Como é trabalhar na Simbiose Ventures?

Uma das melhores empresas do Brasil para aprender de forma prática sobre empreendedorismo digital

Diretor

Prós: Diferente do que é visto na maioria das empresas, na Simbiose as pessoas não são utilizadas como meio/recurso para que a empresa atinja seus objetivos comerciais e financeiros. Na prática, a empresa trabalha de forma totalmente diferente, onde cada pessoa é totalmente autônoma e responsável por seu próprio sucesso ou fracasso dentro da empresa. A Simbiose recruta jovens com alto potencial para se tornarem empreendedores digital, que tenham o perfil e atitudes certas, para capacitar e apoiar até que se tornem bem sucedidos. A meritocracia é realmente levada muito a sério e aplicado na prática dentro da empresa. Diante disso, quem trabalha duro e estuda muito, realmente cresce em um ritmo desproporcional ao que é visto no mercado.

Contras: É uma empresa apenas para quem deseja empreender e possui a resiliência necessária para suportar forte pressão e ser frequentemente tirado da "zona de conforto". Definitivamente não é uma empresa para quem busca um lugar "cool to work" ou ter uma "carreira corporativa". É uma empresa muito metódica e extremamente exigente com todos os membros da equipe, principalmente nos quesitos disciplina e organização. Tem um nível de exigência completamente fora do "padrão de mercado". Esse nível de exigência é muitas vezes comparado ao "militarismo", onde a falta de organização ou indisciplina por parte de um membro da equipe pode facilmente gerar seu desligamento da empresa.

Bastante desafiador e proporciona possibilidade de crescer como profissional e pessoa.

Developer JúniorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Trabalho remoto; Plano de carreira claro e bem definido, você sabe exatamente o que fazer para subir no plano; Horário flexível; Cultura meritocrática; Estudo e aprendizado MUITO intenso, aprender mais coisas em menos tempo; Aprendizado não somente técnico, mas pessoal/soft skills.

Contras: Salario abaixo da média; Requer comprometimento TOTAL, seu foco deve ser as coisas da empresa e estudos indicados pela empresa; Comunicação falha em algumas ocasiões; Pouco contato com colegas de trabalho (trabalho remoto); Diminuição qualidade de vida; Algumas vezes parece que é uma organização dual compliance coercitiva e utilitária, mesmo que em sua maioria seja normativa e utilitária.

Conselhos para presidência: Prestar mais atenção para saúde mental e física dos contratados (principalmente devido a alta pressão e situações de estresse); Maior empatia; Fazer reavaliação dos valores de salário.

Oportunidade perfeita para quem curte trabalhar sob pressão

Desenvolvedor JúniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O trabalho remoto e o plano de carreira agressivo são os principais pontos positivos da empresa. Além disso, conforme descrito nos valores e cultura da empresa, o desenvolvedor é constantemente desafiado a dar o seu melhor e estar em constante evolução. É uma empresa que investe muito no desenvolvimento técnico e principalmente pessoal do funcionário.

Contras: A empresa exige comprometimento total, não querem apenas que você apareça para "bater ponto". O funcionário desejado é aquele que toma o sonho da empresa como seu sonho pessoal e se dedica completamente aos projetos da empresa. Ao meu ver os valores e cultura da empresa são muito lindos no papel mas deveriam ser revistos na prática. Por incentivar uma curva de aprendizado além do comum, geralmente as tarefas não são muito bem distribuídas de acordo com o nível do desenvolvedor porém a cobrança continua sempre a mesma.

Ótima empresa para evoluir profissionalmente e pessoalmente

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ótima empresa para se desenvolver pessoalmente e profissionalmente, além de possuir horários bastantes flexíveis, bem como uma cultura muito forte que funciona bem. Também é uma empresa bastante transparente.

Contras: Remuneração inicial baixa, o que pode ser um empecilho para alguns que necessitam de uma renda mínima. Caso você não trabalhe bem na pressão, este pode ser outro pequeno problema.

Ótima para o crescimento pessoal !!

Prós: A Simbiose Ventures que preza muito pelo desenvolvimento pessoal e técnico, com insentivos para estudos e varias iniciativas para o crescimento pessoal !

