Como é trabalhar na SERPRO?

Orgulho do impacto na população brasileira

Prós: Projetos que melhoram a vida do cidadão e dimunuem as burocracias. Ambiente de trabalho com um clima descontraído. Flexibilidade de horário. Estabilidade.

Contras: Plano de cargos e salários que estimula animosidades por ser muito subjetivo por parte das chefias, dando mais para os seus amigos e se esquecendo dos que não são tão próximos independentemente do que tenha sido feito no período.

Conselhos para presidência: Rever o plano de carreira. O antigo, por exemplo, estimulava a formação do funcionário. O atual, as amizades certas.

Empresa muito boa.

Brasília, DF

Prós: Ambiente extremamente agradável e positivo; trabalha com vários tipos de tecnologias; corpo funcional com alto nível técnico; desenvolve soluções tecnológicas que possuem cunho de benefício para a sociedade.

Contras: É uma empresa pública e fica sujeita a decisões políticas indevidas; não possui uma estratégia adequada de substituição de funcionários antigos; não está cumprindo a progressão de classe do PCS; corre risco de privatização, pequeno mas corre.

Boa empresa para se trabalhar

Prós: Qualidade de vida no trabalho; horário flexível; ambiente de trabalho tranquilo, saudável; oportunidades constantes de capacitação e formação profissional.

Contras: Empresa política; encarreiramento lento; alguns cargos de chefia por apadrinhamento político e não por competência técnica e conhecimento em gestão...

Seria uma ótima empresa se não fosse dirigida por partidos políticos.

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Trabalho em equipe. O Serpro por ser uma empresa federal com mais de 10 mill funcionários possui colaboradores muito capacitados, e engajados.

Contras: Por ser um empresa federal e o alto escalão da empresa (Presidente, Diretores e Superintendência) ser escolhidos via o partido polĩtico estar no poder, faz a empresa a cada 4 anos andar de um lado para outro. E isso desmotiva totalmente os funcionários.

Conselhos para presidência: Escute mais os empregados.

Excelente Empresa Pública

Analista de Comunicação

Brasília, DF

Prós: Estabilidade do serviço público, empresa desenvolve projetos e serviços essenciais para o desenvolvimento do país e para o aprimoramento da gestão pública

Contras: Defasagem salarial, tendo em vista que não temos garantia de reposição inflacionária anualmente, o que implica em perda salarial a cada ano sem reajuste.

Analista de Sistemas Pleno

Florianópolis, SC

Prós: Previdencia privada, plano de saúde, vale refeição e alimentação.possibilidade de tirar 6 folhas no ano. Trabalhos com tecnologias novas e etc...

Contras: Sindicatos fracos... possibilidades de privatização. Possibilidade de acabar alguns direitos. Muita política envolvida. Sobre os pontos fracos são esses aí.

Empresa boa, mas com ressalvas

Analista de Sistemas

Prós: Ambiente de trabalho bom, associação de funcionários, possibilidade de trabalhar com sistemas de escala realmente gigante, estabilidade, grande variedade de tecnologias utilizadas

Contras: Uso de tecnologias e metrologia antigas, salário abaixo de mercado privado de São Paulo, burocracia excessiva, distância do centro da cidade muito grande, dificuldade para mudar de setor ou de cidade, promoção por mérito muitas vezes contestável, bons currículos não são valorizados

Conselhos para presidência: Rever metodologias de trabalho e de promoção por mérito. Valorizar bons currículos.

"curriculo maravilhoso"

Jovem Aprendiz

Salvador, BA

Prós: E uma empresa de localização fácil, possuir um cartão de visita muito atraente e seus funcionários tem diversos direitos tanto dentro como fora.

Contras: Os mato encobre muito quem gostaria de avista de longe, os preços da lanchonete é muito caro não é vantagem consumir, possuir muito descontos.

Conselhos para presidência: Deveria ter mais divulgação da empresa e vantagens nos custo de consumo dentro da empresa.

Uma boa empresa para quem gosta da área de TI

Ex-funcionário, saiu em 2013

Brasília, DF

Prós: Um dos principais pontos positivos da empresa para quem trabalha com tecnologia da informação é o foco em tecnologia, busca pelas tecnologias mais recentes. A empresa possui um CPD bastante moderno, e trabalho com várias tecnologias de ponta

Contras: Um dos pontos negativos levantados por mim nos anos que trabalhei lá foi a valorização do profissional. A gestão de pessoas precisa ser melhorada, precisa existir um foco na carreira dos profissionais, formas mais claras de promoção e premiações para os funcionários

Tem suas vantagens e desvantagens

Analista de Desenvolvimento

Prós: Poucos níveis hierárquicos. Possibilidade de aumento salarial por promoção independente de cargo. Possibilidade de jornada de 6 horas. Baixo clima de competição entre as pessoas.

Contras: Muitas restrições sobre o modo de trabalhar (processos, tecnologias). Defasagem tecnológica. Localização afastada (bairro Socorro) de difícil acesso (sem trem ou metrô a distância que dê pra ir a pé).

SERPRO

Descrição:O Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. Foi criada no dia 1º de dezembro de 1964, pela Lei nº 4.516, com o objetivo de modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da Administração Pública brasileira. A empresa, cujo negócio é a prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público, é considerada uma das maiores organizações públicas de TI no mundo. O Serpro desenvolve programas e serviços que permitem maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos, além de facilitar a relação dos cidadãos com o governo. Dentre as várias soluções desenvolvidas com essas características destacam-se a declaração do Imposto de Renda via Internet (ReceitaNet), a nova Carteira Nacional de Habilitação, o novo Passaporte Brasileiro e os sistemas que controlam e facilitam o comércio exterior brasileiro (Siscomex).