Como é trabalhar na Semantix Brasil?

Semantix - empresa para aprendizado

Analista BigData

Prós: Oportunidade de Desenvolvimento por devido a quantidade e complexidade dos projetos. Para quem quer começar na área, e uma excelente oportunidade , pois em pouco tempo terá uma boa experiência.

Contras: Empresa precisa melhor quando se falar de gestão de pessoas. Empresa para aprendizado e depois migrar para outras oportunidades. A empresa muitas vezes acha que devemos doar 100% do nosso tempo.

Muitas oportunidades

Engenheiro de Dados

Prós: Muito receptiva, tem ótimos profissionais, estou aprendendo muito tecnicamente e trocando experiências, oportunidades para atuar com novas tecnologias. Está investindo na parte de remuneração e benefícios demonstrando a preocupação com as pessoas e o profissionalismo da empresa.

Contras: Muita Urgencia nas demandas com prazos apertados para entregas, o que interfere na comunicação e n o planejamento das demandas. .

É bom para quem está começando.

Prós: Projetos com tecnologia de ponta. Ambiente descontraído, se você está começando na área, vai encontrar varias pessoas começando a carreira também, é bom para trocar ideias. Tem vários clientes grandes.

Contras: Várias pessoas começando a carreira. Pouca gente qualificada, dificulta o job rotate. Todo mundo faz qualquer coisa, independente dos skills. Em alguns casos pessoas assumem papéis que não esta qualificadas para fazer.

Conselhos para presidência: Não ter estrutura/hierarquia atrapalha.

Empresa que investe na capacitação de seus funcionários

Cientista

Prós: Excelente empresa, incentiva o auto-desenvolvimento e estimula a capacitação interna dos funcionários através de multiplicadores, acabou de implantar a ferramenta Edutech estimulando as trilhas de aprendizado das pessoas, isto me deixa muito motivado a continuar nesta empresa.

Contras: A empresa está crescendo e o espaço esta ficando apertado para as pessoas trabalharem, mas a empresa já esta corrigindo esta questão mudando para um outro local que apesar de um pouco mais distante, o prédio é sensacional, mesmo nível de multinacional.

Recomendo

Estágio

Prós: Boa oportunidade de se desenvolver e conhecer mais de perto as tecnologias do mundo de Big Data, Remuneração relativamente boa, bom contato com gestores e mentores. Bom relacionamento com a empresa. Bastante liberdade para aprender e estudar.

Contras: Os feedbacks são demorados, se fossem mais frequentes poderiam acontecer mais direcionamentos e assim aceleraria o processo de aprendizado. Até o momento, só.

Empresa que investe em treinamento de seus funcionários

Desenvolvedor de Big Data

Prós: Desde o primeiro dia fui muito bem recepcionado pelas pessoas, estou recebendo vários treinamentos e aprendendo muitas coisas novas sobre Big Data, aqui me deparei com excelentes profissionais e alto nível de experiência.

Contras: Melhorar na comunicação sobre o direcionamento das atividades, no mais ainda não tive muitas percepções negativas sobre a empresa, estou bem satisfeito com minhas atividades e oportunidade que me foi dado.

Conselhos para presidência: Investir cada vez mais nas pessoas

Não é uma empresa focada em pessoas

Prós: A empresa possibilita a entrada no mercado de big data. Bons companheiros de trabalho, motivados pra aprender, te ajudar e atender todas as demandas.

Contras: A empresa está sempre focada em contratar correndo para atender todos os clientes, então quem já está dentro fica em segundo plano. O escritório está sempre cheio e às vezes não tem lugar. Não existe plano de carreira. Salário e benefícios são ruins e não condizem com o nível dos funcionários. Os prazos para os clientes são sempre curtos, então todos estão sempre correndo, o que dificulta o aprendizado e bagunça as entregas. Tudo é feito no improviso e às vezes sobra pro consultor justificar erros da consultoria pros clientes. Por todos esses motivos, o turnover é alto, a empresa perde funcionários brilhantes e todo mundo que vai ficando acaba tendo que se virar cada vez mais sozinho.

Uma empresa que tem muito o que aprender

Desenvolvedor

Prós: Possui um bom ambiente, com profissionais muito capacitados, oferece cursos dentro da própria empresa. Os gestores são acessíveis e a empresa tem uma mentalidade ágil. É um bom lugar para aprender.

Contras: Falta um plano de carreira claro, os benefícios oferecidos não são atrativos e o salário também é abaixo do mercado. Às vezes faltam equipamentos básicos de trabalho, como mouse e teclado. Falta clareza nas decisões da diretoria, que pegam os funcionários de surpresa com as mudanças. Falta planejamento e organização. No geral, o funcionário é pouco valorizado.

Sonho, mas na verdade um pesadelo - Para meu profissional foi decepcionante

Ex-funcionárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: No inicio tudo mil maravilhas, possibilidades infinitas para aprender mais sobre o mundo Bigdata e suas principais ferramentas, o sonho se iniciando e barreiras sendo quebradas, conhecimento é sempre ótimo. Mas tudo vira um pesadelo.

Contras: Empresa do tipo panela, favorecidos apenas uma minoria que puxa o saco descaradamente dos donos, um falta de respeito com qualquer profissional, apelidos por lá e normal, coagir os funcionários esta na cultura da empresa, sua vida pessoal não tem valor dentro desta organização, processo engessados, promove inovação, é só promove. Concluir de fato um projeto é o difícil, te pagam para encher os bolsos dos donos apenas.

Conselhos para presidência: Vendam a empresa a quem sabe tratar de pessoas como pessoas e não como um simples ativo que pode ser trocado como uma maquina.

Sonho, mas na verdade um pesadelo

Ex-funcionárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Empresa ótima para se capacitar, aprender, conhecer de fato as novas tecnologias que o mercado de inovação tem a oferecer. Compartilhamento de informações e treinamentos em equipe.

Contras: Empresa panela, existem pequenos grupos que consiste em privilegiar poucas pessoas, de cultura organizacional fraca e completamente desrespeitosa com o colaborar, te vendem o mundo no inicio mas trabalhando por lá ira ver como realmente é horrível o ambiente. A chefia exige demais do colaborador e os explora. Na visão da empresa, não importa o que o colaborador tem vida apos trabalho, resumindo, trabalhe mais enriqueça apenas os donos.

Conselhos para presidência: Não favoreça pessoas, não passem por cima do que é combinado. Não trabalhe impondo medo a quem precisa do emprego.

Semantix Brasil