Como é trabalhar na Somos Educação?

Crianças na gestão

Supervisor Operacional

Prós: Dúvida rápida, em pouco tempo, com um mínimo de vontade, e algum diferencial, as pessoas podem ser promovidas. Isso pode ser muito bom, pois mostra reconhecimento.

Contras: Os mesmos motivos, subida rápida de cargos. Muita criança, em cargos de gestão, brincando de escolinha. Isso compromete o futuro da empresa, além de não reconhecer pessoas com mais prontidão.

Péssima empresa para Trabalhar

Gerente SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Fiz amigos. Mas não recomendo o trabalho nesta empresa nem para meu maior Inimigo. Mas não recomendo o trabalho nesta empresa nem para meu maior Inimigo.

Contras: Empresa Perdida (não sabe para onde vai), Falta de Liderança, Falta de Gestão (gestão ausente, sem direcionamento, sem apoio para tomada de decisão, principalmente no SSC), Remuneração Baixa, Benefícios Péssimos, Infraestrutura no SSC - Somos Serviços Compartilhados Péssima - falta SESMT, falta Saúde e Segurança do Trabalho, Milhões de Escadas - diversos acidentes de trabalho diários. Cultura Organizacional só no papel. Sistemas para Trabalho Péssimos e uma TI pior ainda. Pior empresa que trabalhei em toda minha vida.

Conselhos para presidência: Reestruturação do SSC desde a Direção, investimento em Sistemas e Troca de Prestador de Serviços de TI e Unificação de Beneficios e Remuneração de todas as empresas do grupo.

Tem um belo discurso, mas péssimas ações.

ComercialEx-funcionário, saiu em 2016

Goiânia, GO

Prós: Empresa que não faz o que prega, tem um clima de trabalho horrível, em que a política de "puxa saco" prevalece mais do que a competência e a capacidade de cada um.

Contras: É uma empr Sá que possui gestores autocráticos que não aceitam criticas, faz questão de falar que é a maior empresa de educação básica do país, mas não tem capacidade de liderar pessoas e não tem respeito por eles.

Conselhos para presidência: Você deve avaliar melhor as pessoas que lideram a sua empresa, não tem capacidade de liderar pela competência, não aceitam criticas, são arrogantes e tem um péssimo hábito de beneficiar a polícia de "puxa saco", abra o olho, pois sua empresa tem prazo de validade, pois grande parte das pessoas que estão nela estão insatisfeitas pelas pessoas que os lideram.

Péssima.

Coordenador de SuprimentosEx-funcionário, saiu em 2018

Brasília, DF

Prós: Desafiadora e dinâmica, expandiu muito em poucos anos de funcionamento. Quer se tornar um grupo maior e investir em novos negócios. Mas precisa melhorar.

Contras: Falta de oportunidade de carreira, falta de liderança, falta de reconhecimento, cultura do susbtitua por outro pagando metade do salário e exigindo o dobro de dedicação.

Ótima para iniciantes e frustante para experientes

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Liberdade e facilidades de empresa moderna. Boas instalações. Qualidade ótima dos equipamentos. A localização é muito boa, próxima ao metrô, trem e terminal de ônibus.

Contras: Empresa precisa se organizar. Muito bagunçado. Muito retrabalho. Sem foco. Sem objetivos. Ou até melhor: muitos focos e objetivos sendo que nenhum acontece realmente.

Conselhos para presidência: Focar no que quer ser no futuro e integrar objetivos.

A entrada do fundo descaracterizou a cultura da empresa

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Remuneração em linha com o mercado, equipe engajada na entrega dos resultados. Trabalhar com educação é transformacional e as pessoas sentem que estão fazendo a diferença para nossa sociedade.

Contras: Apenas os amigos tem oportunidade de crescimento na empresa. O foco nunca é o cliente e sim o lucro cada vez maior. Não existe uma preocupação com o desenvolvimento humano.

Conselhos para presidência: O fundo deveria vender a empresa e a gestão voltar para quem conhece o mercado

Não é uma boa empresa

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente descontraído, facilidades na empresa como restaurante e lanchonete no mesmo prédio de trabalho e boa localização dos escritórios

Contras: Gestão ruim. Não existe plano de carreira e não fica claro para os funcionários quais são os critérios de avaliação para promoção ou aumento de salário.

Uma pena não valorizarem os freelas.

Assistente EditorialEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Trabalhei no editorial. Aprendi muito com edições de livros didáticos. Pessoal descolado. Ambiente de trabalho legal, apesar da pressão. Quando é liberado pagam extra, quando não é você fica a ver navios.

Contras: Uma pena não valorizarem o freela. Se você é PJ tem que arcar com o transporte e a alimentação. Poderiam oferecer no mínimo essas ajudas de custo.

Conselhos para presidência: Valorizem os trabalhos dos freelas e ofereçam o mínimo de condições para eles trabalharem.

Evite, se possível.

Editor de ArteEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Definição bem clara das funções a serem exercidas. Na época eu tive todos os benefícios de grande empresa, além do registro em CLT e todos os direitos garantidos.

Contras: Equipes desmotivadas e forte competição entre os funcionários das várias empresas que formam hoje a Somos. Ambiente pesado e retrógrado em todos os setores. Metodologia de trabalho antiquada e que não valoriza seus editores, impossibilitando a melhoria do trabalho e consequentemente, a educação.

Conselhos para presidência: Vendam logo. A educação agradece.

Boa em teoria

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa que trabalha com educação, pessoas legais e bastante abertas, ambiente mais descontraído quando comparado com a maioria das empresas, preservam a qualidade de vida (pelo menos antes de a Tarpon ter comprado-a).

Contras: Alta rotatividade, turn over, falta de organização, atrasos em demasia, falta de uma cultura forte bem estabelecida, gestores despreparados, pessoas conseguem cargos com base em relacionamentos.

Conselhos para presidência: Diminuir a rotatividade, estabelecer uma cultura mais forte, preparar seus gestores, priorizar a qualidade de vida.

Somos Educação

Descrição:A SOMOS Educação é o maior grupo de educação básica do Brasil e um dos maiores grupos de educação do mundo.

Nossas escolas, sistemas de ensino, editoras, produtos e serviços para gestão e formação complementar impactam o dia a dia e transformam a vida de milhares de educadores e de milhões de alunos, juntamente com suas famílias, por todo o país.

Com portfólio completo de soluções, organizado em um ecossistema de negócios integrado, potencializamos os resultados da educação brasileira, aumentando também a rentabilidade das escolas que o utilizam.

As marcas do grupo SOMOS Educação são referências de qualidade. Oferecemos uma formação completa que prepara nossos alunos para as provas do ENEM, dos melhores vestibulares do país e também da vida.

Por trás de tudo isso, existe um time de profissionais inquietos, que compartilha o compromisso de formar gerações de brasileiros cada vez melhores.