Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) logo

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Como é trabalhar na Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)?

Aprendi muito sobre nunca mais querer fazer um estágio na vida

Prós: A empresa oferece um bom valor de bolsa auxílio, bem acima da média de estágios. Possui também uma ótima estrutura, oferecendo aos funcionários ferramentas adequadas para o desenvolvimento do seu trabalho. A equipe de colaboradores é grande e bastante acolhedora, e há um respeito pela pessoa do funcionário, até um certo ponto, mas não encontrado na maioria das empresas

Contras: O mais incômodo é a falta de reconhecimento. Contratam estagiários como mão-de-obra barata, uma vez que possuem as mesmas funções que um funcionário do mesmo setor, com a diferença da falta de vínculo empregatício, que libera a empresa do pagamento dos direitos trabalhistas do mesmo. Muitas funções acumulam-se sobre um mesmo funcionário. Mil burocracias e atividades aleatórias são atribuídas a setores que nada têm a ver com elas. A localização é péssima, sendo a segurança nos arredores mínima, com pessoas sendo assaltadas todos os dias na frente do mesmo.

Ideal para quem não pretende crescer na empresa

Professor

Prós: Ambiente agradável, com poucas cobranças. Relativa estabilidade me relação à outras empresas.

Contras: Falta de reconhecimento, falta de plano de carreira (a empresa dá preferência para contratação externas), oferecem poucos benefícios, burocracia para diversos procedimentos, reajuste salarial apenas com dissídio.

Muito interessante se estiver dentro do perfil.

Instrutor

Prós: Qualidade de Vida, há diversas atividades culturais e recreativas para os funcionários. O que criam um ambiente legal para ser trabalhar. É isso aí!

Contras: Estrutura hierárquica antiga, pesada e com pouca flexibilidade, influencia politica de setores das industria e do governo que controlam as decisões.

Conselhos para presidência: Falta de transparência e politicagem de mais atrapalham a gestão!

Só trabalhe aqui se precisar.

Consultor de ProjetosEx-funcionário, saiu em 2015

Itajaí, SC

Prós: Boa empresa para iniciar um carreira, se for uma pessoa jovem recém formado.

Contras: Não existe qualquer tipo de valorização profissional, plano de carreira inútil e péssimos gerentes que ajudam a destruir carreiras de pessoas promissoras.

Já foi uma empresa boa, atualmente está indo para o buraco

Professor

Caçador, SC

Prós: Os beneficios oferecidos pela empresa como auxilio creche, plano de saúde e previdência privada proporcionam grande conforto e reconhecimento profissional aos colaboradores.

Contras: Empresa se esconde muito atrás de seu passado, a alguns anos atrás poderia sim ser chamada de melhor empresa para trabalhar no estado ou país, porém demissões em massa, salários estagnados, acúmulo de funções, quase nenhum tempo para preparo das aulas, tem manchado a instituição, além do numero de diretores e coordenadores com salários altíssimos e quase nenhuma contribuição para o desenvolvimento da instituição que está sem PPR a mais de 2 anos para os funcionários

Conselhos para presidência: Revisem seus princípios, quem realmente mantém esta casa? os professores que mantém os alunos motivados mesmo estando desmotivados, ou seus diretores e facilitadores com seus altos salários e pouca contribuição para o nosso crescimento, que sabem apenas emitir relatórios e mais relatórios (maquiados muitas vezes) para justificar sua existência na empresa

Muitos pontos a melhorar

PedagogaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Amizade entre os funcionários da equipe, parceria entre os pares de trabalho. Estrutura de saúde e lazer disponível aos funcionários, biblioteca, entre outros.

Contras: Alta exigência e poucos recursos disponíveis para execução do trabalho. Profissionais mal qualificados atuando em cargos de chefia e gerência. Demanda burocrática extensa

Especialista em EletroeletrônicaEx-funcionário, saiu em 2017

Itajaí, SC

Prós: Grande possibilidade de gerar networking com os alunos e com o mercado de trabalho. Ainda há um certo glamour de ter o nome dessa Instituição de ensino no CV. No seu trabalho você fica atualizado sempre sobre as tecnologias de pontas, nrs, normas técnicas e leis que regem a profissão de um técnico. Abre um grande leque de oportunidades FORA da instituição. Benefício interessantes.

Contras: Há alguns pontos negativos de se trabalhar na empresa, como: - procedimento de compra de matérias lento demais, gerando insatisfação do discente. -burocrático demais, gerando desperdícios e retrabalho. -falta uma organização geral, pelo menos na unidade de Itajaí SC, onde um professor acaba realizando mais funções do que aquelas que foi contratado. Fui planfeteiro em praça para divulgar curso técnico, monitor de corredor, psicólogo de aluno, monitor de pátio, pedagogo e laboratorista; sendo que o meu contrato de trabalho assinado era para ser professor. - muita gente mandando e sem uma consenso de procedimento. - salário está um POUCO abaixo do mercado, enterrando os benefícios compensam e muito esse decréscimo salarial. - falta a unidade de itajaí obedecer a orientação de cargos e salários para os colaboradores. - sem possibilidade de crescimento profissional DENTRO da empresa. - infelizmente ela se envolveu demais com política nos últimos anos, prejudicando a instituição.

Conselhos para presidência: Diminuir a burocracia, a desorganização empresarial e valorizar mais o colaborador.

Experiência no Senai PE

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Paga benefícios como ticket alimentação, vale transporte. Possue plano de cargos e carreiras Capacita seus profissionais. Tem sindicato dos colaboradores.

Contras: Não proporciona crescimento profissional para os próprios colaboradores. Ambiente hostil, stressante e com muitos ruídos de comunicação. Não avaliam o profissional por sua competência, mas com bajulação e troca de favores.

Conselhos para presidência: Investir nos talentos da própria empresa e que as ações atrapalhadas de responsabilidade gerencial somente recaía sobre o próprio gestor, pois o lado mais fraco da corda é o que parte primeiro. Na maioria das vezes sem ter ciência do que se trata, mas como alguém tem que pagar o pato...

Uma boa empresa, mas que pode melhorar

Assistente

Prós: Há flexibilidade, ambiente agradável para trabalhar, oferece muitos benefícios, pagamento sempre em dia, oferece plano de previdência privada, plano odontológico com valores reduzidos e com possibilidade de parcelamento. Oferece bolsas de estudo ou descontos em outras instituições.

Contras: É muito difícil de ter crescimento profissional sem ter indicação. Não há um plano de carreira. Profissionais que realizam o mesmo trabalho tem cargos diferentes. Há muito interesse politico nas relações da instituição com outras empresas.

Conselhos para presidência: Valorizar mais seus funcionários pelas competências e trabalho de cada um.

É uma boa empresa para se trabalhar.

Auxiliar Administrativo

Prós: A empresa possui ótimos benefícios, valoriza o funcionário, possui um gerente amigável, possui bom material para trabalhar, possibilita crescimento profissional.

Contras: Não possui flexibilização dos horários de trabalho, falta de comunicação entre os setores prejudica o bom andamento dos trabalhos. Falta diálogo.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Descrição:GOVERNO, ONG E ASSOCIAÇÕES