Como é trabalhar na Software Express?

Bom lugar para se trabalhar e manter a qualidade de vida.

Coordenador

Prós: Clima e relacionamento bom, a empresa cobra resultados sem pressionar em demasia o funcionário, prezando pela qualidade de vida. Política de "jogo aberto" com os clientes, assumindo erros e responsabilidades, tentando sempre resolver o problema sem caçar culpados, e sim, corrigindo processos.
    Dá bastante valor a quem trabalha e sabe assumir responsabilidades.

Contras: Empresa pouco ágil, muitas pessoas na cultura de "mudar pra que se tá funcionando?" e "aprender coisas novas pra que?", pouco estímulo para se renovar e estudar.
    Plano de carreira em desenvolvimento e RH iniciante. Possui boa comunicação horizontal entre áreas, mas pouca comunicação vertical, entre diretoria e colaboradores. Pessoas em cargos mais altos tendem a concentrar informação e tarefas, delegando pouco.
    Nivelamento da empresa "por baixo", se alguém não sabe se comportar com algum tipo informação, então corta-se a divultação da informação. Por outro lado, a empresa tenta sempre dar o mesmo benefício para todos, sem distinção de cargos ou área.

Conselhos para presidência: Investir em comunicação e delegação de tarefas. Divulgar a política de "jogo aberto" para todos os funcionários, pois alguns não a seguem ou desconhecem.

Experiência intensa e gratificante. Ótimos benefícios, porém com muita politicagem e contradição.

Prós: Os benefícios no geral são muito bons, dignos de uma empresa de grande porte.
    O trabalho dos colaboradores é reconhecido financeiramente, com reajustes nos salário dependendo do desempenho, apesar de haver críticas devido à forma de avaliação para tal.
    O ambiente é muito agradável e todos (raras algumas exceções) são muito entrosados.
    Existe uma pequena flexibilidade horário, caso precise chegar mais tarde, basta avisar o supervisor.
    A empresa "anda na linha com a CLT", evitando que os colaboradores façam muito banco de horas. As horas extras são controladas e pagas todas de forma correta.

Contras: A empresa sobrecarrega muito o colaborador, dificilmente as atividades são entregues no prazo devido a isso, porém mesmo sabendo disso nada foi feito ainda.
    A comunicação entre os setores é um pouco lenta e dificultosa.
    Não há um plano de carreira bem definido, às vezes quando alguém está num setor específico há muitos anos, esta pessoa acaba assumindo um cargo mais elevado, caso o indivíduo que ocupava este cargo seja "movimentado" ou saído da empresa.
    A cultura predominante é familiar, de forma que isso pode ser bom para quem já tem muitos anos de casa, porém preocupa os novos talentos devido à falta de inovação.
    O risco de estagnação é muito alto e pode ser frustrante ficar muitos anos desempenhando a mesma tarefa sem um reconhecimento maior em carteira.

Conselhos para presidência: No geral é uma excelente empresa para se trabalhar, mas especificamente todo o setor de suporte que engloba interação com o cliente de alguma forma sofre muito com a falta de inovação e de novas ideias. Há muito o que melhorar, começando pelas ferramentas de trabalho e processos internos. Existe muita controvérsia em diversas atividades, o colaborador fica maior parte do tempo "no escuro".
    É importante valorizar os antigos funcionários e dar mais oportunidades aos novos talentos, não é nada confortável ver bons funcionários deixando a empresa por falta de melhores condições de trabalho.

Empresa amigável, porém não com novas metodologias

Analista de Sistemas Júnior

Prós: - Ambiente amigável, todos se conversam e se ajudam sem problemas - Excelente experiência técnica, contando com muitos aprendizados com diferentes tecnologias

Contras: - Alta rejeição de novas metodologias de desenvolvimento - Rejeição de novas tecnologias - Pouca valorização de seus funcionários. Apesar de terem faixas salariais razoáveis, as promoções de cargos levam muito tempo, o que faz com que funcionários experientes fiquem abaixo da média salarial do mercado.

Empresa tecnicamente forte, mas com muitos processos a melhorar

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Bom crescimento técnico. Ambiente de trabalho calmo e pacífico, com ótimo relacionamento entre os funcionários. Tranquilidade no horário de expediente/almoço.

Contras: Alta resistência na utilização de novas tecnologias. Em muitos casos, as atividades exercidas não condizem com o cargo do funcionário. Salários abaixo da média do mercado. Plano de carreiras não é transparente para os funcionários.

Grande esperança, grande decepção.

Analista de ProduçãoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente limpo e agradável, refeitório tranquilo, estações de trabalho muito boas e benefícios excelentes. Localização da empresa ótima, perto do metrô, bancos, lojas, livraria.

Contras: Sem plano de carreira, somente sobe de cargo quem faz média com diretores e gerentes. Fofoca demais, além dos limites normais de uma empresa, chegando a gerar constrangimento. Além de desrespeito entre funcionários e muita tiração de sarro, gerando até pedido de demissão e problemas psicológicos em alguns casos e a empresa se isenta do problema. Roubo de marmitas, e outros tipos de furtos nas mesas de funcionários, além de furtos de material de limpeza e outros objetos da empresa. A empresa possui 3 tipos de controle de horários e nenhum se integra com o outro, além de cada gestor utilizar um tipo de regra e critério para cada departamento, dando a impressão que se trata de empresas diferentes e não apenas departamentos. Brigas entre diretores de áreas, além de os próprios funcionarias de áreas diferentes ter grande dificuldade em se respeitar e se ajudar. O comercial vende produto sem estar pronto, o desenvolvimento corre com serviço devido a pressão, não é realizado testes e é colocado em produção onde ocorre problemas atrás de problemas, e o funcionário que esta na linha de frente, recebe a reclamação do cliente, depois do desenvolvedor, diretor e comercial. Avaliação com único objetivo de cobrar o funcionário, pois não tem aumento de cargo nem salário. Assédio moral fortíssimo gerado por diretores contra as mulheres. Treinamento para aprendizagem e manuais, apesar de grandes esforços ainda são fracos.

