Como é trabalhar na Somos Educação?

A empresa é boa, mas falta estrutura motivacional aos seus funcionários

Prós: Ambiente equilibrado, com alta pressão e liberdade para desenvolver o trabalho. Horários são flexíveis e apesar de exigir boa performasse a empresa recompensa com bônus ou PLR.

Contras: Não possui normais e diretrizes consolidadas na empresa. Muitos cargos de chefias, porém não tem comunicação entre eles não sendo possível informar qual o objetivo a ser alcançado.

Prós: Trabalhar com educação e ver tantos cases de superação. Possibilidade de home office, escritório moderno e bem estruturado. Pessoas qualificadas.

Contras: Empresa com turnover alto de pessoas e sem definições claras de estratégia. Remuneração não condizente com o mercado. Ambiente mais político do que voltado para performance. Pouca sinergia entre os negócios.

Conselhos para presidência: O mercado de educação não pode ser pautado somente pelo lucro.

Evite, se possível.

Editor de ArteEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Definição bem clara das funções a serem exercidas. Na época eu tive todos os benefícios de grande empresa, além do registro em CLT e todos os direitos garantidos.

Contras: Equipes desmotivadas e forte competição entre os funcionários das várias empresas que formam hoje a Somos. Ambiente pesado e retrógrado em todos os setores. Metodologia de trabalho antiquada e que não valoriza seus editores, impossibilitando a melhoria do trabalho e consequentemente, a educação.

Conselhos para presidência: Vendam logo. A educação agradece.

A maior do segmento, sua gestão é baseada em números!

Consultor Comercial

Prós: Tem alto poder de investimento dentro de uma estratégia bem definida de dar suporte e apoio às escolas parceiras. O player oferecido procura atender todas as demandas do cliente - proposta pedagógica, marketing, formação de professores, habilidades socioemocionais, programa bilíngue entre outros. Estrutura flexível para migração entre as várias áreas da empresa conforme interesse e capacitação do colaborador. A comunicação interna conta com diversas ferramentas e as informações chegam fácil para todos, o que ajuda na noção de coletivo e unidade numa empresa que é enorme, dividida em diversas frentes e equipes.

Contras: Precisa crescer na qualidade da entrega de seus serviços e produtos, ainda peca em questões básicas. Existe uma rivalidade entre as áreas, falta na liderança alguém que chame a responsabilidade pra si, e os problemas demoram pra serem solucionados porque fica num jogo de empurra-empurra. Clima pesado na área comercial porque as cobranças são feitas sem considerar a realidade do mercado, eles querem números e ponto final, sem dar o suporte necessário pra equipe.

Conselhos para presidência: Na área da educação se trabalha com foco na qualidade de produtos e serviços para então vir os números expressivos e duradouros. Se inverter a ordem pode ser arriscado! Pense nisso!

Assistente Editorial

Prós: Horários flexíveis, boa gestão, incentivos, aula de meditação, ambiente bem estruturado, agradável e moderno, bastante autonomia ao funcionário

Contras: Os benefícios poderiam ser um pouco melhores. O convênio de saúde cobre apenas 70% do valor das consultas e exames de rotina. Não recebo auxílio com o transporte (fretado)

Boa empresa sim

Gerente

Prós: Ambiente cada mais humanizado, em franco desenvolvimento. Valoriza-se a celebração das conquistas. Procuram desenvolver juntos as equipes para sanar problemas.

Contras: Algumas confusões para desenvolver certas áreas, faltam alguns parâmetros de qualidade. A maioria dos colaboradores é jovem, tem muita energia, mas nem sempre muita experiência.

Conselhos para presidência: Preocupar-se cada vez mais com qualidade do serviço educativo, direto ao aluno.

Só saio da Somos pra trabalhar fora do Brasil.

