Como é trabalhar na Sistema FIEP?

Salários bons mas sem possibilidade de crescimento.

Prós: Salário acima da média do mercado na área. Benefícios como VT, plano de previdência privada, cartão Saúde e Associação/Clube para os funcionários.

Contras: Não oferece oportunidades para crescimento e nem plano de carreira. Não existe um programa sólido de gestão de competências e valorização dos funcionários. Muita rotatividade, quase sempre, em decorrência de mudanças políticas que influenciam nos negócios da empresa.

Um excelente lugar para trabalhar

Analyst

Prós: Ambiente tranquilo e acolhedor onde as pessoas podem utilizar espontaneamente sua criatividade para conseguir resultados e por caracteristica trabalham em algo que é bom para o país e que muda a vida das pessoas, que é a educação.

Contras: Por não ser uma empresa com fins lucrativos não existe realmente um compromisso com a eficiência, agilidade e padronização de alguns processos, o que de certa forma é um pouco frustrante para quem quer entrar e fazer resultados pois o ritmo dos outros é diferente.

Preocupação com o bem estar do funcionário

Analista de Projetos

Prós: Preocupação com o bem estar do funcionário (controle rígido da realização de horas de trabalho além da carga horária padrão). Flexibilidade de horários e liberdade de criação nas tarefas diárias.

Contras: Possui uma forte hierarquia, a qual muitas vezes prejudica o desenvolvimento e a entrega de projetos de maneira rápida e eficaz. Não trabalha com a perspectiva de PLR para os funcionários.

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Salário acima da média de mercado com possibilidade de aprendizado dentro da área de atuação e possibilita a transição entre áreas de conhecimento. Ambiente de baixa pressão relacionado a prazos e orçamento.

Contras: Mudança na gestão de banco de horas acabou com benefício de horário flexível. Politicagem e falta de acompanhamento dos gestores reforçam ambiente propício ao assédio. Sem plano de carreira, a possibilidade de crescimento é praticamente inexistente e os processos de reconhecimento são nebulosos, normalmente ficam na mão de coordenadores despreparados que atuam como analistas.

Conselhos para presidência: Deve-se prestar mais atenção nos processo de contratação relacionando o perfil a cultura da empresa, novas equipes com perfil mais agressivo estão destruindo o clima que era bastante agradável.

Um bom ambiente

Advogado Sênior

Prós: Liberdade de atuação na condução dos processos. Hierarquia bastante amistosa. Grupo de trabalho muito coerente e unido. Localização e visibilidade na atuação perante a sociedade.

Contras: Benefícios e falta de plano de carreira. Distribuição de tarefas e percepção de entregas. Desequilíbrio na divisão de tarefas.

Conselhos para presidência: Ouvir os funcionários. Prestigiar talentos. Observar pares e o equilíbrio na produção e entregas.

Assistente Técnico

Prós: Estabilidade, flexibilidade, local muito humano, tem vários benefícios, integração entre os funcionários é bacana e tem mtos projetos que prezam a qualidade de vida.

Contras: Excesso de descontos, nao tem plano de carreira efetivamente, não tem PPR, alguns setores tem excesso de burocracia para reembolsos (bolsas de pós, inglês e etc)

Conselhos para presidência: Diminuir os descontos com plano de saúde, vale refeição.

Paga-se bem e em dia, ambiente político.

Analista de Marketing Júnior

Prós: A remuneração é acima da praticada no mercado. Temos plano de saúde (AMIL), vale refeição bom (R$24/dia), auxílio creche, vale transporte e pra quem precisar convênios com estacionamentos próximos.

Contras: Não há plano de carreira, a mobilidade é praticamente inexistente. O sistema funciona com gestão de 4 em 4 anos, ou seja, a cada nova gestão tudo muda. Trabalhamos com banco de horas ao invés de hora extra. O ambiente político é um ponto de atenção para os que querem e vem com expectativas do mercado.

Cultura organizacional muito forte

Designer SêniorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Salário acima do mercado e muitos benefícios. Possibilidade de solicitar transferência para outras áreas e cidades do estado. Em geral o ambiente é agradável. Possui uma das maiores equipes de marketing e comunicação do estado, baixa pressão o que possibilita uma boa qualidade de vida, horário de trabalho flexível.

Contras: Alterações constantes de direcionamento por causa da mudança da diretoria, falta de visão estratégica, muita burocracia nos processos internos o que gera falta de agilidade, falta de clareza no processo de promoção.

Sou muito grata pela oportunidade de ter trabalhado no sistema Fiep.

Consultor Interno de Recursos Humanos (RH)Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: - Incentiva o desenvolvimento e inovação da indústria paranaense. - Promove políticas e programas nas áreas da educação profissional, saúde, segurança e responsabilidade social para o trabalhador da indústria. - Ampla diversidade de produtos e serviços na área de educação, saúde, segurança e lazer disponível para o empresário e trabalhador da indústria. - Diversidade de estilos de gestão. - Oportunidade de desenvolver novos projetos e ou desafios profissionais.

Contras: Alguns processos são lentos e burocráticos, pois é uma organização que exige controles rígidos nos processos, pois é uma organização fiscalizada por orgãos reguladores, tipo TCU (Tribunal de Contas da União).

Conselhos para presidência: Trabalhar programas e políticas que promovam a cultura organizacional e incentivem e estimulem continuamente o conhecimento e inovação.

Excelente organização

Prós: Clima organizacional e valorização profissional são excelentes. A oportunidade de aprendizado é fantástica.

Contras: Estagiários possuem remuneração abaixo da média e nenhum benefício (apenas metade do vale transporte), diferente da boa remuneração e benefícios dos efetivos.

Sistema FIEP

Descrição:O Sistema Fiep é uma organização composta pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi). É uma entre as 27 federações de indústrias presentes no Brasil, ligadas a CNI (Confederação Nacional da Indústria).