Como é trabalhar na Solvay Group (Rhodia)?

Empresa altamente conservadora

Prós: Pacote de remuneração e benefícios bastante atrativo. A bolsa-auxílio, comparada com outros estágios é relativamente alta. Bom vale-refeição e o vale transporte é um valor fixo para todos os estagiários, então na maioria dos meses, sobra. Empresa muito bonita, de fácil acesso. A unidade de São Paulo fica no Centro Empresarial.

Contras: 1° - A liderança na Rhodia está longe de ser a ideal. Os líderes têm um pose de que sabem e entendem de tudo e de todos, e aparentemente só contratam estagiários por causa de isenção fiscal. 2° - Esqueça as palavras autonomia e flexibilidade aqui dentro. A Rhodia é o tipo de empresa que, se o horário é X, e você chegar cinco minutos depois, não vai produzir o suficiente. Eles não levam em conta a definição de "administração do tempo". 3° - Ambiente sem diversidade, seja em relação à raça, orientação sexual, origens (levando em conta faculdade que estudou, etc). É difícil encontrar um negro ou negra no escritório que não faça parte da equipe de limpeza. 4° - Empresa extremamente conservadora. Pessoas fora do padrão são alvos constantes de olhares reprovadores. Pense duas vezes em vir para uma entrevista se tiver piercings, tatuagens, entre outros. 5° - Se você entrar como estagiário aqui, esqueça plano de carreira e efetivação. Isso simplesmente NÃO acontece aqui. Se tiver uma cadeira disponível no final do seu contrato, eles te demitirão e contratarão outra pessoa.

Conselhos para presidência: Valorizem mais seus estagiários! Eles não são só o futuro da Rhodia, mas também do resto das empresas! Somos a próxima geração e estamos cansados da taxação de "levar café, fazer um trabalho não tão bem feito como um efetivo faria", isso realmente não é legal. Contratem mais negros, LGBTQ+, deficientes, asiáticos! Parem com esse padrão!

Período de Estágio na Solvay

Prós: O salário e os benefícios são realmente muito bons! Sou estagiário e hoje recebo a maior bolsa-auxílio e VR desde que entrei na faculdade e comecei a estagiar.

Contras: A liderança é uma coisa que peca MUITO na Solvay. O estagiário não participa de decisões e muitas vezes não vejo propósito de estar ali. Na maioria do tempo me sinto altamente ocioso e sinto que poderia estar produzindo bem mais, mas não há espaço. A Solvay vê o estagiário como pessoa pra cumprir cotas e pagar menos imposto. Se entrar aqui, esquece efetivação! Empresa totalmente velha, com colaboradores conservadores que não se abrem à mudanças.

Conselhos para presidência: Valorizem mais os estagiários, eles são o futuro da humanidade (a sua empresa está inclusa nisso), ou acha que vai durar para sempre? Gosto de pensar que ninguém nasceu sabendo, se você é gerente, diretor ou qualquer outro cargo estratégico, é porque alguém deu oportunidade.

Operador de Fabricação

Paulínia, SP

Prós: Adicional de turno e noturno quase dobra o salário. Tem bastante folga durante a semana. E tem a folga grande que vc pega 4 dias seguidos em casa. Quinta, sexta sábado e domingo

Contras: Trabalha final de semana e feriados. Se voce quiser estudar, vai ter que perde bastante aulas pois os horários não são fixos. Vc trabalha de manja, a tarde é a noite.

Recomendo para estágio

Prós: A SBS tem muito trabalho em equipe, reconhecimento dos funcionários que trabalham bem, além de haver oportunidades de viagem para fora do país (para que se interessa)

Contras: De modo geral a liderança é muito boa, mas tem alguns líderes que claramente não entendem de gestão de pessoas. Os estagiários só tem benéfico de alimentação e vale transporte.

Um bom lugar para começar

Analista Financeiro Pleno

Prós: O ambiente é bom, tem bons benefícios, é uma empresa jovem, não exige vestimenta social, permite trabalhar com outros países, é um bom lugar para começar.

Contras: O salário está bem abaixo média do mercado, o crescimento é lento, boa parte da liderança é despreparada, o volume de trabalho é grande, alguns beneficios poderiam ser melhores

Conselhos para presidência: Motivar e valorizar os funcionários que estao há mais tempo na empresa.

Estágio Rhodia

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2016

Santo André, SP

Prós: O estagiário participa efetivamente na empresa. Tem projetos para serem tocados e particação nos projetos além de relacionamento com os gestores.

Contras: Pouca oportunidade de crescimento. Não existe plano de carreira especifico e a empresa deixa claro que dificilmente vai contratar o estagiário.

Conselhos para presidência: Valorizem mais seus estagiários.

Trabalho na Rhodia

EstágioEx-funcionário, saiu em 2016

Santo André, SP

Prós: São dedicados a oferecer o melhor ambiente de trabalho aos funcionários, na GBU que trabalhava haviam reuniões de feedback semanais, além de programas de incentivo às boas práticas comerciais

Contras: Poderiam haver mais chances de plano de carreira, com talvez menos favoritismo e elitismo com os currículos, sendo evidente que o esforço e dedicação não são o bastante

Ótimo para aprendizado

Estagiário Superior

Paulínia, SP

Prós: Por exigir um alto nível de conhecimento técnico e conter um enorme gama de processos dos mais diversos, trabalhar na Rhodia nos impulsiona a aprender continuamente. Além disso, os funcionários da empresa são extremamente qualificados e dispostos a ajudar. O ambiente é agradável e possibilita criar uma visão ampla do mundo industrial e desenvolvimento de capacidades analíticas e de processos.

Contras: É um ambiente pouco colaborativo, onde não há planos de estágio/ trainee ou carreira. Ambiente burocrático, no qual a obtenção de informação se torna difícil, exigindo retrabalho muitas vezes. O almoço é péssimo.

Ambiente favorável para crescimento profissional

RecepcionistaEx-funcionário, saiu em 2016

Santo André, SP

Prós: Ambiente favorável para crescimento profissional, saudável e agradável. Muitas aprendizagens e desafios no decorrer do tempo na empresa, o que favorece o desenvolvimento pessoal.

Contras: Certa limitação para interações entre áreas e pouco diálogo entre os funcionários de áreas diferentes para com os de cargos mais baixos, dificultando um pouco a possibilidade de abrir o leque de opções.

Conselhos para presidência: Criar maiores espaços para interação entre áreas e fortalecer assim o desenvolvimento de diversos cargos.

Boa empresa para trabalhar , mas como todas poderia ser melhor

Gerente

Prós: Ambiente de trabalho , dialogo , feed back , confiança , valorização da experiencia , segurança , previdência privada

Contras: baixos salarios , diferenças de salarios para funções similares , baixa transparencia da alta gestão , integração falha

Solvay Group (Rhodia)

Descrição:A Rhodia é uma empresa do grupo Solvay, uma companhia industrial internacional que oferece uma ampla gama de produtos e soluções que contribuem para melhorar a qualidade de vida. Com 14.250 empregados e vendas de €5.17 bilhões em 2011, a Rhodia é líder mundial no desenvolvimento e produção de especialidades químicas. Fornencem produtos de valor agregado e soluções de alto desempenho para mercados diversificados, incluindo automotivo, eletrônico, aromas e fragrâncias, saúde, cuidados pessoais e domiciliares, bens de consumo e industria, por meio de suas 11 GBU’s (Unidades Globais de Negócios).