Como é trabalhar na Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)?

Aprendi muito sobre nunca mais querer fazer um estágio na vida

Prós: A empresa oferece um bom valor de bolsa auxílio, bem acima da média de estágios. Possui também uma ótima estrutura, oferecendo aos funcionários ferramentas adequadas para o desenvolvimento do seu trabalho. A equipe de colaboradores é grande e bastante acolhedora, e há um respeito pela pessoa do funcionário, até um certo ponto, mas não encontrado na maioria das empresas

Contras: O mais incômodo é a falta de reconhecimento. Contratam estagiários como mão-de-obra barata, uma vez que possuem as mesmas funções que um funcionário do mesmo setor, com a diferença da falta de vínculo empregatício, que libera a empresa do pagamento dos direitos trabalhistas do mesmo. Muitas funções acumulam-se sobre um mesmo funcionário. Mil burocracias e atividades aleatórias são atribuídas a setores que nada têm a ver com elas. A localização é péssima, sendo a segurança nos arredores mínima, com pessoas sendo assaltadas todos os dias na frente do mesmo.

Ideal para quem não pretende crescer na empresa

Professor

Prós: Ambiente agradável, com poucas cobranças. Relativa estabilidade me relação à outras empresas.

Contras: Falta de reconhecimento, falta de plano de carreira (a empresa dá preferência para contratação externas), oferecem poucos benefícios, burocracia para diversos procedimentos, reajuste salarial apenas com dissídio.

O ambiente de trabalho varia de escola para escola, escolha bem

Instrutor Técnico

Prós: A remuneração é muito boa para o instrutor 3, os ambiente de ensino são bem limpos, e os equipamentos são modernos e tem uma atualização de no máximo 5 anos. Há uma estrutura de suporte ao docente que anualmente atualiza o mesmo com treinamentos ministrados pela própria instituição.

Contras: Cada escola é como se fosse de uma empresa diferente, não há um plano de carreiras que possa realmente ser alcançado, há muito protecionismo dos gestores com aqueles profissionais que eles tem mais afinidade pessoal, a compra de materiais é algo surreal, chega a faltar até folha de sulfite, muitos docentes tem que prover os próprios materiais para dar suas aulas. Alguns gestores tem menos conhecimento técnico e de gestão que seus comandados, isso causa "ciúmes" e propicia uma perseguição velada dos gestores para com alguns colaboradores.

Conselhos para presidência: A unidade onde leciono não indico, o clima é muito ruim, com muito protecionismo por parte da gestão, FIESP deveria fazer pesquisas de clima e levar a sério as necessidades dos docentes,, há muito gestores desatualizados que tem medo de seus subordinados, essas pessoas deveriam ser reavaliadas e se necessário substituídas. A FIESP não deveria politizar o SENAI como tem acontecido.

Boa empresa para trabalhar

Assistente Técnico

Prós: Boa remuneração e benefícios. excelentes colegas de a. rh de qualidade. organização quanto ao cronograma durante todo o ano, possibilitando planejamento de feriados prolongo.

Contras: Falta de perspectiva de crescimentos. constante mudanças de gerências e por consequência, de gestão. falta de clareza quanto a promoções e reconhecimentos.

Falta de compromentimento para com os colaboradores

Ex-funcionário, saiu em 2017

Ribeirão Preto, SP

Prós: Estrutura e qualidade de ensino são os pontos chave que a escola carrega. Maquinários novos e professores muito bem qualificados para exercer suas atividades.

Contras: Falta de treinamento para os funcionarios que chegam novos na empresa, e por não saberem muito de suas tarefas tem que buscar informações por si só, sendo que poucos se dispõem a ajudar.

Conselhos para presidência: Prestem atenção aos cargos de chefia de usam de abuso de poder para ameaçar seus subordinados, explorando-os e amedrontando-os sempre que possível.

Bom para quem gosta de estabilidade, mas não para quem almeja plano de carreira

Designer PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Para quem gosta de estabilidade financeira com benefícios indico a empresa. Dependendo da área em que se trabalha e dependendo da gerência é possível negociar horário de entrada e saída do trabalho respeitando as 8 horas diárias e horário de almoço. Se você não se importa em fazer qualquer tipo de trabalho mesmo sendo contratado para exercer uma determinada função, este lugar é para você.

Contras: Empresa possui plano de cargos e salários, mas muitos funcionários exercem a mesma função com salários completamente diferentes e com o mesmo tempo de casa. O RH alega que existe dentro de um cargo uma faixa salarial de A a Z, mas quando você pergunta em qual faixa está classificada o RH não esclarece e nem sua gerência. Empresa possui plano de carreira na teoria mas NAO na prática. A empresa NAO respeita sua função de contrato, o meu e de muitos outros funcionários ao do tempo foi desviada. Fui contratada para exercer uma função e saí fazendo outra completamente diferente.

Muito interessante se estiver dentro do perfil.

Instrutor

Prós: Qualidade de Vida, há diversas atividades culturais e recreativas para os funcionários. O que criam um ambiente legal para ser trabalhar. É isso aí!

Contras: Estrutura hierárquica antiga, pesada e com pouca flexibilidade, influencia politica de setores das industria e do governo que controlam as decisões.

Conselhos para presidência: Falta de transparência e politicagem de mais atrapalham a gestão!

gosto de trabalhar no senai

Assistente Administrativo

Recife, PE

Prós: ambiente de trabalho, muitos beneficios, horário, localização, aprendizagem com todos, grupo dinamico, sempre disposto a ajudar e ensinar, local muito bom.

Contras: não existe. a empresa de um modo geral não tem pontos negativos, ambiente tranquilo e flexivel de se trabalhar, acaba compensando alguns pontos falhos.

Ótima experiência, mas gestão deixa muito a desejar

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2015

Florianópolis, SC

Prós: Oportunidade de atuação em projetos interdisciplinares; contato com clientes e empresas do ramo industrial; contato com setor de educação (nível técnico e superior).

Contras: Junta os problemas das empresas públicas (burocracia, gestão engessada, licitações) e empresas privadas (instabilidade de emprego). Gestão com discurso demagógico.

Monótono e burocrático

Técnico de Informática II

Tubarão, SC

Prós: Bom ambiente de trabalho, carga horária de 40 hrs

Contras: Burocracia horrível, horários nada flexíveis, sem espaço para crescimento e desenvolvimento de novos produtos

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Descrição:GOVERNO, ONG E ASSOCIAÇÕES