Como é trabalhar na SERPRO?

a empresa oferece segurança mas tem dificuldades de criar um clima empreendedor e de meritocracia

Analista de Sistemas

Brasília, DF

Prós: por ser uma empresa estatal ela oferece uma segurança e benefícios que você não encontrar na maior parte no setor privado para cargos equivalentes. também a natureza do trabalho de prestação de serviço público fortalece o sentimento de significado no trabalho.

Contras: pela mesma razão de ser uma estatal você vai encontrar corporativismo e um acomodamento de boa parte do quadro nas zonas de conforto. a empresa também está sujeita a interferências do governo (seja ele qual for) e muitas vezes você verá casos de pessoas sem tanta competência tendo acesso a cargos que em tese tem outras pessoas mais adequadas sendo deixadas para trás. mas isso está longe de ser algo contínuo e generalizado.

Conselhos para presidência: seja tão rigorosa com seu time imediatado nas exigências de seriedade e mérito quanto você discursa e cobra dos demais gerentes

Sensacional

Jovem AprendizEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ótima empresa, funcionários, ambiente tranquilo e acolhedor, com muitos ensinamentos e aprendizados para transmitir. Funcionários educasos, gentis e receptivos.

Contras: Tem que ser por concurso público para entrar na empresa, jovem aprendiz não pode ser efetivado, não tem muitas opções de ser contratado e fazer parte do grupo.

Analista de Sistemas

Belém, PA

Prós: Clima organizacional agradável; baixa pressão por resultados; boa relação com chefia imediata. Oportunidade de sugerir novas soluções para a empresa desenvolver e apresentar ao mercado.

Contras: Falta de treinamento e aperfeiçoamento profissional; excesso de burocracia em processos internos; lentidão para acompanhar inovações tecnológicas; decisões demasiadamente centralizadas na sede da empresa em Brasília, negando a autonomia a nossa unidade, que é de fundamental importância em uma empresa de tecnologia. Excesso de cargos de chefia e níveis hierárquicos, travando o dinamismo que se exige de uma empresa de TI. Falta de foco nos resultados que gerem valor. Poucas oportunidades de crescimento profissional caso não tenha uma boa relação com pessoas próximas ao centro das decisões em Brasília.

Conselhos para presidência: Destravar e desburocratizar processos para promover autonomia, inovação e criatividade de funcionários. Foco em pequenas equipes, capazes de gerar produtos de ponta a ponta. Eliminação de níveis de chefias e níveis hierárquicos que travam a capacidade de equipes de implementar suas ideias.

Serpro

Prós: Ambiente super agradável, colaborativo e de muito aprendizado. Profissionais atentos a inovações do mercado apesar de ser uma empresa pública, instalação bem localizada, salários aderentes ao mercado e oportunidade constante em gerar benefícios para mudar o nosso Brasil com a entrega de soluções inteligentes e que facilitem a vida das pessoas.

Contras: Apesar do plano de cargos e salários ser muito interessante, devido a restrições orçamentárias no governo, alguns processos não são efetivos. Ambiente muito relacionado a política, incerteza de privatização, de planos de demissões retirando a tranquilidade dos colaboradores. Mudança gradativa de alguns benefícios em relação a flexibilidade para realização dos trabalhos na empresa.

Conselhos para presidência: Manutenção da flexibilidade de trabalho e do ambiente de inovação de nossa empresa.

Positiva

Gestor de Produto

Brasília, DF

Prós: Ambiente e ecossistema. Ambiente rico em oportunidade de desenvolvimento tecnológico, forte investimento em tecnologias topo de linha. O ecossistema é importante porque permite o uso de novos processos e boas práticas.

Contras: Legislação às vezes é impeditiva para a inovação. Diversas características da legislação são úteis ou buscam ter utilidade para conferir segurança ao Estado, mas alguns deles são contraditórios como pedir documentos que já estão de posse de determinado órgão.

