Como é trabalhar na Sistema Firjan?

Empresa engessada e não reconhecimento adequado do estagiário

Prós: Bolsa auxílio não atrasa, empresa reconhecida no mercado e uma "não-rotina" dependendo da área de atuação

Contras: Auxílio alimentação de R$11,00 , o que foge da realidade do centro, não reconhecimento do trabalho por parte dos gestores, recebimento de feedbacks negativos apenas, não tem oportunidade de efetivação pelo que disseram,qualquer ideia fora do "script" é descartada, apenas trabalho chato que o gestor não quer fazer é delegado para o estagiário (mesmo solicitando que o gestor ensine coisas novas, o mesmo fica enrolando para ensinar), crescimento é feito por meio de parceria no ambiente de trabalho e não pelas competências do colaborador , gestores com total descontrole emocional e não preparados para o cargo que atuam (alguns não sabem mexer no básico no Excel).

Conselhos para presidência: Conselho para a área de compliance e para a presidência: atentem-se para as questões abordadas no lado negativo. Além disso, prestem atenção nos colaboradores que estão recrutando e até mesmo nos antigos, pois muitos estão deixando de fazer seus trabalhos para jogar para o estagiário fazer, enquanto que estes ficam realizando atividades que não são referentes ao trabalho. Além disso, vale destacar o assédio sofrido com piadas de mau gosto que os homens para as mulheres.

Prós: Oportunidade de atuação institucional em diversos setores, como petroleo, plastico, metal-mecanico. Possibilidade de percepção de mercado e visão politica do todo

Contras: Remuneração abaixo do mercado Plano de carreira indefinido e parcial ausência da meritocracia Sem pagamento de horas extras, somente banco de horas Falta de treinamento de pessoal

Conselhos para presidência: Pensar no plano de cargos e salarios e promoção de treinamentos aos colaboradores

Muitos problemas sem possível solução pacífica

InstrutorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Plano de Saúde Golden Cross Vales alimentação ou refeição de valores um pouco acima da média de mercado de uma empresa privada, mas não se compara a concursados de grandes empresas.

Contras: Gerência da unidade, Analistas, nunca ficam sabendo o que realmente acontece na operação. Gestores operacionais e Gestores administrativos vivem em conflito. Sindicatos mandam e desmandam na infraestrutura da empresa, política tem grande peso dentro da estrutura da empresa. (Geralmente para os cargos mais próximos a gestão operacional/administrativa). Técnico de Educação e Pedagogas ditam regras inexistente, e o gestor operacional as vezes fica sabendo. (Quando convém ao gestor, fica a favor, quando não, diz que aquilo foi um erro e acoberta para que não chegue as instâncias superiores). Gastos não são monitorados, gastam dinheiro arrecadado através do sacrifício do compulsório com shows, programas internos... que não sejam voltados a melhoria da qualidade do ensino/formação do profissional da indústria. (Fonte de várias reclamações por parte de alunos - quanto a organização e administração). Falta de transparência na gestão e na operação quanto ao que pode e deve ser feito. (dois pesos e duas medidas). Profissionais que exercem mesmo função, possuem remunerações diferentes (com grande variação entre elas). Todo o problema quanto a captação de alunos recai sobre instrutor onde não é aferido as realidades dos problemas e a burocracia e as dificuldades na estrutura do sistema. Dificuldade de aceitação do novo quanto as pessoas que estão muito tempo na empresa.

Conselhos para presidência: Acompanhar mais de perto a gestão, dar a oportunidade através de um canal idôneo para que o operacional possa se manifestar quanto aos erros da gestão operacional.

Boa empresa para não ficar o resto da vida

Técnico

Prós: Bons benefícios, pagamento em dia, local de trabalho acessível e bem equipado.

Contras: Ausência de oportunidades de crescimento, estagnação de carreira, sobrecarga de trabalho e acúmulo de funções.

Empresa de aparências/ Política e sem ética submeta-se para crescer

Analista de Inteligência de MercadoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa conceituada no mercado, bons benefícios, possibilidade de desenvolvimento profissional pelas parcerias com instituições de ensino...

