Como é trabalhar na SPTrans?

Empresa focada em

Técnico em Monitoração

Prós: Bons valores de benefícios. Alguns nuances de otimização, mas entregue a chefes que desconhecem o melhor uso para ferramentas, tornando-as sub aproveitadas.

Contras: Cultura organizacional antiquada, procedimentos e excesso de retrabalho. Empresa política, profissionais especializados em fingir e simular ações, muitos dos trabalhos sem finalidade, ou ausência de real aplicação. Falta de perspectiva perspectiva de crescimento. e melhor aproveitamento humano, ausência de incentivos para aprimoramentos externos (faculdades e cursos). Excesso de funcionários aposentados em atividade, impedindo uma rotatividade saudável no quadro. Ampla desproporção entre salários, você encontra funcionários sem setor jogando cartas, e recebendo muito, pois não foram enquadrados em nenhum setor.

Conselhos para presidência: Acredito que a cultura organizacional antiga, seja um desafio para além de apenas uma gestão, funcionários que poderiam renovar essa cultura, acabam desmotivando na falta de perspectivas para crescimento interno. A empresa figura mais como um apoio para o lançamento para outras oportunidades. O turnover é altíssimo dentro de pessoas novas, e podadas de desenvolver o potencial da empresa.

SPTrans

Estagiário Superior

Prós: Equipe dá muito suporte e apoio a quem está ingressando agora no mercado. Sempre que necessário você encontra ajuda com os superiores ou colegas de cargo.

Contras: O salário para estagiários é muito baixo, mal dá para manter a faculdade. É difícil se manter com um valor tão abaixo do que é no mínimo necessário.

Empresa tranquila de se trabalhar, porém...

Estagiário Administrativo

Prós: Clima organizacional, pessoas dispostas a ensinar, flexibilidade de horário, localização, aprendizado, gratuidade nos ônibus para funcionários

Contras: Para estagiários, salários extremamente baixos, muito tempo ocioso, poderiam designar mais responsabilidades para o estagiário já que ficam muito tempo sem produzir, equipamentos antigos e/ou desatualizados (como por exemplo computadores que ainda utilizam windows xp). Por ser uma empresa pública, não é possível uma efetivação, apenas prorrogação do contrato.

Auxiliar

Prós: Várias áreas para trabalhar na empresa

Contras: Valorização dos funcionários de lá

Muito cacique para pouco índio

Assistente de Transportes

Prós: Paga em dia, bom ambiente de trabalho, participação de lucros razoavelmente boa

Contras: Excesso de chefia desnecessária, retrabalho, funcionários fora de função, quadro de funcionários antiquado

É uma boa empresa para se trabalhar, mas pode melhorar se modernizar as relações de trabalho.

Prós: Os benefícios (Vale-Alimentação, vale-refeição, plano de saúde, participação nos resultados, prêmio de assiduidade, seguro de vida, etc) são acima da média de mercado. As tarefas devem ser executadas conforme a programação, porém não há pressão por cumprimento de metas.

Contras: O quadro de funcionários operacionais está bastante defasado, por isso não consegue prestar um bom atendimento ao público. O plano de cargos e salários não permite a progressão profissional e não tem concurso interno, portanto não há possibilidade de promoção para os cargos operacionais.

Conselhos para presidência: Proporcionar condições de ascensão profissional para a área operacional

Melhor que empresa privada!

Técnico de Monitoramento Júnior

Prós: Os benefícios são bem vantajosos e o plano de saúde é excelente. Nunca houve atraso no pagamento de salários ou benefícios nesses 7 anos que estou aqui.

Contras: Como é uma Sociedade de Economia Mista com participação majoritária da PMSP, acaba sofrendo forte influência política, como todas as outras. Quando a cidade começa a evoluir, o que está diretamente ligado ao nosso trabalho, vem um prefeito e muda as prioridades.

Excelente clima organizacional

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Cultura, acolhimento quando novo na instituição, clima organizacional, companheirismo, Ex: quando era estagiaria almoçava com os gerentes e chefes de departamento, a equipe de trabalho é vista como uma família.

Contras: A maior parte dos colaboradores são antigos, entraram na época da CMTC (que abriu falência e deu inicio a SPTrans) a maior parte das pessoas são contra novos processos de trabalho e por mais que alguns continuem estudando obtendo outras graduações acabam se acomodando, se impondo a novas mudanças (mesmo que seja a mudança de sala por exemplo).

Conselhos para presidência: A maior parte da equipe de colaboradores já estão aposentados, é viável o ingresso de uma nova geração na organização, uma equipe de colaboradores mais jovens, que dê entusiasmo e gere novas ideias para solucionar os tantos problemas a cerca do transporte público.

Serviço publico com beneficios de empresa privada

Agente de Informações

Prós: Beneficios e participação nos resultados, estabilidade, cultura da empresa, servir ao povo, função social, sentimento de colaborar com a cidade

Contras: falta de plano de carreira,o Beneficios e participação nos resultados sao bons, mas precisa melhorar na infra estrutura de cozinha, banheiros, etc

Conselhos para presidência: Falta um vale cultura, atividades culturais, estimulo a formação, concursos publicos para novos funcionarios, falta infra-estrutura

Dependendo do setor, bom lugar para trabalhar.

Técnico de Monitoramento

Prós: Salário em dia e ótimos benefícios. Horários de trabalho flexíveis, ambiente de trabalho sadio, local de trabalho de fácil acesso e participação no resultado da empresa.

Contras: No setor que trabalho: Descaso com os empregados, trabalho cansativo , não há perspectiva de crescimento e favorecimentos notórios. Na empresa: Empresa com visão administrativa atrasada, não há possibilidades de crescimentos, burocrática e muitos comissionados.

Conselhos para presidência: Mais oportunidades para seus empregados, seleção interna e menos cargos comissionados. Há setores que o favorecimento aos "puxa-sacos" é notório!

SPTrans