Conselhos para presidência: Dê mais atenção aos funcionários. A empresa chegou onde esta graças aos funcionários da ponta e não somente aos que estão em cima. Boa qualidade de serviço exige bons reconhecimentos. O Dono da empresa pode trabalhar por paixão, mas a maioria trabalha por reconhecimento profissional e dinheiro.

Boa para trabalhar

Prós: Oportunidade de crescimento dentro da empresa, os colaboradores estão sempre dispostos a ajudar,e sempre há um clima amigável e agradável de trabalho.

Contras: Nada que supere os pontos positivos já citados, a empresa mostra que os pontos negativos são insignificantes perante os positivos.

Um bom lugar pra trabalhar se você só quer tranquilidade e não tem grandes aspirações

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente tranquilo, sem muita pressão. Empresa que segue corretamente as leis trabalhistas. Bem localizada, com fácil acesso ao metrô. Horário mais flexível do que a média - entrada das 7:00 às 11:00.

Contras: A Software era uma empresa bem mais legal quando eu entrei. Era uma empresa que acreditava que seus funcionários eram o maior bem da empresa de fato e demonstrava a confiança que ela tinha por eles. Mas no decorrer do tempo - com a criação da área de RH, que antes não existia e se limitava ao departamento pessoal, que cuidava das burocracias relacionadas a salários e contratações - a empresa foi se transformando e adotando várias práticas de empresas corporativas que minam o clima dentro da empresa. Regras demais, slogans e propaganda demais e confiança de menos. Eu sabia que as coisas estavam indo pro buraco quando foram definidas listas e frases de "Valores" e "Missão" da empresa. Ela deixou de ser o lugar onde as pessoas se sentiam confortáveis, acreditavam que tinham realmente uma voz , acreditavam que podiam fazer algo pela empresa e expressar suas opiniões pra ser o lugar onde pessoas que realmente as expressam são convidadas a se calar ou são mandadas embora - e eu vi isso acontecer mais de uma vez. Também não é nada demais em termos tecnológicos. É um bom lugar pra trabalhar se você não tem grandes aspirações de aprender ou fazer grandes coisas - salvo algumas ilhas de inovação e pessoas boas tecnicamente, a maioria das pessoas está bastante acomodada. A maioria delas não é boa tecnicamente e não tem paixão de verdade pelo que faz - e pelo menos pra mim, trabalhar com pessoas boas e que acreditam no que fazem faz toda a diferença. Não me parece também que o RH se preocupa de verdade com a qualidade técnica dos contratados, mas só com o fato deles terem uma personalidade que não vai ser muito questionadora ou incomodar.

Conselhos para presidência: Os funcionários não deveriam ser mantidos somente por amizade ou senioridade, mas por competência. O processo seletivo deveria ser melhor - com testes que exigissem mais, por exemplo - pra assegurar que funcionários tecnicamente melhores fossem contratados. Os salários tem que ser melhores também tanto pra atrair essas pessoas quanto pra manter as que estão aí. E fomentar esse clima em que as pessoas que se expressam são mandadas embora ou convidadas a se calar é um erro. Essas são as pessoas capazes de fazer a empresa se revolucionar. São elas que podem fazer a diferença e que deveriam ser ouvidas.

Boa para inicio de careira

Prós: Ambiente, flexibilidade de horário e material de trabalho. Respeito e localização

Contras: Plano de carreira irreal. Avaliação sem aumento em caso positiva.

Conselhos para presidência: Todas as vagas disponíveis poderiam ser preenchidas pelos talentos da própria empresa. Quando vão ao mercado desmotivam todos que gostariam de uma oportunidade de crescimento.

Boa no dia a dia, pouca perspectiva a longo prazo.

Analista de Desenvolvimento Pleno

Prós: Não há pressão no trabalho no dia a dia e o clima na empresa é amigável. O horário é flexível, apesar das restrições terem aumentado. Pode-se aprender bastante, se tiver vontade de evoluir tecnicamente.

Contras: Se antes as promoções ocorriam apenas por tempo de empresa e não necessariamente por competência. Agora nos últimos anos os altos cargos são resultado de nepotismo. Falta profissionalismo nas decisões gerenciais. O planejamento estratégico é um conjunto de ações inócuas que são realizadas só para atender a diretoria. O plano de carreira é um enigma guardado a sete chaves.

salário baixo

Prós: Ambiente, plano de saúde e vale refeição

Contras: Salário baixo, falta de vale alimentação

Conselhos para presidência: Valorizar o profissional, que cada vez mais é assediado pelo mercado.

Software Express

Descrição:Líder brasileira no segmento de software de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) e Recarga de Telefones Pré-Pagos. Corpo técnico altamente qualificado e capacitada no desenvolvimento de soluções de comunicações de dados proprietária para diversas plataformas.