Como é trabalhar na Solvay Group (Rhodia)?

Excelente empresa desenvolver-se tecnicamente

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Paulínia, SP

Prós: A empresa oferece múltiplas oportunidades para o estagiário desenvolver o conhecimento técnico adquirido durante a faculdade. O ambiente de trabalho oferece desafios que incentivam o estagiário a buscar novos conhecimentos.

Contras: Não consigo indicar pontos negativos na Solvay, têm-se um ambiente excelente para o desenvolvimento técnico dos estagiários com gestores dispontos a auxiliar sempre que há dúvidas.

Avaliação programa de estágio

Estagiário de Supply ChainEx-funcionário, saiu em 2018

Paulínia, SP

Prós: Ambiente de trabalho bom, onde as pessoas se ajudam. Os salários são relativamente bons e pagam sempre em dia sem atraso. Possuem plano de saúde e dentário.

Contras: Para mim como estagiário não tinha metas e nem um plano de estágio. Não tive feedback sobre as atividades que realizei, se eu estava fazendo a coisa certa, como melhorar e aumentar, assim, minhas chances de efetivação.

Conselhos para presidência: Melhorar a comunicação e feedbacks, estruturar uma modelo de gestão de projetos padronizado, treinamentos para reuniões mais eficientes e eficazes.

Empresa privada com jeito de estatal.

Santo André, SP

Prós: O salário é bom, um pouco acima da média. O ambiente é tranquilo, não há muita pressão, as pessoas são agradáveis. Os benefícios oferecidos são muito bons.

Contras: Baixíssima chance de efetivação. Cultura muito conservadora, a empresa faz questão de conservar antigos funcionários e não abre oportunidade para os novos. Há muita burocracia e desorganização. A hierarquia é muito rígida e verticalizada. Não há meritocracia.

Conselhos para presidência: Dose pesada de meritocracia. Abrir oportunidades para quem quer trabalhar.

Avaliação pessoal

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: O ambiente da Rhodia é amigável, as pessoas tem muito tempo de casa e o relacionamento entre as pessoas vão se tornando cada vez mais fortes. Isso traz um ambiente amigável e de confiança entre as pessoas. Ambiente que há respeito entre as pessoas. Ambiente multi cultural.

Contras: Os benefícios e o salário deixam a desejar comparado a empresas do mesmo porte. O plano de crescimento não é transparente. Não há preocupação em reter os jovens, estagiários e trainees.

Conselhos para presidência: Rever algumas regras do RH quanto ao aumento de salário relacionado ao crescimento de função.

Excelente oportunidade internacional

Analista de Controladoria Pleno

Prós: Oportunidade para contato internacional diariamente, incluindo viagens e expatriações. Plano de carreira bem definido, e há a possibilidade de ser ter crescimento tanto seguindo a carreira técnica quanto de gestão.

Contras: Salários são discrepantes dentro de uma única posição e também um pouco abaixo da media do mercado. As vezes pode-se observar favoritismos em algumas promoções.

Uma boa empresa a começar sua carreira.

Estágio

Prós: Ótimo ambiente, gestoras que estão dispostos a ensinar. Pessoas são bem simpáticas, divertidas, sempre dispostos a te receber, ambiente colorido e caloroso.

Contras: Não há chances de efetivação. Não há chances de efetivação, A localizalozao não eh mto boa.

Empresa Muito Boa

Técnico em Segurança

Santo André, SP

Prós: Salário, Benefícios, Ambiente de Trabalho, Liberdade em trabalhar e exercer suas atividades. A Rhodia é uma verdadeira escola. Oportunidade de carreira.

Contras: Sistemas engessados. Distribuição de algumas áreas para gestores que não dominam o assunto. Algumas funções não possuem plano de carreira interno.

Excelente

Estagiário em Engenharia

Paulínia, SP

Prós: Ótimo ambiente de trabalho. Conta com benefícios como restaurante, transporte fretado, assistência médica e odontológica. Posição privilegiada pelo contato direto com as outras disciplinas da engenharia. Além do contato constante com fornecedores de materiais e serviços, como construtoras. Experiências diversas, tanto na área de gestão de obras como na elaboração e gestão de projetos.

Contras: Não há possibilidade de efetivação na empresa. Após o término do contrato de estágio as chances de continuar na empresa são mínimas. A demanda de trabalho é sazonal e há muita burocracia para aprovação e andamento dos projetos.

Conselhos para presidência: Dar oportunidade a novos profissionais no lugar de manter os aposentados como PJ

Estagio

Estagiário de Engenharia

Paulínia, SP

Prós: Ótima empresa para quem deseja trabalhar em uma multinacional, a remuneração e os benefícios são jusos ou ate acima do mercado. Os profissionais que trabalham na empresa são de altíssimo nível compartilhando as experiencias e os aprendizados.

Contras: Empresa bem burocrática, ao estilo antigo com baixo nível de ascensão, sendo necessário uma grande movimentação de cargos para evoluir dentro da empresa.

Boa empresa para iniciar e construir carreira, mas é preciso paciência.

Operador de Utilidades/ Técnico em Processamento de EfluentesEx-funcionário, saiu em 2015

Paulínia, SP

Prós: Ótima empresa para iniciar e construir uma carreira. Salário e benefícios acima da média das demais empresas na região. Favorecimento do aprendizado, com investimento em treinamento e desenvolvimento constantes, e valorização dos funcionários através de programas de premiação interna e participação nos lucros. Ambiente em constante desenvolvimento e inovação. Empresa exemplar nas questões relacionadas a segurança do trabalho.

Contras: Boa progressão salarial, mas progressão de carreira extremamente lenta, praticamente imperceptível. Pouca ou quase nenhuma possibilidade de transição entre as carreiras técnico-operacional e administrativa. Falta de plano de carreira em diversas funções e, quando este existe, não são claros os critérios para sua concretização. Discurso de "crise" é uma constante e é usado para justificar a essa lentidão e enxugamento gradual de recursos nas áreas.

Conselhos para presidência: Melhorar a interação e atuação de RH e líderes na consolidação de planos de carreira, deixando claros os critérios e o estado da progressão para os funcionários. Benefícios podem ser sempre melhorados buscando aumentar a qualidade de vida e satisfação dos funcionários, em especial àqueles que trabalham sob regime de turnos de revezamento. Reconhecer os esforços nos programas de premiação interna não apenas de maneira pontual, mas também com aumentos por mérito e promoções, ou, ao menos, que isso seja critério para progressão de carreira e salário. Não recorrer constantemente ao argumento da "crise" para justificar a falta ou redução de recursos, mas engajar e motivar ao máximo os funcionários em projetos de otimização e redução de custo e uso de recursos.

Solvay Group (Rhodia)

Descrição:A Rhodia é uma empresa do grupo Solvay, uma companhia industrial internacional que oferece uma ampla gama de produtos e soluções que contribuem para melhorar a qualidade de vida. Com 14.250 empregados e vendas de €5.17 bilhões em 2011, a Rhodia é líder mundial no desenvolvimento e produção de especialidades químicas. Fornencem produtos de valor agregado e soluções de alto desempenho para mercados diversificados, incluindo automotivo, eletrônico, aromas e fragrâncias, saúde, cuidados pessoais e domiciliares, bens de consumo e industria, por meio de suas 11 GBU’s (Unidades Globais de Negócios).