Como é trabalhar na SSi Schaefer?

Barco à deriva

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Vinhedo, SP

Prós: Clima muito amistoso entre os funcionários. Pagamentos em dia. Plano de Saúde. VR.

Contras: Gestão ultrapassada e desorganizada. Diretores e gestores sem comando, pois não tem preparo para liderar. Equipe pequena para realizar um zilhão de coisas. Empresa tem grande peso no mercado devido a ser uma multinacional líder no que faz, porém no Brasil parece uma empresa que foi estabelecida há 2, 3 anos. Liderança é fraca e desatualizada, é tudo uma questão de cargo/título e não de mérito para ocuparem as cadeiras que ocupam. Sem plano de carreira. Salarios defasados. VR ridiculamente baixo. Não é um ambiente de aprendizado. Funcionário fica estagnado...

Conselhos para presidência: Conselhos para presidência? A presidência não quer ouvir. Melhor trocar mesmo.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Essa empresa possui um ambiente tranquilo, espaçoso, confortavel. Os colegas de trabalho sao muito simpaticos e faceis de trabalhar com. Havia flexibilidade de horario, que era bem visto por todos mas hoje ja nao há.

Contras: Falta incentivo aos funcionarios, nao tem plano de carreira e o vale refeicao esta totalmente fora da realidade da cidade, onde os funcionarios tem que tirar do proprio bolso todo mes pra completar.

Conselhos para presidência: Prestar mais atencao nos funcionarios e ouvir as reclamacoes deles, pois pouco a pouco estao perdendo bons trabalhadores, qualificados e com experiência, que na primeira oportunidade que tiverem irao para outro lugar que sejam mais valorizados.

uma empresa sem futuro

Analista Pleno

Vinhedo, SP

Prós: Alguns funcionários tem oportunidade para treinamento na matriz alemã, o RH se esforça muito para compatibilizar as possibilidades, o salário é pago em dia.

Contras: Administração fordista do seculo passado, sem plano de carreira (sobe quem é amigo do diretor), linha gerencial sem instrução profissional, departamentos que não interagem, sem nenhum foco no cliente, marketing rudimentar. Não investe em instrução, não promove por mérito, não recompensa por resultados.

Conselhos para presidência: Mude, altere seu comportamento relacional, olhe para os que vivem pela empresa.

Excelente empresa para conhecer o que há de mais tecnológico no mundo atual.

Vinhedo, SP

Prós: Ambiente excelente para desenvolvimento profissional. Relação direta com engenheiros do mundo todo com oportunidades de viagens internacionais. A empresa trabalha no método de meritocracia o que incentiva os profissionais, pois não é tempo de casa que faz você crescer e sim o esforço e motivação de cada profissional. Os escritórios ao redor do mundo são de ponta, e as instalações de tecnologia fornecidas pela SSI são consideradas obras de arte na matéria de robótica.

Contras: A empresa dá muita chances a profissionais denominados "milenius", o que faz que a rotatividade seja grande pois esses profissionais acham que de um dia para o outro você tem o direito de tornar-se um executivo sem antes "suar a camisa", uma pena que os universitários atuais sejam tão frágeis para o mundo corporativo de hoje em dia.

Empresa que não recomendo para nenhum trabalhador a procura de uma boa empresa para se trabalhar.

Ex-funcionário, saiu em 2018

Vinhedo, SP

Prós: Companheirismo entre colegas de trabalho e aprendizado referente ao trabalho exercido, tecnicamente e comercialmente. Conhecimento de diversas culturas.

Contras: Não tem reconhecimento de trabalho, salários muito baixo do mercado, sem plano de carreira, gerentes sem capacitação, conhecimento e liderança, necessário mais estudo para realmente realizar a gestão.

Conselhos para presidência: Olhar para baixo e entender onde está o ponto fraco e deixar de investir em lados da empresa que não promovem crescimento.

Ótima empresa, líder de mercado, para quem busca crescimento profissional

Projetos

Vinhedo, SP

Prós: Plano de carreira baseado em mérito, salário compatível com a responsabilidade e o retorno que se traz à empresa. Destaco a lealdade que a empresa tem com seus colaboradores e da oportunidade de crescimento que anda proporcional com seu crescimento no Brasil. O ambiente de trabalho é agradável, a empresa oferece grande autonomia quanto a forma com que se executa as atividades para se chegar nos resultados esperados. Ótimo relacionamento com os demais colegas - sem aquele clima de competição, mas sim de cooperação.

Contras: Rotatividade de colaboradores que buscam carreira imediatista e que não compreendem que os benefícios e condições que a empresa oferece visa sobretudo um crescimento robusto e contínuo, e digo ainda que graças a essa gestão temos hoje uma situação muito sólida e estável, que nos traz segurança nesta época de crise.

Conselhos para presidência: Melhorar divulgação dos planos da empresa, além de pequenas contribuições que não custam nada à empresa, como flexibilização dos horários, melhor divulgação sobre o calendário de feriados (e pontes), maiores informações a respeito de cursos de idiomas, auxilio especialização, etc...

