Como é trabalhar na Softplan?

Estabilidade

Analista de Suporte de Desenvolvimento

Florianópolis, SC

Prós: Proporciona ótimo ambiente de trabalho e estrutura de qualidade. Sem problemas para negociar horários. O colaborador tem acesso livre ao gerente/diretor para sugerir melhorias, pelo menos na unidade de negócio em que trabalho. Se o colaborador é proativo, há boas chances de desenvolvimento profissional. Paga gratificações semestrais com base no cargo e resultados alcançados pela empresa. Empresa patrocina 50% do valor de cursos e 100% de certificações na área do colaborador.

Contras: Infelizmente nem tudo são flores. Os salários, que de modo geral ficam na média de Florianópolis, podem ser bem diferentes entre colaboradores com mesmo cargo e responsabilidades, muito por a empresa ser dividida em três unidades de negócios com receitas e administração bem diferentes, mas também ocorre dentro da mesma equipe. Em determinado momento, quando o colaborador alcança o nível máximo do cargo (III) que possui, não há mais para onde evoluir. As equipes crescem com muita facilidade e com pouca qualidade. Há enorme disparidade de conhecimento técnico/negócio dentro de uma mesma equipe. A capacidade extra de produção é garantida pelo trabalho extra dos colaboradores mais "seniores". Os coordenadores de equipe não são incentivados a evoluir sua maneira de gestão/acompanhamento da equipe. Foco excessivo em metas que nem sempre refletem em melhor satisfação do cliente.

Muito trabalho e suor todo dia, mas no final do dia nunca sai de lá me achando subutilizado

Coordenador

Florianópolis, SC

Prós: Oportunidade de crescimento, nível técnico e garra da grande maioria dos profissionais, reconhecimento do esforço realizado pelas lideranças, espaço para implantação de novas ideias, desafio constante.

Contras: A empresa cresceu muito rapidamente, aumentando a burocracia e os problemas nas comunicações. Com o amadurecimento dos processos estes problemas tendem a ser minimizados. Como em toda empresa, alguns profissionais de postos importantes estão mais preocupados em retirar a responsabilidade de suas costas do que resolver os desafios que surgem ao longo do caminho, o que acaba sobrecarregando alguns setores.

A propaganda não reflete a realidadde

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Florianópolis, SC

Prós: A política de valorizar o funcionário pelo que ele é e não pelo que ele veste é um dos bons pontos da empresa. Flexibilidade com horário e facilidade na dispensa quando solicitado também são bons pontos.

Contras: A empresa cresceu em quantidade de funcionários, mas sem a estrutura de uma corporação que presa pelo resultado do produto. Isso influencia diretamente nas oportunidades de crescimento para profissionais qualificados e com experiência que não possuem tempo de casa suficiente para crescimento interno. O crescimento em relação ao financeiro também não é facilmente avaliado pelos gestores (que nem sempre são qualificados para a função no que diz respeito as evoluções no campo da TI). O recursos são na maioria das vezes pouco aproveitados em suas expertises, desperdiçando tempo e dinheiro.

Conselhos para presidência: Eleger pessoas capacitadas para assumir cargos de lideranças e não apenas pessoas que possuem tempo de casa conveniente, aproveitando assim melhor os recursos e tornando-se então uma empresa de alta competitividade em relação as grandes corporações. Saindo da cultura familiar.

Prós: Salários e benefícios pagos em dia. Muitas histórias interessantes surgem ao se conversar com pessoas que estão a bastante tempo na empresa.

Contras: Sem feedback, sem plano de cargos e salários efetivo. Sem reconhecimento. Muitas pessoas desengajadas e descomprometidas, prejudicando as equipes e a empresa.

Conselhos para presidência: Fazer acompanhamento dos colaboradores, usar a meritocracia para promover. Demitir!!! Existem muitas pessoas nada comprometidas trabalhando na empresa. E, principalmente, contratar melhor. Cargos de liderança poderiam ser preenchidos por colaboradores, preparados/capacitados pela empresa, desde que tenham perfil. Um bom técnico não necessariamente é um bom líder/coordenador. A empresa pode perder um excelente técnico e ganhar um péssimo líder.

Empresa privada que parece pública.

