Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) logo

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

Como é trabalhar na Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)?

Uma empresa que precisa urgentemente investir nos funcionários e na sua valorização

Assistente Administrativo

Brasília, DF

Prós: Excelente Plano de Saúde, podemos esquecer de bater o ponto duas vezes no mês e não é descontado do nosso salário, pequeno recesso de fim de ano, fecha nos feriados.

Contras: O clima político que se tem aqui as vezes é insuportável, muita gente querendo puxar o tapete uma da outras, muitos entram aqui sem terem participado do processo seletivo (amigos e parentes de pessoas do alto escalão) o que acaba por desanimar e muito o comprometimento de algumas pessoas nas funções mais baixas, não há um plano de cargos e salários (o que há muito tempo se espera), não há retenção de talentos em setores na qual se formaram para atuar, vale refeição é descontado do salário assim como o plano de saúde.

Conselhos para presidência: Fazer uma política para reter mais os colaboradores, colocarem em postos estratégicos (dizem que são servidores aqui dentro, querendo se comparar aos servidores públicos, aqui é CLT) e não pessoas que não tenham capacitação para tal feito. Alguns instrutores reclamam da falta de motivação. Parece que há uma clausula no contrato de trabalho que o setor jurídico sempre ganhará mais que os outros setores. Modernizem a estrutura de trabalho e animem os empregados.

O mercado olha com bons olhos que passou pelo Senac

Professor Universitário

Prós: Por ser uma instituição de peso e respeitada em todo o Brasil, acaba dando um certo prestigio no currículo. Abre portas para outros trabalhos extra a instituição.

Contras: Professores com jornada de 20 horas e menores que 20, não tem direito a bolsa, não tem direito a participar de processos de melhoria continua. Portanto tudo que for para melhora continua é por conta do funcionário, sendo que essa melhora é para aulas na própria instituição.

Conselhos para presidência: Essa questão de carga horária x bolsas acaba sendo uma questão ruim. Acaba havendo uma defazagem na qualidade do serviço que vai ser prestado. Porque o salário de quem tem carga horaria menor também é menor e a maioria das vezes não sobra dinheiro para cursos.

Verdade

Atendente

Penedo, AL

Prós: A missão, várias áreas para poder trabalhar, vários processos seletivos para contratação, o salário é em tese muito bom, alguns benefícios .

Contras: Salário poderia ser melhor, visto que a empresa cobra que você faça de tudo, saia na rua vendendo, panfletando, visitando logistas e atendendo dentro e fora da unidade. Trabalha fazendo de tudo.

Assistente Técnico Administrativo

Prós: Empresa com previdência privada e com plano de saúde bom. Nos feriados é possível emendar e no final de ano (Natal e Ano Novo) tem recesso para todos os funcionários.

Contras: Falta de plano de carreira e de liderança para contribuir com o crescimento profissional do funcionário. É super burocrática e com uma visão muito arcaica.

Conselhos para presidência: Diminuir as burocracias e se atualizar com as novas práticas de mercado.

Especialista

Prós: Aprender sobre a metodologia de educação deles foi sensacional. Pagam um bom ticket e também um bom dissídio. Tive oportunidade de aprender muito sobre educação e expandir meus contatos com o mercado empregador do rio.

Contras: Ambiente ruim. De um ano pra cá mais de 60% da empresa foi mandada embora de maneira muito arbitrária e humana, eu diria. Acabaram com a área de educação. Tem uma mentalidade de 1960 no que se refere a código de conduta.

Conselhos para presidência: Para o presidente, o conselho é mesmo que ele se demita. 16 anos no poder já é tempo demais .

Lugar razoável

Auxiliar Administrativo

Caxias do Sul, RS

Prós: Remuneração de acordo com o mercado e alguns benefícios vantajosos. Fora isso a empresa não tem uma cultura muito boa e existem grupinhos em tudo.

Contras: Panelinhas dentro da empresa dificultam o trabalho, pois para crescer você deve ter apadrinhamento de alguém ou nunca vai conseguir uma promoção.

Não recomendo para quem gosta de resultados.

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa com boa localização, salário acima da média de mercado, excelente pacote de benefícios, incluindo previdência privada e ticket refeição de 36 reais.

Contras: Empresa extremamente política, não se visa resultados, não se cobra resultado e esse não é o objetivo da empresa. Gestores parados no tempo e pouco oportunidade de crescimento. Houve uma demissão em massa agora em 2017 sem justificativa alguma.

Conselhos para presidência: Pare de visar seus próprios interesses e pense no verdadeiro propósito do Senac para a sociedade.

Assistente Administrativo

Prós: Auxílio Alimentação , plano de saúde, horários e boa estrutura de trabalho, bom locais , com boa estrutura e alguns descontos em cursos superiores

Contras: Salário e cabeça dos gestores , muita politicagem, tudo é indicação e não tem plano de cargos e salários para os menos favorecidos, só para quem é indicado.

desorganização pura

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Os reajustes salariais são compatíveis, ou no mínimo, bem próximos, da inflação.

Contras: Empresa muito política que não foca a atenção no seu real cliente. Empresa sem processos bem definidos

Conselhos para presidência: trocar a presidência

Tinha tudo pra ser bom, mas...

Especialista de Produtos

Prós: Pressão moderada por resultados e paga sempre em dia. Possui bons benefícios, inclusive bolsa de estudo para funcionários. A missão social também ajuda a motivar.

Contras: Sofre com a politicagem e líderes que são fruto de cabide de emprego. Não tem processos estruturados e o plano de carreira não existe. Transparência zero e meritocracia é algo que não existe.

Conselhos para presidência: Saia do cargo e pare de usar a empresa como seu latifúndio pessoal.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

Descrição:O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é, desde sua criação, em 1946, o principal agente da educação profissional voltado para o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Mais de 55 milhões de atendimentos já foram prestados pelo Senac. A Instituição oferece toda a sua experiência a trabalhadores e empresários, com programações presenciais e a distância, de norte a sul do Brasil. São milhares de programações, em centenas de ambientes educacionais de ponta e especializados, como as empresas pedagógicas e as unidades móveis, espalhados em mais de 4 mil municípios, em todos os estados do país e no Distrito Federal.