Como é trabalhar na Semantix Brasil?

Empresa que investe em treinamento de seus funcionários

Desenvolvedor de Big Data

Prós: Desde o primeiro dia fui muito bem recepcionado pelas pessoas, estou recebendo vários treinamentos e aprendendo muitas coisas novas sobre Big Data, aqui me deparei com excelentes profissionais e alto nível de experiência.

Contras: Melhorar na comunicação sobre o direcionamento das atividades, no mais ainda não tive muitas percepções negativas sobre a empresa, estou bem satisfeito com minhas atividades e oportunidade que me foi dado.

Conselhos para presidência: Investir cada vez mais nas pessoas

Não é uma empresa focada em pessoas

Prós: A empresa possibilita a entrada no mercado de big data. Bons companheiros de trabalho, motivados pra aprender, te ajudar e atender todas as demandas.

Contras: A empresa está sempre focada em contratar correndo para atender todos os clientes, então quem já está dentro fica em segundo plano. O escritório está sempre cheio e às vezes não tem lugar. Não existe plano de carreira. Salário e benefícios são ruins e não condizem com o nível dos funcionários. Os prazos para os clientes são sempre curtos, então todos estão sempre correndo, o que dificulta o aprendizado e bagunça as entregas. Tudo é feito no improviso e às vezes sobra pro consultor justificar erros da consultoria pros clientes. Por todos esses motivos, o turnover é alto, a empresa perde funcionários brilhantes e todo mundo que vai ficando acaba tendo que se virar cada vez mais sozinho.

Uma empresa que tem muito o que aprender

Desenvolvedor

Prós: Possui um bom ambiente, com profissionais muito capacitados, oferece cursos dentro da própria empresa. Os gestores são acessíveis e a empresa tem uma mentalidade ágil. É um bom lugar para aprender.

Contras: Falta um plano de carreira claro, os benefícios oferecidos não são atrativos e o salário também é abaixo do mercado. Às vezes faltam equipamentos básicos de trabalho, como mouse e teclado. Falta clareza nas decisões da diretoria, que pegam os funcionários de surpresa com as mudanças. Falta planejamento e organização. No geral, o funcionário é pouco valorizado.

Sonho, mas na verdade um pesadelo - Para meu profissional foi decepcionante

Ex-funcionárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: No inicio tudo mil maravilhas, possibilidades infinitas para aprender mais sobre o mundo Bigdata e suas principais ferramentas, o sonho se iniciando e barreiras sendo quebradas, conhecimento é sempre ótimo. Mas tudo vira um pesadelo.

Contras: Empresa do tipo panela, favorecidos apenas uma minoria que puxa o saco descaradamente dos donos, um falta de respeito com qualquer profissional, apelidos por lá e normal, coagir os funcionários esta na cultura da empresa, sua vida pessoal não tem valor dentro desta organização, processo engessados, promove inovação, é só promove. Concluir de fato um projeto é o difícil, te pagam para encher os bolsos dos donos apenas.

Conselhos para presidência: Vendam a empresa a quem sabe tratar de pessoas como pessoas e não como um simples ativo que pode ser trocado como uma maquina.

Sonho, mas na verdade um pesadelo

Ex-funcionárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Empresa ótima para se capacitar, aprender, conhecer de fato as novas tecnologias que o mercado de inovação tem a oferecer. Compartilhamento de informações e treinamentos em equipe.

Contras: Empresa panela, existem pequenos grupos que consiste em privilegiar poucas pessoas, de cultura organizacional fraca e completamente desrespeitosa com o colaborar, te vendem o mundo no inicio mas trabalhando por lá ira ver como realmente é horrível o ambiente. A chefia exige demais do colaborador e os explora. Na visão da empresa, não importa o que o colaborador tem vida apos trabalho, resumindo, trabalhe mais enriqueça apenas os donos.

Conselhos para presidência: Não favoreça pessoas, não passem por cima do que é combinado. Não trabalhe impondo medo a quem precisa do emprego.

Péssima experiencia

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente físico. além disso não reconheço mais pontos positivos em trabalhar nesta empresa com um ceo sem ética e sem qualquer controle emocional

Contras: Todo o resto. O ceo emocionalmente instável deixava o ambiente de trabalho tenso e as pessoas constrangidas. Não recomendaria o lugar nem para clientes

É uma ótima empresa para se conectar ao mundo de Big Data!

Analista de Dados Pleno

Prós: A empresa atua numa área relativamente nova em tecnologia, com isso existe a possibilidade dos colaboradores se especializar em novas tecnologias e em novos mercados. Posicionada como a maior empresa de Big Data do país a empresa tem um ótimo quadro de colaboradores, que contribuem muito para o desenvolvimento do time. Outro ponto de destaque é o crescimento da empresa, com o crescimento surge novas oportunidades internas. Temos muitas oportunidades de treinamentos internos para capacitação em tecnologias que a empresa presta serviços.

Contras: Apesar da empresa ter sido fundada a anos, o crescimento expressivo vem acontecendo nos últimos 2 anos, com isso ainda há uma série de processos que precisam ser melhor estruturados. Por enquanto ainda não há um plano de carreira nem mesmo uma clara visão de onde você pode chegar e o que é necessário nessa jornada.

Conselhos para presidência: É necessário o mais rápido possível implementar um plano de carreira para o funcionários e estabelecer metas para aumentos, promoções bônus e etc.

Precisa amadurecer.

Engenheiro de Dados

Prós: Projetos inovadores envolvendo tecnologias de ponta. O mercado parece acreditar no potencial da empresa. Clientes importantes no cenário nacional e internacional.

Contras: Salário abaixo do mercado. Muitos profissionais em início de carreira. Colegas de outras consultorias que ocupam o mesmo cargo em clientes, possuem salário mais altos. A empresa oferece treinamentos internos, mas são fora de horário e pedem para não bater ponto.

Conselhos para presidência: Investir mais em capacitação dos funcionários (de verdade).

Ambiente com oportunidades e empresa com crescimento vertiginoso

Analista de Sistemas Big Data

Prós: Ambiente colaborativo, a empresa da oportunidades e acredita no seu potencial, estou a pouco tempo na empresa porém vejo que terei muitas oportunidades devido o crescimento vertiginoso que apresenta, fora que pra mim que entrei na área de Big Data o foco da empresa está 100% alinhado com minha trajetória profissional

Contras: Não identifiquei pontos negativos, ainda estou iniciando na empresa, porém espero que caso ocorra algo possamos conversar e resolver da melhor forma

Cultura organizacional incrível, sonho de empresa.

Cientista de Dados

Prós: Empresa em pleno crescimento, muitas oportunidades no desenvolvimento da minha carreira, time de liderança dando oportunidade e autonomia para meu desenvolvimento, direcionamento estratégico claro e não apenas ficando no sonho e sim toda empresa realizando, isso que é o mais importante na minha visão, executar a estratégia.

Contras: Não tenho pontos negativos até o momento, na medida e no processo acelerado de crescimento que a empresa se encontra é natural a necessidade de se adaptar aos novos desafios.

Conselhos para presidência: Dar continuidade na execução da visão e direcionamento estratégico, continuar a valorizar as pessoas como tem buscado e feito em todas as ações da empresa.

Semantix Brasil