Como é trabalhar na Sistema Firjan?

Muitos problemas sem possível solução pacífica

InstrutorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Plano de Saúde Golden Cross Vales alimentação ou refeição de valores um pouco acima da média de mercado de uma empresa privada, mas não se compara a concursados de grandes empresas.

Contras: Gerência da unidade, Analistas, nunca ficam sabendo o que realmente acontece na operação. Gestores operacionais e Gestores administrativos vivem em conflito. Sindicatos mandam e desmandam na infraestrutura da empresa, política tem grande peso dentro da estrutura da empresa. (Geralmente para os cargos mais próximos a gestão operacional/administrativa). Técnico de Educação e Pedagogas ditam regras inexistente, e o gestor operacional as vezes fica sabendo. (Quando convém ao gestor, fica a favor, quando não, diz que aquilo foi um erro e acoberta para que não chegue as instâncias superiores). Gastos não são monitorados, gastam dinheiro arrecadado através do sacrifício do compulsório com shows, programas internos... que não sejam voltados a melhoria da qualidade do ensino/formação do profissional da indústria. (Fonte de várias reclamações por parte de alunos - quanto a organização e administração). Falta de transparência na gestão e na operação quanto ao que pode e deve ser feito. (dois pesos e duas medidas). Profissionais que exercem mesmo função, possuem remunerações diferentes (com grande variação entre elas). Todo o problema quanto a captação de alunos recai sobre instrutor onde não é aferido as realidades dos problemas e a burocracia e as dificuldades na estrutura do sistema. Dificuldade de aceitação do novo quanto as pessoas que estão muito tempo na empresa.

Conselhos para presidência: Acompanhar mais de perto a gestão, dar a oportunidade através de um canal idôneo para que o operacional possa se manifestar quanto aos erros da gestão operacional.

Boa empresa para não ficar o resto da vida

Técnico

Prós: Bons benefícios, pagamento em dia, local de trabalho acessível e bem equipado.

Contras: Ausência de oportunidades de crescimento, estagnação de carreira, sobrecarga de trabalho e acúmulo de funções.

Empresa de aparências/ Política e sem ética submeta-se para crescer

Analista de Inteligência de MercadoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa conceituada no mercado, bons benefícios, possibilidade de desenvolvimento profissional pelas parcerias com instituições de ensino...

Contras: Empresa extremamente política, processos tortuosos, falta de gestão, falta ética nos processos internos, abuso de poder e assédio moral regem a empresa.

Conselhos para presidência: A Imparcialidade é algo desconhecido por vcs. Meritocracia e não afiliações deveria ser considerado. A Ética, o respeito e a honestidade precisam ser apresentados a FIRJAN.

empresa cujo gestor que não se comunica não vai adiante

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A empresa oferta aos funcionários muitos benefícios a baixo custo. O network é ampliado a medida que são muitas as empresas atendidas.

Contras: A empresa tem muitos cargos que em nada agregam valor a quem quer desenvolver sua atividade. A empresa é engessada e está no meio termo de sua gestão, tem práticas de empresa privada, mas age como empresa pública. A velocidade em solucionar problemas esbarra sempre nos egos dos gestores que torna o processo embotado e duvidoso. A empresa tem forte apelo político e ameaçador.

Conselhos para presidência: Criar junto ao RH um processo para gestão de pessoas mais eficiente. Gerir competências é muito importante para a empresa não perder receita e diminui o favorecimento escuso dos oportunistas.

Uma empresa que teria tudo para ser um bom local para se trabalhar

EspecialistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Oportunidade de conhecer profissionais que trabalham em outras empresas privadas e também no setor público, possibilitando a expansão da rede de contatos.

Contras: A empresa teria tudo para ser um excelente local para se trabalhar, porém as questões políticas falam muito mais alto do que as questões técnicas. A meritocracia quase não existe na empresa: você é mais reconhecido pelas suas alianças internas do que pelo seu trabalho. Além disto, falta transparência em relação à visão da empresa. Embora exista uma visão prescrita, na prática os empregados não sabem qual rumo a empresa está tomando e aonde se quer chegar, o que gera um ambiente de trabalho de extrema incerteza e desgaste psicológico para os empregados.

Conselhos para presidência: Se a FIRJAN pretende ser reconhecida como uma empresa privada e indispensável ao Estado do Rio de Janeiro, deve começar a traçar políticas que de fato permitam o alcance destes objetivos. Enquanto questões políticas falarem mais alto do que as questões técnicas, provavelmente isto não vai acontecer. Trata-se de uma miopia organizacional: empresa que quer ser vista como privada, mas que mantem cultura de empresa pública. Conclusão: um barco sem rumo, trabalhadores insatisfeitos, indústria insatisfeita.

Boa empresa, mas no geral paga mal.

Auxiliar Técnico

Prós: Os benéficos, o bom relacionamento com colegas de trabalho. Horário flexível.

Contras: Salário baixo, apenas com formação para ser analista. Sem perspectiva de promoção ou aumento de salário.

Conselhos para presidência: A empresa tem um pensamento engessado em relação a produção com tecnologia. Não sabe valorizar o funcionário de acordo, o critério de promoção é duvidosa. A empresa tem muito funcionário por indicação e politicagem.

Salário

Auxiliar de Serviços de Apoio

Prós: Beneficios,ambiente de trabalho,instalação,

Contras: Salário, direção, superioridade,

Conselhos para presidência: Primeiro lugar salário digno,para o tipo de trabalho q eu exerço, reconhecimento

Empresa mediana

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Qualidade de vida, localização.

Contras: Processos engessados, política, funcionários desatualizados.

Conselhos para presidência: Reestruturar cargos e setores.

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: A empresa na aérea do Pronatec é boa no serviço que presta.

Contras: São vários, mas cito, muita cobrança de qualidade, mas não disponibiliza condições de trabalho, trabalho sob pressão, sem condições de se desenvolver na própria função exercida.

Conselhos para presidência: Não dou conselhos, mas precisa- se ser mais olhado a qualidade de trabalho, que é proporcionado aos colaboradores, muita cobrança para pouca reciprocidade.

Agente de Registro

Prós: Empresa oferece ótimos benefícios, como: plano de saúde com (realmente) baixo custo​ para o funcionário é bom vale de vale refeição/alimentação.

Contras: Processos seletivos pouco transparentes, e dificuldade para crescimento na empresa. Alguns cargos de importância ocupados por profissionais claramente despreparados, o que desestimula o restante dá esquipe.

Sistema Firjan

Descrição:O Sistema FIRJAN é uma organização privada e sem fins lucrativos, com mais de 7.500 empresas associadas. Sua missão é “promover competitividade empresarial, educação e qualidade de vida do trabalhador da indústria e de toda a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio”. O Sistema FIRJAN é composto por cinco instituições que trabalham de forma integrada para o crescimento da indústria fluminense. Juntas, FIRJAN, CIRJ (Centro Industrial do Rio de Janeiro), SESI Rio, SENAI Rio e IEL Rio promovem ações nos níveis econômico, político e social para garantir uma posição de destaque para o estado no cenário nacional. Todas as instituições se caracterizam hoje fortemente como prestadoras de serviços às empresas e à sociedade.