Contras: Como a Simbiose tem uma cultura muito forte, nem todas as pessoas tem o perfil para trabalhar na empresa. A exigencia é alta e o comprometimento completo !

É bom mas somente para os fortes.

Developer

Prós: É uma empresa que permite a você trabalhar no ambiente que quiser, desde que seja organizado e que não prejudique o rendimento diário. Proporciona auto gerenciamento da jornada, podendo encaixar espaços para trabalho em equipe, individual e estudos.

Contras: Se pensa em um lugar moleza para trabalhar, estás no lugar errado. A pressão é continua por melhorias continuas e cumprimento de prazos. Sua desorganização pode lhe derrubar enquanto que seu fiel comprometimento ao que se propõe pode lhe erguer a voos mais altos. Se você é daqueles que desiste na primeira, talvez aqui não seja seu lugar.

Para quem quer sair da zona de conforto, evoluir rapidamente e impactar o mundo

Prós: A empresa tem uma cultura muito forte de alto desempenho, onde você se sente constantemente incentivado a sair da sua zona de conforto e buscar novos conhecimentos. Não há estrutura hierárquica, portanto o seu crescimento profissional depende somente do seu próprio esforço, dando a possibilidade de crescer muito rápido. Incentivo constante ao empreendedorismo demonstrado, por exemplo, na 1h semanal que devemos dedicar estudando sobre empreendedorismo, desenvolvimento de produtos, gestão de pessoas, gestão de tempo etc. Os projetos são extremamente desafiadores, muitas vezes construindo produtos que são inovadores em escala global. As equipes são formadas por pessoas extremamente competentes, pró-ativas e prestativas. O ambiente formado é super saudável e amigável. Mesmo pelo home office, é possível formar vínculos de amizade. Por fim, sinto que cada mês que passa é um conjunto de experiências completamente novas. Cresci muito mais aqui do que em qualquer outro lugar.

Contras: O sistema de trabalho é baseado em exigir constantemente o máximo possível dos colaboradores por meio de pressão constante. Pode ser um pouco complicado especialmente para quem não gosta de trabalhar dessa forma. O salário inicial é relativamente baixo, apesar de ser compensado pelo crescimento rápido no plano de carreira e pela participação nos lucros dos projetos.

Lugar pra gente que investe muito em troca de muita recompesa

Developer

Prós: A empresa tem uma cultura com foco em incentivar o aprendizado e o crescimento constantes - um dia é sempre diferente do outro, com novos problemas para serem resolvidos e novos desafios. Trabalho com tecnologias de ponto, e grande voz no desenvolvimento de produtos. A transparência extrema sobre quais os valores, missão, objetivos e impressões criam um ambiente de confiança e honestidade. O feedback é honesto, humano e claro.

Contras: A empresa é exigente no que se propõe a fazer. Falta de organização não é tolerada, e espera-se que todos queiram empreender e se comportem como tal. Esse não é um lugar pra quem quer uma vida profissional "tranquila" e previsível.

Alta cobrança e disciplina, que resultam numa experiencia unica de aprendizado.

Developer Entrepreneur in Residence

Prós: Diversidade nas atividades, Aprendizado constante, horizontalidade em todos os aspectos, liberdade para opinar e propor em decisões e mudanças importantes da empresa, oportunidade unica e empreender. Além disso, é uma empresa de pessoas jovens, então são flexíveis com horários com a finalidade de não atrapalhar em seus estudos/projetos acadêmicos.

Contras: Alta cobrança, que excede o padrão do mercado. Independente de seu conhecimento você entrara na base salarial da empresa e para subir sera avaliação em aspectos técnicos e organizacionais.

Uma empresa muito boa

Prós: A empresa tem um ambiente bem dinâmico e tem uma cultura forte apesar do trabalho remoto, o que faz com que cada um aprenda muito. Gosto muito da cultura de "fazer acontecer" e do ânimo que se tem. Cada um é estimulado a ir além e é cobrado constantemente, tem um feedback constante para poder melhorar.

Contras: O salário de estagiário deixa a desejar. Se você não tem economias para seus gastos e entra como estagiário, a situação é bem complicada. Você precisa se preocupar menos com isso pelo menos de início.

Simbiose Ventures