Como é trabalhar na Sonda IT?

Analista de Suporte Bilíngue

Santana de Parnaíba, SP

Prós: Bons benefícios, influente no mercado e o melhor ponto positivo na minha opinião: Oferece oportunidades para pessoas com diferentes níveis de qualificação, começando do jovem que acabou de concluir o ensino médio e não tem experiência profissional.

Contras: Sistema de promoção da empresa não é bem interligado com o segmento de negócio da unidade que eu trabalho. Isso faz com que a empresa perca muitos colaboradore(a)s motivado(a)s e que estão se graduando/qualificando, pois somos forçados a sair dela para conseguir atuar em alguma outra função ou mesmo na função na área que estamos nos graduando em outra empresa, embora na própria empresa existam várias oportunidades nessas áreas, mas que eles preferem contratar pessoas do mercado.

Conselhos para presidência: Considerem mais o Service Desk quando surgirem vagas em qualquer unidade de negócio.

Meus Sentimentos

Analista de Processos

Prós: Algo que acho muito bom é a pontualidade dos pagamentos, dia 15 e 30, caso aconteça dos dias caírem em finais de semana o pagamento é adiantado.

Contras: No meu caso, trabalho no cliente, no entanto nosso desempenho não é acompanhado de perto pelos superiores, nos privando de progresso dentro da empresa. Entrei sabendo quanto ia ganhar, porém ainda não recebo o que mereço, já tenho uma boa experiência na área que atuo, como já ouvi do meu atual chefe, domino o que faço. São essas coisas que nos desmotivam ( nós profissionais) a falta de interesse da empresa em saber se o colaborador está evoluindo, ou se até mesmo ele deseja evoluir, pois sem incentivo ninguém se mexe. Enfim, criar planos de carreira seria ótimo, entrei sem ao menos ouvir falar de um, seu plano de carreira pelo que vi e ficar um bom tempo na empresa, e mesmo assim nada acontece a não ser que o colaborador arrume uma outra oportunidade. OBS: O pouco tempo que estou na empresa notei as citações acima. Att,

Conselhos para presidência: Idem aos pontos negativos citados por mim acima, se envolver mais com o colaborador, não somente lembrar quando existe a necessidade de uma nova demanda, claro sei que somos pagos para fazer as atividades atreladas a nossa profissão, mais é sempre revigorante ouvir: - Nossa ! Legal bom trabalho ! É isso ai enfim ser lembrado pelo que faz e já fez.

"Sem gestão. Sem transparência. Lideres incompetentes. Privilegiam os amigos dos chefes.

Analista Funcional

Prós: Os colaboradores da empresa que são pessoas agradáveis e dispostas a ajudar (em sua maioria). Ambiente saudável. Um empresa correta, com relação ao pagamento de salários e benefícios. Sempre em dia.

Contras: A gestão. Sem transparência, desestimulam lideres e promovem pessoas incompetentes. Obrigam os colaboradores a trabalharem em feriados para compensar horas negativas e não durante os dias úteis, mesmo se colaborador quer pagar as horas. Só se interessam por números. Quando o sucesso vem, os gestores pegam os louros para eles. Quando vem o fracasso, ai o colaborador que "paga o pato". Sem oportunidades de crescimento, com exceção para os "protegidos" da chefia. Paga-se mal os benefícios. Muita rotatividade de gestores.

Conselhos para presidência: Dar oportunidade de carreira aos funcionários. Privilegiar lideres e não chefes (super incompetentes). Dar maior transparência no âmbito trabalhista e de gestão.

Uma boa empresa para adquirir conhecimentos.

Analista Funcional SAP Júnior

Prós: Ótimo ambiente de trabalho para profissionais com perfil informal.

Contras: Não há perspectiva de crescimento. Muitos funcionais no mesmo cargo e salário há tempos.

Conselhos para presidência: Implantar um programa de avaliação e desempenho. Desenvolver um planejamento de cargos e salários.

