Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP) logo

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP)

Como é trabalhar na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP)?

Bom lugar para se trabalhar, porém desestimulante.

Santos, SP

Prós: Boas condições de trabalho, salário acima da média do mercado; ótimo relacionamento com os colegas de trabalho e com a chefia; contratação mediante concurso público.

Contras: Não há muito o que fazer; na maioria das vezes o trabalho é repetitivo e não apresenta desafios; aprendizado fraco em comparação com outros órgãos estatais; impossibilidade de progressão de carreira, sendo necessário a realização de novo concurso público para acesso às carreiras superiores, como a de fiscal de rendas.

Ótima para começar, mas pode ser terrível para a motivação.

Auditor Fiscal de Receitas Estaduais

Prós: A Secretaria da Fazenda é um lugar desafiador, com muitas oportunidades de aprendizado e diversas áreas de atuação. O salário inicial é excepcional para alguém iniciando carreira, para o cargo de fiscal, isto é.

Contras: Há diversos prédios que não possuem ar condicionado, como a própria sede, o que torna muito desconfortável, principalmente o verão. A evolução na carreira e salarial deixam a desejar, principalmente comparando com outras carreiras de fiscalização no Brasil. Não há um único benefício, exceto adicional de transporte para auditores externos. Algo que foge do meu cargo não posso deixar de mencionar é que as outras carreiras recebem muito, muito mal.

Conselhos para presidência: Melhore as instalações de trabalho, reveja o plano de carreira para que o final não seja inatingível, dê um salário comparável às outras unidades da federação, estude dar benefícios e melhorar as carreiras de apoio.

Bom no curto prazo, porém desmotivante no longo prazo

Analista Fiscal de Rendas

Prós: Estabilidade na profissão; trabalho restrito ao horário comercial (segunda a sexta); área de TI avançada em comparação com outras organizações públicas.

Contras: Ambiente físico inadequado, sem ar-condicionado e com problemas de infraestrutura; chefia sem capacidade de liderança; uso comum de práticas retrógradas e improdutivas; pagamentos atrasados.

Conselhos para presidência: Instalar ar-condicionado e resolver problemas de infraestrutura do prédio; regularizar pagamentos atrasados; investir em treinamentos.

descontente.

Analista de Planejamento, Orçamento e Finanças

Prós: o funcionário comum ou até diretor nivel 1 é dedicado ao trabalho e honesto, mas são poucos.

Contras: salário abaixo das atribuições do cargo e desigualdade (falta de justiça) na remuneração. Existe também bastante descaso e falta de motivação porque o funcionãrio é mal pago.

Conselhos para presidência: Sem uma política de carreira coerente entre atribuições, remuneração e incentivos para que o funcionario cresça, a rotatividade só vai aumentar.

Avaliação fazenda

Sorocaba, SP

Prós: Saber como funciona o setor publico, aprender mais sobre tributos, quais os processos são seguidos, agregar no conhecimento pessoal e profissional.

Contras: Não existe um modo de cobrar colaboradores que não fazem o seu trabalho. Como são concursados, possuem estabilidade, o que acaba permitindo que eles façam as coisas como querem.

Conselhos para presidência: Fazer com que as regras falham para todos e que todos cumpram sua parte.

Nem tudo são flores.

Agente Fiscal

Prós: Ambiente de trabalho muito agradável, apesar de haver cobranças por resultado em alguns momentos, estabilidade no cargo é muito positivo, mas a aposentadoria já não é mais integral.

Contras: Desvalorização da carreira pelo estado, não temos aumento ou reajuste salarial nos últimos três anos, como já ocorreu em períodos anteriores nos últimos oito anos, causando perdas salariais acumuladas de mais de 40%.

Conselhos para presidência: Valorizar a carreira tornando a condizente com o porte do estado, principalmente quando comparado com a arrecadação de outros estados. Estão perdendo servidores altamente qualificados pela desvalorização da carreira.

AposentadoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Péssima e insuficiente estrutura física. Não há computadores para todos os funcionários e, especialmente os fiscais de rendas externos, são obrigados a trabalhar fora da repartição, ou em suas casas ou em escritórios que montam unicamente para poder desenvolver seu trabalho. Interferência política e distribuição de cargos por critérios subjetivos,. Não há meritocracia. Os cargos de chefia não são remunerados em razão da sua importância. Chefes, em geral, recebem salários menores do que subordinados. Não há regularidade na reposição da inflação. Os salários são corroídos por uma inflação que não é considerada pelo governo do estado, que parece apostar na destruição das carreiras ligadas a essa Secretaria.

Contras: Sistemas insuficientes e instáveis. A fornecedora de tecnologia e sistemas, a Prodesp, é ocupada por pessoas ligadas a políticos do partido do governo, e não há, por parte dessa empresa, compromissos reais de eficiência e rapidez no atendimento das demandas do cliente.

Conselhos para presidência: Cada Secretário que chega quer deixar a sua marca. Por essa razão, os planejamentos de longo prazo nunca dão certo. O novo sempre acha que pode fazer melhor do que aquele que saiu. A nota fiscal paulista é um engodo no que se refere a incentivar o aumento da arrecadação. Afora isso, ela subtrai recursos às Prefeituras, já que imposto que seria distribuído é revertido para prêmios a consumidores.

Um cargoPa

Auditor

Prós: Estabilidade. Nao precisa fazer politica para se manter no cargo ou para ser promovido. Seguranca. Respeito que os demais tem pelo cargo. Autonomia maior que em empresas privadas.

Contras: Muitas vezes faltam sistemas melhores para apoiar as atividades do dia a dia. Os sistemas vem melhorando, mas ainda nao estao bons o suficiente.

A segurança da estabilidade x a falta de incentivo para inovação

Auditor Fiscal Tributário

Ribeirão Preto, SP

Prós: A estabilidade do serviço público combinado com a possibilidade de residir em municípios do interior ou litoral paulista e o respeito e amizade entre os demais funcionários

Contras: Alta burocracia do serviço público combinado com a falta de incentivo para inovação na forma de executar o serviço. Dependência da esfera política para valorização da carreira e eleição de cargos de chefia por indicação política

Conselhos para presidência: Publicar uma Lei Orgânica da Administração Tributária, como ocorre em outros fiscos, que estabeleça no minimo que os cargos de chefia serão escolhidos por critério objetivo e sem interferência política, que tenha remuneração muito atrativa para os cargos de chefias, que vincule a remuneração ao teto do funcionalismo público que é a remuneração do STF e que estimule com pontuação para promoção as praticas de inovação e intraempreendedorismo.

Ótimo lugar para estagiar

Araçatuba, SP

Prós: Os servidores são muito gente boa, extremamente educados, os chefes também são gente boa, o serviço é bem tranquilo, o horário também é ótimo para e trabalhar.

Contras: O que deve melhorar é o reconhecimento aos técnicos, pois estão de greve há um ano, e até o momento nada mudou. Fora isso, não vejo pontos negativos, ainda mais para os estagiários.

Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP)