Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDUC/DF) logo

Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDUC/DF)

Como é trabalhar na Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDUC/DF)?

Boa e interesante

ProfessoraEx-funcionário, saiu em 2013

Brasília, DF

Prós: Estabilidade pois sou concursada e o salário é bom. Grande estabilidade. Segurança no cargo, porém com limite de oportunidades pois não tem como subir.

Contras: Carga horária, dificulta o tempo com a familia. Deslocamento muito grande. Falta de estrutura nos colégios, pais poucos compromissados com o ensino

Não vale a pena.

Brasília, DF

Prós: O salário é o segundo maior do país para professores, existe um plano de carreira que permite a aposentadoria especial é um incentivo ao estudo.

Contras: Apesar de ser o segundo maior salário do país é o pior salário para as categorias de nível superior do GDF, ganhamos exatamente a metade da média salarial para nível superior. Salas lotadas e estruturas precárias.

Brasília, DF

Prós: Trabalho com projetos que permitem auxiliar na resolução de problemas, possibilidade de desenvolvimento do trabalho coletivo, interação com a comunidade escolar

Contras: Péssimas condições de trabalho com salas de aulas lotadas e muitas turmas, não cumprimento da legislação para o pagamento dos direitos assegurados em lei, assédio moral por parte das chefias imediatas, falta de apoio quando ocorre o adoecimento

Conselhos para presidência: A Educação necessita de gestores que profissionalizem a profissão professor.

Carreira de magistério público do DF

Brasília, DF

Prós: Você tem exata noção da sua carreira. Sabe quanto receberá do início ao fim da carreira. Isonomia salarial entre todos os professores. Aumentos salariais igualitários.

Contras: Poucos possibilidades de ascensões de cargos. Apenas para cargos de diretor ou administrativos. Desestímolos com o passar dos anos pela falta de perspectivas e melhorias.

Empresa muito boa

Brasília, DF

Prós: Reconhecimento, benefícios. Valorização do professor. Ambiente agradável para trabalho. Salário compatível com a profissão. Ótima empresa e flexibilidade de horários.

Contras: Escolas em sucateadas e com grande falta de professores. Deveria haver processos de formação continuada de forma efetiva e investimento na educação de jovens e adultos.

Conselhos para presidência: Maior investimento em segurança e formação de professores

nessa ocupação profissional é o melhor que tem.

Professor de Geografia

Brasília, DF

Prós: sala temática, eu não saio da minha sala, os alunos vem ate mim. melhor salario de professor publico do Brasil. há aumentos com mestrado e doutorado e especializações.

Contras: a carreira está na posição 28º num total de 33 carreiras do governo do Distrito Federal, quando o assunto é salario. Quase todos os professores dão 30 aulas, mais que alguns estados. o DF possui uma grande migração, por isso salas são cheias, acima de 30 alunos. Três (3) dias na semana você tera que cumprir um coordenação no contra-turno das suas aulas por 3 horas, recebendo pais de alunos, e resolvendo questões pedagógicas, você não vai conseguir por que geralmente as escolas possuem uma péssima internet. As escolas no DF são muito pontuais, então se voce estiver em inicio de carreira prepare-se para dar aula em algum lugar bem longe de onde mora. Tenha carro, por que se for de ônibus, estude antes ou vai ser perder na bagunça de nomes e linhas. mesmo assim compensa pelo salario.

Conselhos para presidência: Equiparar os salários com outras carreiras, aumentar o numero de salas de aula para que não sobrecarregue os alunos e professores.

Magistério SEDF

ProfessorEx-funcionário, saiu em 2015

Santa Maria, DF

Prós: Para um professor de nível estadual a carreira é muito boa devido ao salario razoável e à jornada ampliada. Além disso, não existe mais a gratificação de dedicação exclusiva; logo, o professor pode trabalhar em outros empregos sem receber desconto no salário.

Contras: A infraestrutura ruim, a falta de incentivo e apoio para que o professor siga em estudos acadêmicos mais avançados (pós, mestrado, doutorado). Turmas muito cheias.

plano de carreira atrasado

Professora

Prós: Férias remuneradas, boas condições de trabalho, horário ampliado, folgas semanais, feriados, recessos, turma reduzida, materiais disponíveis

Contras: Pouca valorização, nossa categoria recebe menos do que os mesmos com grau de instrução inferior, não temos planos de saúde adequado como os outros funcionários públicos, plano de carreira inexistente, auxílio alimentação medíocre em comparação aos policiais civis e militares, auxilio saúde de 200 reais.

Conselhos para presidência: Reveja nosso plano de carreira e um plano de saúde descente.

Enquanto trabalhei foi bom, mas a profissão (professor) é muito desgastante.

Brasília, DF

Prós: Variedade de horários de trabalho e de locais para trabalhar, tanto no turno diurno quanto noturno, devido à grande quantidade de escolas públicas no Plano Piloto e nas cidades satélites.

Contras: Dificuldade de obter um lugar para trabalhar que me seja mais conveniente. Ha, também, muita dificuldade para o transporte até o local de trabalho, especialmente para quem trabalha em uma cidade satélite, já que o sistema público de transporte é deficiente.