, é necessário atentar-se à qualidade dos funcionários também, que precisam ser aderentes à cultura da companhia, coisa que nem sempre acontecia. Além disso, o plano de carreira não é claro. Permaneci por 4 meses sem nenhum feedback decente por parte do meu gestor e não há muito valor para quem realmente dá o sangue pela empresa. Alta rotatividade.

Conselhos para presidência: Valorizar quem realmente se sacrifica pelo bom desempenho da companhia.

Sem direcionamento

Ex-funcionário, saiu em 2018

Prós: Ambiente descontraído e muito dinâmico, bastante horizontal. Todos são expostos a grandes desafios, desenvolvendo novas habilidades. O escritório é bem localizado.

Contras: Falta direcionamento estratégico que, associado a uma grande independência e volatilidade das diversas áreas, resulta em grande desperdício dos recursos humanos da empresa. Muito trabalho não é aproveitado ou é constantemente refeito.

Na entrevista parece maravilhoso...

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: A cultura é bem forte e apresenta muitos pontos positivos, como informalidade e flexibilidade de horário para a maior parte das funções. Existe um estímulo para você tocar seus próprios projetos e sempre desenvolver novas soluções para velhos problemas.

Contras: São muitos os pontos negativos: - A cultura que preza pelo sangue nos olhos e espírito de dono te coloca numa posição onde as horas que você trabalha e o quanto você se doa para o trabalho (inclusive nos fins de semana) nunca são o suficiente. Era normal as pessoas estarem sobrecarregadas, mal dormidas e/ou doentes. - Sair na sua hora comumente é mal visto, já que são valorizadas as pessoas que viram a noite trabalhando. - O horário ser flexível na prática significa trabalhar muitas horas a mais somado a uma curiosa ineficiência do RH e das lideranças para computar as horas extras nas folhas de ponto preenchidas manualmente. Não era raro o RH perder as folhas de ponto preenchidas de meses atrás e a clara relutância das lideranças em colocar ponto eletrônico. - A cobrança para a excelência e dedicação é constante mas os salários não acompanham essa cobrança. Em resumo: você será muito exigido e muito mal pago. - Com o crescimento da empresa, a cultura de meritocracia foi bastante contaminada pela indicação por afinidades, o que, por consequência, coloca pessoas muito despreparadas (sem background ou treinamento) nas lideranças. - Por fim, a empresa trabalha com o estabelecimento de metas absurdas e entregas sempre para ontem, o que, novamente, sobrecarrega os funcionários e prejudica a qualidade da entrega. Você sempre vai estar com muita pressão na cabeça.

Minha avaliação foi objetiva, impessoal e justa!

Desenvolvedor Sênior BIEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Na Stone existe uma ambiente de trabalho adequado e agradável ao desenvolvimento, o horário é flexível e existe uma boa cultura de home office!

Contras: Um ponto bastante negativo é a rotatividade dos colaboradores na empresa, não existe uma estabilidade, a não ser pra quem já trabalha na empresa desde a fundação! Muitos novos colaboradores não ficam na empresa mais de 1 ano em uma quantidade muito expressiva!

Cultura e a falácia de sua execução

Coordenador

Prós: Existiu possibilidade de crescimento, hoje não mais. Área comercial bem estruturada, cultura expressa por toda a empresa, treinamentos interessantes!

Contras: Não há plano de carreira, metas globais nebulosas, estratégias de contratação falha, muitos gestores sem visão holística e contra a cultura da companhia, falha na comunicação em momentos importantes para as pessoas, demissões em massa pelo mesmo motivo "pessoa fora da cultura".

Conselhos para presidência: Culpar menos o indivíduo, pq a estrutura para desenvolvimento de algum processo é muito pobre, além de algumas lideranças simplesmente não estarem nessa posição por mérito! Sejam sinceros com os objetivos da empresa na contratação das pessoas, ninguém cresce mais tão rápido ou terá visibilidade suficiente para se destacar, áreas essenciais foram esquecidas e o trabalho operacional subestimado

Stone