Como é trabalhar na Siemens?

O modelo Siemens é excelente, mas a realidade mostra outra coisa.

Engenheiro de Processos PlenoEx-funcionário, saiu em 2013

Jundiaí, SP

Prós: Bom salário e benefícios. A Siemens, enquanto organização, tem objetivos claros e vende a ideia de estar antenada com a alta tecnologia. A Siemens tem preocupação com "Compliance", e aparentemente se preocupa com a qualidade de vida dos seus colaboradores. Essa referência é sobre a "Siemens Global".

Contras: Muito poder de decisão nas mãos de gerentes "desinteressados" realmente nos detalhes e dificuldades operacionais. Equipamentos razoáveis (pouco investimento em melhoria). Algumas políticas internas concentradas em alguns gerentes e diretoria fomentavam demais a competição interna e gerava um clima pesado no dia-a-dia. Muitas exigências e poucos recursos para a realização satisfatória das tarefas.

Conselhos para presidência: Parar de achar que somente a "visão macro" resolve tudo. É muito fácil para um gestor traçar metas, cobrar resultados, etc... Quando somos "obrigados" a entrar no detalhe operacional, todos se afastam. Trocando em miúdos: A empresa fabrica equipamentos, produz "peças", porém gestor algum se interessa em "peças". Gestor gosta muito de PowerPoint e gráficos. Quando algo sai errado, basta massacrar o "burro de carga" que estava tentando realmente resolver problemas, visando a entrega do equipamento com qualidade, dentro dos prazos.

Siemens