Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC/SP) logo

Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC/SP)

Como é trabalhar na Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC/SP)?

Se cultura é sua diversão, pode ser sua profissão!

Agente de Apoio à Programação

Piracicaba, SP

Prós: Empresa que trabalha com cultura e educação. Possibilidade de crescimento e mudança de setor conforme interesse. Possibilidade de estudos para crescer.

Contras: Horário de trabalho sempre compreende os finais de semana e pode ser que fique no mesmo setor e mesmo cargo se não criar possibilidades dentro da empresa.

Conselhos para presidência: Melhora no horário de trabalho e recebimento de forma correta, CLT, dos finais de semana trabalhados.

Grande aprendizado e ótimo ambiente profissional

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Sorocaba, SP

Prós: Ótimo ambiente de trabalho com profissionais competentes, educados e preocupados em reavaliar constantemente o andamento da empresa para que todos se sintam acolhidos e tenham chance de desenvolver ideias. Há oportunidade de muito aprendizado principalmente em como dialogar e pensar em diferentes públicos que acessam a unidade. Os setores dentro da empresa conversam bem entre si.

Contras: Infelizmente não há plano de carreira para vários cargos, como o de estagiário, por exemplo. O tempo de intervalo para refeições poderia ser maior, pois as vezes há muita fila na comedoria.

Ótimo estágio, mas não como um primeiro estágio

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2009

Prós: Benefícios mensais, salário de estágio acima do valor de mercado, oportunidades de aprender e entender o funcionamento do Sesc como um todo.

Contras: Equipamentos defasados, pouca estrutura para recebimento de estagiários (não havia mesa e computador na primeira semana de trabalho), função de assistente, o que torna a cobrança maior caso não tenha experiência. Cultura da empresa variava de setor para setor, no caso o de comunicação era estressante e tóxico.

Animador Cultural

Prós: Salario ok e muitos benefícios, possibilidade de carreira. Clima agradável e bons colegas de trabalho. Boas estabilidade, para quem busca isso, é uma excelente empresa.

Contras: Estrutura institucional muito engessada e muito hierárquica. Horários são completamente fora do padrão e há acúmulos de funções em vários cargos

Ótimo lugar para se trabalhar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Bauru, SP

Prós: Ótimo lugar para se trabalhar, valorizam o profissional e principalmente o estagiário. Não tenho do que reclamar da oportunidade que eu tive.

Contras: A única coisa que posso citar é que o meu turno acabava dez da noite, o que é tarde, mas eu já sabia antes de começar. Também se trabalha de fim de semana, mas o salário compensa.

Falta de atualização no que diz respeito ao aproveitamento de talentos e um bom currículo..

Orientador de Público

Prós: Estabilidade e boa remuneração se comparada ao mercado, e bons benefícios. Considero a possibilidade de trocar de unidade um ponto positivo também.

Contras: O fato da empresa pagar os estudos para alguns funcionários melhorarem o currículo possibilitar também uma realização pessoal não significa que vamos melhorar a carreira dentro da empresa, pois não possuem plano de carreira ou regras claras para os processos seletivos que acontecem pois todos que trabalham nessa instituição sabe que existe o famoso QI e isso acaba deixando o funcionários frustados e usando os estudos pagos pelo SESC como trampolim para uma carreira fora da empresa, o que é ruim pois eu particularmente gosto de trabalhar no SESC.

Conselhos para presidência: Vamos atualizar as regras sobre cargos e plano de carreira, bons funcionários estão simplesmente indo embora porque a empresa não se atualiza, parou no tempo.

Prós: Segurança e estabilidade , bons benefícios e credibilidade da empresa na sociedade. Trabalhos com eventos culturas muito gratificante, grande desenvolvimento pessoal .

Contras: Falta de plano de carreira, gestão de TI atrasada , necessária restruturação das áreas de desenvolvimento e suporte , contratação de profissionais de mercado para novos rumos .

Conselhos para presidência: Remodelar o modelo de gestão para atualizar toda área de TI.

Prós e contras

Animador Cultural

Prós: Oportunidades, conhecimento, liberdade de criação, articulação em rede, baixa pressão, transição entre linguagens culturais, público e espaços físicos diferentes, desafios possíveis.

Contras: Entidade com cultura patronal e burocrática, com seu alto escalão formado por homens héteros brancos. Falta reconhecimento para mulheres e negros.

Boa empresa, mas precisa se atualizar no que se refere a gestão de pessoas.

Técnico em Programação

Prós: Formação continuada, boas oportunidades de aprendizado, equipes competentes e comprometidas com a responsabilidade na empresa.

Contras: Gestão de pessoas ultrapassada, não pensa nos desejos dos funcionários mais jovens, hierarquia engessada , o que não permite inovação.

Conselhos para presidência: Atualizar os métodos de gestão de pessoas.

Trabalho é trabalho, mas a busca da felicidade é constante.

Programador

Prós: Boas relações interpessoais com trabalhadores do mesmo nível e setor, assim como com trabalhadores fora dos cargos de chefia. A possibilidade de aprendizado e atuação em diferentes áreas de conhecimento é incentivadora quando vêm acompanhadas de (raras) avaliações positivas.

Contras: As pessoas que exercem cargos de chefia costumam ocultar informações necessárias para manter o ambiente de trabalho saudável. Da mesma forma, práticas de omissão e também coerção carismática são comuns nos relatos de trabalhadores/as de níveis considerados mais baixos na hierarquia da empresa. Existe falta de clareza com relação ao plano de carreira, bem como com as possibilidades de mudança entre unidades do regional, fazendo parecer que é muito mais política individual do que capacidade ou mérito.

Conselhos para presidência: Quem manda escutando exerce sua liderança independente de política interpessoal. Desburocratização dos sistemas de controle que geram retrabalho e deixam pouco tempo para criatividade.

Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC/SP)

Descrição:O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma instituição brasileira privada, sem fins lucrativos, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, com atuação em todo âmbito nacional, voltada prioritariamente para o bem-estar social dos seus empregados e familiares, mas aberto à comunidade em geral. Atua nas áreas da Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Assistência.