Como é trabalhar na Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)?

Excelente

Secretário de Escola

Erechim, RS

Prós: A cultura organizacional. A missão e a visão da empresa são levadas a sério e os colaboradores sentem-se parte da equipe, engajando-se em mudar vidas.

Contras: Não vejo pontos negativos. Acredito que a instituição é muito transparente e está sempre aberta para ouvir os colaboradores e suas contribuições.

Necessidade de revisão de modelo

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Estabilidade, possui atuação social e representatividade no segmento em que atua, se destacando pela qualidade dos serviços prestados e no seu impacto na sociedade

Contras: Politica, cultura de funcionalismo publico, processos retrógrados e engessados, pouca rotatividade de colaboradores, com pouca inovação e zona de conforto dos colaboradores

Aproveitem os benefícios

InstrutorEx-funcionário, saiu em 2018

Porto Alegre, RS

Prós: Benefícios educação. Auxílio para estudar. Unimed. VT. VR. Bolsa para faculdade e pós graduação. Desconto maior para estudar no Senac. Uniodonto.

Contras: Sem aumento Sem mudança de cargo Sem transparência nos processos internos de mudança de cargo. Pouco aumento salarial. Promete e não cumpre

Boa empresa, mas muito engessada,

Supervisor/Coordenador

Prós: Desafios, mais nada a declarar mais nada a declarar mais nada a declarar mais nada a declarar mais nada a declarar mais nada a declarar mais nada a declarar

Contras: Estresse, mais nada a declarar mais nada a declarar mais nada a declarar mais nada a declarar mais nada a declarar mais nada a declarar mais nada a declarar

Um bom lugar para se trabalhar.

Designer Educacional Júnior

Prós: Um excelente ambiente profissional. Direcionado ao trabalho em equipe e ao crescimento individual. Assim, além de oferecer constantes feedbacks sobre o seu trabalho, a empresa se preocupa ainda com a aplicações de cursos, e educações corporativas.

Contras: Por ser do tipo mista, esta empresa precisa de um processo longo para admissão de novos funcionários. O que pode gerar uma expectativa. Todavia, é uma empresa que preza por comunicar a aprovados e reprovados nos processos.

Exigência na medida da eficiência da entidade

Prós: Desenvolvimento de diversos projetos por meio de grupos interdisciplinares, promovendo a melhoria contínua de seus processos. Oportunidade de avanço de nível horizontal, por meio de aumento de salário e manutenção do cargo, e promoção vertical, com mudança de cargo e valor de salário superior ao anterior. Programa de bolsa de estudos, seja para cursos de aperfeiçoamento, quanto graduação, pós strictu e lato senso. Auxílio creche. Alta Administração qualificada, muitos cargos de carreira, excluindo a indicação exclusivamente política e sim técnica.

Contras: Não há processo de seleção de talentos exclusivo para servidores, sempre concorrem com candidatos externos, regime de exclusivo de banco de horas.

Conselhos para presidência: Visto o grande número de funcionários e Unidades operacionais, faz-se oportuno a maior integração entre os servidores, para incutir a troca de experiências e promoção da melhoria continua, visto que a inovação muitas vezes não está no vizinho, mas dentro da própria casa. Há o acumulo de tomada de decisão, formada apenas pela fundamentação dos stakeholders, faltando ai a percepção do operacional, que tem a vivência dos processos e o quanto essas inovações podem influenciar na estrutura do processo.

Uma empresa que sabe como tratar um funcionário.

Estagiário de TI

Goiânia, GO

Prós: O Senac é um ótimo local para trabalhar! A estrutura é excelente e aprendi muitas coisas interessantes por lá, não somente da minha área, mas sim coisas para a vida.

Contras: Nenhum ponto negativo a declarar. No máximo que posso dizer é que com o tempo o estágio torna-se bastante repetitivo, pois depois de uns 6 meses você já aprendeu tudo que tinha pra aprender, ficando no estágio apenar para manter a bolsa (que é muito boa!).

Docente

Prós: Empresa com boa saúde financeira é ótima estrutura de trabalho. Por ser uma empresa muito grande apresenta desafios constantes. Atuar no campo da Educação profissional estimula os funcionários a obter um trabalho com propósito

Contras: Pouca agilidade nos processos internos e tomada de decisão. Por se tratar de uma estrutura muito grande, exige muitas etapas de aprovação para novas propostas.

Ser um bom professor

Monitor de Educação ProfissionalEx-funcionário, saiu em 2014

Limeira, SP

Prós: Empresa investe na formação do Profissional Técnico transformando-o em um bom professor. Auxilia e dá apoio às iniciativas quando se trata de fornecer estrutura e recursos para uma aula que traga todos elementos positivos para um processo de aprendizagem efetivo.

Contras: Por vezes algumas decisões são tomadas e implementadas sem uma comunicação efetiva dos motivadores ou do que se deseja realmente com essas medidas. Alguns responsáveis técnicos (Líder dos Professores) se comportam de maneira pouco profissional e sentem-se ameaçados quando um novo professor é contratado e esse professor detém mais capacidade de liderança e competência técnica que o seu atual Líder. Há omissão de informações e um certo boicote deste novo professor.

Conselhos para presidência: Avaliação 360. Permitir que os liderados avaliem com plena liberdade seus líderes. Técnicos e Gerentes de unidades

Ótima empresa, apesar da burocracia

Analista 2° Nível

Porto Alegre, RS

Prós: Flexibilidade de horários (trabalhar 8h independe de que horas começa e termina), espaço para ideias e inovação, os gestores são acessíveis e próximos dos colaboradores.

Contras: Muita burocracia para alguns processos, tem vários setores que são truncados por causa de processos e politicagens. Algumas movimentações de cargo na empresa são difíceis.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)

Descrição:O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é, desde sua criação, em 1946, o principal agente da educação profissional voltado para o Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Mais de 55 milhões de atendimentos já foram prestados pelo Senac. A Instituição oferece toda a sua experiência a trabalhadores e empresários, com programações presenciais e a distância, de norte a sul do Brasil. São milhares de programações, em centenas de ambientes educacionais de ponta e especializados, como as empresas pedagógicas e as unidades móveis, espalhados em mais de 4 mil municípios, em todos os estados do país e no Distrito Federal.