Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na SERPRO?

91 postagens (16 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

3.88
  • Remuneração e benefícios
    4.27
  • Oportunidade de carreira
    3.13
  • Cultura da empresa
    3.33
  • Qualidade de vida
    4.07

Recomendam a empresa a um amigo



  • Há mais de 2 anos

    Satisfatória

    Analista de Sistemas

    Belém, PA


    Prós: Oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional. Bom relacionamento entre as pessoas e bom ambiente de trabalho, com clima organizacional amigável e agradável. Salário acima da média para empresas de TI na região.

    Contras: Algumas áreas da empresa que não desempenham o papel a contento e com isso dificultam a execução de alguns projetos. Em alguma dessas áreas encontramos problema de ego e pessoas que adotam postura que gera atrito desnecessário e dificulta o bom andamento dos projetos. Em alguns casos e momentos observamos que se preza pelo alto grau de sacrifício pessoal como uma característica desejada nas lideranças, o que pode interferir negativamente no bem estar da pessoa.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 3 anos

    Boa para profissionais da área de computação

    Funcionário


    Prós: Como o desenvolvimento de sistemas é a área-fim da empresa, quem é da área de computação encontra um bom ambiente e bons desafios, pois tem-se que lidar com estruturas gigantescas que abrangem um país do tamanho do Brasil. Há reconhecimento de iniciativas dos funcionários e o salário é bom, além dos demais benefícios e da relativa estabilidade no emprego, por se tratar de uma empresa estatal.

    Contras: Percebe-se um certo nível de politicagem nas esferas superiores e nos sindicatos, que parecem ser tudo farinha do mesmo saco, muitas vezes deixando os empregados de lado para lutar por interesses próprios. Fora isso, por ser uma empresa estatal, há uma certa burocracia envolvendo alguns processos corriqueiros do dia-a-dia.

    Conselhos para presidência: Procurem incentivar os funcionários novos e levar mais em consideração a opinião destes, pois os funcionários antigos muitas vezes possuem visões conservadoras demais e fora de sintonia com a realidade lá fora.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 3 anos

    Qualidade de vida...

    Analista

    Brasília, DF


    Prós: A cultura da empresa possibilita um equilíbrio entre o funcionalismo público (muitas vezes estafante) e o atendimento como se fosse uma empresa privada. Os funcionários são bastante integrados, há muitas oportunidades internas, qualidade de vida no trabalho e benefícios salariais.

    Contras: Os processos empresariais são, algumas vezes, muito burocráticos. O Plano de cargos não possui carreira em Y, de forma que o aumento salarial se dá a medida que se consegue cargos de gerência. Muitos funcionários especializados em áreas técnicas acabam mau posicionados na empresa.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 3 anos

    Total sensação de impotência profissional.

    Analista


    Prós: O salário é maior do que a maioria das empresas no mercado de TI no Brasil. Porém notar que estamos falando de um país onde profissionais com curso superior são quase escravizados por um salário que mal mantém a si mesmo pagando um pedaço de um aluguel, comida para sobreviver, e caso economizar nos anteriores, um mínimo de lazer no pouco tempo que sobra, caso você não invista esse tempo na sua carreira para um MBA em um cargo de gerência para após 2/3 da sua carreira ser você o responsável (capataz) dos seus colegas.

    Contras: Micro-gestão em sua melhor forma. Funcionários são perseguidos por buscar avaliações de mérito e funções comissionadas equivalente ao seu trabalho e não sua relação com gestores. Empresa totalmente vinculada a política, com quase que sua totalidade da Direção de funcionários em cargos comissionados não concursados, onde a hierarquia funciona totalmente da forma manda quem pode, obedece quem tem juízo, onde ao emitir opinião contrária pode interromper sua carreira definitivamente, ou pelo menos até o partido político da situação alterar todo o corpo gerencial.