Falta acrescer alguns valores para ser uma grande empresa.

Gestor

Prós: Ambiente legal para se trabalhar.

Contras: Não valoriza os funcionários. Não há regras de cargos e salários. Inexiste meritocracia.

Conselhos para presidência: Valorizar o capital humano.

Empresa para quem está começando.

Analista de Suporte IV

São José dos Campos, SP

Prós: Paga em dia, benefícios como VR, VA, VT e convênios.

Contras: Empresa não possui plano de carreira! O salário é o mesmo para aqueles que possuem 5 anos de casa e aqueles que entraram há 1 mês! Também é nítido que os lideres são despreparados e estão onde estão pois com certeza fizeram favores e agrados para outros lideres/chefes!

Conselhos para presidência: Criar plano de carreira, dar bônus pelo tempo de serviço, criar incentivos para os funcionários.

Grande elefante branco.

Analista de Sistemas Sênior

Santana de Parnaíba, SP

Prós: Pagamento de Salários e benefícios em dia.

Contras: Não existe um plano de carreira, cargos e salários estagnados para sempre!!!
    Gerentes, Gestores e Coordenadores sem conhecimento ou preparação alguma para "gerir" equipes.

Conselhos para presidência: Rever como os seus Gestores estão gerindo as equipes (por competências ou impondo medo?) e implantar uma Política de Administração de Cargos e Salários.

Lugar agradável, te dá ânimo para levantar da cama todos os dias

Analista ProgramadorEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: A empresa é bem dividida internamente, as áreas têm responsabilidade bem definida, os profissionais são bem escolhidos para participar de reuniões e tomar decisões, o esforço e resultado são reconhecidos e recompensados, o ambiente de trabalho estimula a qualidade, o funcionário sabe o que é esperado dele, o horário é flexível, os líderes (coordenadores e gerentes) sabem dialogar e são abertos a conversas.

Contras: O crescimento na empresa é um pouco lento, caso o funcionário esteja esperando uma posição de liderança. Além disso, as atividades tendem a cair numa rotina.

Conselhos para presidência: Plano de carreira bem definido seria um ponto a melhorar, mas já está tudo quase perfeito.

Boa empresa para se trabalhar, mas algumas áreas precisam ser reestruturadas.

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: A empresa paga o salario em dia, tem bons benefícios, horário flexível e possibilidade de trabalho remoto. Tem grandes projetos e possibilidade de trabalhar com as ultimas tecnologias disponíveis.

Contras: Pelo seu tamanho e estrutura deveria ser mais organizada. Pouca possibilidade de crescimento profissional para os colaboradores. Não incentiva os colaboradores na realização de pós-graduação e certificações. Tem muitos profissionais despreparados em altas posições e excelentes profissionais desmotivados.

Conselhos para presidência: A empresa precisa pensar diferente para entregar resultados diferentes. Algumas posições gerenciais devem ser reavaliadas.

Analista de Requisitos PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Salvador, BA

Prós: Ambiente Saudável, pagamento em dia, sem atraso horário de trabalho flexível Plano de carreira bem implementado Trabalha com diferentes tecnologias

Contras: Não possui escritório na região, então a comunicação com a chefia não é eficaz. Não há valorização dos funcionários que estão em contratos de clientes

Sonda IT

Descrição:Fundada no Chile em 1974, a Sonda é a maior companhia latino-americana de soluções e serviços de TI, presente em 10 países, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Panamá. Com ampla estrutura, que contempla 62 escritórios, a Sonda reúne o maior portfólio de ofertas de Tecnologia da Informação do mercado, o que permite atender de ponta a ponta todas as demanda de TI das empresas. Com mais de 13 mil colaboradores, a Sonda mantém atualmente 5 mil clientes ativos espalhados por toda a América Latina. A companhia negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile). No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989. Com cinco mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais que estão presentes em todos os Estados brasileiros, a organização opera através de quatro divisões de negócios: Serviços de TI, SAP, Plataformas e Aplicativos.