Como é trabalhar na Solví Participações?

Empresa familiar, sem uma gestão profissional

ComercialEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Empresa voltada para resíduos sólidos, permitindo as pessoas que tenham interesse em oportunidades para se desenvolver no ramo ambiental e meio ambiente.

Contras: As demais áreas da empresa não são valorizadas como as empresas de resíduos sólidos. Falta de metas claras, permitindo que os colaboradores percam o foco e a motivação.

Conselhos para presidência: Metas mais claras e consistentes.

Razoável

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Boa remuneração, pagamento certinho, boa chance de crescimento e ótimas oportunidades, ambiente favorável, ótimo ticket restaurante, fácil acesso

Contras: Sem muitas chances de crescimento, pessoas ignorantes, chefes sem perfil de chefe, falta de comunicação dos setores, falta profissionais em algumas areas, ambiente de trabalho pouco ventilado

Conselhos para presidência: Trocar algumas profissionais por outros com mais relação interpessoal

Já foi melhor...

Coordenador

Prós: O clima é amistoso, para iniciantes é uma porta de aprendizagem, salários e benefícios são na média de mercado, mas é melhor para um estágio inicial da carreira...

Contras: Falta de gerenciamento das mudanças constantes de todos os cenários, atividades, pessoas, etc, não existe plano de carreira, nem investimento nos colaboradores, muitas regras mas não funcionam, etc...

Conselhos para presidência: Não adianta pensar em melhorias, se não estiver disposto em envolver as pessoas nelas, enquanto quem roda a engrenagem também não for parte do foco, nada melhora, as pessoas precisam perceber que exite um rh participativo, que está aberto a apoia-las e que capacita as lideranças...

Precisando de bons e sinceros profissionais!

Prós: Empresa de portas abertas para boas ideias e possibilidade de conhecimento em todas as áreas do processo, ambiente de trabalho entre os funcionários é muito bom.

Contras: O grupo cresceu muito nos últimos anos porém o controle interno não acompanhou esta expansão e hoje a empresa paga pela falta de procedimentos em todas as áreas assim como muitos líderes além de não estarem capacitados para tal não recebem um treinamento tampouco uma orientação contrutiva em quais aspectos devem melhorar, a impressão que tenho nos trabalhos executados é que aquilo deve ser feito porque alguém pediu e não por um motivo estrategico da empresa, a dificuldade de enxergar um foco nas tarefas diarias é grande. É uma pena um grupo deste porte nesta situação!

Conselhos para presidência: Melhorar e muito o controle interno, não apenas com a contratação de novos funcionários mas sim com a presença mais ativa em todas as áreas de negócio e unidades pelo menos até que a casa esteja em ordem novamente pois as vezes a versão do que chega até você não é a realidade! No fundo quem ainda trabalha na Solví está lá porque ainda acredita no grupo!

Generalistas não solucionam problemas técnicos

Prós: Diversidade de atividades, atuação nacional e na América do Sul.

Contras: Não há plano de carreira. Não há valorização de especialistas. A empresa só valoriza generalistas, que em tudo atuam mas não conhecem a fundo nenhuma das áreas, causando danos ao desenvolvimento da empresa.

Conselhos para presidência: Implantar meritocracia, plano de carreira

Prós: Empresa grande Possui nichos de negócios diversificados

Contras: Empresa fechada a mudanças Aparente falta de meritocracia

Conselhos para presidência: Investir mais em profissionais qualificados e na meritocracia.

Empresa boa

Prós: Abrangência e preocupação ambiental Ótimos colabores, sérios, comprometidos e éticos

Contras: Muitos cargos ocupados por apadrinhados limitando quem vem debaixo e não têm contato com a alta direção

Sem plano de carreira e reconhecimento interno

AssistenteEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Bom ambiente de trabalho com colegas legais, projetos sustentáveis tanto ambientalmente quanto socialmente bacana e boas possibilidades de aprendizagem para alguns cargos.

Contras: Sem plano de carreira, poucos feedbacks e empenho em desenvolver os talentos da empresa, muita desorganização, divisão de trabalho desigual tendo funcionários com muito trabalho e outros com muito pouco, salários baixos, muitos cargos de chefia, vale refeição abaixo da média dos restaurantes próximos e horário pouco flexível aos que dependem de fretado.

Conselhos para presidência: Plano de carreira estruturado e real e reconhecimento dos talentos já existentes na empresa.

Prós: O ambiente de trabalho, os horários, o clima e as pessoas.

Contras: Crescimento profissional, valorização pessoal, remuneração

Conselhos para presidência: Melhorar a probabilidade de crescimento

Solví Participações

Auxiliar Administrativo

São Gabriel, RS

Prós: Plano de Saúde e PPR

Contras: Oportunidades de Crescimento

Conselhos para presidência: Rever as unidades

Solví Participações

Descrição:A Solví nasceu em 2006, fruto de um investimento do Grupo Suez, da França, no Brasil, com a intenção de criar uma empresa de soluções em engenharia ambiental no país. Com isso, ela oferece serviços para empresas que atuam nos ramos de saneamento, engenharia, resíduos sólidos, entre outros. Está presente em 171 municípios brasileiros espalhados por diversos estados, além de 16 cidades no Peru. Possui, atualmente, mais de 21 colaboradores.