Como é trabalhar na Senado Federal?

Lugar excelente para trabalhar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Brasília, DF

Prós: Clima organizacional na empresa, todos simpáticos e colaborativos. Além de serem pessoas mais tranquilas e que não desejam brigar ou parecendo um ninho de cobras. Lugar sensacional para trabalhar.

Contras: Pouca coisa pra estagiário fazer, esbarra em muita burocracia, documentos sigilosos e além de diversos cursos serem somente para empregados. Podiam divulgar melhor alguns cursos. Além de fazer uma triagem do currículo ao invés de entrar no final da fila e esperar pra ser chamado.

Excelente

Analista Legislativo

Brasília, DF

Prós: Tudo é bom. Top l8ne do servico publico federal. Colegas capacitados. Alto nivel salarial . Projetos desafiadores. Contato com autoridades que decidem o futuro do pais

Contras: Nao vejo pontos negativos.

Assessor

Brasília, DF

Prós: Aplica-se muitos conhecimentos a respeito do direito, do cenário econômico, das questões sociais. Trata-se de um trabalho que enriquece pela dinâmica.

Contras: A instabilidade política do país, a carência de visão de Estado e de país, as avaliações equivocadas dos "especialistas", prejudicam a correição do trabalho

Ótima oportunidade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: Ambiente de trabalho agradável, tranquilo. Ótimo salário de estágio comparado a outros órgãos públicos, facilidade de adaptação às tarefas solicitadas.

Contras: Lidar com servidor público tem seu lado positivo e negativo, e por ser um órgão onde os servidores ganham bem, muitas vezes acabamos esbarrando ou tendo um chefe que se acha muito superior e te trata de forma inferior. Mas isso é questão de sorte achar bons profissionais para trabalhar.

Vale a experiência, mas não fique por muito tempo.

Estágio

Brasília, DF

Prós: Não tem pressão de tempo, pelo menos na minha área. As pessoas são legais, tem transporte interno por todo o senado e tem biblioteca a disposição.

Contras: As pessoas ficam muito ociosas. Como o serviço público na sua maioria, as pessoas perdem muito tempo fazendo outras coisas que não são trabalho, e usam a maquina de impressão para uso pessoal.

Sensacional

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Autonomia nas funções exercidas, ampliação do network, carga horária satisfatória, flexibilidade na troca de horários e remuneração acima do mercado.

Contras: Um dos principais problemas, bem como na maioria dos órgãos públicos é a inviabilidade de efetivação e oportunidade de crescer internamente profissionalmente.

Conselhos para presidência: Dar mais oportunidade para os estagiários se tornarem efetivos e desempenharem as mesmas e outras funções após a recisão contratual.

Excelente ambiente para crescimento pessoal e profissional

Brasília, DF

Prós: O ambiente de trabalho, as conexões que podem ser formadas, a utilização de softwares de ponta, a existência de uma preocupação real com o aprendizado com os estagiários e as boas condições de trabalho.

Contras: O trabalho realizado no senado federal é extremamente burocrático, muitas vezes, projetos são encerrados por não conseguirem aprovação política ou preferência do avaliador.

Excelente experiência e contribuição com o futuro do país.

Assessor Parlamentar

Brasília, DF

Prós: A oportunidade de crescimento e aprendizado, são íncriveis os momentos vivenciados no senado, participar da história do país e acompanhar de perto tudo o que é debatido sobre a política nacional.

Contras: A falta de horário para se trabalhar. Tem dias que chegamos as 8 da manhã e saímos às 2 da manhã do outro dia. Se você gosta de rotina, este não é o seu trabalho, pois aqui todo dia é uma novidade e um novo trabalho a ser feito.

Conselhos para presidência: Ofertar mais beneficios, como academia e incentivos ao esporte.

Ótima oportunidade para aprender mais

Brasília, DF

Prós: O ambiente é extremamente agradável, as pessoas são muito comunicativas e tranquilas, estão sempre prontos para ajudar e tirar eventuais dúvidas.

Contras: Não há expectativa de efetivação, pois é um órgão federal. Os setores, por vezes, são relutantes em aceitar novas ideias, o que acaba por dificultar um pouco o trabalho.

Excelente oportunidade de Estágio para universitários do DF

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: O estagiário é tratado com respeito, algo infelizmente raro no mercado de trabalho atual. O processo seletivo é justo e extremamente acessível, além da bolsa estar bem acima do padrão.

Contras: A impossibilidade de ser efetivado como funcionário visto que a contratação é feita via concurso público. Porém, realmente não tenho muito a dizer de ruim sobre o local de trabalho já que minha experiência foi muito positiva.

Senado Federal

Descrição:O Senado Federal é uma das casas do Congresso Nacional, ao lado da Câmara dos Deputados. Foi criado em 1824, com a primeira Constituição do Império. Desde então, tem exercido papel fundamental na consolidação da democracia e na estabilidade das instituições. Representa a Federação; por isso, há o mesmo número de representantes para cada um dos 26 Estados e o Distrito Federal, totalizando 81 senadores. Nesta e nas próximas páginas, será possível conhecer melhor sobre a história e as atribuições do Senado, desde aquelas mais amplas - como a de legislar sobre temas de interesse nacional e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos - como as de sua exclusiva competência.