Como é trabalhar na Software Express?

Empresa tecnicamente forte, mas com muitos processos a melhorar

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Bom crescimento técnico. Ambiente de trabalho calmo e pacífico, com ótimo relacionamento entre os funcionários. Tranquilidade no horário de expediente/almoço.

Contras: Alta resistência na utilização de novas tecnologias. Em muitos casos, as atividades exercidas não condizem com o cargo do funcionário. Salários abaixo da média do mercado. Plano de carreiras não é transparente para os funcionários.

Um bom lugar pra trabalhar se você só quer tranquilidade e não tem grandes aspirações

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente tranquilo, sem muita pressão. Empresa que segue corretamente as leis trabalhistas. Bem localizada, com fácil acesso ao metrô. Horário mais flexível do que a média - entrada das 7:00 às 11:00.

Contras: A Software era uma empresa bem mais legal quando eu entrei. Era uma empresa que acreditava que seus funcionários eram o maior bem da empresa de fato e demonstrava a confiança que ela tinha por eles. Mas no decorrer do tempo - com a criação da área de RH, que antes não existia e se limitava ao departamento pessoal, que cuidava das burocracias relacionadas a salários e contratações - a empresa foi se transformando e adotando várias práticas de empresas corporativas que minam o clima dentro da empresa. Regras demais, slogans e propaganda demais e confiança de menos. Eu sabia que as coisas estavam indo pro buraco quando foram definidas listas e frases de "Valores" e "Missão" da empresa. Ela deixou de ser o lugar onde as pessoas se sentiam confortáveis, acreditavam que tinham realmente uma voz , acreditavam que podiam fazer algo pela empresa e expressar suas opiniões pra ser o lugar onde pessoas que realmente as expressam são convidadas a se calar ou são mandadas embora - e eu vi isso acontecer mais de uma vez. Também não é nada demais em termos tecnológicos. É um bom lugar pra trabalhar se você não tem grandes aspirações de aprender ou fazer grandes coisas - salvo algumas ilhas de inovação e pessoas boas tecnicamente, a maioria das pessoas está bastante acomodada. A maioria delas não é boa tecnicamente e não tem paixão de verdade pelo que faz - e pelo menos pra mim, trabalhar com pessoas boas e que acreditam no que fazem faz toda a diferença. Não me parece também que o RH se preocupa de verdade com a qualidade técnica dos contratados, mas só com o fato deles terem uma personalidade que não vai ser muito questionadora ou incomodar.

Conselhos para presidência: Os funcionários não deveriam ser mantidos somente por amizade ou senioridade, mas por competência. O processo seletivo deveria ser melhor - com testes que exigissem mais, por exemplo - pra assegurar que funcionários tecnicamente melhores fossem contratados. Os salários tem que ser melhores também tanto pra atrair essas pessoas quanto pra manter as que estão aí. E fomentar esse clima em que as pessoas que se expressam são mandadas embora ou convidadas a se calar é um erro. Essas são as pessoas capazes de fazer a empresa se revolucionar. São elas que podem fazer a diferença e que deveriam ser ouvidas.

salário baixo

Prós: Ambiente, plano de saúde e vale refeição

Contras: Salário baixo, falta de vale alimentação

Conselhos para presidência: Valorizar o profissional, que cada vez mais é assediado pelo mercado.

Tranquilidade e estabilidade, oportunidades para aprender

Analista Desenvolvedor Pleno

Prós: Ambiente tranquilo, amigável, com pessoas sempre dispostas a ajudar. Flexibilidade de horário, oferece bons benefícios e oportunidades de aprendizado. Tem boa localização.

Contras: Gestão de pessoas e projetos arcaico, centralização de muitos processos. Produtos desenvolvidos sem objetivo claro, sem planejamento adequado. Ainda está tentando se organizar, tanto na área técnica quanto no RH. Sem perspectiva de crescimento profissional.

Conselhos para presidência: Invistam nas qualidades que seus funcionários já possuem. Existem muitos profissionais bons que podem contribuir com suas características individuais. Não foi somente a tecnologia que sofreu mudanças ao longo dos anos, mas também os processos e a forma de trabalhar e desenvolver software.

Analista de suporte Junior

Analista de Suporte Júnior

Prós: Flexibilidade de horário e ambiente amistoso. Pessoas bem receptivas. Diretoria de portas aberta para qualquer tipo de conversa. Atividade de laboral no próprio andar

Contras: Falta de um plano de carreira, não escutam da insatisfações dos funcionário, coordenadores mal capacitados, sem oportunidade de evolução do funcionário.

Conselhos para presidência: Pensar mais no funcionário e ouvir o que temos a dizer

Empresa amigável, porém não com novas metodologias

Analista de Sistemas Júnior

Prós: - Ambiente amigável, todos se conversam e se ajudam sem problemas - Excelente experiência técnica, contando com muitos aprendizados com diferentes tecnologias

Contras: - Alta rejeição de novas metodologias de desenvolvimento - Rejeição de novas tecnologias - Pouca valorização de seus funcionários. Apesar de terem faixas salariais razoáveis, as promoções de cargos levam muito tempo, o que faz com que funcionários experientes fiquem abaixo da média salarial do mercado.

Software Express

Analista Júnior

Prós: Alguns pontos positivos: Flexibilidade, parceria, estrutura, benefícios.

Contras: Cultura da empresa engessada, profissionais pouco capacitado nos cargos de liderança, etc.

realista

Analista Sênior

Prós: ambiente de trabalho!

Contras: gestores e estratégia empresarial

Boa para inicio de careira

Prós: Ambiente, flexibilidade de horário e material de trabalho. Respeito e localização

Contras: Plano de carreira irreal. Avaliação sem aumento em caso positiva.

Conselhos para presidência: Todas as vagas disponíveis poderiam ser preenchidas pelos talentos da própria empresa. Quando vão ao mercado desmotivam todos que gostariam de uma oportunidade de crescimento.

Boa no dia a dia, pouca perspectiva a longo prazo.

Analista de Desenvolvimento Pleno

Prós: Não há pressão no trabalho no dia a dia e o clima na empresa é amigável. O horário é flexível, apesar das restrições terem aumentado. Pode-se aprender bastante, se tiver vontade de evoluir tecnicamente.

Contras: Se antes as promoções ocorriam apenas por tempo de empresa e não necessariamente por competência. Agora nos últimos anos os altos cargos são resultado de nepotismo. Falta profissionalismo nas decisões gerenciais. O planejamento estratégico é um conjunto de ações inócuas que são realizadas só para atender a diretoria. O plano de carreira é um enigma guardado a sete chaves.

Software Express

Descrição:Líder brasileira no segmento de software de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) e Recarga de Telefones Pré-Pagos. Corpo técnico altamente qualificado e capacitada no desenvolvimento de soluções de comunicações de dados proprietária para diversas plataformas.