Contras: Empresa extremamente política, processos tortuosos, falta de gestão, falta ética nos processos internos, abuso de poder e assédio moral regem a empresa.

Conselhos para presidência: A Imparcialidade é algo desconhecido por vcs. Meritocracia e não afiliações deveria ser considerado. A Ética, o respeito e a honestidade precisam ser apresentados a FIRJAN.

empresa cujo gestor que não se comunica não vai adiante

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A empresa oferta aos funcionários muitos benefícios a baixo custo. O network é ampliado a medida que são muitas as empresas atendidas.

Contras: A empresa tem muitos cargos que em nada agregam valor a quem quer desenvolver sua atividade. A empresa é engessada e está no meio termo de sua gestão, tem práticas de empresa privada, mas age como empresa pública. A velocidade em solucionar problemas esbarra sempre nos egos dos gestores que torna o processo embotado e duvidoso. A empresa tem forte apelo político e ameaçador.

Conselhos para presidência: Criar junto ao RH um processo para gestão de pessoas mais eficiente. Gerir competências é muito importante para a empresa não perder receita e diminui o favorecimento escuso dos oportunistas.

Uma empresa que teria tudo para ser um bom local para se trabalhar

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Oportunidade de conhecer profissionais que trabalham em outras empresas privadas e também no setor público, possibilitando a expansão da rede de contatos.

Contras: A empresa teria tudo para ser um excelente local para se trabalhar, porém as questões políticas falam muito mais alto do que as questões técnicas. A meritocracia quase não existe na empresa: você é mais reconhecido pelas suas alianças internas do que pelo seu trabalho. Além disto, falta transparência em relação à visão da empresa. Embora exista uma visão prescrita, na prática os empregados não sabem qual rumo a empresa está tomando e aonde se quer chegar, o que gera um ambiente de trabalho de extrema incerteza e desgaste psicológico para os empregados.

Conselhos para presidência: Se a FIRJAN pretende ser reconhecida como uma empresa privada e indispensável ao Estado do Rio de Janeiro, deve começar a traçar políticas que de fato permitam o alcance destes objetivos. Enquanto questões políticas falarem mais alto do que as questões técnicas, provavelmente isto não vai acontecer. Trata-se de uma miopia organizacional: empresa que quer ser vista como privada, mas que mantem cultura de empresa pública. Conclusão: um barco sem rumo, trabalhadores insatisfeitos, indústria insatisfeita.

Boa empresa, mas no geral paga mal.

Auxiliar Técnico

Prós: Os benéficos, o bom relacionamento com colegas de trabalho. Horário flexível.

Contras: Salário baixo, apenas com formação para ser analista. Sem perspectiva de promoção ou aumento de salário.

Conselhos para presidência: A empresa tem um pensamento engessado em relação a produção com tecnologia. Não sabe valorizar o funcionário de acordo, o critério de promoção é duvidosa. A empresa tem muito funcionário por indicação e politicagem.

Salário

Auxiliar de Serviços de Apoio

Prós: Beneficios,ambiente de trabalho,instalação,

Contras: Salário, direção, superioridade,

Conselhos para presidência: Primeiro lugar salário digno,para o tipo de trabalho q eu exerço, reconhecimento

Empresa mediana

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Qualidade de vida, localização.

Contras: Processos engessados, política, funcionários desatualizados.

Conselhos para presidência: Reestruturar cargos e setores.

Sistema Firjan

Descrição:O Sistema FIRJAN é uma organização privada e sem fins lucrativos, com mais de 7.500 empresas associadas. Sua missão é “promover competitividade empresarial, educação e qualidade de vida do trabalhador da indústria e de toda a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio”. O Sistema FIRJAN é composto por cinco instituições que trabalham de forma integrada para o crescimento da indústria fluminense. Juntas, FIRJAN, CIRJ (Centro Industrial do Rio de Janeiro), SESI Rio, SENAI Rio e IEL Rio promovem ações nos níveis econômico, político e social para garantir uma posição de destaque para o estado no cenário nacional. Todas as instituições se caracterizam hoje fortemente como prestadoras de serviços às empresas e à sociedade.