Ultrapassada

Engenheiro de AplicaçãoEx-funcionário, saiu em 2017

Vinhedo, SP

Prós: Segmento com muita oportunidade na América Latina, com grande destaque para o Brasil, dado o crescente investimento em logística das empresas visando a criação de diferenciais competitivos.

Contras: Modelo de gestão é ultrapassado e não condiz com o trabalho de inteligência que os funcionários devem desenvolver. Não são apresentadas metas e nem um programa de desenvolvimento profissional baseado em competências que cada um deveria desenvolver para atingir seu próximo objetivo dentro da empresa, isso torna difícil identificar e justificar meritocracia. Os funcionários são cobrados por carga horária e não por resultados. Há muitos cargos de gerência/diretoria desnecessários, o que torna a organização inchada e proporciona um ambiente de briga de egos que inibe a troca de experiência/ideias entre as equipes. O RH não tem abertura para entender as necessidades dos funcionários e serve basicamente para cumprimento da folha de pagamento, todas as decisões relacionadas a pessoas são tomadas pelo CEO. O salário está muito abaixo do mercado e não é compensado com benefícios, o vale refeição não atende aos preços da região e no final do mês deve-se pagar do bolso para almoçar, a empresa também não proporciona um ambiente adequado aqueles que gostariam de levar sua própria comida, não há mesas, cadeiras, nem sequer um ambiente coberto para fazer a refeição. O escritório é higienizado apenas alguns dias da semana, o que gera mau odor e muita sujeira nos banheiros. Não existe cultura na empresa, funcionários não compartilham valores e visão do grupo pois nunca são inseridos a eles, falta um grande trabalho com relação à criação de uma identidade da empresa no Brasil.

Conselhos para presidência: Entender as necessidades dos funcionários, ser mais transparente com os objetivos e valores da empresa, estar aberto a novas ideias, menos arrogância.

É uma grande pena.

Analista de Sistemas Júnior

Vinhedo, SP

Prós: Realmente é bem difícil ver pontos positivos. O básico eu diria: pagamentos em dia e a cada 15 dias, vale refeição (R$352) , plano de saúde.

Contras: Extremamente desorganizada. Sem processos. Profissionais não são especialistas no que fazem, parece que todos estão sempre tentando quebrar o galho de qualquer jeito e vai levando. Não existe dedicação a projeto, funciona na base do bombeiro. Não há treinamento, cada um se vira como pode. Alta diretoria não entende nada de TI, bem como não tem formação na área e fica tudo na base do achismo (e mudam de opinião como quem muda de roupa). Não há compartilhamento de informação. É um salve-se quem puder. E a documentação existente é péssima, some a isso ao fato de ser tudo proprietário: você não vai achar no Google. Surgem viagens do nada e quando você vê tem que passar 3 meses fora de casa, pois a empresa não paga para voltar em intervalo menor. Ar condicionado não funciona, quem quiser que tenha um ventilador usb. VR é de R$352 e em Vinhedo é impossível se alimentar com esse valor. Não tem refeitório, tem um pia e um quadrado de 1,5x1,5 para você comer em pé caso queira levar sua comida ou sentar no chão do corredor lateral sob o sol do meio dia ou chuva. Não tem home office e são 44 horas semanais...

Conselhos para presidência: Saiam da década de 70. Se querem ter bons profissionais, precisam valorizar a área. Estudo, atualização e especialização é sempre válido para todos, especialmente para alta gerência. Não conseguem cobrar, pois não sabem ensinar. Vira uma verdadeira zona.

Melhor empregadora, ótimas oportunidades

Técnico de Automação

Vinhedo, SP

Prós: É uma empresa que oferece muitas oportunidades, a quem vista a camisa e entenda sua missão. É prática comum da empresa a promoção de funcionários dedicados e com tempo de casa. O plano de carreira não é estabelecido por normas, é construído pela dedicação das pessoas. Existe sim muita flexibilidade de horários, dentro da racionalidade. O que não existe mais é o total descontrole de carga horária, onde cada um fazia seu próprio horário, e isso é natural pelo crescimento da empresa. A SSI é a líder mundial no seu ramo de atuação, e tem um enorme potencial de crescimento no país. Isso significa que existem muitas oportunidades para quem saiba se posicionar e entender qual a missão e os valores da empresa.

Contras: Fruto do crescimento exponencial que a empresa teve nos últimos anos, mudanças estão sendo realizadas a todo momento, o que pode frustrar funcionários que não entendam esse cenário.

Minha opinião

Engenheiro de Aplicação

Vinhedo, SP

Prós: A empresa está em crescimento e dá oportunidades para quem está focado em resultados. Os horários são flexíveis, o clima de trabalho é saudável e existe a possibilidade de experiência internacional relevante. Além disso a empresa é meritocrática e remunera melhor os mais comprometidos.

Contras: Algumas melhorias que não implicam em custos poderiam ser feitas: divulgar o calendário anual com antecedência; receber feedback dos gestores e dar feedback aos colegas (avaliação 360); divulgar melhor as metas e estratégias da empresa aos funcionários, para que todos tenham noção do impacto do seu trabalho no todo.

SSi Schaefer