Prós: Salário bom, benefícios padrão, nada de mais.

Contras: Muita politicagem dentro da empresa, aqui não vale a Meritocracia, se você é puxa saco, se vende bem, e conhece as pessoas certas ai sim você vai evoluir se não ficará estagnado. Falta de transparência total, sobre tudo que acontece nos bastidores da empresas gerando muita conversa de corredor e muitos "achismos" por conta dos colaboradores. Falta de feedbacks válidos, avaliações de desempenho, e alinhamento de metas com os colaboradores, muitos deles não sabem quais são suas metas. Falta de líderes que incentivem e motivem a equipe. Estrutura física da empresa não é boa, cadeiras ruins, alguns possuem 2 monitores e outros não, não entendo qual o motivo disso, ou todo mundo tem ou ninguém tem. Cuidam mais do seu horário do que outra coisa. Home office é difícil conseguir. As pessoas que são colocadas como Líderes ou Coordenadores não tem as Soft Skills necessárias para exercer tal função. A empresa até tenta parecer descolada, ter uma cultura legal, mas os colabores mais "antigos" estão parados no século 19 e não incentivam tal mudança. Aqui parece serviço público tem 200 pessoas para fazer um serviço que 20 delas poderiam fazer, ou seja falta de planejamento, muita divisão de setores e equipes.

Conselhos para presidência: Conversar e treinar mais seus líderes e coordenadores. Ser mais transparente com os colaboradores.

É uma boa empresa, mas com muitos problemas que até não condizem com o porte.

Analista Implementador Júnior

Prós: Existem bons profissionais e a empresa incentiva os estudos, certificações.

Contras: Os cronogramas e prazos são extremamente curtos. Existe muita pressão no dia a dia. A empresa também nunca entra em acordo com o sindicato da categoria. Atualmente o pessoal esta à 4 anos sem reajustes salarial.

Porto seguro.

Analista Implementador

Florianópolis, SC

Prós: Fornecem um bom ambiente para pessoas sem muitas ambições.

Contras: Nepotismo, "puxa-sacocracia" e falta de organização.

Conselhos para presidência: Focar em práticas de mercado de empresas do mesmo porte. Dar chance para a meritocracia.

Não estou satisfeito

Analista Implementador Java I

Florianópolis, SC

Prós: Ótimo ambiente de trabalho e boas oportunidades de aprendizado

Contras: Pagam mal, é difícil negociar aumento.

Empresa boa pra quem estiver começando carreira, para aprender

Analista Programador JavaEx-funcionário, saiu em 2014

Florianópolis, SC

Prós: Facilidade de conseguir emprego, flexibilidade de horário, vestimenta para trabalho livre

Contras: Plano de cargo de salários é chamado internamente de salários e salários, é uma bagunça, tem gente que faz serviço de outro nível e não ganha nada por isso e quem era pra fazer o serviço não faz.
    Não há carreira, o salário que você entra é o mesmo que você terá depois de 4 anos
    Tecnologia ultrapassada, participação de lucros é uma bagunça e injusto, clima horrível, fofoca o tempo todo, pessoas não cumprimentam nem quando estão no elevador.
    Coordenadores não sabem gerir pessoas, gestão de RH incompetente, sem autonomia, só empurram para os coordenadores. Horas extras injustas devido ao banco de horas, sem ponto eletrônico.

Se não entrar ganhando bem ta ferrado

Analista de Sistemas PlenoEx-funcionário, saiu em 2011

Florianópolis, SC

Prós: Festas e chopadas na garagem tudo free, máquina de café

Contras: Baixo salário, dificuldade de crescimento profissional e aumento salarial.

Softplan

Descrição:A Softplan é uma das maiores empresas do Brasil no desenvolvimento de softwares de gestão. Atualmente suas soluções estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos, fazendo a diferença na vida das pessoas. Desde 1990, a companhia atua de modo a tornar a gestão pública e privada no Brasil mais transparente, eficiente e ágil com o uso de tecnologias modernas e inovadoras. Ao longo desses anos, a Softplan se especializou no desenvolvimento e na implantação de softwares de gestão para os segmentos de Justiça, Infraestrutura e Obras, Gestão Pública, Projetos Cofinanciados por Organismos Internacionais e Indústria da Construção.