Designer Pleno

Prós: A Somos é uma empresa muito nova, tem uma visão bem moderna, muita flexibilidade, muitos jovens na liderança e um ambiente super leve. Por ser um grupo formado por várias empresas, tem muita diversidade cultural em seu DNA e proporciona uma convivência muito rica entre profissionais experientes e novos, entre profissionais acostumados com ambientes super estáveis e profissionais de empresas com grande rotatividade de pessoas. Isso tudo torna o ambiente muito propício ao aprendizado, principalmente para estagiários e trainees. A Somos também tem um perfil muito interessante de integrar startups ao grupo, trazendo sempre gente genial e com sangue novo para suas novas soluções e serviços.

Contras: Toda essa diversidade que eu coloquei nos pontos positivos tem um lado ruim que é a falta de seriedade do RH com alguns pontos, por exemplo pessoas com mesmo cargo e valor diferente de benefícios, pessoas com uma ou outra dificuldade de usufruir de certos benefícios por ter vindo de uma ou outra empresa integrada ao grupo. Apesar disso, vejo que a empresa já está trabalhando pra regularizar e não permitir mais esse tipo de situação. Outra situação causada por essa diversidade é a diferença de clima em diferentes departamentos da empresa. Gosto muito da área em que trabalho, mas vejo muitos comentários ruins de pessoas que trabalham em outras áreas. Entendo que a flexibilidade dada pelo gestão aos líderes faz com que bons líderes possam desempenhar um bom papel, mas também permite que maus líderes causem muitos problemas a seus liderados. Também vejo que a empresa está trabalhando pra corrigir isso com encontros e capacitação à liderança.

Crianças na gestão

Supervisor Operacional

Prós: Dúvida rápida, em pouco tempo, com um mínimo de vontade, e algum diferencial, as pessoas podem ser promovidas. Isso pode ser muito bom, pois mostra reconhecimento.

Contras: Os mesmos motivos, subida rápida de cargos. Muita criança, em cargos de gestão, brincando de escolinha. Isso compromete o futuro da empresa, além de não reconhecer pessoas com mais prontidão.

Gosto, mas ainda tem muito a melhorar no tocante aos colaboradores

Assistente Editorial

Prós: Possibilidade de trabalho remoto é um aspecto positivo, assim como a flexibilidade de horário (mas isso depende da "cabeça aberta" do gestor, o que). O ambiente físico é muito bom e moderno.

Contras: Constantes mudanças de gestores, aliadas à comunicação nem sempre muito clara, geram insegurança em parte dos times, que ficam sem um direcionamento claro e objetivo. A empresa faz muitas aquisições - o que, do ponto de vista financeiro, é ótimo -, mas isso, às vezes, abala algumas equipes, que correm o risco de serem integralmente eliminadas. Acredito, também, que falte oportunidade de crescimento profissional - não há plano de carreira.

Conselhos para presidência: Alguns times não são devidamente respeitados/valorizados, apesar do potencial. É preciso melhorar a comunicação entre liderança e liderado (muitas equipes ficam no "limbo", sem saber o que vai acontecer). É preciso mais clareza nas relações. Também falta oportunidades de crescimento/carreira.

Positiva

Diretor de Negócios

Prós: Visão empreendedora desafios à altura das pessoas, benefícios adequados as funções, espírito empreendedor, respeito é praticado como um valor

Contras: Muita velocidade para inovação, construção e empoderamento trazem junto excesso de dedicação à empresa, prejudicando a vida pessoal e gerando um grande turnover

Somos Educação

Descrição:A SOMOS Educação é o maior grupo de educação básica do Brasil e um dos maiores grupos de educação do mundo.

Nossas escolas, sistemas de ensino, editoras, produtos e serviços para gestão e formação complementar impactam o dia a dia e transformam a vida de milhares de educadores e de milhões de alunos, juntamente com suas famílias, por todo o país.

Com portfólio completo de soluções, organizado em um ecossistema de negócios integrado, potencializamos os resultados da educação brasileira, aumentando também a rentabilidade das escolas que o utilizam.

As marcas do grupo SOMOS Educação são referências de qualidade. Oferecemos uma formação completa que prepara nossos alunos para as provas do ENEM, dos melhores vestibulares do país e também da vida.

Por trás de tudo isso, existe um time de profissionais inquietos, que compartilha o compromisso de formar gerações de brasileiros cada vez melhores.