Como é trabalhar na Siemens?

Grandes empresas precisam ser simples e velozes.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2009

Prós: Vejo como ponto positivo da empresa a inovação e qualidade de produtos, a qualidade de grande parte de pessoas, talvez não pela formação mas pelo comportamento e atitudes no exercício naquilo que faz dentro da empresa. É uma empresa que possui tudo para atuar no mercado. Possui produto com alta qualidade, pessoas capacitadas, diversas ferramentas de gestão e administração. Mesmo assim, entendo que ainda falta algo. A empresa precisa ser uma empresa "percebida" pelos outros ambientes sejam estes a sociedade, os fornecedores, os acionistas, os concorrentes. Por exemplo: a Ferrari possui participação de mercado muito pequeno no segmento automobilístico; mas é altamente percebida. Como chegar nesta posição de ser percebida por todos? Cada ambiente terá uma forma de perceber. O concorrente deseja alcançar e superar o nível técnico, a sociedade deseja ter uma Ferrari, o fornecedor deseja participar da cadeia de suprimentos. O que realmente falta?

Contras: Uma condição que incomodava demais era velocidade de atuação. Processos de vendas e outros de administração demoravam por demais para serem finalizados. Nas vendas se perdia o negócio e na administração se atrasava entrega. Perdia-se entrada de pedido e faturamento e ainda recebia multa prejudicando resultado do processo. Talvez precisava de simplificação.

Conselhos para presidência: Eu falaria sobre a percepção. Gostaria de conversar e buscar ideias de como fazer uma empresa ser percebida e tornar-se realmente grandiosa.

Siemens