Como é trabalhar na Sistema Firjan?

É uma boa empresa, porém muito burocrática.

Prós: A empresa se preocupa com o estado mental do funcionário, está sempre fazendo mini cursos de auto conhecimento e melhora pessoal e profissional.

Contras: Muito burocrática, não é certo ter um plano de carreira após o estágio. A cultura geral do sistema não é a mesma, vai de acordo com a entidade em que está inserido.

Conselhos para presidência: Entender melhor as áreas que está gerenciando.

Boa para o aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Na minha area era uma empresa que tinha profissionais altamente qualificados e te passam a oportunidade de aprender muito. Um bom começ de carreira.

Contras: Beneficios muito ruins, principalmente o auxilio alimentaçao. Uma imagem um pouco ultrapassada, ate pelo o fim da empresa, mas parece estar se renovando.

Ótima empresa

Estágio Técnico em Química

Prós: Ótimo sistema de entrevista, possibilidade de aprendizado, ótima estrutura e funcionários gentis e bem capacitados. Novos funcionários são muito bem recebidos. O ambiente de trabalho é extremamente agradável, mesmo com a rotina corrida da empresa. Os horários para os estagiários são bons e há possibilidade de rotatividade no laboratório, além das férias serem remuneradas.

Contras: As únicas coisas negativas são que a bolsa do estagiário é abaixo da média do mercado e o vale alimentação não é muito condizente com a realidade (apenas 11 reais por dia). Mas o fato do horário ser flexível ajuda muito, principalmente para os estagiários de 4 horas.

Conselhos para presidência: Continuar com a boa gestão

Vale a pena pra quem está iniciando

Especialista

Prós: Ambiente equilibrado, com pressão razoável e liberdade para desenvolver seu trabalho. É permitido fazer propostas inovadoras. O escritório é bem localizado. Bom pacote de benefícios. Pagamento de PL.

Contras: Alguns departamentos funcionam isolados e não se comunicam bem. Alguns funcionários são claramente protegidos por gestores. Nem sempre dão oportunidade de crescimento para os funcionários.

Conselhos para presidência: Olhar pra dentro, antes de olhar pra fora

Orgulho de realizar meu trabalho

Técnico de Segurança do Trabalho Sênior

Prós: Empresa investe em desenvolvimento humano e recursos para alcançar metas. Liberdade de atuação profissional e ética. Ótimos benefícios, como: auxílio creche, vale de alimentação, plano de previdência privada e participação em resultados.

Contras: Não existe plano de cargos e salários. A política de promoção de cargos a gestores ainda deixa a desejar, considerando apenas características técnicas e não competências de gestão necessárias para atender o perfil do cargo superior em questão. A gestão de pessoas dentro das gerências é péssima em razão disso.

Conselhos para presidência: Remodele os perfis de cargos considerando competências; desenvolva os gestores, desde o nível de coordenação, para gestão de pessoas; elabore com o RH técnicas de desenvolvimento de equipes de alta performance;

Ótimo lugar - dependendo do ponto de vista

Auditor II

Prós: Qualidade de vida, ambiente e prazo alto para as demandas. A empresa é ótima mas quem tem muita pro atividade e gosta de aprender e inovar aqui não é o lugar.

Contras: Pouca chance de crescimento e desenvolvimento. A empresa é política e arcaica. Ideal para quem está no fim de carreira. Muito parecida com empresa publica.

Jovem Aprendiz

Prós: Ambiente agradável, cultura organizacional inovadora, valorização dos funcionários (salários razoáveis, benefícios: VR (320), VT (BÚ), Plano de Saúde Gooden Cross

Contras: É realmente difícil encontrar pontos negativos, mas acontece coisas que normalmente acontece em todas as empresas, como ter que fazer bastante hora extra etc

Boa empresa dependendo da area que se trabalhe

Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Salario compatível com mercado. Dependendo dos gestores existe chance para se aprimorar, pois bancam cursos. Possui plataforma com cursos disponíveis

Contras: Plano de carreira inexistente. Pessimo Rh. Gerentes escolhidos por "amizades" e não competências.. Equipes não se ajudam, dependendo da gerência é cada um por si.

Uma ótima experiência

Prós: O sistema indústria é uma referência no mercado. Trabalhar aqui foi uma oportunidade que com certeza agregou muito em meu currículo, estive cercada de pessoas muito competentes

Contras: A ascensão e plano de carreira muitas vezes é baseada em aspectos políticos e existe muita burocracia no setor de RH que tornam os procedimentos morosos

N/a

Estagiário de Relações Internacionais

Prós: A cultura da empresa, os benefícios, e a forma que tratam os estagiários super bem, são atenciosos, horários flexíveis, e proximidade de tudo no Centro do Rio.

Contras: O salário não é muito alto, não tem seguro de vida nem plano de saúde ou dental para estagiários, porém, tem sido uma experiência muito boa. O programa de ambientação foi fraco e praticamente completamente inútil.

Sistema Firjan

Descrição:O Sistema FIRJAN é uma organização privada e sem fins lucrativos, com mais de 7.500 empresas associadas. Sua missão é “promover competitividade empresarial, educação e qualidade de vida do trabalhador da indústria e de toda a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio”. O Sistema FIRJAN é composto por cinco instituições que trabalham de forma integrada para o crescimento da indústria fluminense. Juntas, FIRJAN, CIRJ (Centro Industrial do Rio de Janeiro), SESI Rio, SENAI Rio e IEL Rio promovem ações nos níveis econômico, político e social para garantir uma posição de destaque para o estado no cenário nacional. Todas as instituições se caracterizam hoje fortemente como prestadoras de serviços às empresas e à sociedade.