Como é trabalhar na Sistema FIEP?

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Salário acima da média de mercado com possibilidade de aprendizado dentro da área de atuação e possibilita a transição entre áreas de conhecimento. Ambiente de baixa pressão relacionado a prazos e orçamento.

Contras: Mudança na gestão de banco de horas acabou com benefício de horário flexível. Politicagem e falta de acompanhamento dos gestores reforçam ambiente propício ao assédio. Sem plano de carreira, a possibilidade de crescimento é praticamente inexistente e os processos de reconhecimento são nebulosos, normalmente ficam na mão de coordenadores despreparados que atuam como analistas.

Conselhos para presidência: Deve-se prestar mais atenção nos processo de contratação relacionando o perfil a cultura da empresa, novas equipes com perfil mais agressivo estão destruindo o clima que era bastante agradável.

Boa mas precisa profissionalizar

Coordenador de Suprimentos

Prós: Pouca pressão para o atingimento de metas.. Oportunidades de melhorias são várias , qualidade de vida, gestores acessíveis em sua maioria...clima ok

Contras: Empresa precisa se profissionalizar, processos ainda extremamente burocráticos.. Excesso de hierarquia e forte influência política no dia a dia..salário abaixo do mercado

Salários bons mas sem possibilidade de crescimento.

Prós: Salário acima da média do mercado na área. Benefícios como VT, plano de previdência privada, cartão Saúde e Associação/Clube para os funcionários.

Contras: Não oferece oportunidades para crescimento e nem plano de carreira. Não existe um programa sólido de gestão de competências e valorização dos funcionários. Muita rotatividade, quase sempre, em decorrência de mudanças políticas que influenciam nos negócios da empresa.

Um excelente lugar para trabalhar

Analyst

Prós: Ambiente tranquilo e acolhedor onde as pessoas podem utilizar espontaneamente sua criatividade para conseguir resultados e por caracteristica trabalham em algo que é bom para o país e que muda a vida das pessoas, que é a educação.

Contras: Por não ser uma empresa com fins lucrativos não existe realmente um compromisso com a eficiência, agilidade e padronização de alguns processos, o que de certa forma é um pouco frustrante para quem quer entrar e fazer resultados pois o ritmo dos outros é diferente.

Problemas sérios de gestão

Analista AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Beneficios como vale alimentaçao, auxilio creche, previdencia complementar, associaçao de funcionarios, plano de saúde, bolsa de estudos. .

Contras: Gestão deficitária, sem perspectiva de crescimento, falta de liderança, pouco comprometimento por parte de alguns funcionarios, salarios diferentes para as mesmas funções.

Vale a pena

Prós: Trabalho em uma parte de exportação, sendo o turno de trabalho de apenas 4 horas diárias, algumas tecnicas extensionistas são muito legais e conversam bastante

Contras: o estágio não é específico para a minha área de formação, por isso não me trás carga e experiência para faculdade ou trabalhos futuros em que participe

Empresa privada com cultura pública

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A missão e os serviços prestados são inspiradores para o fortalecimento da indústria e a sociedade, isso motiva e torna o trabalho com um propósito.

Contras: Muita politicagem. Decisões às vezes sem lógica e promoções que pulam 3 níveis de carreira. Falta de autonomia para os gestores, que não conseguem tomar decisões.

O Sistema Fiep já foi muito bom de se trabalhar!

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: O salário é maior do que o mercado e os benefícios são bem atraentes também. É uma empresa consolidada e que vende serviços muito interessantes.

Contras: Após mudança de gestão, a empresa passou a ter um foco estratégico, mas esqueceu do fator humano. Algumas pessoas foram colocadas em posição de gestão por indicação apenas e faltou o cuidado com o ser humano. Infelizmente muitas coisas boas que a empresa tinha se perdeu completamente.

Conselhos para presidência: Cuidem das pessoas. Coloquem-se no lugar do outro e tratem com respeito todo e qualquer ser humano.

Satisfatório, uma grande experiência

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Remuneração, desenvolvimento, oportunidade de carreira, geração de conhecimento, grande empresa, autonomia, boas pessoas, boa localização, boa estrutura

Contras: Gestão confusa, aspectos políticos envolvidos, corporativismo, alguns processos licitatórios engessados, alguns processos internos mal estruturados em relação ao tamanho da organização

Pouco reconhecimento e sem políticas de meritocracia

Assistente Técnico I

Maringá, PR

Prós: A empresa possui políticas de RH com benefícios como VT/VR de 600 reais e plano de saúde, o que ajuda bastante o colaborador. É uma empresa que confere flexibilidade de banco de horas e atua na busca da qualidade de vida. Tem uma missão importante na sociedade, projetos e serviços úteis para empresas e colaboradores. O maior estímulo são os bons projetos que podemos desenvolver pra sociedade.

Contras: O excesso de flexibilidade nas unidades do interior permite, por vezes, certos abusos e acúmulo de funções que não são remunerados por isso. Não há um plano de carreiras e política de resultados que privilegiam colaboradores produtivos, até porque pelo acúmulo de atividades, entregam diversos resultados sem entendimento do que deveriam de fato ser responsáveis. Resultado, muitas vezes, são colaboradores desmotivados e improdutivos.

Conselhos para presidência: É necessário mais atenção com o capital humano do interior que, muitas vezes, é contratado como assistente (com formação superior e especializações) pra receber menos (remuneração de nivel médio) e tem responsabilidades muito maiores que isso. Este capital humano é extremamente qualificado e engajado, porém se encontra desmotivado porque é pouco reconhecido por gestores imediatos e não tem seus resultados reconhecidos. A empresa tem uma missão importante pra sociedade e seu capital humano é a maior riqueza a ser valorizada. A meritocracia precisa ser mais valorizada que a politicagem. Preste mais atenção nos seus colaboradores produtivos.

Sistema FIEP

Descrição:O Sistema Fiep é uma organização composta pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi). É uma entre as 27 federações de indústrias presentes no Brasil, ligadas a CNI (Confederação Nacional da Indústria).