Como é trabalhar na Software Express?

Empresa em declínio

Prós: Ambiente tranquilo, boa localização, bom plano de saúde. Se você não quiser muitos desafios, pode trabalhar vários anos fazendo a mesma coisa.

Contras: A Software Express já foi um bom lugar pra se trabalhar, mas decisões erradas da diretoria acabaram com isso. Ela perdeu a agilidade que já teve e foi tomada pela burocracia. Um exemplo de decisão errada foi a que levou as equipes na prática a terem dois chefes, e é comum um entrar em conflito com o outro. O dono da empresa, como pessoa, é muito humano e educado, mas infelizmente está perdido. A empresa está em crise, perdendo profissionais e participação de mercado, e não consegue reagir.

Conselhos para presidência: Admitir que as mudanças feitas nos últimos anos fracassaram, e tentar de novo, mas desta vez olhando o que o resto do mercado faz. Capacitar de verdade os gestores (cursinho de auto-ajuda de dois meses não dá né?? Estou falando de coisa séria, como MBA, experiência internacional como gestor, etc).

Empresa sem perspectiva de crescimento

Analista de Suporte TEF

Prós: Convênio médico excelente da Porto Seguro, PLR dividido entre os funcionários, gestão flexível, VR vantajoso e contato com o dono da empresa.

Contras: Empresa se porta como "pequeno porte de família" apesar de ter grande estrutura no âmbito de pagamentos TEF, desorganização do RH com os benefícios, liderança e gestão engessados, nem oportunidades de carreira, sem processos de melhoria do produto ou postura da empresa.

Conselhos para presidência: Investir fortemente na empresa para crescimento.

Tem que melhorar

Programador Pleno

Prós: Possui um ambiente de trabalho calmo e agradavel. Fornece benefícios razoáveis se comparado ao mercado. A localização é boa, com facil acesso.

Contras: A empresa não possui um plano de carreira. As decisões na empresa são centralizadas, tornando tudo muito mais dificil de se resolver. Dificuldade em inovar e adotar novas tecnologias.

Uma empresa que já foi uma das melhores para se trabalhar!

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Liberdade de horário, alguns benefícios, plano de saúde e vale refeição. Em tempos atras realmente era uma empresa onde todos vestiam a camisa, dedicavam-se...

Contras: Sem plano de carreira, não dá oportunidade para os funcionários se desenvolverem. Gestores sem autoridade, presidente centralizador. Diretoria faz discurso do que pretende, mas na verdade faz ao contrário. Não promovem os funcionários para cargos de confiança, vai buscar no mercado, desta forma os demais funcionários desanimam...

Conselhos para presidência: Ao surgir uma vaga para um cargo de confiança, olhar para os funcionários que estão anos e anos na empresa, e que ajudou a empresa a chegar onde chegou, dê oportunidade! Confiar a responsabilidade de cada área para seu diretor, deixa ele ser responsável em levar a empresa pra frente.....

Empresa tecnicamente forte, mas com muitos processos a melhorar

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Bom crescimento técnico. Ambiente de trabalho calmo e pacífico, com ótimo relacionamento entre os funcionários. Tranquilidade no horário de expediente/almoço.

Contras: Alta resistência na utilização de novas tecnologias. Em muitos casos, as atividades exercidas não condizem com o cargo do funcionário. Salários abaixo da média do mercado. Plano de carreiras não é transparente para os funcionários.

Um bom lugar pra trabalhar se você só quer tranquilidade e não tem grandes aspirações

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente tranquilo, sem muita pressão. Empresa que segue corretamente as leis trabalhistas. Bem localizada, com fácil acesso ao metrô. Horário mais flexível do que a média - entrada das 7:00 às 11:00.

