Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS) logo

Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS)

Como é trabalhar na Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS)?

Péssima Remuneração

ProfessorEx-funcionário, saiu em 2015

Porto Alegre, RS

Prós: Ver o brilho nos olhos dos alunos é parte mais fantástica. Só por isso, eu continuo sendo professor do estado do Rio Grande do Sul, porque, se dependesse do salário eu já teria procurado outra profissão.

Contras: Atrasos no pagamento de férias, décimo terceiro e salário. Sem espaço para diálogos, não recomendaria para ninguém trabalhar como professor estadual do RS.

Escolas Estaduais precisam de União!

Porto Alegre, RS

Prós: Os outros professores a alguns alunos , o fato de termos liberdade para criar as aulas e autonomia em sala de aula.

Contras: Não temos material didático, os alunos são desmotivados, escola sucateada, pouco investimento na educação.

Conselhos para presidência: União de professores ,alunos e pais para reivindicar os direitos de cidadãos, quando um professor não ganha salário digno, quando não se sente valorizado, não tem como progredir a Educação do país.

Precário

Canoas, RS

Prós: Ferias de 45 dias no verão. Licenças prêmio.

Contras: Alunos semianalfabetos. Baixos salários. Poucos benefícios.

Conselhos para presidência: Pagar o salário em dia, integralmente e com reajustes condizentes a categoria.

Um trabalho desafiador

Agente Educacional IIEx-funcionário, saiu em 2016

Santana do Livramento, RS

Prós: Oportunidade de Aprendizagem. Convívio com colegas de trabalho, e para quem gosta de trabalhar com educação é bom. Trabalhar do setor público abre um leque de aprendizagem.

Contras: Remuneração baixa, não há FGTS, e nem oportunidade de crescimento hierárquico, mesmo que faças um excelente trabalho. Atraso de pagamento e parcelamento de 13 salário.

Santana do Livramento, RS

Prós: Satisfação de fazer parte do processo de formação do cidadão. O concurso público para professor da rede pública estadual, entre outros benefícios, é para cargo de 20h/semanais, sem dedicação exclusiva, o que te permite ser concursado, concomitantemente, com a rede pública municipal ou, também, atuar na rede privada de ensino. Tens, também, a opção de atuar 40h/semanais. Receberás auxílio transporte, vale alimentação, no caso de professores de anos iniciais do Ensino Fundamental, também, a gratificação de unidocência (mais de R$300 brutos ao mês), se atuares em escola distante do centro urbano da cidade receberás gratificação de difícil acesso (20% à 80% do salário básico), concluindo curso de pós-graduação adquires direito a um adicional (baixo, é verdade), tens aposentadoria diferenciada (te aposentas com a média dos últimos 60 meses antes da aposentadoria e, sempre que ocorrerem aumentos para os da ativa, ganharás aumento, também), plano de saúde (simples, mas de muita ajuda), 54 dias de férias remuneradas com adicional de 30% (fora a segunda quinzena de dezembro e a última semana do mês julho, o que completam mais de 70 dias de férias ao ano), todos os domingos e feriados respeitados e poucos de sábados de trabalho. A cada 3 anos de serviço adicionas 5% de aumento e, fora este triênio, quando chegares aos 15 anos de efetivo exercício ganhas outros 15% e, depois, aos 25 anos de serviço, mais 10% (totalizando 25%). Se precisares de flexibilização do teu horário de trabalho, em função de estudos que aconteçam durante ele, tens o direito de solicitares redução de carga horária temporariamente (o estado pode negar, é verdade). No entanto, se preferires, a qualquer momento (após os três primeiros anos de serviço, chamado de estágio probatório), te ausentares do serviço, por qualquer motivo pessoal, podes solicitar a licença interesse que possui duração máxima de dois anos (e, obviamente, não receberás salário no período afastado), porém, após trabalhar mais dois anos poderás solicitá-la novamente. Tens, também, a licença prêmio o que, na prática, servirá para que tu te aposentes um ou dois anos mais cedo. Te aposentarás com 25 anos de serviço e 50 de idade. Caso prefiras seguir trabalhando, tens direito ao abono permanência, que te pagará o equivalente a dois turnos de trabalho a cada turno efetivamente trabalhado.

Contras: Escolas precárias; necessidade de trabalhar 60h/semanais para garantir uma remuneração minimamente digna; necessidade de comprar teus próprios materiais para trabalho; aturar falta de respeito e desvalorização, tanto de alunos, pais, colegas de trabalho e, principalmente, governo; salas de aula superlotadas; salário bem abaixo da média de outras profissões que requerem mesma escolaridade; desvalorização de formação a nível de pós-graduações (mestrado e doutorado).

Conselhos para presidência: Reposição da inflação acumulada desde 2014, com fins a retomada do poder de compra de forma imediata e, em curto prazo, aumento real dos vencimentos. Melhora do plano de saúde e revisão do plano de carreira, a fim de tornar mais atrativos os cursos de pós-graduação lato-sensu e, também, abarcando aumentos maiores e reais que valorizem o profissional com título de Mestre e Doutor, hoje totalmente ignorados.

Dez

Porto Alegre, RS

Prós: ótimo lugar para se trabalhar, com um espaço e um serviço completamente eficiente.

Contras: Devido a empresa ser grande, a comunicação com os demais fica um pouco dificil, pois atendemos outras pates do RS

Pouco eficiente

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Porto Alegre, RS

Prós: Grande maioria das pessoas tentam fazer a diferença, se esforçam e realmente se dedicam à profissão. O estágio é bem flexível, podendo encaixar com a faculdade.

Contras: Muita burocracia, mesmo com o esforço dos funcionarios, algumas coisas simplesmente estão fora de alcance, uma vez que demoram muito tempo para serem aprovadas.

Ótima oportunidade.

Estagiário de Direito Administrativo

Natal, RN

Prós: Oportunidade de aprendizado; Espaço para integrar comissões deliberativa; Liberdade para expressar opiniões; Oportunidade de lidar diretamente em processos de licitações.

Contras: Infelizmente não há a possibilidade de crescimento de cargo, visto que os contratos de estagio são por tempo limitado a dois anos, e mais difícil na área de Direito;

Conselhos para presidência: Continue com o ótimo trabalho que estão realizando.

Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS)