Como é trabalhar na Sotreq - Caterpillar?

Tudo para ser uma excelente empresa, mas ainda falta...

Engenheiro de ServiçosEx-funcionário, saiu em 2004

Prós: Empresa bem estruturada em processos, forte cultura de servir ao cliente, fácil acesso a informações técnicas/treinamentos. Excelente empresa para formar jovens profissionais. Muito boa política de PLR.

Contras: Empresa extremamente centralizada, com baixo nível de delegação a gerentes e até algumas diretorias. Programa de crescimento tímido, mesmo aos colaboradores bem avaliados. Valorização do profissional oriundo mercado, em detrimento aos que possuem experiência na casa; o que leva a desmotivação/perda de bons profissionais. Excesso de intervenção da área de RH (chamada de Ambiente Humano) em áreas fim da empresa (peças/serviços), o que engessa as decisões de quem está no dia a dia das operações.

Conselhos para presidência: Saber delegar e avaliar resultados...há um excesso de centralização e ao mesmo tempo distanciamento das operações, o que leva a decisões, por vezes, pouco precisas. Reavaliar o intervencionismo exagerado da área de RH (ou AH como prefiram chamar) que acaba engessando gestores que estão a frentes das operações.

Formadora de talentos

Representante de Suporte ao Produto

Prós: Berço de aprendizado, perfil formador de talentos. Disponibiliza uma grande quantidade de treinamentos em todos os níveis e os certifica em alguns casos. Sou suporte ao produto e não entrei nesta posição, tive alguns crescimentos e hoje sou mais bem preparado. Sotreq é uma grande escola.

Contras: Como a maioria das grandes empresas, um descontentamento pontual com um gestor não pode ser maximizado para toda empresa. O aspecto negativo talvez seja a falta de comunicação com as áreas para tratar de assuntos diários.

Conselhos para presidência: Somos nós que brigamos para atingir as métricas e acredito que meus pares assim como eu também nutrem o mesmo sentimento de remar juntos na mesma direção. Sotreq nunca teve tantas ferramentas de análise de resultados, saindo do campo especulativo para o consolidado, o que entendo fazer parte de um maior nível de excelência. Capacitar, monitorar e cobrar dos seus gestores um maior cuidado no que diz respeito ao "respeito nas relações" é fundamental para nossa longevidade. Sotreq não se resume apenas em números, mas em números felizes que incorporam em si o amarelo Cat para o mútuo crescimento.

A Sotreq é meu segundo lar me sinto feliz e muito a vontade

Assistente Financeiro

Prós: Valoriza o Funcionário, tem oportunidade de crescimento, grande aprendizagem na função exercida, o ambiente é bom favorece o trabalho em equipe.

Contras: A falta de alguns benefícios como, uma cesta básica, vale alimentação e um plano odontológico melhor..

Conselhos para presidência: Ouvir mais os funcionários, realizar pesquisas estar mais junto.. A empresa Sotreq é uma ótima empresa para se trabalhar eu recomendo sem dúvidas nenhuma.

Ótima empresa

Auxiliar de Reparo de Componentes

Prós: Uma empresa que presa por seus colaboradores. Há um bom plano de carreira, possibilitando crescimento e satisfação profissional. Empresa consolidada no mercado.

Contras: Ainda buscam melhorias em segurança e também em equipamentos que gere mais produtividade , alguns processos são um tanto obsoletos. Localização da filial Rio não é das melhores, cercado por comunidades e poucas linhas com ônibus parador decorrentes de bairros distantes.

Conselhos para presidência: Prezar sempre por um bom relacionamento, o operacional faz com que a engrenagem de resultados. Em tempo de crise o diálogo se torna prioridade.

Boa empresa mas que precisa se atualizar urgentemente

Analista de Comunicação Institucional

Prós: Liberdade para criação de projetos PLR boa (quando a metas são atingidas) Bons benefícios Empresa com interesse em inovação Respeito ao funcionário

Contras: Não há plano de carreira Promoções de baixa alteração de salário (max de 20%) Muitas demandas e pouca equipe Processos internos lentos Poucos profissionais de qualidade

Conselhos para presidência: Revisar políticas e processos internos, além de investir em projetos de áreas voltadas para atender o funcionário.

Bom lugar para trabalhar

Coordenador ComercialEx-funcionário, saiu em 2016

Contagem, MG

Prós: Ambiente muito bom, com diversas oportunidades de carreira. A empresa é muito grande, mas mantém um clima de empresa familiar. Todos os beneficos são pagos sem nenhum problema.

Contras: A empresa é muito correta e agradável, mas não me proporcionou o crescimento esperado. Quem buscar mais estabilidade do que crescimento estará bem servido.

Conselhos para presidência: Proporcionar uma renovação

Boa empresa para se trabalhar

Assistente

Prós: Para quem se dedica bastante a empresa é oferecida boas oportunidades de crescimento, salário é adequado ao pago no mercado para empresas desse porte.

Contras: Constantes mudanças de estrutura. Para se adequar ao mercado que vem passando dificuldades empresa vem montando uma estrutura mais enxuta, e passa por reestruturações agressivas, o que nos deixa um pouco inseguros.

Empresa de grande porte buscando inovação

Analista de Comunicação Pleno

Prós: Salário um pouco acima do mercado, participação de lucro boa, empresa com boa infraestrutura, tem preocupação com segurança de trabalho, está buscando se modernizar através de ferramentas atuais no mercado.

Contras: Empresa investe pouco em capacitação de funcionários, muitos cargos de chefia e poucos para mão de obra, falta de visão estratégica, salários de mesmo nível hierárquico com grande disparidade.

Conselhos para presidência: Valorize mais a opinião daqueles mais próximos da linha de produção.

num todo é uma otima empresa pra trabalhar.

MecânicoEx-funcionário, saiu em 2013

Congonhas, MG

Prós: exelente empresa para trabalhar, otimo plano de saúde, ótimo plano odontológico. exelente plano de carreira. empresa onde todos os funcionaários tem uma satisfação enorme de trabalhar.

Contras: não tenho muito em que reclamar da empresa, so acho o salário de mecânico baixo, o salário deveria ser melhor, plano odonológico tambem deveria melhorar.

A empresa me completa atualmente atendendo minhas expectativas.

Consultor de Planejamento Estratégico

Prós: A empresa valoriza os funcionários, tem bons benefícios e oferece certa estabilidade, tendo uma saúde financeira boa, que lhe permite enfrentar períodos de crise com equilíbrio.

Contras: Devido ao longo tempo que os funcionários permanecem em seus cargos a evolução de carreira é lenta, exigindo paciência para grandes crescimentos.

Sotreq - Caterpillar

Descrição:A história da Sotreq no Brasil começa em 1941, no Rio de Janeiro (RJ), com o nome de Sociedade de Tratores e Equipamentos. Em seguida, fechou um acordo com a Caterpillar para distribuir os produtos da multinacional no país, em diversos estados. Atualmente, atua em quase todos os estados do território nacional, com 34 filiais, sendo uma das maiores revendedoras exclusivas de produtos, serviços e sistemas Caterpillar no mundo. Atinge clientes dos sefmentos de construção, energia e petróleo, mineração e marítimo.