Como é trabalhar na Semantix Brasil?

Muito potencial, mas só isso.

Analista de Dados

Prós: Ambiente propício para aprender, poder participar de cursos gratuitamente, projetos interessantes, colegas bastante capacitados e boa convivência.

Contras: Desorganização, salários abaixo do valor de mercado, pressão por entregas de projetos com prazos mal negociados, ausência de plano de carreira.

Conselhos para presidência: O turnover é alto por que a empresa não valoriza o funcionário, e enquanto Big Data é uma área nova e interessante sempre haverão novas pessoas dispostas a entrar, mas essas vão sair e procurar algo melhor no mercado.

Parece inovadora, mas é tipo Bel Pesce

Prós: A empresa de fato sugere ser bem inovadora, há profissionais muito capacitados e a empresa está em crescimento, o que motiva bastante a equipe.

Contras: Uma série de problemas, principalmente em relação à gerência / sócios. A maioria dos projetos apenas iniciam, nunca terminam. Cada dia a prioridade é uma diferente, acabamos não entregando quase nada ou entregando porcamente. Nisso, já começamos a questionar se a empresa é indonea, ou se simplesmente vende sonhos apenas. Além disso, vejo pessoas que viram noites trabalhando sem reconhecimento nem horas extras, enquanto os puxa-sacos recebem promoções sem entregar nada. No começo tudo é lindo, mas em pouco tempo o discurso bonito e motivador dos sócios se mostram apenas palavras vazias.

Conselhos para presidência: Valorizem seus funcionários, honrem seus clientes.

Ótimo lugar para aprender...e depois sair

Cientista de Dados Júnior

Prós: Funcionários super capacitados, ambiente bom e descontraído, com certeza ótimas oportunidades para aprender coisas novas Dedé tecnologias a metodologias

Contras: Uma das piores gerências e lideranças que já vi, prazos fora da realidades trabalhos chegam a una jornada de 14h sem ganhar hora extra, líderes que não aceitam opinoes

Conselhos para presidência: Aprendam a ser líderes, dêem prazos alcançáveis e não impossíveis, se querem mais projetos contratem mais pessoas e não sobrecarreguem que já está la

Sonho, mas na verdade um pesadelo - Para meu profissional foi decepcionante

Ex-funcionárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: No inicio tudo mil maravilhas, possibilidades infinitas para aprender mais sobre o mundo Bigdata e suas principais ferramentas, o sonho se iniciando e barreiras sendo quebradas, conhecimento é sempre ótimo. Mas tudo vira um pesadelo.

Contras: Empresa do tipo panela, favorecidos apenas uma minoria que puxa o saco descaradamente dos donos, um falta de respeito com qualquer profissional, apelidos por lá e normal, coagir os funcionários esta na cultura da empresa, sua vida pessoal não tem valor dentro desta organização, processo engessados, promove inovação, é só promove. Concluir de fato um projeto é o difícil, te pagam para encher os bolsos dos donos apenas.

Conselhos para presidência: Vendam a empresa a quem sabe tratar de pessoas como pessoas e não como um simples ativo que pode ser trocado como uma maquina.

Péssima experiencia

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente físico. além disso não reconheço mais pontos positivos em trabalhar nesta empresa com um ceo sem ética e sem qualquer controle emocional

Contras: Todo o resto. O ceo emocionalmente instável deixava o ambiente de trabalho tenso e as pessoas constrangidas. Não recomendaria o lugar nem para clientes

Não é uma empresa focada em pessoas

Prós: A empresa possibilita a entrada no mercado de big data. Bons companheiros de trabalho, motivados pra aprender, te ajudar e atender todas as demandas.

Contras: A empresa está sempre focada em contratar correndo para atender todos os clientes, então quem já está dentro fica em segundo plano. O escritório está sempre cheio e às vezes não tem lugar. Não existe plano de carreira. Salário e benefícios são ruins e não condizem com o nível dos funcionários. Os prazos para os clientes são sempre curtos, então todos estão sempre correndo, o que dificulta o aprendizado e bagunça as entregas. Tudo é feito no improviso e às vezes sobra pro consultor justificar erros da consultoria pros clientes. Por todos esses motivos, o turnover é alto, a empresa perde funcionários brilhantes e todo mundo que vai ficando acaba tendo que se virar cada vez mais sozinho.

Uma empresa que tem muito o que aprender

Desenvolvedor

Prós: Possui um bom ambiente, com profissionais muito capacitados, oferece cursos dentro da própria empresa. Os gestores são acessíveis e a empresa tem uma mentalidade ágil. É um bom lugar para aprender.

Contras: Falta um plano de carreira claro, os benefícios oferecidos não são atrativos e o salário também é abaixo do mercado. Às vezes faltam equipamentos básicos de trabalho, como mouse e teclado. Falta clareza nas decisões da diretoria, que pegam os funcionários de surpresa com as mudanças. Falta planejamento e organização. No geral, o funcionário é pouco valorizado.

Sonho, mas na verdade um pesadelo

Ex-funcionárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Empresa ótima para se capacitar, aprender, conhecer de fato as novas tecnologias que o mercado de inovação tem a oferecer. Compartilhamento de informações e treinamentos em equipe.

Contras: Empresa panela, existem pequenos grupos que consiste em privilegiar poucas pessoas, de cultura organizacional fraca e completamente desrespeitosa com o colaborar, te vendem o mundo no inicio mas trabalhando por lá ira ver como realmente é horrível o ambiente. A chefia exige demais do colaborador e os explora. Na visão da empresa, não importa o que o colaborador tem vida apos trabalho, resumindo, trabalhe mais enriqueça apenas os donos.

Conselhos para presidência: Não favoreça pessoas, não passem por cima do que é combinado. Não trabalhe impondo medo a quem precisa do emprego.

Sempre é possível melhorar.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Possibilidade de aprendizado com profissionais capacitados e projetos desafiadores. Ambiente propício ao auxílio múltiplo e bem humorado. Boa localização.

Contras: Prazos mal acordados e desorganização. Muito chefes para pouco número de funcionários. Gestores pouco capacitados e sem um plano de carreira bem definido.

Desrganizada

Analista de DadosEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ótimo lugar para aprendizado. A empresa oferece cursos com material oficial da Cloudera e as vezes é possível fazer as provas de certificação (se você puxar bem o saco da pessoa certa)

Contras: Empresa desorganizada. Vende estagiário como especialista. Não tem políticas bem definidas, o que já me permitiu ver o mesmo funcionário tendo 3 aumentos em menos de 3 meses. Em todo o tempo que fiquei na empresa não vi nenhum projeto ser concluído. Os sócios só pensam no dinheiro deles. Muita desigualdade com os funcionários. Se você for puxa saco, se dará bem. Caso contrário, ficará de canto e estagnado como os outros, e será alocado nos piores projetos. Alguns funcionários tem direito a Uber, outros não (Depende do seu poder de negociação) Saí de lá pacificamente. Pelo menos era o que eu achava até ser praticamente expulso da sala depois de assinar os papeis. Não tive tempo nem de terminar de passar os arquivos que eram inerentes a minha atividade para o outro funcionário. E mesmo saindo pacificamente, descobri depois por amigos que ainda estavam lá, que o gestor dizia para os outros funcionários que eu não era confiável. Apostei minha carreira nesse lugar e fiquei muito decepcionado.

Conselhos para presidência: Parem de reembolsar despesas pessoais no cartão corporativo da empresa. Honrem seus compromissos.

Semantix Brasil