    Conselhos para presidência: Dar mais importância aos empregados. Reavaliar processos viciados de meritocracia e carreira. Dar atenção ao projeto de Qualidade de Vida no trabalho que evidenciou descontentamento da maioria dos empregados para reaver motivação na empresa.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há 7 meses

    Burocrática

    Técnico

    São Paulo, SP


    Prós: Empresa boa de trabalhar em virtude do bom ambiente e não ter pressão. Bons benefícios e salário sempre em dia, alem de flexibilidade no horário..

    Contras: Plano de carreira fraco e pouca valorização do trabalho, o que acaba desestimulando. Salário razoável que so melhora se houver uma gratificação boa.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 2 meses

    Uma grande empresa com grandes desafios

    Funcionário


    Prós: Bons profissionais, projetos desafiadores, certo nível de flexibilidade na jornada de trabalho

    Contras: Muito burocrática, estrutura organizacional ultrapassada, as unidades se organizam como silos que pensam mais em seus problemas particulares no que nos problemas do todo

    Conselhos para presidência: Buscar um enxugamento da quantidade de superintendências e diretorias

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 10 meses

    Não indico para pessoas criativas e inovadoras.

    Analista

    Brasília, DF


    Prós: Boa estrutura física, Bom relacionamento, Bons equipamentos de trabalho, Boa estrutura de treinamento, Bons salários para início de carreira.

    Contras: Plano de Carreira desestimulante, Hierarquia completamente guiada por motivos políticos, Empresa com ZERO inovação em seu sistema de gestão, Não há espaço para uso da criatividade.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há aproximadamente 1 ano

    Uma empresa do Governo com bom potencial, impactada pela politicagem e más decisões administrativas.

    Chefe de Divisão

    Rio de Janeiro, RJ


    Prós: Flexibilidade de horários, salário, possibilidade de atuar em grandes sistemas estruturantes do Governo (COMEX, IRPF...), ambiente com baixa pressão sobre os funcionários.

    Contras: A politicagem impede ascensão a cargos acima de Gerente de área (se for de fora da panela); critérios de produtividade mal estruturados, impactando nas promoções (percepção x resultados atingidos); Falta de foco por parte da direção (acarreta esforço desnecessário); Estagnação após alguns anos (repetição de tarefas); Não há plano de carreiras real (só na teoria).

    Conselhos para presidência: Nomear gerentes com sólida base teórica e competência técnica comprovada.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 2 anos

    Funcionário


    Prós: Infraestrutura do ambiente de trabalho

    Contras: Os trabalhadores antigos (anteriores a 1988), ou seja, os não concursados, em sua maioria, deveriam ser menos invejosos e mais produtivos, pois pensam apenas em se aposentar e fazem corpo mole. As chefias, principalmente os mais antigos, são meros políticos que não se preocupam em administrar corretamente, e estão mais preocupados em manter seus cargos e suas gratificações.

    Conselhos para presidência: Procure visitar as regionais com frequência e sentir o que os funcionários pensam olhando em seus olhos.

  • Há mais de 2 anos

    Bom lugar para trabalhar, mas não é o sonho profissional de ninguém deste século.

    Analista de Sistemas

    Belém, PA


    Prós: Clima organizacional leve; salário razoável; sem pressão por resultados

    Contras: Jornada de trabalho não flexível quanto poderia ser - não importa se não tem trabalho a fazer, tem que cumprir e bater o ponto; rotina de trabalho monótona e sem dinamismo; pessoas prolixas e muitas atividades sem objetividade.

    Recomenda a empresa: Sim


Informações da empresa

SERPRO

Descrição:O Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Foi criada no dia 1º de dezembro de 1964, pela Lei nº 4.516, com o objetivo de modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da Administração Pública brasileira. A empresa, cujo negócio é a prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público, é considerada uma das maiores organizações públicas de TI no mundo. O Serpro desenvolve programas e serviços que permitem maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos, além de facilitar a relação dos cidadãos com o governo. Dentre as várias soluções desenvolvidas com essas características destacam-se a declaração do Imposto de Renda via Internet (ReceitaNet), a nova Carteira Nacional de Habilitação, o novo Passaporte Brasileiro e os sistemas que controlam e facilitam o comércio exterior brasileiro (Siscomex).

Site

RH: quer atrair bons talentos?