Como é trabalhar na Sistema Firjan?

Empresa cidadã.

Analista de Relações Institucionais

Prós: Empresa que respeita os funcionários. Ambiente ótimo de trabalho. A cultura organizacional preza o bem estar dos funcionários. É uma empresa séria.

Contras: Não há. A empresa oferece muitos benefícios aos funcionários. A chance de crescer na carreira é estimulada e há uma boa convivência entre os funcionários e os gestores.

Ambiente de trabalho saudável e plural

Estagiário Administrativo

Prós: A empresa possui um ambiente de trabalho bem diverso e saudável de se trabalhar. Exige-se dos funcionários uma performance que como uma instituição forte, reflete diante de seus propósitos. Horários flexíveis.

Contras: Estagiários não possuem benefícios, e os que existem não são atrativos. Não existe uma perspectiva de crescimento e ocasionalmente surgem mudanças de layout derivado de questões políticas entre cargos maiores, o que instala uma angustia em todos.

Boa empresa, mas com uma base frágil de gestão

Coordenador de Sistemas

Prós: A remuneração e as ações que a empresa se propõe a fazer pela sociedade são os principais pontos positivos da empresa. Diversas atividades de integração são propostas aos colaboradores, como jogos internos e participação em atividades artísticas.

Contras: Acredito que a empresa poderia focar mais na gestão de pessoas e cargos, analisando tecnicamente comportamentos e resultados. Hoje existe uma avaliação baseada em critérios muito subjetivos, o que gera uma tendência muito baseada em relacionamentos, dificultando o crescimento profissional.

Satisfeita

Analista de Relações Institucionais I

Prós: A empresa oferece flexibilidade de horários, qualidade de vida, empatia pelos funcionários e suas necessidades e exige alta performance para obtenção do PLR.

Contras: Alguns pontos podem ser melhorados: redução da burocracia, plano de carreira, remuneração, maior transparência quanto as expectativas entre líder-liderado.

Boa empresa, mas peca em pontos fundamentais

Assistente Administrativo

Prós: Os benefícios aos funcionários são muito bons. O valor do VR é alto, o VT é de acordo com as necessidades do usuário e há também previdência privada e o SOBERJ que fornece 50% de desconto nos serviços SESI e SENAI. Horários são flexíveis.

Contras: O desconto em folha é alto. A empresa oferece diversos benefícios, mas todos são devidamente descontados, o que no final das contas, no caso do meu salário, chega a 25% de desconto sobre o salário bruto assinado na carteira. Há também uma forte inclinação política, então dificilmente é uma empresa para se fazer carreira, pois sobe quem tem indicação apenas.

Conselhos para presidência: Remova as inclinações políticas nas relações de trabalho. Promovam com base nas competências e produção, não apenas a nível de indicação.

É uma ótima empresa para se trabalhar. Mas você precisa se adaptar ao sistema.

Especialista em TI

Prós: É uma empresa sólida. Com possibilidade de manter emprego por muitos anos. Ambiente agradável, pessoas receptivas e bem comunicativas no geral. O networking interno é bem forte.

Contras: É uma empresa muito política. Qualquer demanda, solicitação, necessidade... De natureza técnica, compra, ou qualquer coia, a burocracia torna o processo bem complicado.

Conselhos para presidência: Rever os processos burocráticos da empresa tornaria tudo mais ágil, desde a resposta ao cliente até a solução de problemas internos.

Boa empresa para trabalhar

Técnico em Suporte TécnicoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente bem organizado e pessoas educadas, realmente um ótimo lugar para trabalhar. Salários em dia e uma grande gama de benefícios. Recomendo

Contras: Dias alternando o local de trabalho sem aviso prévio, trabalho sempre sob pressão. E grande redução de mão de obra dificultou o andamento de alguns serviços.

Trabalhar para mudar a economia do estado

Prós: Trabalho diretamente envolvido com o desenvolvimento econômico do estado, muitas vezes em parceria com o governo ou atuando na assembléia legislativa. Trabalho diário raramente supera 8 horas/dia.

Contras: Empresa altamente politizada, lembrando, infelizmente, um pouco a estrutura estatal brasileira. Nesse sentido, falta uma visão de mercado e uma otimização dos objetivos da empresa, que são muitos e muito abrangentes.

Empresa boa para se trabalhar

Analista de TI

Prós: Oportunidade de aprendizado e uma dinâmica muito boa para atuação e desenvolvimento. A empresa oferece bons benefícios e proporciona um bom ambiente para o desenvolvimento das atividades.

Contras: Dependência de se ter uma boa economia e crescimento da industria no estado, pois sua arrecadação depende dos índices de desenvolvimento dessa área para ter sua saúde financeira em dia.

Ótima oportunidade para quem quer aprender

Assistente de Planejamento de MarketingEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Equipe motivada, reconhecimento pelas entregas e parceria do coordenador. Saí da empresa pois o nível não condizia com meu grau de instrução. Tive uma curva de aprendizado muito grande no período em que estive por lá.

Contras: A empresa não possui distinção de salários entre funções diferentes. Somente entre níveis. Ou seja, um assistente administrativo recebe a mesma coisa do que um assistente de TI. Além disso, a empresa funciona de acordo com a política, o que torna o ambiente um pouco tenso em períodos de mudanças políticas.

Sistema Firjan

Descrição:O Sistema FIRJAN é uma organização privada e sem fins lucrativos, com mais de 7.500 empresas associadas. Sua missão é “promover competitividade empresarial, educação e qualidade de vida do trabalhador da indústria e de toda a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio”. O Sistema FIRJAN é composto por cinco instituições que trabalham de forma integrada para o crescimento da indústria fluminense. Juntas, FIRJAN, CIRJ (Centro Industrial do Rio de Janeiro), SESI Rio, SENAI Rio e IEL Rio promovem ações nos níveis econômico, político e social para garantir uma posição de destaque para o estado no cenário nacional. Todas as instituições se caracterizam hoje fortemente como prestadoras de serviços às empresas e à sociedade.