Como é trabalhar na Samsung Eletrônica da Amazônia (SEDA)?

Uma empresa sensacional!

Supervisor de Planejamento e VendasEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A Empresa visa ser líder nos segmentos que atua e com isso o profissional cresce junto! É uma empresa que se preocupa com o funcionário e está constantemente trabalhando para melhorias!

Contras: Existe muito a ser feito para diminuir a diferença cultural entre Brasil e Coréia. A atuação dos líderes coreanos é muito forte e algumas vezes, investimos tempo para evidenciar que a forma brasileira de conduzir determinada situação seria mais cabível.

Cultura Coreana exaustiva

Prós: salários bons competitivos com o mercado,PLR todo ano, oportunidade de crescimento se o diretor coreano for com a sua cara

Contras: plano de saúde péssimo, pessoas sem formação superior assumindo cargos de supervisão e chefia o que desmotiva o funcionário a se capacitar para assumir um cargo melhor. A barreira cultural entre coreanos e brasileiros é bastante conflituosa, e o inglês não é um diferencial pois contratam diversos tradutores ou descendentes de coreanos e colocam em postos importantes sem nenhuma experiência. péssima empresa

Conselhos para presidência: valorize mais os funcionários capacitados.

Bom retorno financeiro, com ambiente de trabalho ruim.

TécnicoEx-funcionário, saiu em 2013

Campinas, SP

Prós: A Samsung tem uma boa política de retorno financeiro aos seus colaboradores,o salário, benefícios e a participação nos lucros são muito bons, e o fato de haver apenas um desconto simbólico de alimentação, transporte e convênios de saúde também são interessantes.

Contras: Nem tanto pela cultura coreana, mas mais pelo exagero em querer comparar os custos de produção da planta brasileira com as plantas da Índia e, principalmente, com a da China, fazem os executivos brasileiros extrapolarem a razoabilidade na tentativa de diminuir os custos de produção, com práticas que exigem os colaboradores ao extremo e causa um ambiente agressivo entre as áreas.

Conselhos para presidência: Ao invés de incentivar o conflito entre as áreas, como quando se buscam as causas ou os culpados de determinado problema de qualidade ou produtividade, procurar convergir os esforços na busca de soluções.

Horrível.

Comprador Júnior

Campinas, SP

Prós: É uma empresa grande e muito bem estabelecida no mercado. Desde o inicio da atual crise conseguiu manter seus funcionários (poucas demissões). É uma empresa que está sempre desenvolvendo novos produtos.

Contras: A cultura coreana é muito diferente da cultura ocidental. A hierarquia é muito importante dentro da empresa e a sensação é geral é que apenas coreanos são valorizados. O clima da empresa é sempre tenso e as pessoas vivem estressadas e com medo dos seus chefes.

Conselhos para presidência: A empresa precisa rever a sua cultura. Uma empresa do tamanho e importância da Samsung não pode se comportar como um feudo. Os funcionários deveriam ser mais valorizados e a comunicação não deveria ser em coreano pois esse idioma não é exigido para trabalhar na empresa.

Burocracia

Supervisor de Marketing

Prós: Boas instalações, um trabalho bom para chegar a ser uma das 10 melhores empresas para se trabalhar

Contras: gestores fracos. nao tem um plano de carreira. nao motiva funcionarios. alto indice de tur over

Conselhos para presidência: Preste mais atencao nos funcionários e entendam mais os processos da empresa

É vantagem trabalhar em ums multinacional?

Analista Pleno

Prós: Empresa que agrega valor ao currículo, e tem um excelente suporte, ferramentas que facilitam as atividades diárias.

Contras: Escassez de oportunidades de crescimento. A cultura coreana favorece os mesmos.

Conselhos para presidência: É necessário que participem de forma mais direta das avaliações de seus colaboradores.

Samsung Eletrônica da Amazônia (SEDA)