Como é trabalhar na Siemens Healthineers?

Desenvolvimento

Analista Financeiro PlenoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Quantidade de cursos, desenvolvimento profissional, relacionamentos interpessoal, cultura alemã, ótimos professores, compliance, clima organizacional

Contras: Ritmo do crescimento profissional, plano de carreiras, falta de estimulos financeiros para um maior engajamento, renda variável e critérios de PLR.

Uma empresa antenada com o futuro

Prós: Trabalhar na empresa é ter a certeza que de fazer parte da transição entre o presente e o futuro. A empresa é muito dinâmica, as oportunidades surgem de forma rápida e quem estiver preparado tem grande chance de fazer uma carreira internacional.

Contras: Os gestores ainda não estão totalmente antenados com a Siemens Healthineers do futuro, alguns ainda têm mentalidade de senhor feudal. Acredito que isso ainda perdurará por um tempo. Um exemplo disso acontece nos casos das avaliações de desempenho onde os gestores enaltecem o trabalho desenvolvido ao longo do ano, rasgam elogios e depois dão tapinha nas costas com uma nota abaixo da média para atender as cotas de avaliação impostas pelo RH. Ah, o RH esse é permanente ausente, funciona mais como o clássico DP. Em minha opinião esses são os principais pontos negativos.

Conselhos para presidência: Valorize seus colaboradores, olhem para suas dificuldades e tente os auxiliar, às vezes precisamos de uma pequena força para nos sentirmos mais completos e aptos para todos os desafios da Siemens Healthineers do futuro.

Analista de Controladoria Pleno

Prós: Ótimo ambiente para se trabalhar e desenvolver, bom salário, ótimas oportunidades de crescimento profissional é experiências no exterior, empresa proporciona muitos treinamentos, tem horários flexíveis permitindo ao colaborador ter mais qualidade de vida.

Contras: Algumas áreas tem culturas um pouco diferentes da pela qual a empresa busca seguir, correndo o risco de perder bons profissionais se os mesmo acabam trabalhando nessas áreas.

Conselhos para presidência: Buscar mudar a cultura de áreas que tem contato e prestam serviço a toda empresa como um todo.

Formadora de excelentes profissionais

Especialista de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Pacotes de remuneração e benefícios competitivos, empresa reconhecidamente entre as líderes de mercado em todas as áreas em que atua, atualmente exemplo em Compliance e preocupada com o bem-estar dos colaboradores, no dia-a-dia há constante interação com outras regiões do mundo e é sem dúvidas uma grande escola para aqueles que demonstram interesse e disposição em aprender.

Contras: Ritmo de progresso de carreira é mais lento que nas principais concorrentes, acúmulo de responsabilidades (= menos tempo para inovar) por causa de recentes reestruturações, decisões não são tomadas na primeira rodada de discussões e RH distante do dia-a-dia.

Conselhos para presidência: Onde estão os profissionais mais experientes ?

Boa empresa pra começar a carreira

Engenheiro de Campo

Recife, PE

Prós: Empresa que procura valorizar o funcionario. Treinamentos internacioanis nos primeiros anos de cargo de engenheiro de campo. Paga hora extra, adicional noturno, PLR, carro da empresa a sua disposição 24/7, gasolina, vale receição acima do mercado, plano de saude, paga em dia.

Contras: Dependendo da localidade onde você resida não possui expectativa de crescimento. Metas mal estruturadas, baixo salário (muito abaixo do valor de mercado pra minha função). Muitas viagens de carro (carro manual). Cultura reativa à problemas (espera situações críticas ocorrerem para tomar atitudes)

Muito boa

Estagiário de Nível Superior

Joinville, SC

Prós: Plano de carreira, salário, benefícios, qualidade de vida no trabalho, ginástica elaboral, aperfeiçoamento, cursos, treinamento de qualidade

Contras: A empresa é distante do centro comercial de joinville, longe de restaurantes e de bancos, mercados, panificadoras, e comércios no geral, dificultando o deslocamento.

