Como é trabalhar na Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo?

Dos órgãos públicos, uma excessão de qualidade

Prós: Trata-se de um ambiente inspirador, na qual as atividades de Estado são desenvolvidas em harmonia. Além disso, os gestores na maioria das vezes são funcionários de carreira, dominando as funções que lhe são conferidas.

Contras: Sob a ótica de um estagiário, não existe possibilidades de efetivação, visto os recentes concursos para provimento de funcionários. Seja um excelente estagiário ou um irresponsável, terá o mesmo destino.

Melhor empresa que já trabalhei

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Todos trabalham em conjunto, um ensina o outro são super cordiais, ensinam tudo, torcem pelo seu crescimento, buscam sempre te da motivos pra amar estar lá.

Contras: Não efetivam estagiário, não podem efetivar nem como terceirizado, realmente chateada.

Conselhos para presidência: Efetivem os estagiários mesmo que terceirizados

Um bom lugar

Sorocaba, SP

Prós: Ambiente de trabalho agradável, benefícios, ótimas chances de aprendizado, salário compatível com o oferecido no mercado e excelente ambiente para crescimento profissional.

Contras: Não possibilidade de efetivação, precariedade de materiais para trabalho (carimbo, sulfite, cadeira, mesa, etc.), má comunicação com a matriz e estrutura física pouco agradável.

Ótima empresa!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2006

Prós: O ambiente é muito agradável para trabalhar. É uma ótima empresa para iniciar a carreira profissional. As pessoas são muito receptivas e comunicativas. Foram momentos muito felizes e sinto saudades até hoje.

Contras: Não possui benefícios para estagiários, e infelizmente não é possível efetivação. Somente através de concurso público, nomeação ou terceirização para ingressar na empresa.

Conselhos para presidência: Sempre valorize um bom funcionário, pois é isso o que ele espera da empresa. Ser reconhecido e visto por todos.

Bom lugar para trabalhar

Prós: Trabalhar com pessoas e meio ambiente é altamente gratificante, ver o retorno do seu trabalho e a efetividade das ações propagadas são pontos chave para a satisfação profissional.

Contras: Instabilidade no emprego pode gerar deacontinuidade nos trabalhaos especialmente aqueles relativos a projetos de médio e longo prazo. A formação de uma equipe é uma base sólida que deve ser preservada.

Excelente lugar para obter conhecimento

Prós: Ambiente saudável. Ótima oportunidade para conhecer os projetos ambientais que existem no Estado de São Paulo. Pessoas disponíveis para tirar dúvidas. Oportunidade de conhecer outros departamentos e participar de ações internas.

Contras: Não há a possibilidade de ser efetivado. Não há benefícios como vale - alimentação ou alimentação no próprio local. Não existe possibilidade de justificativa de falta. Não tem plano de carreira.

Ambiente ótimo, pessoas não

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Ambiente confortável e bonito. Nosso escritório era dentro do Parque Ibirapuera. A carga horária de 4 horas por dia era flexível e ajudava nos estudos.

Contras: Apesar do ambiente propício, as pessoas e a organização não estão preparadas para aceitar soluções diferentes e não aceitam inovação. Muitos funcionários são concursados, não podem ser mandados embora e por isso não se engajam no trabalho.

Uma experiência em governo é extremamente válida para o CV.

Assessor Técnico IIEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Corpo técnico bastante preparado. Força institucional de ser órgão do governo de São Paulo. Grande responsabilidade para com o Meio Ambiente, sem qualquer espaço para negociatas e favorecimentos como ocorre em geral em órgãos públicos.

Contras: Burocracia estatal geralmente emperra projetos. Há também muitos funcionários concursados que não aceitam inovações ou aumento de carga de trabalho, sendo que muitas vezes estranham a mentalidade advinda iniciativa privada.

Aprendizado adicional na carreira

Sorocaba, SP

Prós: Todo o seu funcionamento de um modo organizado e disciplinado.

Contras: Não acrescentei pontos negativos, apenas observei no pouco tempo na empresa os seus benefícios.

Insatisfeito

Estagiário Superior

Prós: Horário de trabalho, a localização da empresa, fácil acesso ao metrô

Contras: Não nos ensinam o serviço a ser executado diariamente, nos limitam apenas ao atendimento de telefone e envio de ofícios

Conselhos para presidência: Aproveitar a capacidade individual dos estagiários, dando a cada um o aprendizado correto

Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo