Como é trabalhar na SSi Schaefer?

Ótima empresa com grande futuro mas que precisa melhorar seus processos internos.

Analista de TI

Vinhedo, SP

Prós: Ambiente bastante dinâmico e oportunidades de trabalho internacionais. A empresa reembolsa as despesas que se tem durante as viagens.

Contras: Poderia fornecer um ambiente melhor para os funcionarios tomarem seu café, com mais variedade e mais espaço. Um plano de carreira e salarios seria ótimo e o processo de contratação me pareceu um pouco confuso. As regras da empresa precisam ser melhor definidas.

Conselhos para presidência: Um pouco mais de atenção aos processos internos, assim como melhoria do ambiente de trabalho em si aumentariam a eficiencia dos funcionários. A empresa passou por uma mudança e pequenos detalhes, como mesas mal montadas e caindo são um pouco estranhos para quem não está acostumado com isso.

Avaliação realista

Engenheiro de Projetos

Vinhedo, SP

Prós: Otimo ambiente de trabalho, escritório amplo e com todos os recursos necessários para desenvolver um bom trabalho Funcionarios capacitados e grande qualidade no desenvolvimento de projetos

Contras: Definir ujm melhor plano de carreira para cada funcionário e metas a serem alcançadas com a devida recompensa. Além disso, é necessário uma melhor gestão do calendário anual de trabalho.

Analista Desenvolvedor Pleno

Prós: Empresa internacional líder no mercado de intra-logística, reconhecimento de conhecimento, esforço e trabalho. Projetos interessantes, com oportunidades de participação em projetos internacionais. Bom ambiente de trabalho com conforto. Boas oportunidades de crescimento.

Contras: Falta de processos internos com uso de boas ferramentas de controle, especifico da filial brasileira, já que as filiais no exterior são mais rigorosas em processos e controle de desenvolvimento, incluindo equipes de suporte especializado (deixando para os desenvolvedores apenas suporte de segundo nivel em casos de necessidade de envolvimento ou analise de um desenvolvedor), controle de qualidade, versionamento, task management e processos automatizados de build/deploy. Falta um pouco de transparência no planejamento de projetos, causando as vezes angústia por projetos e viagens surgirem repentinamente. Vale-alimentação desvalorizado em relação à atual situação do país (e geralmente nao recebe reajuste com base em inflação)

Conselhos para presidência: - Adicionar o vale-alimentação no cálculo de reajuste salarial anual com base na inflação; - Maior transparência em relação ao planejamento com os funcionários (para evitar projetos e viagens que surgem de repente); - Desenvolvimento de processos internos e boas práticas para ter suporte mais responsável, eficaz e eficiente, controle de qualidade, gerenciamento de código e tarefas, processos de build/deploy;

O ambiente ainda é bom, mas está piorando. Salário e benefícios são baixos.

Engenheiro de Aplicação

Vinhedo, SP

Prós: Ótimo ambiente de trabalho: Não há competição entre os funcionários e o ambiente é muito colaborativo. Colegas de trabalho com boa formação e know how em geral muito dispostos a ajudar. Raramente é necessário levar trabalho para casa. O trabalho em geral é realmente feito dentro das horas de serviço.

Contras: O salário é muito abaixo do mercado, e isso aliado a uma jornada de 44horas resulta em uma remuneração R$/hora compatível com a de estagiários. O vale refeição é insuficiente, principalmente levando em conta a região da empresa. Não é reajustado a anos. Pelo menos uma semana por mês de refeição precisa ser paga do próprio bolso. A flexibilização do horário, que já existiu no passado da empresa agora está totalmente engessada, na completa contramão do mundo devido a uma mentalidade ultraconservadora do CEO e falta de vontade do RH de se indispor com o mesmo. Não há incentivos a estudos: não se libera hora para mestrados, especializações, cursos de idiomas, muito menos incentivos financeiros. Algo que existia ha poucos anos na empresa e hoje foi cortado. Não existe um plano de carreira na empresa, nem incentivos a resultados como PLR. As pessoas no geral são engajadas, mas apenas por motivação própria mesmo. Existem muitos cargos de chefia desnecessários.

Conselhos para presidência: Dar mais reconhecimento e incentivos a funcionários. Existem diversas coisas virtualmente sem custo que poderiam impactar muito positivamente na satisfação do funcionário que estão sendo cortadas, como flexibilização de horários, incentivos a especializações e cursos. Incentivar funcionários a se engajarem: plano de metas e de carreira, PLR. Hoje, vejo muito funcionários se dedicando e se esforçando, mas todos apenas com motivações pessoais.

Apenas razóavel

Projetista

Vinhedo, SP

Prós: A empresa é uma multinacional de origem alemã, possui unidades pelo mundo inteiro e é um ótimo lugar para se trabalhar, com ótimas pessoas e um ambiente de trabalho bem tranquilo.

Contras: Apesar de ser uma multinacional, falta organização. Muitos problemas de empresa pequena, falta de feedback do gestor, pouca oportunidade de crescimento profissional, pouca oportunidade de fazer carreira, salário baixo quando comparado ao que o mercado oferece, não há PLR, ou outro bônus de qualquer tipo, o vale refeição é incompatível com a região (Vinhedo), não há clareza em relação à gestão e aos objetivos da empresa como um todo.

Conselhos para presidência: Estruturação de acordo com uma empresa do porte que possui. Gerentes que façam feedbacks contínuos e um plano de carreira que incentive o funcionário a se motivar.

Incrível falta de bom senso

Vinhedo, SP

Prós: Empresa de porte internacional, com direito à viagens ao exterior. Pensamento um pouco diferente em questão de liberdade. Trabalhamos muito porém podemos tirar um tempo para nós mesmos.

Contras: Benefícios fora da realidade, pagam fora do valor de mercado fazem anos e ainda sim não ajustam mesmo com a inflação e demais, promessas não compridas e total falta de plano de carreira. Dizem que o crescimento vem por méritos porém não vejo ninguém crescendo com esse processo. O Crescimento vem somente quando existe a necessidade de uma nova pessoa para tocar um projeto, e isso sem a remuneração.

Conselhos para presidência: Devem diminuir essa cultura de empresa familiar e começar a conhecer mais os funcionários, dar oportunidade àqueles que tem vontade de fazer algo diferente para a empresa e ter um melhor cargo. Confiar no potencial das pessoas e deixá-las crescer. Aprender a manter melhor seus funcionários antes de pedirem demissão. Melhorar os benefícios já é mais do que obrigação e está fora da realidade. A Empresa possui processos diferentes, maquinas e alta tecnologia, porém não é de grande desenvolvimento pessoal, o mercado esta aberto para essas pessoas, então desenvolver algum diferencial se faz necessário.

Quase a melhor

Prós: Empresa flexível, tecnologia muito moderna no ramo de automação logística, excelente grupo no exterior.

Contras: Investimento nos funcionarios bem precário, não tem plano de carreira, salário não tão satisfatório.

Conselhos para presidência: Não deixe as amizades tomar conta dos negócios, e confie mais em seus funcionários.

Falta de reconhecimento

Técnico de Automação

Vinhedo, SP

Prós: Ótimo ambiente de trabalho. Os colegas são amigáveis e sempre ajudam uns aos outros. Existe uma grande área de conhecimento e crescimento no ramo em que a empresa opera.

Contras: Falta de reconhecimento dos chefes. Pouco treinamento para os colegas do meu setor. Setor carente de conhecimento técnico o que causa baixa safisfação dos clientes a sensação de impotência do corpo técnico em resolver os problemas. Salários abaixo da média considerando as empresas do ramo e vale alimentação abaixo da realidade.

Conselhos para presidência: Acreditar nos funcionários e valorizá-los pois sem eles a empresa não será nada e se quiserem crescer mais e melhor. Investir nos funcionários e reagir prontamente conforme a necessidade dos mesmos

Precisa melhorar muito

Ex-funcionário, saiu em 2017

Vinhedo, SP

Prós: Bom clima organizacional, flexibilidade de horario e funcionarios que vestem a camisa da empresa em prol de que o trabalho seja realizado da melhor maneira

Contras: Não existe um plano de gestão, gestores mal preparados pois a empresa nao investe em desenvolvimento dos mesmos. CEO vive no tempo das cavernas onde o importante é ganhar dinheiro o resto pouco importa. Grande parte dos gestores estão onde estão porque é amigo da diretoria (salvo exceções). Vale refeição ridiculo, temos que tirar boa parte do salario para cobrir o resto do mes pois a empresa fica localizada em uma região cara mas a direção finge que não esta vendo, apesar de todos reclamarem.

Conselhos para presidência: Começar a visualizar que a empresa esta crescendo e se a mentalidade nao mudar ira perder pessoas importantes na organização.

De mau a pior

Analista Pleno

Vinhedo, SP

Prós: 1) Possibilidade de viagem ao exterior 2) Aprendizado de tecnologia alemã. 3) Alguns colegas de trabalho são muito prestativos e ajudam bastante

Contras: 1) Não existe processo na empresa, mesmo sendo uma multinacional. 2) Não existe meta, você nunca sabe o que deve fazer e pelo que vai ser cobrado. 3) Não existe feedback, você nunca vai saber se fez algo certo ou errado. 4) Não existe plano de carreira. 5) Não existe incentivo algum para profissionalização (MBA/Pós) e caso você fale que vai fazer, vão vir com vários impeditivos. 6) Gerentes/Diretores totalmente despreparados, não conhecem técnicas de gestão, fazem micro-gestão (Cronometram tempo do seu café por exemplo), não auxiliam os funcionários e nem facilitam seu trabalho. 7) Treinamentos ministrados pela empresa são uma piada, gasta-se muito para não surtir efeito satisfatório. 8) Vale alimentação acaba na primeira semana, nunca corrigido pela inflação.

Conselhos para presidência: Contratar uma empresa de consultoria de processos, trocar quadro de gerentes e diretores, profissionalizar a empresa no Brasil. Criar metas para todos os times, criar processos, criar plano de carreira. Contratar pessas capacitadas para os cargos gerenciais e não apenas pelo "tempo de casa"

SSi Schaefer