Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na SERPRO?

96 postagens (19 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

3.79
  • Remuneração e benefícios
    3.72
  • Oportunidade de carreira
    2.94
  • Cultura da empresa
    3.17
  • Qualidade de vida
    3.72

Recomendam a empresa a um amigo



  • Há mais de 1 ano

    Belo trampolim!

    Analista de Sistemas


    Prós: Ambiente de trabalho é excepcional. Os beneficios bem fartos. Aprendizado na área foco excelente!!!!

    Contras: Crescimento na carreira totalmente atrelado à política de interesses. Salário abaixo ou igual a cargos técnicos de outros orgãos.

    Conselhos para presidência: Retirar os interesses políticos das decisões de toda empresa.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 2 anos

    Funcionário


    Prós: Instalação física razoável, porém ambiente de trabalho altamente barulhento

    Contras: Politicagem, ausência de meritocracia, processos ineficientes, pessoas encostadas, empresa sem identidade única, falta de controle, falta de foco no cliente, falta de espírito de equipe e união, desorganização generalizada, resistência à mudança, cultura organizacional pobre etc etc etc

    Conselhos para presidência: Falta uma diretoria competente e efetivamente profissional, faltam verdadeiros administradores de empresas/empresários na alta direção do SERPRO.

  • Há mais de 2 anos

    Já foi boa.

    Analista


    Prós: Não atrasa os salários. Presunção de estabilidade.

    Contras: Gestão retrógrada, voltaram a cobrar presença em reuniões e registro de ponto e não resultados. Não existe mais incentivo à instrutoria interna. A avaliação é corporativista e atrasada, pois não permite avaliação pelos pares. O salário só é bom se você der sorte de conseguir uma boa gratificação, mas até isso está difícil. Apresentou resultados negativos nos últimos anos. Engessada: processos rígidos e política impedem a inovação e que pessoas se destaquem. A meritocracia passa longe, substituída pela indicação de apadrinhados políticos para os cargos de confiança.

    Conselhos para presidência: Larguem o osso.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 2 anos

    Trampolim

    Analista

    Porto Alegre, RS


    Prós: Tempo livre para estudar em algumas áreas.

    Contras: Lideranças e chefias políticas e não técnicas comprometem os projetos.

    Conselhos para presidência: Remover os gestores sem formação.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 2 anos

    Insatisfeito

    Analista de Sistemas

    São Paulo, SP


    Prós: Incentivo a estudo, pós graduação.

    Contras: Empresa burocratizada, com diretoria um pouco perdida. As decisões não levam em conta a opnião dos funcionários.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há 11 meses

    Não indico para pessoas criativas e inovadoras.

    Analista

    Brasília, DF


    Prós: Boa estrutura física, Bom relacionamento, Bons equipamentos de trabalho, Boa estrutura de treinamento, Bons salários para início de carreira.

    Contras: Plano de Carreira desestimulante, Hierarquia completamente guiada por motivos políticos, Empresa com ZERO inovação em seu sistema de gestão, Não há espaço para uso da criatividade.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 1 ano

    Funcionário


    Prós: Reconhecimento no mercado. Empresa sólida. Empresa respeitada.

    Contras: Salário muito baixo. Profissionais pouco valorizados. Promoção por mérito recebida somente por quem administra os merecedores e seus "puxa saco"

    Conselhos para presidência: Tornar os salários melhores e mudar o método de promoção por mérito mais justo

  • Há aproximadamente 2 anos

    Funcionário


    Prós: Infraestrutura do ambiente de trabalho

    Contras: Os trabalhadores antigos (anteriores a 1988), ou seja, os não concursados, em sua maioria, deveriam ser menos invejosos e mais produtivos, pois pensam apenas em se aposentar e fazem corpo mole. As chefias, principalmente os mais antigos, são meros políticos que não se preocupam em administrar corretamente, e estão mais preocupados em manter seus cargos e suas gratificações.

    Conselhos para presidência: Procure visitar as regionais com frequência e sentir o que os funcionários pensam olhando em seus olhos.

  • Há quase 3 anos

    Bons salários mas péssimo para desenvolvimento profissional

    Analista de Sistemas Pleno

    Fortaleza, CE


    Prós: Salário e menor pressão no ambiente de trabalho.

    Contras: Dificuldade em promover novas tecnologias e processos de inovação.
    Cargos de chefia são escolhidos de forma política.
    Dificuldade de usar soluções baseadas em conhecimento técnico, tudo é escolhido baseado na política e amizade.
    Gap de conhecimento tecnológico aplicado de pelo menos 5 anos.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há aproximadamente 3 anos

    Total sensação de impotência profissional.

    Analista


    Prós: O salário é maior do que a maioria das empresas no mercado de TI no Brasil. Porém notar que estamos falando de um país onde profissionais com curso superior são quase escravizados por um salário que mal mantém a si mesmo pagando um pedaço de um aluguel, comida para sobreviver, e caso economizar nos anteriores, um mínimo de lazer no pouco tempo que sobra, caso você não invista esse tempo na sua carreira para um MBA em um cargo de gerência para após 2/3 da sua carreira ser você o responsável (capataz) dos seus colegas.

    Contras: Micro-gestão em sua melhor forma. Funcionários são perseguidos por buscar avaliações de mérito e funções comissionadas equivalente ao seu trabalho e não sua relação com gestores. Empresa totalmente vinculada a política, com quase que sua totalidade da Direção de funcionários em cargos comissionados não concursados, onde a hierarquia funciona totalmente da forma manda quem pode, obedece quem tem juízo, onde ao emitir opinião contrária pode interromper sua carreira definitivamente, ou pelo menos até o partido político da situação alterar todo o corpo gerencial.

    Conselhos para presidência: Dar mais importância aos empregados. Reavaliar processos viciados de meritocracia e carreira. Dar atenção ao projeto de Qualidade de Vida no trabalho que evidenciou descontentamento da maioria dos empregados para reaver motivação na empresa.

    Recomenda a empresa: Não


Informações da empresa

SERPRO

Descrição:O Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Foi criada no dia 1º de dezembro de 1964, pela Lei nº 4.516, com o objetivo de modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da Administração Pública brasileira. A empresa, cujo negócio é a prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público, é considerada uma das maiores organizações públicas de TI no mundo. O Serpro desenvolve programas e serviços que permitem maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos, além de facilitar a relação dos cidadãos com o governo. Dentre as várias soluções desenvolvidas com essas características destacam-se a declaração do Imposto de Renda via Internet (ReceitaNet), a nova Carteira Nacional de Habilitação, o novo Passaporte Brasileiro e os sistemas que controlam e facilitam o comércio exterior brasileiro (Siscomex).

Site

RH: quer atrair bons talentos?