Como é trabalhar na SSi Schaefer?

Ótima empresa, líder de mercado, para quem busca crescimento profissional

Projetos

Vinhedo, SP

Prós: Plano de carreira baseado em mérito, salário compatível com a responsabilidade e o retorno que se traz à empresa. Destaco a lealdade que a empresa tem com seus colaboradores e da oportunidade de crescimento que anda proporcional com seu crescimento no Brasil. O ambiente de trabalho é agradável, a empresa oferece grande autonomia quanto a forma com que se executa as atividades para se chegar nos resultados esperados. Ótimo relacionamento com os demais colegas - sem aquele clima de competição, mas sim de cooperação.

Contras: Rotatividade de colaboradores que buscam carreira imediatista e que não compreendem que os benefícios e condições que a empresa oferece visa sobretudo um crescimento robusto e contínuo, e digo ainda que graças a essa gestão temos hoje uma situação muito sólida e estável, que nos traz segurança nesta época de crise.

Conselhos para presidência: Melhorar divulgação dos planos da empresa, além de pequenas contribuições que não custam nada à empresa, como flexibilização dos horários, melhor divulgação sobre o calendário de feriados (e pontes), maiores informações a respeito de cursos de idiomas, auxilio especialização, etc...

Ultrapassada

Engenheiro de AplicaçãoEx-funcionário, saiu em 2017

Vinhedo, SP

Prós: Segmento com muita oportunidade na América Latina, com grande destaque para o Brasil, dado o crescente investimento em logística das empresas visando a criação de diferenciais competitivos.

Contras: Modelo de gestão é ultrapassado e não condiz com o trabalho de inteligência que os funcionários devem desenvolver. Não são apresentadas metas e nem um programa de desenvolvimento profissional baseado em competências que cada um deveria desenvolver para atingir seu próximo objetivo dentro da empresa, isso torna difícil identificar e justificar meritocracia. Os funcionários são cobrados por carga horária e não por resultados. Há muitos cargos de gerência/diretoria desnecessários, o que torna a organização inchada e proporciona um ambiente de briga de egos que inibe a troca de experiência/ideias entre as equipes. O RH não tem abertura para entender as necessidades dos funcionários e serve basicamente para cumprimento da folha de pagamento, todas as decisões relacionadas a pessoas são tomadas pelo CEO. O salário está muito abaixo do mercado e não é compensado com benefícios, o vale refeição não atende aos preços da região e no final do mês deve-se pagar do bolso para almoçar, a empresa também não proporciona um ambiente adequado aqueles que gostariam de levar sua própria comida, não há mesas, cadeiras, nem sequer um ambiente coberto para fazer a refeição. O escritório é higienizado apenas alguns dias da semana, o que gera mau odor e muita sujeira nos banheiros. Não existe cultura na empresa, funcionários não compartilham valores e visão do grupo pois nunca são inseridos a eles, falta um grande trabalho com relação à criação de uma identidade da empresa no Brasil.

Conselhos para presidência: Entender as necessidades dos funcionários, ser mais transparente com os objetivos e valores da empresa, estar aberto a novas ideias, menos arrogância.

É uma grande pena.

Analista de Sistemas Júnior

Vinhedo, SP

Prós: Realmente é bem difícil ver pontos positivos. O básico eu diria: pagamentos em dia e a cada 15 dias, vale refeição (R$352) , plano de saúde.

Contras: Extremamente desorganizada. Sem processos. Profissionais não são especialistas no que fazem, parece que todos estão sempre tentando quebrar o galho de qualquer jeito e vai levando. Não existe dedicação a projeto, funciona na base do bombeiro. Não há treinamento, cada um se vira como pode. Alta diretoria não entende nada de TI, bem como não tem formação na área e fica tudo na base do achismo (e mudam de opinião como quem muda de roupa). Não há compartilhamento de informação. É um salve-se quem puder. E a documentação existente é péssima, some a isso ao fato de ser tudo proprietário: você não vai achar no Google. Surgem viagens do nada e quando você vê tem que passar 3 meses fora de casa, pois a empresa não paga para voltar em intervalo menor. Ar condicionado não funciona, quem quiser que tenha um ventilador usb. VR é de R$352 e em Vinhedo é impossível se alimentar com esse valor. Não tem refeitório, tem um pia e um quadrado de 1,5x1,5 para você comer em pé caso queira levar sua comida ou sentar no chão do corredor lateral sob o sol do meio dia ou chuva. Não tem home office e são 44 horas semanais...

Conselhos para presidência: Saiam da década de 70. Se querem ter bons profissionais, precisam valorizar a área. Estudo, atualização e especialização é sempre válido para todos, especialmente para alta gerência. Não conseguem cobrar, pois não sabem ensinar. Vira uma verdadeira zona.

Melhor empregadora, ótimas oportunidades

Técnico de Automação

Vinhedo, SP

Prós: É uma empresa que oferece muitas oportunidades, a quem vista a camisa e entenda sua missão. É prática comum da empresa a promoção de funcionários dedicados e com tempo de casa. O plano de carreira não é estabelecido por normas, é construído pela dedicação das pessoas. Existe sim muita flexibilidade de horários, dentro da racionalidade. O que não existe mais é o total descontrole de carga horária, onde cada um fazia seu próprio horário, e isso é natural pelo crescimento da empresa. A SSI é a líder mundial no seu ramo de atuação, e tem um enorme potencial de crescimento no país. Isso significa que existem muitas oportunidades para quem saiba se posicionar e entender qual a missão e os valores da empresa.

Contras: Fruto do crescimento exponencial que a empresa teve nos últimos anos, mudanças estão sendo realizadas a todo momento, o que pode frustrar funcionários que não entendam esse cenário.

Minha opinião

Engenheiro de Aplicação

Vinhedo, SP

Prós: A empresa está em crescimento e dá oportunidades para quem está focado em resultados. Os horários são flexíveis, o clima de trabalho é saudável e existe a possibilidade de experiência internacional relevante. Além disso a empresa é meritocrática e remunera melhor os mais comprometidos.

Contras: Algumas melhorias que não implicam em custos poderiam ser feitas: divulgar o calendário anual com antecedência; receber feedback dos gestores e dar feedback aos colegas (avaliação 360); divulgar melhor as metas e estratégias da empresa aos funcionários, para que todos tenham noção do impacto do seu trabalho no todo.

Recomendo para quem gostar de crescimento a través do trabalho

Executivo de Vendas

Vinhedo, SP

Prós: Empresa com grandes oportunidades para se desenvolver em setor em grande crescimento. A empresa oferece autonomia para quem tiver empreendedorismo.

Contras: Algumas pessoas do time não entendem que a finalidade da empresa é geração de riqueza e valor e nao estão comprometidas. Parece que acreditam que a empresa só tem obrigações e eles só direitos

Conselhos para presidência: Compartilhar mais os planos de futuro com o time

O ambiente ainda é bom, mas está piorando. Salário e benefícios são baixos.

Engenheiro de Aplicação

Vinhedo, SP

Prós: Ótimo ambiente de trabalho: Não há competição entre os funcionários e o ambiente é muito colaborativo. Colegas de trabalho com boa formação e know how em geral muito dispostos a ajudar. Raramente é necessário levar trabalho para casa. O trabalho em geral é realmente feito dentro das horas de serviço.

Contras: O salário é muito abaixo do mercado, e isso aliado a uma jornada de 44horas resulta em uma remuneração R$/hora compatível com a de estagiários. O vale refeição é insuficiente, principalmente levando em conta a região da empresa. Não é reajustado a anos. Pelo menos uma semana por mês de refeição precisa ser paga do próprio bolso. A flexibilização do horário, que já existiu no passado da empresa agora está totalmente engessada, na completa contramão do mundo devido a uma mentalidade ultraconservadora do CEO e falta de vontade do RH de se indispor com o mesmo. Não há incentivos a estudos: não se libera hora para mestrados, especializações, cursos de idiomas, muito menos incentivos financeiros. Algo que existia ha poucos anos na empresa e hoje foi cortado. Não existe um plano de carreira na empresa, nem incentivos a resultados como PLR. As pessoas no geral são engajadas, mas apenas por motivação própria mesmo. Existem muitos cargos de chefia desnecessários.

Conselhos para presidência: Dar mais reconhecimento e incentivos a funcionários. Existem diversas coisas virtualmente sem custo que poderiam impactar muito positivamente na satisfação do funcionário que estão sendo cortadas, como flexibilização de horários, incentivos a especializações e cursos. Incentivar funcionários a se engajarem: plano de metas e de carreira, PLR. Hoje, vejo muito funcionários se dedicando e se esforçando, mas todos apenas com motivações pessoais.

Precisa melhorar muito

Ex-funcionário, saiu em 2017

Vinhedo, SP

Prós: Bom clima organizacional, flexibilidade de horario e funcionarios que vestem a camisa da empresa em prol de que o trabalho seja realizado da melhor maneira

Contras: Não existe um plano de gestão, gestores mal preparados pois a empresa nao investe em desenvolvimento dos mesmos. CEO vive no tempo das cavernas onde o importante é ganhar dinheiro o resto pouco importa. Grande parte dos gestores estão onde estão porque é amigo da diretoria (salvo exceções). Vale refeição ridiculo, temos que tirar boa parte do salario para cobrir o resto do mes pois a empresa fica localizada em uma região cara mas a direção finge que não esta vendo, apesar de todos reclamarem.

Conselhos para presidência: Começar a visualizar que a empresa esta crescendo e se a mentalidade nao mudar ira perder pessoas importantes na organização.

Avaliação realista

Engenheiro de Projetos

Vinhedo, SP

Prós: Otimo ambiente de trabalho, escritório amplo e com todos os recursos necessários para desenvolver um bom trabalho Funcionarios capacitados e grande qualidade no desenvolvimento de projetos

Contras: Definir ujm melhor plano de carreira para cada funcionário e metas a serem alcançadas com a devida recompensa. Além disso, é necessário uma melhor gestão do calendário anual de trabalho.

Apenas razóavel

Projetista

Vinhedo, SP

Prós: A empresa é uma multinacional de origem alemã, possui unidades pelo mundo inteiro e é um ótimo lugar para se trabalhar, com ótimas pessoas e um ambiente de trabalho bem tranquilo.

Contras: Apesar de ser uma multinacional, falta organização. Muitos problemas de empresa pequena, falta de feedback do gestor, pouca oportunidade de crescimento profissional, pouca oportunidade de fazer carreira, salário baixo quando comparado ao que o mercado oferece, não há PLR, ou outro bônus de qualquer tipo, o vale refeição é incompatível com a região (Vinhedo), não há clareza em relação à gestão e aos objetivos da empresa como um todo.

Conselhos para presidência: Estruturação de acordo com uma empresa do porte que possui. Gerentes que façam feedbacks contínuos e um plano de carreira que incentive o funcionário a se motivar.

SSi Schaefer