Como é trabalhar na Sistema Firjan?

Baixa/nenhuma oportunidade de crescimento

Estagiário de EngenhariaEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa permite turnos de trabalho flexíveis, oferecendo liberdade no trabalho. A sede é bem localizada. Apresenta bom sistema de recompensa.

Contras: Muita burocracia, baixa oportunidade de crescimento, baixo investimento na capacitação dos funcionários. Os departamentos não se comunicam bem. Apresentam métodos e tecnologias ultrapassadas.

Empresa engessada e não reconhecimento adequado do estagiário

Prós: Bolsa auxílio não atrasa, empresa reconhecida no mercado e uma "não-rotina" dependendo da área de atuação

Contras: Auxílio alimentação de R$11,00 , o que foge da realidade do centro, não reconhecimento do trabalho por parte dos gestores, recebimento de feedbacks negativos apenas, não tem oportunidade de efetivação pelo que disseram,qualquer ideia fora do "script" é descartada, apenas trabalho chato que o gestor não quer fazer é delegado para o estagiário (mesmo solicitando que o gestor ensine coisas novas, o mesmo fica enrolando para ensinar), crescimento é feito por meio de parceria no ambiente de trabalho e não pelas competências do colaborador , gestores com total descontrole emocional e não preparados para o cargo que atuam (alguns não sabem mexer no básico no Excel).

Conselhos para presidência: Conselho para a área de compliance e para a presidência: atentem-se para as questões abordadas no lado negativo. Além disso, prestem atenção nos colaboradores que estão recrutando e até mesmo nos antigos, pois muitos estão deixando de fazer seus trabalhos para jogar para o estagiário fazer, enquanto que estes ficam realizando atividades que não são referentes ao trabalho. Além disso, vale destacar o assédio sofrido com piadas de mau gosto que os homens para as mulheres.

Prós: Oportunidade de atuação institucional em diversos setores, como petroleo, plastico, metal-mecanico. Possibilidade de percepção de mercado e visão politica do todo

Contras: Remuneração abaixo do mercado Plano de carreira indefinido e parcial ausência da meritocracia Sem pagamento de horas extras, somente banco de horas Falta de treinamento de pessoal

Conselhos para presidência: Pensar no plano de cargos e salarios e promoção de treinamentos aos colaboradores

Muitos problemas sem possível solução pacífica

InstrutorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Plano de Saúde Golden Cross Vales alimentação ou refeição de valores um pouco acima da média de mercado de uma empresa privada, mas não se compara a concursados de grandes empresas.

Contras: Gerência da unidade, Analistas, nunca ficam sabendo o que realmente acontece na operação. Gestores operacionais e Gestores administrativos vivem em conflito. Sindicatos mandam e desmandam na infraestrutura da empresa, política tem grande peso dentro da estrutura da empresa. (Geralmente para os cargos mais próximos a gestão operacional/administrativa). Técnico de Educação e Pedagogas ditam regras inexistente, e o gestor operacional as vezes fica sabendo. (Quando convém ao gestor, fica a favor, quando não, diz que aquilo foi um erro e acoberta para que não chegue as instâncias superiores). Gastos não são monitorados, gastam dinheiro arrecadado através do sacrifício do compulsório com shows, programas internos... que não sejam voltados a melhoria da qualidade do ensino/formação do profissional da indústria. (Fonte de várias reclamações por parte de alunos - quanto a organização e administração). Falta de transparência na gestão e na operação quanto ao que pode e deve ser feito. (dois pesos e duas medidas). Profissionais que exercem mesmo função, possuem remunerações diferentes (com grande variação entre elas). Todo o problema quanto a captação de alunos recai sobre instrutor onde não é aferido as realidades dos problemas e a burocracia e as dificuldades na estrutura do sistema. Dificuldade de aceitação do novo quanto as pessoas que estão muito tempo na empresa.

Conselhos para presidência: Acompanhar mais de perto a gestão, dar a oportunidade através de um canal idôneo para que o operacional possa se manifestar quanto aos erros da gestão operacional.

Boa empresa para não ficar o resto da vida

Técnico

Prós: Bons benefícios, pagamento em dia, local de trabalho acessível e bem equipado.

Contras: Ausência de oportunidades de crescimento, estagnação de carreira, sobrecarga de trabalho e acúmulo de funções.

Oportunidade de amadurecimento profossional, mas não de crescimento

Especialista

Prós: Oportunidade de trabalhar com Em praticamente todos os cargos o colaborador tem que tratar de diferentes temas, a empresa lida com muitos assuntos e diferentes setores

Contras: A empresa é muito politizada, o que não seria um problema em si, mas é demasiadamente hierarquizada e falta clareza na estratégia... as mudanças e objetivos são mal comunicados

Prós: Bom para criar conexões e contatos com empresas, ambiente de boa qualidade no geral, permite horário flexível para estagiários se negociado com o gerente. Se você sabe um pouquinho de excel ou programação, consegue reduzir bastante sua carga de trabalho.

Contras: VR de 11 reais, sendo que a quentinha mais barata no entorno é de 13 reais. Baixa expectativa de efetivação. Baixo salário inicial na efetivação devido a recentes cortes nas faixas salariais de novos empregados. Ambiente extremamente travado e político.

Empresa política, processos burocráticos e engessados.

Gerente

Prós: Salário adequado, flexibilidade, oportunidades de expressão.

Contras: Empresa política, burocrática, vive do relacional, não sabe para aonde vai mesmo com o plano estratégico implantado.

Vale ficar por pouco tempo

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Benefícios são atraentes. A localização também ajuda, já que é Perto do metrô, pra quem trabalha na sede centro. Se quiser pode aproveitar também os benefícios do Sesi. E só. .

Contras: Burocracia. Empresa com pensamento dos anos 70. Gestores mal preparados. Falta de autonomia. Não tem plano de carreira. Todo mundo só se preocupa com o seu.

Empresa de aparências/ Política e sem ética submeta-se para crescer

Analista de Inteligência de MercadoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa conceituada no mercado, bons benefícios, possibilidade de desenvolvimento profissional pelas parcerias com instituições de ensino...

Contras: Empresa extremamente política, processos tortuosos, falta de gestão, falta ética nos processos internos, abuso de poder e assédio moral regem a empresa.

Conselhos para presidência: A Imparcialidade é algo desconhecido por vcs. Meritocracia e não afiliações deveria ser considerado. A Ética, o respeito e a honestidade precisam ser apresentados a FIRJAN.

Sistema Firjan

Descrição:O Sistema FIRJAN é uma organização privada e sem fins lucrativos, com mais de 7.500 empresas associadas. Sua missão é “promover competitividade empresarial, educação e qualidade de vida do trabalhador da indústria e de toda a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio”. O Sistema FIRJAN é composto por cinco instituições que trabalham de forma integrada para o crescimento da indústria fluminense. Juntas, FIRJAN, CIRJ (Centro Industrial do Rio de Janeiro), SESI Rio, SENAI Rio e IEL Rio promovem ações nos níveis econômico, político e social para garantir uma posição de destaque para o estado no cenário nacional. Todas as instituições se caracterizam hoje fortemente como prestadoras de serviços às empresas e à sociedade.