Engenheiro de Proposta Júnior

Prós: Área verde da empresa é boa, há massagista no local, dentista com horário de atendimento, ambulatório com medico. A carga horária é bem flexível e alguns gestores incentivam o Home office.

Contras: Sair de Júnior para Pleno é bem difícil, se a pessoa não pedir a promoção não terá, o sistema que a Siemens usa é o Excel, se tiver Excel com VBA no seu currículo você será uma pessoa notada. Controle de estoque é feito pelo Excel e outras inúmeras tarefas de controle da empresa tudo via Excel (erros são recorrentes devido a isso) usasse planilhas de Excel para controlar outas planilas ( é sério!). Estagiários tem funções e responsabilidades de funcionários, calculam preços e entram em contato com clientes estratégicos. Processos de logística são confusos e burocráticos. Novas regras são implementadas sem aviso prévio e deixam funcionários em situações críticas com clientes. Fornecedores e parceiros reclamam de atraso de pagamentos. Área de pós venda é péssima e a mais cara do segmento. Não há um controle através de um sistema das peças e troca das mesmas dos equipamentos.

Conselhos para presidência: Implementação de um sistema de CRM bom , tal como Sales Force e não um sistema inventado pela própria Siemens pouco intuitivo. Implementação e investimento em um sistema de controle de estoque real, hoje o estoque da Siemens é feito por excel e isso é um fato! O Share e o CPQ (nova ferramenta de configuração de equipamentos) são péssimas , pouco intuitivas e muito burocráticos, não estão adaptados para o Brasil e aos cálculos de tributações que temos aqui ( por isso os funcionários usam o Excel), os funcionarios retiram as informações do sistema e criam um "sistema em Excel" para suprir a falta de uma ferramente precisa de cálculo. O cálculo do preço do equipamento é feito todo no Excel, o erro é praticamente inevitável, e se esse cálculo não for feito no Excel o valor ficaria ainda mais inconsistente ( utilizando só o sistema oficial). A Siemens insiste em criar as suas próprias ferramentas de controle de CRM, comunicação interna e etc, mas por não ter o know-how acaba sempre criando ferramentas antiquadas, burocráticas e pouco intuitivas. Um exemplo foi o Open Scape (telefone via rede) que não teve uma vida muito longa dentro da empresa e está aos poucos morrendo e sendo subutilizado ( devido as suas inúmeras reclamações). Acredito que somos uma empresa de mentes brilhantes e que os funcionários conseguem fazer verdadeiros milagres ( criando em muitos casos suas próprias ferramentas de trabalho) para conseguir literalmente trabalhar e fazer a empresa crescer. Mas no final se pararmos para pensar somos uma empresa de tecnologia sem tecnologia.

boa para inicio

Supervisor

Prós: é uma escola para quem está formando. para os mais antigos é rotina hoje nem os PDTs tem posição garantida e estão buscando o mercado

Contras: politicagem é só crescem os amigos mais próximos de cargo superiores não deixando a avaliação clara nos finais de ano. A avaliação final é engessada e nem sabemos o porquê das decisões

Conselhos para presidência: Tell Us

Esta na Média

Project Manager

Prós: execelente para inicio de carreira, tem otimo programa de estagio e fornece cursos no exterior, proporciona facil contato com tecnologia de ponta, felxibilidade de horarios. nao tem chefe que fica no pe te controlando

Contras: para conseguir boas colocacoes precisa cair nas graças dos gestores, muito borocratica e muito lenta para mudancas, salario abaixo do mercado e politicas de beneficios muito fraca

Conselhos para presidência: a empresa esta mudando, com a saida de alguns funcionarios dinossaouros a tendencia é melhorar o ambiente de trabalho, execelente para iniciar carreira, nao tem politica para retencao de talentos

Boa para início de carreira

Analista de Marketing Pleno

Prós: Flexibilidade de horários, benefícios aos funcionários, o RH foca em qualidade de vida. O nome Siemens pesa no currículo o que é bom para se recolocar no mercado de trabalho.

Contras: Gerentes mal preparados para realizar gestão dos funcionários. Muita panela e politicagem. Pouca oportunidade para quem não é amigo do chefe.

Siemens Healthineers