Como é trabalhar na Siemens Healthineers?

Potencial

Comprador Sênior

Prós: Possibilidades de tarefas, ambiente de trabalho, escala de trabalho, dinamismo no dia a dia das atividades e departamentos, conexões com as áreas centrais e outros países.

Contras: Organização das atividades e falta de sistemas para procurement. Falta de cooperação entre departamentos para realização de algumas atividades, operações em áreas incorretas.

Conselhos para presidência: Salários compatíveis com o mercado e não segmento, investimento em sistemas e atualizações.

Visionária e Retrógrada.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa oferece home-office e treinamentos, completa estrutura com médicos e bancos a disposição dentro da empresa, além de estacionamento gratuito e fretado. Se você for trabalhar em uma área central, parabéns, você agora é um Brâmane, tudo lhe será dado, e a oportunidade valerá a pena. Caso contrário, se tiver outra oportunidade em vista, em outra empresa, abrace-a sem pestanejar.

Contras: Lamentável cultura de overwork que leva muitos profissionais ao Burnout (vi muita gente desenvolver depressão, ansiedade, etc). RH não orienta e não existe política para redução de horas extras, a não ser pela luz do escritório, que se apaga sempre às 20h, mas você pode reacendê-la livremente =) . Clima extremamente competitivo, com processos totalmente engessados, prejudicando inclusive a produtividade dos funcionários. Uma empresa de "tecnologia" incapaz de fomentar seu próprio desenvolvimento tecnológico e o de seus funcionários (aqui, vale novamente a observação acima: se você está em uma área "central", parabéns, você tem direito a ser mais produtivo. Caso contrario, prepare-se para processos morosos e ineficientes). Compliance não funciona, gestor faz o que bem entender. Carreira é uma piada, e seu gestor pode inclusive jogar contra você, ou "com você", já que você é apenas mais um peão no tabuleiro. Não recomendo.

Conselhos para presidência: Vocês lutam pela revolução digital, mas enquanto a sua política for de total desconfiança com o "baixo clero", seus processos continuarão ruins como sempre foram. Invistam em gente capacitada, e dêem liberdade a estas pessoas. É difícil numa estrutura tão antiga quanto a sua, mas o resultado poderá surpreendê-los.

Excelente empresa porém sem segurança de crescimento de carreira.

Brasília, DF

Prós: Empresa possui ótimos benefícios e ótimo aprendizado para o estagiário. O ambiente de trabalho apesar de oferecer algumas pressões por parte do cliente, é tranquilo e agradável.

Contras: Infelizmente a empresa não oferece oportunidades de crescimento na área, apesar da dedicação e da demanda do funcionário. O contato com os chefes é distante, o que dificulta o reconhecimento do seu trabalho.

Precisa melhorar gestão de pessoas

Analista Pleno

Prós: A empresa oferece comodidadas dentro da matriz, tenta trazer conceitos modernos mas não são aderidos com tanta frequência. Ambiente de trabalho bom, amigável.

Contras: Infelizmente o Rh é pouco eficiente, nunca se posiociona, politica de crescimneto não é clara, se é que tem. Muito trabalho acumulado devido a pouco recurso. As pessoas wue crescem são as que caem na graça de alguns e não por merito. Apesar de se dizer flexivel muitos gestores ainda são engessados. Falta gestão de pessoas.

Conselhos para presidência: Melhorar o RH é a gestão de pessoas. E ainda gestores engessados atrapalham o desempenho e produtividade da empresa

Analista de TreinamentoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Boa estrutura, bom ambienrdia de trabalho, experiência com diversas culturas, oportunidade de aprimorar o inglês, oportunidade de aprender...

Contras: Poderia ser melhorada a comunicação entre empresa e funcionário, comunicação entre rh e candidato. Pouca oportunidade de contato com o nível hierarquico mais alto.

Desenvolvimento

Analista Financeiro PlenoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Quantidade de cursos, desenvolvimento profissional, relacionamentos interpessoal, cultura alemã, ótimos professores, compliance, clima organizacional

Contras: Ritmo do crescimento profissional, plano de carreiras, falta de estimulos financeiros para um maior engajamento, renda variável e critérios de PLR.

Uma empresa antenada com o futuro

Prós: Trabalhar na empresa é ter a certeza que de fazer parte da transição entre o presente e o futuro. A empresa é muito dinâmica, as oportunidades surgem de forma rápida e quem estiver preparado tem grande chance de fazer uma carreira internacional.

Contras: Os gestores ainda não estão totalmente antenados com a Siemens Healthineers do futuro, alguns ainda têm mentalidade de senhor feudal. Acredito que isso ainda perdurará por um tempo. Um exemplo disso acontece nos casos das avaliações de desempenho onde os gestores enaltecem o trabalho desenvolvido ao longo do ano, rasgam elogios e depois dão tapinha nas costas com uma nota abaixo da média para atender as cotas de avaliação impostas pelo RH. Ah, o RH esse é permanente ausente, funciona mais como o clássico DP. Em minha opinião esses são os principais pontos negativos.

Conselhos para presidência: Valorize seus colaboradores, olhem para suas dificuldades e tente os auxiliar, às vezes precisamos de uma pequena força para nos sentirmos mais completos e aptos para todos os desafios da Siemens Healthineers do futuro.

Analista de Controladoria Pleno

Prós: Ótimo ambiente para se trabalhar e desenvolver, bom salário, ótimas oportunidades de crescimento profissional é experiências no exterior, empresa proporciona muitos treinamentos, tem horários flexíveis permitindo ao colaborador ter mais qualidade de vida.

Contras: Algumas áreas tem culturas um pouco diferentes da pela qual a empresa busca seguir, correndo o risco de perder bons profissionais se os mesmo acabam trabalhando nessas áreas.

Conselhos para presidência: Buscar mudar a cultura de áreas que tem contato e prestam serviço a toda empresa como um todo.

Formadora de excelentes profissionais

Especialista de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Pacotes de remuneração e benefícios competitivos, empresa reconhecidamente entre as líderes de mercado em todas as áreas em que atua, atualmente exemplo em Compliance e preocupada com o bem-estar dos colaboradores, no dia-a-dia há constante interação com outras regiões do mundo e é sem dúvidas uma grande escola para aqueles que demonstram interesse e disposição em aprender.

Contras: Ritmo de progresso de carreira é mais lento que nas principais concorrentes, acúmulo de responsabilidades (= menos tempo para inovar) por causa de recentes reestruturações, decisões não são tomadas na primeira rodada de discussões e RH distante do dia-a-dia.

Conselhos para presidência: Onde estão os profissionais mais experientes ?

Boa empresa pra começar a carreira

Engenheiro de Campo

Recife, PE

Prós: Empresa que procura valorizar o funcionario. Treinamentos internacioanis nos primeiros anos de cargo de engenheiro de campo. Paga hora extra, adicional noturno, PLR, carro da empresa a sua disposição 24/7, gasolina, vale receição acima do mercado, plano de saude, paga em dia.

Contras: Dependendo da localidade onde você resida não possui expectativa de crescimento. Metas mal estruturadas, baixo salário (muito abaixo do valor de mercado pra minha função). Muitas viagens de carro (carro manual). Cultura reativa à problemas (espera situações críticas ocorrerem para tomar atitudes)

Siemens Healthineers