Como é trabalhar na Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo?

Prós: Internet é liberada para acessar quase qualquer coisa e o contrato de 2 anos te da uma certa estabilidade, raramente vão demitir alguém aqui.

Contras: O salário é uma miséria (750) e só da pra encarar porque os beneficios (alimentação e transporte são pagos em dinheiro) o que somando da por volta de R$ 1.110,00

Dos órgãos públicos, uma excessão de qualidade

Prós: Trata-se de um ambiente inspirador, na qual as atividades de Estado são desenvolvidas em harmonia. Além disso, os gestores na maioria das vezes são funcionários de carreira, dominando as funções que lhe são conferidas.

Contras: Sob a ótica de um estagiário, não existe possibilidades de efetivação, visto os recentes concursos para provimento de funcionários. Seja um excelente estagiário ou um irresponsável, terá o mesmo destino.

Burocracia

Estágio Conselho Regional de Administração (CRA)Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Trabalhar com políticas ambientais, voltado para a legislação ambiental no âmbito estadual, na época revisávamos alguns pontos do Novo Código Florestal

Contras: Estágiar no setor público é ruim pois não há perspectivas de crescimento, o trabalhar é essencialmente burocrático e parece que te empurram algo para fazer pois não havia nada planejado para o estágio.

Excelente lugar para obter conhecimento

Prós: Ambiente saudável. Ótima oportunidade para conhecer os projetos ambientais que existem no Estado de São Paulo. Pessoas disponíveis para tirar dúvidas. Oportunidade de conhecer outros departamentos e participar de ações internas.

Contras: Não há a possibilidade de ser efetivado. Não há benefícios como vale - alimentação ou alimentação no próprio local. Não existe possibilidade de justificativa de falta. Não tem plano de carreira.

Ambiente ótimo, pessoas não

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Ambiente confortável e bonito. Nosso escritório era dentro do Parque Ibirapuera. A carga horária de 4 horas por dia era flexível e ajudava nos estudos.

Contras: Apesar do ambiente propício, as pessoas e a organização não estão preparadas para aceitar soluções diferentes e não aceitam inovação. Muitos funcionários são concursados, não podem ser mandados embora e por isso não se engajam no trabalho.

Melhor empresa que já trabalhei

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Todos trabalham em conjunto, um ensina o outro são super cordiais, ensinam tudo, torcem pelo seu crescimento, buscam sempre te da motivos pra amar estar lá.

Contras: Não efetivam estagiário, não podem efetivar nem como terceirizado, realmente chateada.

Conselhos para presidência: Efetivem os estagiários mesmo que terceirizados

Uma experiência em governo é extremamente válida para o CV.

Assessor Técnico IIEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Corpo técnico bastante preparado. Força institucional de ser órgão do governo de São Paulo. Grande responsabilidade para com o Meio Ambiente, sem qualquer espaço para negociatas e favorecimentos como ocorre em geral em órgãos públicos.

Contras: Burocracia estatal geralmente emperra projetos. Há também muitos funcionários concursados que não aceitam inovações ou aumento de carga de trabalho, sendo que muitas vezes estranham a mentalidade advinda iniciativa privada.

Um bom lugar

Sorocaba, SP

Prós: Ambiente de trabalho agradável, benefícios, ótimas chances de aprendizado, salário compatível com o oferecido no mercado e excelente ambiente para crescimento profissional.

Contras: Não possibilidade de efetivação, precariedade de materiais para trabalho (carimbo, sulfite, cadeira, mesa, etc.), má comunicação com a matriz e estrutura física pouco agradável.

Ótima empresa!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2006

Prós: O ambiente é muito agradável para trabalhar. É uma ótima empresa para iniciar a carreira profissional. As pessoas são muito receptivas e comunicativas. Foram momentos muito felizes e sinto saudades até hoje.

Contras: Não possui benefícios para estagiários, e infelizmente não é possível efetivação. Somente através de concurso público, nomeação ou terceirização para ingressar na empresa.

Conselhos para presidência: Sempre valorize um bom funcionário, pois é isso o que ele espera da empresa. Ser reconhecido e visto por todos.

Bom lugar para trabalhar

Prós: Trabalhar com pessoas e meio ambiente é altamente gratificante, ver o retorno do seu trabalho e a efetividade das ações propagadas são pontos chave para a satisfação profissional.

Contras: Instabilidade no emprego pode gerar deacontinuidade nos trabalhaos especialmente aqueles relativos a projetos de médio e longo prazo. A formação de uma equipe é uma base sólida que deve ser preservada.

Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo