Secretaria da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) logo

Secretaria da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)

Como é trabalhar na Secretaria da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)?

Das Secretarias Estaduais é a menos pior

Assistente Administrativo

Prós: Vale Alimentação, vale transporte, flexibilidade de horário, cursos de aperfeiçoamento, salários em dia e para por aí pois existem muito mais coisas a serem melhoradas

Contras: Salário baixo, não existe plano de saúde, plano dental nem ajuda de custo para saúde. O vale refeição é pouco, a progressão na carreira é lenta e burocrática, não existe perspectiva de crescimento.

Conselhos para presidência: Melhorar o tronco de gestão pois existem muitas pessoas mandando e poucas fazendo.

Graça, para valorizar o profissional

Campos dos Goytacazes, RJ

Prós: A expectativa de melhora.É a pior forma de trabalho em setor público, seria necessário uma reestruturação por completo, assim não recomendo trabalhar

Contras: Falta de reconhecimento na formação do profissional deveria aplicar melhor a meritocracia entre os seus funcionários, pois evitaria o desânimo nos colegas.

É ruim, mas tem alguma vantagem

Professor

Prós: A estabilidade de ser um profissional concursado e a carga horário de 12h por semana são algumas das vantagens de ser professor no Estado do Rio de janeiro.

Contras: A gestão péssima da SEEDUC, a festão escolar também deixa muito a desejar, o atraso no pagamento dos salários e os benefícios são horrorosos.

Já foi um bom lugar para trabalhar. Hoje está sucateado.

Professora

Duque de Caxias, RJ

Prós: Estabilidade Difícil falar pontos positivos além deste. As condições de trabalho são ruins, os salários atrasam... o bom é não ter chefe no pé.

Contras: Baixo salário. As condições de trabalho são ruins, os salários atrasam... as salas não tem ar condicionado, a clientela é difícil e somos pouco valorizados.

Experiência importante

Professor

Prós: O trabalho como professor é em si gratificante. Poder contribuir com a educação pública de qualidade é algo que é bastante estimulante, principalmente para quem está iniciando na carreira

Contras: As condições de trabalho não são satisfatórias. Há dificuldades estruturais nas escolas e pouca valorização profissional do poder público. O plano de carreira não é dos melhores.

A educação está falida.

Docente I

Queimados, RJ

Prós: Alguns profissionais são muito dedicados. Houve uma mudança na infraestrutura das escolas, já que hoje contamos com condicionadores de ar e quadros brancos.

Contras: Salas super lotadas, falta de educação dos alunos, falta de acompanhamento das famílias, excesso de cobrança com itens burocráticos como diários de classe.

O pior dos melhores mundos

Professor

Prós: Emprego público com relativa estabilidade e plano de carreira consolidado. Possibilidade de promoção para cargos burocráticos com pagamento de gratificação.

Contras: Falta de autonomia profissional e desvalorização salarial nos últimos três anos. Além disso, direitos adquiridos não estão sendo respeitados.

Conselhos para presidência: Valorizem os profissionais.

Hoje muito decepcionada diante da crise enfrentada pelo Estado do Rio de Janeiro.

Agente Administrativo

Araruama, RJ

Prós: SER EFETIVA O QUE TRÁS GRANDE SEGURANÇA financeira; aprendizado constante e troca de experiencia com os colegas focados dentro do setor educacional.

Contras: Falta de incentivo, pois hoje sou advogada, contribuo com os meus conhecimentos e não enquadra, falta de incentivo de aprimoramento dentro da Educação!

Conselhos para presidência: Valorização dos funcionários da educação.

Regular

Professor

Prós: Os alunos, o investimento, o estudo e cursos de aprimoramento. A companhia dos colegas de trabalho e os funcionários de uma forma geral. Os feriados.

Contras: Não ter reconhecimento por parte do empregador, a sociedade não valorizar, as escolas serem super mal conservadas. Não ter material suficiente para a prática pedagógica.

Conselhos para presidência: Melhorar toda a infra estrutura e valorizar o profissional

Precisamos urgentemente de um aumento e da normalização do calendário de pagamento.

Inspetor de Alunos

Nova Iguaçu, RJ

Prós: Estabilidade, alta demanda nas escolas, uma vez que existem poucos concursados atuando na rede, flexibilidade de horário pelo mesmo motivo. Convênio com alguns cursos do nível superior (ex: UNIG)

Contras: Salário baixo, não temos reajuste desde 2014, a carga horária do último concurso é alta, péssimas condições de trabalho e um cenário desmotivador criado por um governo de uma péssima administração.

Conselhos para presidência: No mínimo um reajuste salarial, já que estamos recebendo muito abaixo do piso.

Secretaria da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)