Como é trabalhar na Senado Federal?

insatisfatória

Assistente Parlamentar Júnior

Brasília, DF

Prós: Salário nunca atrasa, recebemos as férias coletivas em janeiro e isso ajuda bastante

Contras: Não temos aumento e muitas cobranças. alem de não receber hora extra

Bom para um primeiro emprego, mas não é um estágio desenvolvedor.

Brasília, DF

Prós: Ambiente acolhedor, baixa carga horária de trabalho, muito bom para desenvolver o senso de atendimento e atividades de suporte. Ótima oportunidade para um primeiro emprego.

Contras: O desenvolvimento dos conhecimentos acadêmicos é muito raso, basicamente o estagiário aprende atividades rotineiras de suporte. Literalmente se aplica o termo "estagiário xerox", pois em função da alta burocracia, não há um bom desenvolvimento da metodologia de aprendizado do estagiário.

Conselhos para presidência: Deem mais valor e mais oportunidades aos estagiários.

Trabalhar de verdade no serviço público

Chefe de Serviço

Brasília, DF

Prós: Salário Possibilidade de fazer diferença na vida das pessoas

Contras: Ambiente de trabalho excessivamente desrespeitoso Alta carga de trabalho Péssima distribuição dos recursos humanos

Conselhos para presidência: Melhorar a distribuição do trabalho

Valores arcaicos

Técnico Legislativo

Brasília, DF

Prós: O salário é bom, o setor em que eu trabalho é bom, com pessoas de alto nível e comprometidas com o serviço.

Contras: A cultura organizacional da empresa está no século XIX. As práticas são atrasadas e muitas vezes contraditórias. As ações dos dirigentes se pautam pela repercussão na mídia que essas ações trarão, e não pelo real impacto delas.

Mediana

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2011

Brasília, DF

Prós: Horário de trabalho, ambiente favorável, flexibilidade, pagamentos feito no dia certo, boas condições de trabalho, adaptação fácil.

Contras: Não tem plano de carreira, comunicação com a empresa pouco, não há atualizações salariais, terceirização sem avaliação de desempenho.

Besteira.

Técnico

Brasília, DF

Prós: Remuneração e pouco estresse no desempenho das atribuições.

Contras: Atribuições ruins, nenhum reconhecimento da sociedade.

Pode melhorar

Analista Legislativo

Brasília, DF

Prós: Remuneração em bom patamar, elevado nível de boa parte do corpo técnico, plano de saúde com diversas opções (embora já tenha sido melhor).

Contras: Interferência política, desvalorização dos profissionais que trabalham na Casa, mudanças repentinas, falta de liberdade.

Um bom salário, mas um ambiente de trabalho que não te motiva a crescer.

Técnico Legislativo

Brasília, DF

Prós: O salário é muito bom para o serviço público e nível do meu cargo.

Contras: Não há incentivos para crescimento na carreira. É muito instável em relação a sua estrutura administrativa, o que pode atrapalhar o desenvolvimento de certas linhas de trabalho.

Conselhos para presidência: Novo plano de carreira, valorização do servidor, incentivos para o crescimento profissional.

De maneira geral é satisfatório

Estágio

Brasília, DF

Prós: Possibilidade de acompanhar de perto os trabalhos do legislativo brasileiro Boa remuneração quando comparado com outros estágios Estabilidade na função

Contras: Excesso de burocracia envolvida na atividade publica. Não há possibilidade de seguir carreira por meio do estágio, tendo em vista que o ingresso na carreira apenas se dá por concurso.

Vale a pena

Prós: Ótimo salário para estagiário, flexibilidade de horário com a carga horária da faculdade, bons profissionais, troca de conhecimento inevitável.

Contras: Não é possível ser contratado após o estágio. A entrada é só por meio de concursos públicos. Impossível conseguir um cargo comissionado trabalhando fora de gabinetes.

Senado Federal

Descrição:O Senado Federal é uma das casas do Congresso Nacional, ao lado da Câmara dos Deputados. Foi criado em 1824, com a primeira Constituição do Império. Desde então, tem exercido papel fundamental na consolidação da democracia e na estabilidade das instituições. Representa a Federação; por isso, há o mesmo número de representantes para cada um dos 26 Estados e o Distrito Federal, totalizando 81 senadores. Nesta e nas próximas páginas, será possível conhecer melhor sobre a história e as atribuições do Senado, desde aquelas mais amplas - como a de legislar sobre temas de interesse nacional e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos - como as de sua exclusiva competência.