Conselhos para presidência: A empresa já busca. Mas o pessoal de gestão de pessoas poderiam ser mais inteligentes e criativos.

Bom para quem quer estabilidade, ruim para quem quer evolução de carreira.

Prós: Salário, benefícios, flexibilidade de horários, possibilidade de trabalhar em diversas frentes, possibilidade de reduzir a carga de trabalho para 30h/semana, possibilidade de trabalhar remotamente e estabilidade de trabalho.

Contras: Estrutura funcional rígida, chefias escolhidas por critérios políticos e muitas não tem condição para exercer o cargo. Estagnação de carreira e baixo incentivo à evolução profissional.

Se você quer aprender e ter experiência, esse é o lugar!

Estagiário de Desenvolvimento

Brasília, DF

Prós: Local super tranquilo e favorável para o seu aprendizado. Equipes de trabalho preparadas para te ensinar e te fazer crescer como um profissional de tecnologia.

Contras: Infelizmente não há nenhuma forma de contratação ou efetivação por parte da empresa, apenas concursos que ocerrem de vez em quando, o último concurso foi em 2013.

Muito boa para se trabalhar, mas progressão de carreira cresce a passos bem lentos.

Analista de Sistemas Desenvolvedor

Fortaleza, CE

Prós: Ambiente de trabalho agradável, sem muita pressão. Salário melhor que a média do mercado para a mesma área e cargo. Estabilidade, mesmo sendo CLT. Horários flexíveis.

Contras: Muitas panelinhas. Pessoas bem pouco produtivas não são demitidas, as vezes ganham quase o dobro que você, e pior, são promovidas quase todos os anos. Não espere também uma grande progressão na carreira.

Conselhos para presidência: Começar a fiscalizar melhor quem é produtivo e quem é "apadrinhado". Os relatórios de feedback anuais são uma piada, não atacam os principais problemas de gestão da empresa.

Fuja!

Brasília, DF

Prós: Alguns profissionais são realmente notáveis e trabalhar perto deles é uma oportunidade. Mas por serem poucos e a empresa ser muito grande, torna-se muito raro estar próximo a alguém que possa trocar experiências profissionais com você.

Contras: Fora os poucos profissionais notáveis, o restante é completamente amador. Uma empresa sem diretrizes, sem governança, sem gestão de TI, sem clima organizacional, sem incentivo às boas práticas e cheia de politicagem. Prioriza os puxa-sacos e aqueles que são filiados aos partidos que estão governando.

Conselhos para presidência: Assumam as rédeas dessa empresa! Parem de priorizar iniciativas desconectadas da (inexistente) estratégia empresarial. Parem de apagar incêndios e estabeleçam processos sérios. Retomem a meritocracia.

ok

Analista de Sistemas Desenvolvedor

Salvador, BA

Prós: o salario é bom, projetos feitos com bastante prazo, possibilidade de utilizar algumas tecnologias novas, embora seja dificil propor novas tecnologias, espaço fisico bom.

Contras: gestao ruim, lideres escolhidos somente por interesses politicos, muita politicagem, pouca valorização do profissional que faz as coisas bem feitas, sobrevalorização do profissional que apenas segue as normas

SERPRO

Descrição:O Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Foi criada no dia 1º de dezembro de 1964, pela Lei nº 4.516, com o objetivo de modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da Administração Pública brasileira. A empresa, cujo negócio é a prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público, é considerada uma das maiores organizações públicas de TI no mundo. O Serpro desenvolve programas e serviços que permitem maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos, além de facilitar a relação dos cidadãos com o governo. Dentre as várias soluções desenvolvidas com essas características destacam-se a declaração do Imposto de Renda via Internet (ReceitaNet), a nova Carteira Nacional de Habilitação, o novo Passaporte Brasileiro e os sistemas que controlam e facilitam o comércio exterior brasileiro (Siscomex).