Como é trabalhar na Somos Educação?

A empresa é boa, mas falta estrutura motivacional aos seus funcionários

Prós: Ambiente equilibrado, com alta pressão e liberdade para desenvolver o trabalho. Horários são flexíveis e apesar de exigir boa performasse a empresa recompensa com bônus ou PLR.

Contras: Não possui normais e diretrizes consolidadas na empresa. Muitos cargos de chefias, porém não tem comunicação entre eles não sendo possível informar qual o objetivo a ser alcançado.

Prós: Trabalhar com educação e ver tantos cases de superação. Possibilidade de home office, escritório moderno e bem estruturado. Pessoas qualificadas.

Contras: Empresa com turnover alto de pessoas e sem definições claras de estratégia. Remuneração não condizente com o mercado. Ambiente mais político do que voltado para performance. Pouca sinergia entre os negócios.

Conselhos para presidência: O mercado de educação não pode ser pautado somente pelo lucro.

Evite, se possível.

Editor de ArteEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Definição bem clara das funções a serem exercidas. Na época eu tive todos os benefícios de grande empresa, além do registro em CLT e todos os direitos garantidos.

Contras: Equipes desmotivadas e forte competição entre os funcionários das várias empresas que formam hoje a Somos. Ambiente pesado e retrógrado em todos os setores. Metodologia de trabalho antiquada e que não valoriza seus editores, impossibilitando a melhoria do trabalho e consequentemente, a educação.

Conselhos para presidência: Vendam logo. A educação agradece.

Lugar de Autonomia e Aprendizado

Analista de Recursos Humanos (RH) Sênior

Prós: Existe muita abertura para um trabalho autônomo, onde se pode criar, sugerir, melhorar..O clima é bom, de respeito e ajuda mútua. Os valores inspiram e engrandecem.

Contras: Estruturas que primam pela sustentabilidade baseadas mais nas operações do que em gente. Aparentemente há grande mentes pensando estratégias e processos bem feitos e pouco investimento na formação de pessoas.

Gratidão!

Analista de Recursos Humanos (RH)Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Há grandes oportunidades de realizar trabalhos multidisciplinares, participar de projetos com as outras áreas e os salários e benefícios também são pontos de destaque.

Contras: Talentos não reconhecidos, pouco investimento no treinamento e desenvolvimento dos funcionários , falta se importar com coisas simples que fazem diferença na motivação dos times.

Conselhos para presidência: Que houvesse mas investimento no time de gestores

Boa para começar

Editora

Prós: Flexibilidade de horários e trabalho remoto uma vez por semana, o que ajudam a tornar a rotina menos desgastante. O ambiente de trabalho é descontraído.

Contras: * Cargos não condizem com as funções assumidas por diversos funcionários, as atribuições são maiores do que o previsto para a posição. * Salário baixo, já que assumimos funções que seriam de um cargo mais alto. * O organograma não está claro e a estrutura da empresa já mudo diversas vezes. * Cobrança por prazos não permite que o trabalho seja feito com qualidade, o que é priorizado são as datas de entrega.

Mais contras do que prós

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Flexibilidade de horários, ambiente saudável e humano com pessoas humanas, maior igualdade entre gêneros, valorização da qualidade de vida, liberdade para criar seus projetos (porém, só em algumas áreas).

Contras: Burocracia gigantesca (a pior que já vi em alguma empresa), sistema de TI totalmente defasado (problemas que tornam o trabalho lerdo e impossível de ser realizado), falta de organização, cultura que não valoriza a pontualidade, falta de base de dados, falta de planejamento, área de estratégia quase inexistente, gestores que não sabem gerir, não há meritocracia mas estimulam você a trabalhar mais, muitas fusões, muitas mudanças, muitas promessas poucas ações, salário de muitos cargos abaixo da média de mercado, muitos projetos que demandam tempo, dinheiro e outros recursos mas que não são levados a frente, não valorizam a educação (muitos de seus analistas não terminaram a faculdade, não há parcerias/convênios com faculdades e cursos para oferecer a seus funcionários, o que é uma contradição pois a Somos é uma empresa de educação), falta de desenvolvimento de pessoas, não há plano de carreiras, RH vive em uma bolha, muitas pessoas desestimuladas, falta de consistência na empresa, falta de comunicação muito grande entre as áreas, empresa que se vende como com uma hierarquia horizontalizada, mas que na realidade é bastante vertical.

Conselhos para presidência: Procurem estimular os seus funcionários, criem um plano de carreiras, foquem em pessoas, desenvolvam-as, coloquem a educação como prioridade, discursem menos e façam mais.

Ótima empresa para se trabalhar e está crescendo muito.

Prós: Ambiente favorável e amigável Oportunidades de crescimento lateral e vertical. Autonomia para sugerir e participar de projetos.

Contras: Falta de visão estratégica dos gestores. Apesar de ser uma empresa de educação, poucas vezes senti iniciativa de produzir conhecimento por parte da liderança.

Conselhos para presidência: Valorizar mais o conhecimento e o desenvolvimento dos funcionários, focando no perfil de cada um.

Evoluindo

Diretor de TV

Prós: Profissionalismo em primeiro, acessibilidade, liberdade de expressão.

Contras: Carga horária, deveria ser reduzida, como na Europa.

Conselhos para presidência: Valorize seus colaboradores e veras o retorno.

Cautelosa

Operador de Estúdio

Prós: Empresa sólida. beneficios. cumpre prazos

Contras: Salários muito baixos para os cargos operacionais

Somos Educação

Descrição:A SOMOS Educação é o maior grupo de educação básica do Brasil e um dos maiores grupos de educação do mundo.

Nossas escolas, sistemas de ensino, editoras, produtos e serviços para gestão e formação complementar impactam o dia a dia e transformam a vida de milhares de educadores e de milhões de alunos, juntamente com suas famílias, por todo o país.

Com portfólio completo de soluções, organizado em um ecossistema de negócios integrado, potencializamos os resultados da educação brasileira, aumentando também a rentabilidade das escolas que o utilizam.

As marcas do grupo SOMOS Educação são referências de qualidade. Oferecemos uma formação completa que prepara nossos alunos para as provas do ENEM, dos melhores vestibulares do país e também da vida.

Por trás de tudo isso, existe um time de profissionais inquietos, que compartilha o compromisso de formar gerações de brasileiros cada vez melhores.