Olá! Love Mondays irá virar Glassdoor em 26 de junho. Saiba mais

Como é trabalhar na Somos Educação?

A empresa é boa, mas falta estrutura motivacional aos seus funcionários

Prós: Ambiente equilibrado, com alta pressão e liberdade para desenvolver o trabalho. Horários são flexíveis e apesar de exigir boa performasse a empresa recompensa com bônus ou PLR.

Contras: Não possui normais e diretrizes consolidadas na empresa. Muitos cargos de chefias, porém não tem comunicação entre eles não sendo possível informar qual o objetivo a ser alcançado.

Prós: Trabalhar com educação e ver tantos cases de superação. Possibilidade de home office, escritório moderno e bem estruturado. Pessoas qualificadas.

Contras: Empresa com turnover alto de pessoas e sem definições claras de estratégia. Remuneração não condizente com o mercado. Ambiente mais político do que voltado para performance. Pouca sinergia entre os negócios.

Conselhos para presidência: O mercado de educação não pode ser pautado somente pelo lucro.

Evite, se possível.

Editor de ArteEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Definição bem clara das funções a serem exercidas. Na época eu tive todos os benefícios de grande empresa, além do registro em CLT e todos os direitos garantidos.

Contras: Equipes desmotivadas e forte competição entre os funcionários das várias empresas que formam hoje a Somos. Ambiente pesado e retrógrado em todos os setores. Metodologia de trabalho antiquada e que não valoriza seus editores, impossibilitando a melhoria do trabalho e consequentemente, a educação.

Conselhos para presidência: Vendam logo. A educação agradece.

Falta um pouco de meritocracia, mas é um prazer trabalhar na empresa.

Scrum Master

Prós: É um ambiente leve, diverso, respeitoso e de incentivo à criatividade, de verdade. . A empresa da benefícios comuns como vale refeição e alguns mais legais como home-office e PLR. Após a compra pela Kroton a sensação é que tem se tornado mais responsável financeiramente e varios dinossauros da empresa já caíram e isso acende um pouco a esperança de termos um plano de carreira e uma meritocracia.

Contras: Como já brifei acima, a meritocracia é um problema já que houve nos últimos anos uma mistura entre pessoas muito antigas da Abril educação e da Saraiva, que muitas vezes recebiam altos salários, atrapalhando o orçamento de muitas equipes, ao mesmo tempo que não ajudavam a tornar o ambiente mais inovador e os produtos mais competitivos, e "super millennials" dad startups que eles adquiriam, que também chegavam com super salários, nada de experiência e nenhuma cobrança de resultados. No fim, humanos comuns são mais cobrados, menos ouvidos e menos remunerados, o que criou um movimento forte de saída de talentos. Pessoalmente eu vejo dia a dia isso mudando.

Conselhos para presidência: Olhem com carinho para a meritocracia e o sucesso é garantido ;-)

Foi bom

DiretorEx-funcionário, saiu em 2019

Prós: empresa com proposito, cultura jovem, dinamica, muitas oportunidades de carreira e de crescimento. E trabalhar com educaçao é contribuir para o futuro.

Contras: empresa em processo de mudança em funcao de recente compra por um grupo maior de cultura muito divergente, o que esta gerando uma debandada geral.

Kroton impôs novo modelo

Supervisor/Coordenador

Prós: Bom ambiente, ótimos gestores, conseguimos nivelar vida profissional e pessoal, empresa busca dar oportunidades internas isso quando era somos educação antes da compra pela Kroton

Contras: Nova cultura organizacional, imposta pela compra da Kroton... passaram a ver apenas números e nao mais pessoas, descartaram conhecimento instalado e querem trocar todos por menores custos

Melhor dos mundos!

Prós: Empresa incrível! Primos benefícios, clima matavilhoso e gestores capacitados. É um lugar que você tem certeza de crescimento e desenvolvimento.

Contras: Prédio da Tamandaré com infraestrutura muito ruim. Muitas escadas, sem elevador, sem ventilação...

Conselhos para presidência: Nunca deveria ter vendido a empresa para a Kroton, que é uma empresa desumana.

Inspirador e dá espaço para cada um buscar o seu melhor

Supervisor/Coordenador

Prós: Muita gente boa; diálogos e relações entre as pessoas em prol do negócio, de fazer o melhor; muito espaço para autonomia, criação coletiva, aprendizado liberdade para ser você mesmo; diversidade e respeito - diversidade de pessoas e de negócio (empresa grande e startups atuando juntas); propósito verdadeiro; coragem para apostar nas pessoas; investe e valoriza questões básicas como boa remuneração, bom plano de saúde, empresa cidadã, previdência privada, bom ambiente de trabalho, boa infraestrutura para se trabalhar (computadores tem qualidade, não há mesa fixa, facilidade de acesso a rede, Office, em qualquer lugar).

Contras: Demora no investimento em processos, sistemas e estrutura, principalmente de back office; alta liderança pouco alinhada entre si, criando "nichos" de atuação muito independentes, o que enfraquece uma atuação corporativa com planejamento de longo prazo. Pouco investimento em desenvolvimento de pessoas.

Conselhos para presidência: Construir planejamento de longo prazo com a liderança

Lidar com os alunos é uma experiência construtiva

Professor

Prós: Oportunidade de ensinar crianças e ver o desenvolvimento desses, fazendo um trabalho constante com meus alunos e me preparando para ajudá-los a se desenvolverem como pessoas e ao mesmo aprimorarem seu conhecimento da língua inglesa.

Contras: A gestão do local (gerente e coordenadora) não são colaborativas, não existe nenhum tipo de reconhecimento ou agradecimento pelo trabalho prestado. Sem oportunidade de crescimento profissional no local.

Conselhos para presidência: Mais incentivo e reconhecimento aos professores que se dedicam.

Tudo pra ser um dos melhores lugares pra se trabalhar

Coordenador de Conteúdo

Prós: Clima organizacional e o propósito educacional. A empresa está em busca da inovação na educação brasileira. Sinto orgulho de participar dos projetos.

Contras: Muita hierarquia. Alguns setores são bem engessado, ainda existe muito ego envolvendo decisões importantes que podem impactar as entregas de qualidade para o usuário final

Somos Educação

Descrição:A SOMOS Educação é o maior grupo de educação básica do Brasil e um dos maiores grupos de educação do mundo.

Nossas escolas, sistemas de ensino, editoras, produtos e serviços para gestão e formação complementar impactam o dia a dia e transformam a vida de milhares de educadores e de milhões de alunos, juntamente com suas famílias, por todo o país.

Com portfólio completo de soluções, organizado em um ecossistema de negócios integrado, potencializamos os resultados da educação brasileira, aumentando também a rentabilidade das escolas que o utilizam.

As marcas do grupo SOMOS Educação são referências de qualidade. Oferecemos uma formação completa que prepara nossos alunos para as provas do ENEM, dos melhores vestibulares do país e também da vida.

Por trás de tudo isso, existe um time de profissionais inquietos, que compartilha o compromisso de formar gerações de brasileiros cada vez melhores.