Como é trabalhar na Siemens?

Inspiradora

Prós: A Siemens me oferece além do salário e benefícios compatíveis com o mercado, um programa de estágio muito bem estruturado que superou minhas expectativas. Logo quando entrei, já estava ligado à um mentor experiente dentro da minha área e com um planejamento para todo o ano de Job Rotations em diversas áreas, treinamentos e cursos. A flexibilidade de horários é enorme e totalmente negociável com o gestor e o RH é totalmente acessível para qualquer necessidade. Há oportunidade de incluir o Home Office na jornada de trabalho semanal. Férias de 30 dias logo no primeiro ano. Pessoas trabalham felizes e o ambiente é extremamente agradável. Restaurante no próprio local com cardápio que dificilmente se repete e de grande variedade. Presidente e Diretores acessíveis para todo e qualquer funcionário. Plano de carreira. Oportunidade de trabalho no exterior. Áreas da organização muito bem estruturadas. Pessoas muito bem preparadas. Diversos métodos de acompanhamento de carreira e desenvolvimento. Trabalhos voluntários, boa relação com a comunidade e eventos diversos para funcionários. Oportunidade de conhecer fábricas, centros de distribuição e todas as outras áreas da empresa, espalhadas por todo o mundo. Proximidade com o cliente. Estacionamento no local.

Contras: Distante do local da minha universidade. Percorro todos os dias quase 70km de distância pelas vias mais congestionadas de São Paulo para atravessar de São Caetano a Pirituba e o inverso. Carga de trabalho grande para o curto período diário do estágio, porém agrega muito valor pelos conhecimentos adquiridos. Algumas áreas desconhecem ou não tem bom relacionamento entre si, onde algumas vezes vê-se produtos que temos em portfólio, porém uma área prefere comprar do concorrente a própria Siemens (as vezes mais caro).

Grandes empresas precisam ser simples e velozes.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2009

Prós: Vejo como ponto positivo da empresa a inovação e qualidade de produtos, a qualidade de grande parte de pessoas, talvez não pela formação mas pelo comportamento e atitudes no exercício naquilo que faz dentro da empresa. É uma empresa que possui tudo para atuar no mercado. Possui produto com alta qualidade, pessoas capacitadas, diversas ferramentas de gestão e administração. Mesmo assim, entendo que ainda falta algo. A empresa precisa ser uma empresa "percebida" pelos outros ambientes sejam estes a sociedade, os fornecedores, os acionistas, os concorrentes. Por exemplo: a Ferrari possui participação de mercado muito pequeno no segmento automobilístico; mas é altamente percebida. Como chegar nesta posição de ser percebida por todos? Cada ambiente terá uma forma de perceber. O concorrente deseja alcançar e superar o nível técnico, a sociedade deseja ter uma Ferrari, o fornecedor deseja participar da cadeia de suprimentos. O que realmente falta?

Contras: Uma condição que incomodava demais era velocidade de atuação. Processos de vendas e outros de administração demoravam por demais para serem finalizados. Nas vendas se perdia o negócio e na administração se atrasava entrega. Perdia-se entrada de pedido e faturamento e ainda recebia multa prejudicando resultado do processo. Talvez precisava de simplificação.

Conselhos para presidência: Eu falaria sobre a percepção. Gostaria de conversar e buscar ideias de como fazer uma empresa ser percebida e tornar-se realmente grandiosa.

Proud to be Siemens

Analista de Controladoria de Negócios Júnior

Prós: Empresa de escala global, atuante nos mais variados segmentos e com oportunidades em diversas áreas.

Contras: Burocrática, lenta e por vezes pouco produtiva. PLR insignificante, plano de carreira pouco claro. Se você é eficiente vão aplicar o job description, se é ineficiente, idem. Falta aplicar a meritocracia com vigor. Valorizar as áreas de negócios mais rentáveis e demitir os funcionários incompetentes/encostados, são muitos!!! Por vezes me sinto trabalhando em uma entidade pública (Sem ofensas aos funcionários públicos, pois sei que nem todos são ineficientes/acomodados).

Pontos de Melhoria

Engenheiro

Prós: Estabilidade de emprego
    Cultura de compliance
    Beneficios
    Qualidade de vida

Contras: Plano de Carreira
    Remuneração
    Burocracia
    RH incopetente e sempre voltado para a empresa, NUNCA ao funcinário

Empresa ótima cheia de gerentes incompetentes!

Analista Sênior

Prós: Beneficios, programa de compliance

Contras: Péssimos gestores, falta de clareza nos critérios de avaliação e de promoção. RH focado somente nos TOP Talents esquece dos demais colaboradores.

Conselhos para presidência: Por favor, avalie melhor e demita os gestores ruins. O alto nível de desmotivação e de funcionários insatisfeitos é o indicativo que algo precisa ser feito. O atual presidente não mostrou a que veio ainda...

Lugar para iniciar a carreira, mas não para permanecer

Gerente de Projetos (GP)

Jundiaí, SP

Prós: Bagagem cultural, fácil relacionamento

Contras: Promoções demoradas, metodologia de gerenciamento de pessoas não atual

Sastisfação.

Técnico de PlanejamentoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Os benefícios são ótimos, o salário acima da média de mercado. Os colaboradores são quase sempre ótimos profissionais. Relacionamento no geral muito bom.

Contras: Não observei em nenhum momento que houvesse algum tipo de incentivo para o profissional se qualificar, ou coisa deste tipo.

Conselhos para presidência: Deve haver um plano de carreira mais efetivo, incentivando a qualificação profissional e a busca por melhorias profissional e pessoal dos colaboradores, trazendo melhores resultados em geral.

Empresa ótima para se aprender e encarar desafios

Estagiário de Engenharia

Prós: Otima empresa para iniciar a carreira, pois se aprende muito, é uma empresa-escola

Contras: Ainda não tenho como avaliar, estou há pouco tempo

Trabalhar na Siemens e motivante para quem gosta de lutar.

Gerente Comercial

Prós: Liberdade de atuacao, beneficios e flexibilidade de horarios.

Contras: Politicas, falta de estrategia.

Conselhos para presidência: Deixar claro par a diretoria os rumos da companhia. A forma atual esta demonstrando que os interesses de cada um se sobressai aos interesses e rumos da empresa.

Estagiário na Siemens

Estagiário Comercial

Jundiaí, SP

Prós: Programa de desenvolvimento do estagiário, treinamentos, cursos, job rotation

Contras: Devido ao mercado em baixa, a possibilidade de efetivação do estagiário é pequena

Siemens