Como é trabalhar na SNC - Lavalin?

Já foi uma ótima empresa!

Ex-funcionário, saiu em 2012

Prós: A SNC é uma empresa multinacional composta por uma capacidade de engenharia multidisciplinar. A empresa possui também diversas oportunidades ao redor do mundo. Conheço alguns profissionais que conseguiram trabalhar nas outras unidades (internacionais).

Contras: Infelizmente, por ser uma empresa com gestão global, possui diversos empecilhos para agilizar o funcionamento local (Brasil). Outro ponto negativo foi a identidade perdida em relação à forma de trabalho.

Conselhos para presidência: Menos politicagem!

Empresa relativamente boa!

Técnico em Química

Prós: Flexibilidade nos projetos, oportunidades de viagem e contato com grandes clientes! Maior network, salário e benéficos atrativos para o cargo.

Contras: Muito chefe e supervisores, empresa não tem plano de carreira para funcionários, empresa não expande atividades no mercado, o que dificulta melhores oportunidades de carreira! Decisões ficam sempre a critério de muitas pessoas.

Conselhos para presidência: Observar melhor a atuação em países que presta serviço.

Empresa sem identidade no Brasil

ProjetistaEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Ambiente de Trabalho, profissionais qualificados e preparados para os desafios impostos, apresentando bons salários, com o pagamento em dia.

Contras: A Empresa deve definir sua missão no Brasil. Não sem tem um política clara para o treinamento e desenvolvimento dos seus empregados, tendo apenas fogo nas horas trabalhadas vs faturamento.

Ótimo para aquisição de experiência.

TécnicoEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Ambiente equilibrado, com baixa pressão. Liberdade de horarios, gerência acessível e liberdade para tomadas de decisões. Ótima localização do escritório e sálarios e benefícios pagos em dia.

Contras: Não possui plano de carreira, os departamentos são isolados, dificuldade em comunicação intersetorial. Falta visão estratégica para que os colaboradores se sintam estimulados.

Expertise e reconhecimento global.

Prós: Atuação global reconhecida pelo conhecimento e expertise de seus profissionais. Direção próxima e transparente . Jornada de trabalho flexível, sexta-feiras trabalha-se até às 12:00horas.

Contras: Segmento de mineraÇão e metalurgia foi um dos setores que mais sofreu com a crise econômica global e infelizmente houve redução no quadro de profissionais.

Empresa de renome

Prós: Empresa que promove a Integração das equipes e conhecimento técnico dos profissionais. Empresa reconhecida no mercado. Desenvolve seus trabalhos com excelência.

Contras: Embora atue com excelencia, a empresa precisou reduzir seu quadro em todo o mundo em função do momento atual perdendo profissionais técnicos.

Conselhos para presidência: Dar sequencia ao trabalho realizado

Qualidade

EngenheiroEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: A SNC Lavalin é uma empresa a qual é perceptível um ambiente de trabalho e localização dos escritórios privilegiada. Os profissionais são solícitos e amigáveis de forma geral.

Contras: A empresa não possui plano de carreira, o que muitas vezes pode levar a desmotivar os colaboradores. De toda forma a remuneração paga é relativamente acima da média das empresas pares.

Ainda é uma boa empresa

Engenheiro

Prós: Estrutura física do escritório muito boa; Ambiente de trabalho amigável e descontraído entre pessoal de mesma hierarquia; Empresa cumpre todas as suas obrigações e sem atrasos; Horário flexível.

Contras: Muitos coordenadores para poucos técnicos; Diretoria de engenharia trata técnicos como descartáveis e substituíveis; Presta-se muita atenção aos erros e nenhuma aos acertos; Não existe politica de cargos e salários, há enormes variações de salários para a mesma função.

Conselhos para presidência: Talvez fosse interessante rever a forma de lidar com o corpo técnico, que em última instância é a alma da empresa.

Decepção - bagunça e pouca valorização do funcionário

Prós: Empresa canadense, portanto o contato com a equipe Corporativa é diário. Além disso, na grande maioria das áreas, é extremamente correta a questão da carga horária/banco de horas - se você tem hora extra, poderá sair mais cedo dentro do mês para compensar ou receberá o valor adicional no mês seguinte. Outro ponto positivo é que durante a semana trabalhamos 1 hora a mais para que às sextas-feiras o expediente termine às 12h.

Contras: Processos de Recursos Humanos extremamente defasados e desacreditados - gerentes e diretores não levam à sério os processos, visam somente o lucro que o empregado gera para a empresa. Não existe investimento em treinamento e desenvolvimento ou capacitação do pessoal. Nenhuma informação é tratada com os empregados de maneira clara - a comunicação é péssima. Os funcionários não recebem informações sobre os projetos que eles mesmos atuam. Se a empresa ganha um novo projeto ou se um projeto está encerrando ou se perdemos alguma concorrência... nada é repassado! Não existe respeito em relação aos procedimentos estipulados pelas áreas, tudo é uma bagunça. Não sei dizer se sempre foi assim, pois não trabalho há muitos anos na companhia, mas digo que foi uma grande decepção e que dizer que a unidade de Belo Horizonte segue o mesmo nível de uma multinacional é uma piada!

Conselhos para presidência: Comuniquem de forma clara e honesta com seus funcionários. Honrem os compromissos firmados e os valores estabelecidos pela corporação. Revisem o quadro das posições hierárquicas mais altas - nem todo profissional bom tecnicamente serve para fazer gestão de pessoas. Todos nós entendemos que a crise existe, mas o que está acontecendo aqui independe da crise instalada no nosso país.

Lugar razoável de trabalhar

Engenheiro JúniorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Salário compatível com o mercado e benefícios

Contras: Restrito sua área de atuação, ela tua apenas na área de mineração. Tem épocas com pouco serviço e outras com muito.

Conselhos para presidência: Ampliar sua área de atuação

SNC - Lavalin

Descrição:Fundada em 1911, a SNC-Lavalin é um dos principais grupos de engenharia e construção do mundo e o maior em infra-estrutura. Com escritórios em mais de 50 países, os empregados da SNC-Lavalin prestam serviços de EPC e EPCM para os clientes em uma variedade de setores da indústria, incluindo mineração e metalurgia, petróleo e gás, meio ambiente e água, infra-estrutura e energia limpa. SNC-Lavalin também pode combinar estes serviços com o seu financiamento e operações e recursos de manutenção para fornecer soluções completas de projeto end-to-end.