Contras: A Software era uma empresa bem mais legal quando eu entrei. Era uma empresa que acreditava que seus funcionários eram o maior bem da empresa de fato e demonstrava a confiança que ela tinha por eles. Mas no decorrer do tempo - com a criação da área de RH, que antes não existia e se limitava ao departamento pessoal, que cuidava das burocracias relacionadas a salários e contratações - a empresa foi se transformando e adotando várias práticas de empresas corporativas que minam o clima dentro da empresa. Regras demais, slogans e propaganda demais e confiança de menos. Eu sabia que as coisas estavam indo pro buraco quando foram definidas listas e frases de "Valores" e "Missão" da empresa. Ela deixou de ser o lugar onde as pessoas se sentiam confortáveis, acreditavam que tinham realmente uma voz , acreditavam que podiam fazer algo pela empresa e expressar suas opiniões pra ser o lugar onde pessoas que realmente as expressam são convidadas a se calar ou são mandadas embora - e eu vi isso acontecer mais de uma vez. Também não é nada demais em termos tecnológicos. É um bom lugar pra trabalhar se você não tem grandes aspirações de aprender ou fazer grandes coisas - salvo algumas ilhas de inovação e pessoas boas tecnicamente, a maioria das pessoas está bastante acomodada. A maioria delas não é boa tecnicamente e não tem paixão de verdade pelo que faz - e pelo menos pra mim, trabalhar com pessoas boas e que acreditam no que fazem faz toda a diferença. Não me parece também que o RH se preocupa de verdade com a qualidade técnica dos contratados, mas só com o fato deles terem uma personalidade que não vai ser muito questionadora ou incomodar.

Conselhos para presidência: Os funcionários não deveriam ser mantidos somente por amizade ou senioridade, mas por competência. O processo seletivo deveria ser melhor - com testes que exigissem mais, por exemplo - pra assegurar que funcionários tecnicamente melhores fossem contratados. Os salários tem que ser melhores também tanto pra atrair essas pessoas quanto pra manter as que estão aí. E fomentar esse clima em que as pessoas que se expressam são mandadas embora ou convidadas a se calar é um erro. Essas são as pessoas capazes de fazer a empresa se revolucionar. São elas que podem fazer a diferença e que deveriam ser ouvidas.

salário baixo

Prós: Ambiente, plano de saúde e vale refeição

Contras: Salário baixo, falta de vale alimentação

Conselhos para presidência: Valorizar o profissional, que cada vez mais é assediado pelo mercado.

Tranquilidade e estabilidade, oportunidades para aprender

Analista Desenvolvedor Pleno

Prós: Ambiente tranquilo, amigável, com pessoas sempre dispostas a ajudar. Flexibilidade de horário, oferece bons benefícios e oportunidades de aprendizado. Tem boa localização.

Contras: Gestão de pessoas e projetos arcaico, centralização de muitos processos. Produtos desenvolvidos sem objetivo claro, sem planejamento adequado. Ainda está tentando se organizar, tanto na área técnica quanto no RH. Sem perspectiva de crescimento profissional.

Conselhos para presidência: Invistam nas qualidades que seus funcionários já possuem. Existem muitos profissionais bons que podem contribuir com suas características individuais. Não foi somente a tecnologia que sofreu mudanças ao longo dos anos, mas também os processos e a forma de trabalhar e desenvolver software.

Ambiente agradável

Prós: Ambiente de trabalho agradável , benefícios razoável dentro da media do mercado . Empresa investe em treinamentos internos voltado a seus produtos .

Contras: Ambiente não desafiador , falta de reconhecimento para funcionários voltado a resultados , percebo que não tem uma forma eficaz de mensurar , poderiam investir mais na formação de seus colaboradores . Plano de carreira só existe no papel , pode se dizer que não existe .

Início motivador, mas frustrante com o passar do tempo

Analista DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa com bons benefícios e boa localização. Boa possibilidade de aprendizado dependendo de projetos e equipes.

Contras: Falta uma área de arquitetura de software na empresa. Alguns líderes são pouco flexíveis e tomam decisões baseadas mais em opiniões pessoais do que em fatos. Falta de processos bem definidos e verdadeiramente eficientes. Muita dificuldade para adoção de novas tecnologias principalmente por uma mentalidade conservadora.

Conselhos para presidência: Criar uma área de arquitetura de software capacitada. Prestar atenção aos bons colaboradores, pois muitos deles tem ótimas idéias que ajudariam a empresa a crescer.

Software Express

Descrição:Líder brasileira no segmento de software de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) e Recarga de Telefones Pré-Pagos. Corpo técnico altamente qualificado e capacitada no desenvolvimento de soluções de comunicações de dados proprietária para diversas plataformas.