Como é trabalhar na Sicredi?

Uma corporação do bem. Mas esteja preparado para a politicagem.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Porto Alegre, RS

Prós: O propósito da empresa, a cooperação, faz a pessoa se sentir bem, de que está trabalhando numa grande empresa que trabalha do bem. E não em uma grande corporação.

Contras: O espírito de grande corporação fez com que fosse criadas muitas burocracias e um sistema político interno que prejudica quem não está acostumado com esse tipo de ambiente.

Conselhos para presidência: Primeiramente, parem de trocar a presidência. As mudanças afetam toda a empresa.

Empresa sem sentimento de cooperação

Ex-funcionário, saiu em 2017

Campo Grande, MS

Prós: Benefícios além da remuneração fixa, remuneração variável no final do ano e rede de apoio entre os colegas. Como é criada uma atmosfera de mesmo sentimento, os colaboradores caminham juntos.

Contras: Não há, na prática, plano de cargos e salários. Na teoria tudo é explicado de forma clara e tranquila, o funcionário faz cursos de integração, é criada sinergia, mas depois de um tempo, há total acúmulo de funções sem remuneração correta.

Confederação Sicredi

Prós: Ótima empresa, com ótimos benefícios, investe na educação de funcionários e aprimora os conhecimentos. Possui oportunidades internas e valorizando os colaboradores.

Contras: Possui uma hierarquia horizontal, podendo com isso, ser muito conservadora e demorar a ter mudanças rápidas. Possui uma cultura muito conservadora, deixando algumas idéias de colaboradores de lado.

Uma ótima empresa para iniciar a carreira e uma boa empresa para continuar.

Analista Júnior

Porto Alegre, RS

Prós: Empresa que se preocupa com as pessoas e oferece bons benefícios e oportunidades. Sempre comemorar as conquistas com eventos para os colaboradores. Oferece diferentes oportunidades de trabalho e oportunidades dentro da empresa (trocas de área e função.

Contras: Crescimento um pouco lento e "político". Muita divergência entre funções, salários, benefícios e reconhecimento entre as empresas do grupo (BANCO SICREDI e CONFEDERAÇÃO SICREDI). Isso é bem desmotivador.

Conselhos para presidência: Acabar com as ENORMES diferenças entre BANCO e CONFEDERAÇÃO.

Melhor empresa pra se começar uma carreira! Mas só comecar..

Campinas, SP

Prós: As metas são ajustáveis com planejamento anual, o lado humano é valorizado e o cooperativismo pregado! Ambiente agradável de se trabalhar pelo contato direto com o associado, facilitando o dia a dia

Contras: Plano de carreira não definido, consequentemente, salarios desatualizados, nao condizente com o mercado inserido (financeiro). Você pode sair de um caixa, assumir uma carteira de crédito e receber o mesmo salário..

Conselhos para presidência: Definir um plano de carreira sólido, com salários condizentes ao mercado!

Paga-se bem, exige-se também, mas é muito desafiador a cada dia

Líder de Projetos PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Porto Alegre, RS

Prós: Muitas oportunidades de aprendizagem e trabalho!! Paga bem em relação ao mercado. Faz uso de ótimas tecnologias. Tem parceria com bons fornecedores.

Contras: Muita briga entre áreas, pensando apenas no próprio trabalho e ego ao invés de pensar no associado e bem estar no ambiente de trabalho. Muita política desnecessária.

Ainda precisa evoluir

Porto Alegre, RS

Prós: Benefícios, propósito da empresa, previdência privada, colaboradores amigáveis, ambiente saudável, promove a vida saudável, investia do desenvolvimento humano.

Contras: Governança, politicagem interna, falta de plano de carreira, falta de clareza dos objetivos, desperdício de verba, frágil estratégia de longo prazo que muda conforme muda os governantes.

Conselhos para presidência: Implantar plano de carreira transparente e claro.

Excelente empresa , porém com alguns pontos a melhorar como todas.

Assistente de Negócios

Ijuí, RS

Prós: Benefícios, remuneração variável , vale alimentação , plano de saúde, plano odontológico, auxílio creche , auxílio estudo , seguro de vida , previdência privada , horário de trabalho das 8:30 as 17:30 com 1h para o almoço .

Contras: É uma empresa que está começando a investir em treinamentos, porém ainda está longe de ser o adequado. Existem muitos treinamentos online , mas acredito que ainda não substituem os presenciais. Alguns gestores precisam evoluir na questão pessoal , tratar os colaboradores de forma mais humana .

Mediano

Operador de Caixa

Araçatuba, SP

Prós: Clima organizacional e mobilidade interna para promoção xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Contras: Sistema arcaico, defasado e nada funcional.

Excelente empresa, tem tudo para crescer ainda mais e ser a melhor instituição financeira do Brasil

Assessor de Gestão de Pessoas

Ijuí, RS

Prós: É reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, há muita transparência na gestão, bom nível de capacitação das lideranças, muitos treinamentos oferecidos, excelente nível de remuneração (salário e PPR)

Contras: Pode ser menos burocrática em alguns processos, melhorar o nível de informatização dos processos internos e voltados ao associado, para ser mais ágil para o associado.

Conselhos para presidência: Trabalhar mais a cultura interna, para ser ainda mais forte e voltada à inovação, melhoria contínua.

Sicredi

Descrição:Somos uma instituição financeira cooperativa, referência internacional pelo modelo de atuação em sistema. Somos 118 cooperativas de crédito filiadas, que operam com uma rede de atendimento com mais de 1.500 agências. A nossa estrutura conta ainda com cinco Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo e suas empresas controladas. Todas essas entidades, juntas, formam o Sicredi e adotam um padrão operacional único. A atuação em sistema permite ganhos de escala e aumenta o potencial das nossas cooperativas de crédito para exercer a atividade em um mercado no qual estão presentes grandes conglomerados financeiros.

Somos feitos por pessoas e para pessoas e temos como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação. Os mais de 3,5 milhões de associados votam e decidem sobre os rumos da nossa cooperativa de crédito.